Dinobot escreveu:videomaker escreveu:Spitfire escreveu:Diga você... você que é lerdo para entender as coisas.
Eu entendo , apenas descarto as baboseiras que não explicam coisa nenhuma !
Você descarta o espiritismo, então?
Não !

Dinobot escreveu:videomaker escreveu:Spitfire escreveu:Diga você... você que é lerdo para entender as coisas.
zencem escreveu:Não seja infantil, Botânico!
A medicina sabe que é assim que funciona e que a cura não está limitada aos poderes de seus comprimidos.
Ela não se acha a poderosa e por isso estuda e aplica o que aprendeu para restabelecer a capacidade do sistema imunológico, até porque sabe que, se este não se restabelecer, de nada adiantarão os comprimidos.
Um médico é um estudioso; não um Super-Herói, como se colocam os picaretas que se servem disso como modo de atrair otários.
Os casos de cura que chegam a ser resultado de uma intervenção da medicina, é irrizório, diante daquilo que o próprio organismo é capaz de realizar.
E é disso que se valem os astutos para apresentarem as suas contrafacções, como provas dos super poderes de seu curandeirismo.
videomaker escreveu:Spitfire escreveu:Diga você... você que é lerdo para entender as coisas.
Botanico escreveu:Oi Ímpio, desculpe-me a demora, mas minhas férias acabaram e tenho sobrinho em casa que quer ficar usando computador até o fim da noite e aí o tempo ficou escasso para respostas mais pensadas.
Vou tentar ser curto e grosso.
É o seguinte: tudo o que você expôs acima é PURA PERDA DE TEMPO. Existe uma "lei" na comunidade cética que à falta de melhor nome, eu a chamo de INFELIZ DESCOINCIDÊNCIA. Se você checar a História com relação a fenômenos mediúnicos, vai descobrir algo muito freqüente: quando aparecem médiuns que deixam registros de eventos excepcionais, como a Florence Cook, Eva Carriére, Guzik, Rudi Schneider, Anna Prado, Mirabelli, Peixotinho, Zé Arigó, Otília Diogo, etc e tal, NENHUM CÉTICO SÁBIO, CULTO, RACIONAL E INTELIGENTE, ou seja, muito bem aceito e conceituado em sua comunidade cética, aparece para investigar esses médiuns e os fenômenos que alegam produzir. Quando esses médiuns batem com as dez, AÍ SIM A DITA COMUNIDADE CÉTICA ENCONTRA UM OU MAIS INVESTIGADORES CAPACITADOS... mas aí os médiuns não estão mais disponíveis.
...
Entendeu a sacanagem? NÃO SE EXPERIMENTOU O ALEGADO, OS EXPERIMENTOS FORAM REDUZIDÍSSIMOS, A NOTA DE CORTE ERA MUITO ALTA... E tem mais, ela teve de assinar um documento, comprometendo-se a aceitar o resultado, sem contestação aos céticos.
Eu heim! E depois os céticos reclamam que os sensitivos não querem cooperar com as pesquisas deles.
ímpio escreveu:Ok quanto a demora...
Eu estava me referindo a coisas que nada tem a ver com "céticos" institucionalizados tipo Randi e cia. Mas em periódicos científicos, em que, repito, coisas "reprováveis" por céticos (relacionadas à reencarnação) já foram publicadas, não tanto pelas conclusões, mas pela coleta rigorosa de dados.
Acho que contanto que não se tente publicar um artigo com ciosas como tendo, no corpo do artigo:
"Conforme diversos estudos realizados[1][2], o espírito desencarna quando..."
e nas referências:
1 - XAVIER, Chico - Irmã Josefa e eu, 1900
2 - KARDEC, Allan - O livro dos espíritos, 1860
ímpio escreveu: E também ajuda se a conclusão não for algo descaradamente espírita, dizendo para todos se converterem e irem procurar o centro mais próximo de suas casas. Tem que se focar nas coisas mais consensuais possíveis, por exemplo, simplesmente dizer coisas nas linhas de:
Em cirurgias alegadamente/supostamente mediúnicas e em outras diversas práticas de curandeirismo, ocorrem de fato curas como pode ser atestado pelos laudos médicos blablabla; apenas 45% dessas curas poderiam ser atribuidas a efeito placebo porque blablablabla. O índice de curas analisado é 15 vezes maior do que proporção esperada de curas espontâneas, não tendo sido averiguado qualquer sistema de triagem de pacientes que justifique essa diferença, sugerindo que a interação do paciente crédulo ou alegadamente não, com o curandeiro ou médium <talvez algum termo que pudesse englobar todos tipos sem ao mesmo tempo implicar semanticamente que tenham poderes de cura, para o tom de imparcialidade> tem influência muito mais significativa no processo de cura do que anteriormente imaginado. Diante desses dados, se torna evidente a necessidade de estudos mais específicos visando identificar os mecanismos pelos quais a interação paciente-curandeiro influencia no processo curativo.
ímpio escreveu: Apenas exemplificando.... enfim, sem se apressar em provar a mediunidade ou a natureza dos poderes, de outras formas de curandeirismo, mas vendo uma hipótese mais global, ou ainda, fazendo algumas "taxonomias" de diversos tipos de curandeirismo por diversos critérios de similaridade, e analizando de acordo. Assim, talvez por exemplo (exemplo bem descuidado), haja uma taxa de sucesso maior entre médiuns, seguidos por curandeiros indígenas e por último, bem atrás, as curas por oração e etc. Que outras coisas poderiam explicar essas diferenças além dos métodos dos curandeiros e processos? Talvez haja alguma triagem, alguns separando os mais prováveis de serem curados, talvez as pessoas que procurem cada tipo de "método" o façam dentro de certos padrões, como católicos para tudo quanto é tipo de doença terminal bem pé-na-cova mesmo, médiuns espíritas para coisas não bem identificadas na área do tórax produzindo incômodo, e shamans e coisas do tipo para problemas sexuais. E etc....
Outra coisa importante é seguir aquela coisa que o Azathoth postou em qualquer lugar por aí, é voltada para detectar teorias doidas em física, mas pode ser aproveitado para praticamente qualquer área.
Simplesmente não vejo porque (ou como) algo assim seria de alguma forma vetado por céticos do tipo Randi & cia, que nada tem a ver com essas publicações. Tanto que, repetindo, publicações bem aceitas já publicaram coisas com frases como "sugerindo muito a hipótese de reencarnação" e "a hipótese de que a consciência se localiza no cérebro deve ser reconsiderada". E uma coisa desse tipo que estudasse cirurgias mediúnicas e coisas parecidas, teoricamente, nem precisaria de uma frase tão "escandalosa" quanto essas, poderia ser muito mais neutra nesse sentido.
E para melhorar a coisa, a medicina, especialmente no Brasil, não está lá muito forte no quesito ceticismo, ou se preferir frasear assim, está receptiva a idéias de "mente aberta". Há uma grande proliferação de medicinas alternativas, sendo homeopatia inclusive até assim considerada de um modo "oficial" qualquer, não sei bem qual. E faculdades com matérias sobre acupuntura, energias de cristais, chacras ou coisas assim.
...
Entendeu a sacanagem? NÃO SE EXPERIMENTOU O ALEGADO, OS EXPERIMENTOS FORAM REDUZIDÍSSIMOS, A NOTA DE CORTE ERA MUITO ALTA... E tem mais, ela teve de assinar um documento, comprometendo-se a aceitar o resultado, sem contestação aos céticos.
Eu heim! E depois os céticos reclamam que os sensitivos não querem cooperar com as pesquisas deles.
ímpio escreveu:Perguntas....
por que são necessárias cirurgias, materialistas ou "espirituais", se as doenças são produto do karma?
ímpio escreveu: Se o karma não foi quitado, não importa, não é? Ou um médico, espiritual ou científico, poderia violar o karma, curando alguém que merecesse continuar doente? Por tudo que andam me dizendo, não.
ímpio escreveu: Talvez a cura materialista ou por um médico "espiritual", seja o "veículo material" da quitação do karma... mas a cura necessariamente ocorreria, por lei, não? Assim as pessoas que realmente merecem não precisam de médicos formados, mas poderiam se tratar com qualquer um ou a si mesmos, pois nada de errado poderia ocorrer, ou poderia?
ímpio escreveu: E de qualquer forma, se a pessoa realmente quitou seu carma, tanto faria se tratar num médico de verdade ou num médium; daí é simplesmente mentira dizer que esses médiuns tem mais poderes que os médicos normais. Se estava no destino da pessoa ser curada naquele momento, ela iria ser, mesmo que na hora trocassem o médium por um médico tradicional ou um tigre. O que deveria poder ocorrer, a menos que não se tenha livre-arbítrio.
ímpio escreveu:e de qualquer forma, aqui tem cirurgias mais impressionantes que essas
Botanico escreveu:Sim, eu sei, trabalhos CIENTÍFICOS foram feitos, mas ainda hoje vivemos o charme de desdenhar superstições, sem nada analisar delas. Na maioria da comunidade científica, JÁ SÃO CONSIDERADAS FALSAS A PRIORI.
Botanico escreveu: Então é contra esse muro de preconceito que nos esbarramos. Você sugeriu essa fórmula: tentar termos palatáveis, falar de espíritos ou mediunidade, mas com trocentas ressalvas e rodeios. Sinto muito, mas não acho que vamos chegar a algum lugar assim.
Botanico escreveu:O Vitor Moura mesmo postou um experimento feito por céticos com relação a uma jovem que se dizia capaz de diagnosticar doenças só de olhar para o paciente. Esse experimento é um excelente exemplo da safadeza cética em defesa de sua fé. Primeiro, ela teria de ver FICHAS correspondentes a tais e quais pacientes (e não o paciente em pessoa) e dizer qual a doença dele. Foram SETE fichas (que estatisticamente não permitem concluir coisa alguma) e a nota de corte era 5 (ela acertou 4, mas aí não atingiu a nota e portanto foi considerado que ela não tinha poder algum), essa nota era muito elevada de propósito: forçaria um falso negativo, que era o objetivo dos céticos. Também não foi testada a hipótese nula, ou seja, passando as mesmas fichas para pessoas "normais" e ver quanto elas acertariam por acaso.