Mas o mais estranho é que eu não me lembro de nenhum post com o Randi testando o Geller PESSOALMENTE e o pegando em fraude a cada fenômeno que tentasse produzir. O que tenho ouvido e lido muito é isso: o Randi fez o mesmo truque de Geller com habilidades mágicas. Com todo o respeito à comunidade cética, isso para mim não diz muito. Apenas que é possível se fazer a mesma coisa por meios ilusionistas. Não acho, entretanto, que isso prova que FOI EXATAMENTE ISSO O QUE GELLER FEZ. Para tanto, o Randi teria de testar o Geller em pessoa. Aí, babau! Não teria desculpa.
Mas os céticos parecem se contentar com a frase: se o fez por meios paranormais, fez do jeito mais difícil...
Invocar o Randi nestes casos seria algo mais ou menos assim: eu pintei minha casa com tinta marca Suvinil, cor marfim. O Randi pintou a casa dele com tinta marca Coral, cor marfim. Com isso o Randi provou que eu usei tinta da marca Coral, pois ele, usando tinta desta marca, chegou ao mesmo resultado e, sem a menor dúvida, a comunidade cética considerará que Randi está absolutamente certo, não importa que eu mostre as latas de tinta marca Suvinil ainda no meu telheiro...
É isso.
Nesse vídeo que postei, Geller senta ao lado de dois mágicos, talvez um sendo Randi, não sei; de qualquer forma, o Randi instruiu o pessoal do programa para que cuidassem dos garfos e objetos, para que fizessem desenhos e colocassem em envelopes previamente, etc, e que ninguém da turma do Geller tivesse contato. Resultado, Geller se sentiu fraco naquela noite, e não conseguiu mover nada, não se sentia pronto para adivinhar os desenhos, etc.
Quanto a analogia com marcas de tinta, você compara paranormalidade e normalidade, com duas coisas absolutamente normais e nem um pouco duvidosas. Não há nenhum motivo para duvidar de alguém que diga ter pintado a parede com a marca X, mas sim se a pessoa diz que os pincéis e rolos de tinta flutuavam e pintavam a casa sozinhos, ou se a tinta jorrava dos baldes por controlde da mente e se aplicava de maneira perfeita sobre as paredes. Se eu dissesse que fiz isso, você não duvidaria? Aí se eu apenas mostrasse as paredes da minha casa pintadas, não o processo de pintura, ou apenas um vídeo em que apenas aparecem a ponta de rolos de tinta ou pincéis em contato com a parede, sem você poder ter certeza que eu não os toco, ou ainda, apenas a tinta indo parar na parede como que por um spray, mas novamente num ângulo fechado o suficiente para não dar para ver se há um compressor-spray sendo usado, você se contentaria com isso, ou diria que simplesmente pode obter os mesmos efeitos com pincéis, rolos, spray, e os ângulos certos de câmera?
Claro que eu poderia ter usado poderes paranormais que só funcionam em condições de observação limitada e quando preparo pessoalmente objetos - ou quando os trago, e não são fornecidos por outros - com que agirei paranormalmente, mas o que é mais provável? Sendo que ilusionismo existe; um ilusionista safado querendo se passar por paranormal, ou poderes paranormais inexplicados, que por coincidência, só funcionam nas condições em que poderia ser usado ilusionismo para se obter os mesmos efeitos visuais?