O Budismo pode ser considerado como uma religião atéia?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Gilghamesh
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: O Budismo pode ser considerado como uma religião at

Mensagem por Gilghamesh »

Luis Dantas escreveu:
O ENCOSTO escreveu:nunca entendi esse seu Budismo.

E olha que eu li aquele seu site de cabo à rabo. Sei que muitos Budistas se consideram ateistas (a maioria, quem sabe) mas é uma forma bem exótica de ateismo.

Seria possível você escrever ao menos um parágrafo bem básico?

Indo por partes - não acho que seja a maioria, Encosto. Na verdade, acho que o budista "típico" (artificial como essa idéia é) não pensa muito em se definir como ateu ou teísta.

[color=#ff0000]{ALTERADO POR CLÁUDIO}
[/b]

Mais um julgamento precipitado do dantas! :emoticon12:

Leia com mais atenção!
O que o Encosto disse é: "a maioria, quem sabe"
Significa o inverso do que vc disse!

UUMMM, postagem alterada pelo Cláudio, que foi dantas, apelou?

Eu sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

aknatom

Mensagem por aknatom »

Gilghamesh escreveu:
aknatom escreveu:
Não estou nem usando isso como desculpa... é só uam constatação do fato.

Grande Aknatom, vc já deveria saber que em um debate, quando fazemos uma alegação tão afirmativa quanto essa, devemos apresentar provas, vc possui algum link que ratifique essa sua afirmação?

Não lembro de nenhum link agora... sei que o primeiro concílio Budista aconteceu logo após a morte de Sakyamuni e nele não foram feitas escrituras budistas ou Sutras, mas sim foram repassados os ensinos de Sakyamuni... os Sutras começaram a aparecer alguns séculos depois quando o ensino começou a migrar pelo mundo e eram necessárias cópias escritas para que fossem levados da Índia para a China, por exmeplo já que a China tinha uma tradição de ensinos escritos devido ao Confucionismo.

Gilghamesh escreveu:
aknatom escreveu:

Concordo... não tenho tais conceitos como dogmas de fé.
Como disse, não posso responder por outras seitas budistas... o budismo é muito mais fragmentado que o cristianismo. Dentro da linhagem específica que eu pratico, essas lendas são lendas.

Bom, não conheço a linha budista que vc segue, posso até acreditar que o que vc disse possa ser verdade em relação ao seu posicionamento quanto ao folclore em torno de buda, mas... e o que vc tem a dizer sobre os rituais budistas, tão estranhos quanto qualquer outro ritual religioso?

Voce pratica tais rituais?

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
[/quote]

Concordo com o que vc falou anteriormente, a melhor definição de religião não é ter o divino e essas coisas, mas se é uma visão de mundo que envolve uma prática ritual, então é religião e não apenas visão de mundo.
Sim, eu prático dois rituais básicos diariamente... a leitura de dois capítulos do Sutra de Lótus, um dos Sutras atribuídos a Sakyamuni, e uma meditação acompanhadada recitação contínua do mantra Nam-Myoho-Rengue-Kyo.
Se colocar dentro da nossa cultura, estes rituais são "mais" estranhos que os de qualquer outra religião, já que são praticados por uma minoria.
A posição do budismo sobre a questão é bem simples: faça e você vai sentir o efeito que é alegado que esta prática produz. Não precisa nem de fé, a máxima atitude de fé necessária é fazer.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Gilghamesh
Contato:

Najma escreveu:
Luis Dantas escreveu: Exotismo por exotismo, acho bem maior a de supostos ateus que são tão inseguros que tem de ficar o tempo todo gritando que são livres das amarras da crença teísta e/ou da religião... cão (ou cadela vadia) que ladra não morde.

Exotismo por exotismo, pessoas que necessitam de uma âncora para não cometerem atrocidades, realmente necessitam de fundamentos religiosos e práticas de contemplação a fim de suplantarem a natureza humana inferior...

Eis um belo exemplo. Deveriam levar o budismo à FEBEM. :emoticon1:

NNNNoouuuuusssssaaaaaaaaaa, que violência na transmissão de idéias para defender seus dogmas!

dantas, dantas!

Que é isso, nem começamos o debate, e tú já parte pra figuras de linguagem tão baixas assim?

Isso é, digamos... tão pouco budista! :emoticon12:

Eu sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Editado pela última vez por Gilghamesh em 23 Nov 2005, 09:57, em um total de 2 vezes.
Eu Sou Gilghamesh!
.
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.

Gilghamesh
Contato:

Re: O que está sendo discutido...

Flavio Costa escreveu:Bem, eu não li toda a discussão em detalhes, mas deixo alguns comentários.

Primeiro, não podemos confundir ateísmo, ceticismo e materialismo. Apesar da proposição inicial ser sobre o ateísmo, vejo que os conceitos se confundiram e muitas vezes a discussão misturou-se nos outros conceitos.

Dizer que o Budismo é agnóstico é uma aproximação razoável, mas a colocação do Samael foi mais precisa, eu diria que realmente é antimetafísico. Não é a mesma coisa. O agnosticismo, conforme definição usual do termo, é a posição que defende que a existência de Deus não pode ser conhecida, ou seja, a princípio não é possível dizer que um Deus exista ou não. Porém, no Budismo não se defende essa posição epistemológica.

Mas o Budismo é ateu? Se formos considerar ateísmo como a rejeição sistemática à existência de qualquer forma de divindades, não, o Budismo não é ateu e não há nenhuma novidade nisso. O Buda nunca enfatizou a necessidade de se rejeitar tais divindades de modo geral, pois isso seria de fato uma especulação metafísica. Por outro lado, fica clara a rejeição do conceito de "Deus Criador" (ou seja, que o universo seja projetado/planejado, sendo em essência uma rejeição à teleologia), bem como as pessoas são dispensadas de qualquer necessidade de prestar culto a esses seres.

Com essa postura, a cosmologia hindu acabou sendo agregada ao pensamento budista que, desde o princípio, não é materialista. Mesmo assim, por não conter em seus princípios fundamentais (as quatro verdades nobres e outras doutrinas derivadas) nenhuma incompatibilidade com a visão materialista/reducionista, ainda é possível que um defensor da visão materialista do universo possa praticar o Budismo e obter os resultados que ele propõe.

O que é mais importante ressaltar nessa discussão é que, quer sejam mitos e lendas, pensamento da época, ou o que for, o Budismo não depende disso. Se Maria não é virgem, o Catolicismo se arruina. Se a fé não passa de auto-sugestão, o Protestantismo não tem valor. Se Jesus não ressucitou, nada no Cristianismo, como o conhecemos hoje, faz sentido. Porém, se não existem deuses num sentido literal ou se o Buda não caminhou logo após nascer, isso não tem maior importância para os princípios e práticas budistas, já que estes só precisam ter valor para o próprio praticante e não um valor extrínseco a ele, já que o Budismo não se fundamenta em nenhum indivíduo ou ser superior.

Grande Flávio Costa! :emoticon16:

Tá aí, uma pessoa que posso considerar um verdadeiro budista e um grande debatedor!

Sua resposta abrangeu de forma sintética todas as questões propostas, não fugiu, não enrolou, não agrediu gratuitamente! :emoticon16:

Qual é a linha budista que vc segue?

Eu sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Gilghamesh escreveu:Qual é a linha budista que vc segue?

Theravada, que é até bastante despida de "rituais exóticos" se compararmos, por exemplo, com as escolas tibetanas. Mas eu mesmo não vejo grande problema com rituais, desde que façam sentido, tenham algum propósito compreensível.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Gilghamesh
Contato:

Najma escreveu:Fato curioso... Pessoas que aceitam a natureza humana não se agarram a conceitos e práticas religiosas, por mais distanciados que sejam das religiões cristãs... Pretender alcançar um ideal "divinizante" e crer em absoluta bondade, não deveria ser a meta de um ateu.

Já o despojamento não é mesmo visível em você, Dantas. Ou seu linguajar seria mais manso... mais desapegado. Não creio que com o budismo você alcance suas metas. Deveria praticar boxe tailandês ou quem sabe tantra... :emoticon14:

Realmente Najma!

Ao longo deste tópico, o pobre dantas, não percebeu que sua mascara caiu, deixou-se expor de forma clara, e a sua verdadeira face tornou-se visível para todos!

dantas, se dizer ateu ou se dizer budista, não se resolve somente em dizer!

É um posicionamento que deve ser trilhado!

Pelo que parece, apesar de vc alardear tanto os ensinamentos de buda, vc não os pratica, apesar de colocar uma assinatura bonitinha sobre Gandi, vc não pratica a não violência.

Teu posicionamento e teu linguajar denunciam o quão falso vc é!

Não sou ateu, uma vez que a palavra ateu não representa tudo aquilo que sou!

A pessoa pode ser atéia, e no entanto possuir uma série de posicionamentos misticos e ritualísticos sem pé e nem cabeça, por exemplo, um ateu pode acreditar que astrologia seja verdade, ou ainda, acreditar que existe vida após a morte, ou mesmo ainda, acreditar em reencarnação ou na existência de fantasmas.

Não necessito desse tipo de muletas para viver!

Se vc ainda precisa, o problema é seu!

Não tente vender aquilo que vc não segue!

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Pug

Mensagem por Pug »

É um alastrar da mesquinhez.

Pobre RV

Gilghamesh
Contato:

Flavio Costa escreveu:
Gilghamesh escreveu:Qual é a linha budista que vc segue?

Theravada, que é até bastante despida de "rituais exóticos" se compararmos, por exemplo, com as escolas tibetanas. Mas eu mesmo não vejo grande problema com rituais, desde que façam sentido, tenham algum propósito compreensível.

Não conheço, mas vou pesquisar para conhecer melhor! :emoticon16:

Já o caso das escolas tibetanas, é notório o exotismo, uma vez que lá, o budismo foi mais assimilado do que assimilador das seitas existentes na época em que lá chegou! :emoticon12:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Gilghamesh
Contato:

Pug escreveu:É um alastrar da mesquinhez.

Pobre RV

Somos humanos! :emoticon12:

Alguns dizem que: feitos à imagem e semelhança de aláh!

alá a merda que deu! :emoticon12:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

aknatom

Re.: O Budismo pode ser considerado como uma religião atéia?

Mensagem por aknatom »

Seria impressão minha ou a ausência de evangélicos com argumentos é a principal motivação desta nova "linha de ataque" Gilgamesh? :emoticon16:
O legal é que no fogo cruzado sobra até pro Alá do Pug... :emoticon16:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Luis Dantas escreveu:{ALTERADO POR CLÁUDIO}[/b]

O indefectível, mas não "indefecável" tem que ser novamente moderado...

Típico... :emoticon185:

Relax, Norman! :emoticon197:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Vocês provocam, hein :emoticon2:
Imagem

Ateu Tímido
Contato:

Pug escreveu:É um alastrar da mesquinhez.

Pobre RV

Portugal tem lindas abadias, de norte a sul...

Já pensou em se tornar freira???

Bem... Acho que logo teremos o primeiro "encontro ultramarino" do RV... :emoticon185: :emoticon202:
Acho que poderá ser às margens do Tejo, onde as viúvas prévias choravam ante a partida das caravelas...
Ou quem sabe, se fizerem o caminho contrário, na moderna e poeirenta metrópole do planalto centra! :emoticon7:
Climas distintos, mas igualmente acolhedores...

Gilghamesh
Contato:

aknatom escreveu:Seria impressão minha ou a ausência de evangélicos com argumentos é a principal motivação desta nova "linha de ataque" Gilgamesh? :emoticon16:

Tô só praticando pescaria, Grande Aknaton! :emoticon16:

Sabe como é, eu lanço a isca e espero que determinado crustáceo da familia dantas se excite o suficiente pra morder a isca e se auto-imolar! :emoticon12:

E aproveito com isso, para conhecer um pouco mais sobre coisas relevantes, como o seu posicionamento e o posicionamento do Flávio, como forma de conhecer melhor meus amigos virtuais! :emoticon4:

Ah, em tempo, aquele desafio, já sei de antemão que não vai prá frente, aconteceu a mesma coisa no ReV antigo! :emoticon12:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Gilghamesh escreveu:
Luis Dantas escreveu:Gil, você pensa que eu sou cego, ou apenas que eu não quero perceber sua atitude?

Possuidor de miopia galopante, talvez? :emoticon12:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6

Gilgaaaaaaaaaaaaaa!!

Prepare-se... todos os que pensam "diferente" do Dantas, segundo ele, tiveram um "caso" comigo. É isso que ele pretensamente está "enxergando" em suas palavras... :emoticon12:

Agora, me diga: quando foi? Onde foi? Como foi? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: Eu não me lembro de absolutamente NADA com você e pode ter certeza de que, em se tratando de você, eu lembraria... :emoticon236: :emoticon19:

Beijos!
Imagem

Ateu Tímido
Contato:

Azathoth escreveu:Vocês provocam, hein :emoticon2:

https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=553

Se ler a mensagem inicial desse tópico, de uma coisa você vai saber...
A mim, ninguém pode chamar de falso ou hipócrita, ou acusar de querer escamotear minhas intenções...

Gilghamesh
Contato:

Najma escreveu:
Gilghamesh escreveu:
Luis Dantas escreveu:Gil, você pensa que eu sou cego, ou apenas que eu não quero perceber sua atitude?

Possuidor de miopia galopante, talvez? :emoticon12:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6

Gilgaaaaaaaaaaaaaa!!

Prepare-se... todos os que pensam "diferente" do Dantas, segundo ele, tiveram um "caso" comigo. É isso que ele pretensamente está "enxergando" em suas palavras... :emoticon12:

Agora, me diga: quando foi? Onde foi? Como foi? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: Eu não me lembro de absolutamente NADA com você e pode ter certeza de que, em se tratando de você, eu lembraria... :emoticon236: :emoticon19:

Beijos!

Uia! :emoticon25:
Hehehehehe!

O cara então é mais doente do que eu supunha a princípio! :emoticon12:

Pois, se caso tivesse tido algum relacionamento sexual com alguma garota aqui do Fórum, em nada mudaria o que penso da mulher com quem transei, exemplo: posso levar prá cama uma crente quente, e nem por isso iria defender o pensamento religioso que ela abraçou!

O dantas deve ser daquele tipo de pessoa que largou o mundo real, para viver somente no virtual, e um mundo virtual somente dele, onde o que ele diz é lei, mas quando esbarra em outros mundos virtuais, dança um dobrado, a forma como ele usa e abusa de máscaras, é prova disso!

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

M

Mensagem por M »

Carlos Castelo escreveu:As religiões são tudo um saco de gatos. Por quê bundismo seria diferente?

Temos um iluminado... :emoticon13:

Pug

Mensagem por Pug »

aknatom escreveu:Seria impressão minha ou a ausência de evangélicos com argumentos é a principal motivação desta nova "linha de ataque" Gilgamesh? :emoticon16:

Assim parece, :emoticon16: só que saiu meio furado, Homem feito á imagem de Deus é coisa de religião arcaica :emoticon12:

Gilghamesh
Contato:

Pug escreveu:

Assim parece, :emoticon16: só que saiu meio furado, Homem feito á imagem de Deus é coisa de religião arcaica :emoticon12:

"Religião arcaica"

Essa é sem dúvida, a melhor definição sobre islamismo que eu ví até hoje! :emoticon12:

Vai uns band-aid aí, Pug? :emoticon16:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Pug

Mensagem por Pug »

Chama-se a isso trazer liberdade de expressão, democracia ao forum (ironia lusitana :emoticon16: )...

Não é fácil, sobretudo quando os alvos são outros,( se bem que tenho escutado uns zumbidos...) mas com um pouco de esforço e tornamo-nos melhores que o Neo do filme matrix, onde as balas não conseguem atingir o alvo...e depois é só lembrar a forma como os gajos reagiram ao super Neo :emoticon16:
aquele ar de paspalho... :emoticon7:

Ainda me falta um pouco mais, ter mais fé :emoticon16:

desaprovo isto mas...

as pessoas valem apenas segundo o valor que lhes atribuir-mos e o resto é história...

Pug

Mensagem por Pug »

Gilghamesh escreveu:
Pug escreveu:

"Religião arcaica"

Essa é sem dúvida, a melhor definição sobre islamismo que eu ví até hoje! :emoticon12:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6

Que mauzinho :emoticon16:

Falei nas anteriores revelações...vc tira partido de cada palavra. Faz muito mal :emoticon13:

Gilghamesh
Contato:

Pug escreveu:

Chama-se a isso trazer liberdade de expressão, democracia ao forum (ironia lusitana :emoticon16: )...

Não é fácil, sobretudo quando os alvos são outros,( se bem que tenho escutado uns zumbidos...) mas com um pouco de esforço e tornamo-nos melhores que o Neo do filme matrix, onde as balas não conseguem atingir o alvo...e depois é só lembrar a forma como os gajos reagiram ao super Neo :emoticon16:
aquele ar de paspalho... :emoticon7:

Ainda me falta um pouco mais, ter mais fé :emoticon16:

desaprovo isto mas...

as pessoas valem apenas segundo o valor que lhes atribuir-mos e o resto é história...

Menos Pug, menos... :emoticon12:

Viva mais no real, que nos cinemas! :emoticon16:

Vc vai se espantar com a realidade! :emoticon12:

Eu sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Editado pela última vez por Gilghamesh em 23 Nov 2005, 14:18, em um total de 1 vez.
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Gilghamesh
Contato:

Pug escreveu:
Gilghamesh escreveu:
Pug escreveu:

"Religião arcaica"

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6

Que mauzinho :emoticon16:

Falei nas anteriores revelações...vc tira partido de cada palavra. Faz muito mal :emoticon13:

Eu faço?

Eu faço!!! :emoticon16:

Ah, tem um monte de gente que não acha isso não! :emoticon16:

Eu Sou Gilghamesh!

Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Carlos Castelo

Mensagem por Carlos Castelo »

Oração e Meditação
Nascida seis séculos antes de Cristo, o budismo tibetano é uma religião que busca na meditação e no desprendimento a essência da natureza humana.
Uma religião nascida seis séculos antes de Cristo. Neste exato momento, segundo a crença do budismo tibetano, você está recebendo milhões de bênçãos. Basta sentir o vento, basta olhar para os monumentos sagrados. Diz a filosofia budista que contemplar imagens sagradas é o suficiente para que o coração se encha de luz.

Na cidade de Três Coroas, no Rio Grande do Sul, fica o Templo da Terra Pura, onde se pratica uma disciplina que busca levar o homem a contemplar aquela que seria a sua autêntica natureza, a natureza iluminada, sem aflições, repleta de amor e compaixão.

Uma brasileira nascida no Amapá vai executar a dança sagrada dos lamas, os antigos mestres espirituais da Índia. Ela própria é uma lama, uma líder no budismo tibetano praticado em terras gaúchas.
A dança de lama Sherab é uma forma de meditação e, segundo esta filosofia, leva benefícios espirituais também a quem a assiste. Há equilíbrio, força e delicadeza. “Você pode entrar, em alguns momentos da dança, em um estado meditativo. Às vezes você pode sentir o seu corpo mais leve, e não sente tanto o peso da roupa. Você pode entrar em um estado de paz mental muito grande, de uma calma mental muito grande”, destaca lama Sherab.
Um conjunto de prédios forma o Kadro Ling, um espaço sagrado, um centro de práticas espirituais ligado a uma das três grandes linhas do budismo: o budismo vajrayana, também chamado de budismo tibetano, que é seguido pelo Dalai Lama.
Buda, um ser iluminado, viveu no século 6 antes de Cristo e, segundo a tradição, teria deixado 84 mil diferentes práticas para atender a maior variedade possível de seres humanos.
“Na cerimônia da água, na oferenda da água, nós praticamos a generosidade ao oferecer algo, nós praticamos a paciência, porque são muitas tigelas de oferendas. Também é praticada a disciplina, que é fazer da maneira correta”, explica Lama Sherab.
Em outra cerimônia é feita uma oferenda de luz, quando também se exige delicadeza e paciência para acender centenas de lamparinas. Também existe a circum-ambulação: andar, em sentido horário, em torno de monumentos sagrados.

Os devotos também circulam em torno de gigantescas rodas de oração. Dentro delas, foram postos milhões de papeizinhos com mantras impressos. As rodas, para os budistas, espalham bênçãos em todas as direções.
Ao recitar mantras ao ar livre, próximo a várias bandeirinhas com orações penduradas, o lama estaria recebendo e também espalhando com o vento uma infinidade de bênçãos, em benefício de toda a humanidade.
“No templo sagrado, no centro do altar, no topo, existe uma imagem de Buda Shakyamuni. Abaixo dele está uma imagem de Tara, que é referida como a Buda feminina”, explica lama Sherab.
Em língua sânscrita, Buda significa “iluminado”. As paredes do templo do sul do Brasil contam a história deste príncipe da Índia que abandonou a riqueza para buscar a verdade, e se tornou um dos maiores líderes espirituais da história.
Quando estava grávida, a mãe do príncipe Sidarta sonhou com um elefante branco. Isso indicava que ela conceberia alguém muito especial. Sidarta foi educado como um nobre, até que um dia saiu do palácio e conheceu o sofrimento causado pela doença, pela velhice, pela morte.
Sidarta abandonou a riqueza, virou eremita e indagou como poderia o homem libertar-se do sofrimento. Um dia, Sidarta se iluminou e começou a ensinar os seguintes princípios aos discípulos: “Estamos presos em um ciclo de existências. Então nós morremos e renascemos múltiplas vezes, devido a um estado que, no budismo, chamamos de ‘ignorância’, que significa não reconhecer o que é a nossa verdadeira natureza, ou verdadeira essência. O que nos impede de ver essa natureza são o que nós chamamos de ‘venenos da mente’, ou ‘paixões’: orgulho, inveja, ciúme, desejo, apego, aversão, ódio, raiva”, explica lama Sherab.
O lugar onde a vida é tratada com tanta delicadeza, onde até as formigas são protegidas, nasceu do sonho de um lama tibetano: Chagdud Tulku Rinpoche, que fugiu do Tibet com a chegada dos comunistas, em 1959. Foi para o Nepal, depois para a Europa e para os Estados Unidos. Chegou ao Sul do Brasil há dez anos, quando começou a construir o centro budista.
A dirigente maior do Khadro Ling, a americana Chagdud Khadro, conheceu Rinpoche no Nepal e se apaixonou por aquele homem sábio, morto em 2002. “Entrar na presença de Rinpoche, era como mergulhar em um oceano de compaixão”, conta Chagdud Khadro.
Na madrugada, toca o sino que chama para a prática conhecida como puja. São recitações de mantras suaves alternadas com fortes passagens musicais.

“Todas as práticas que fazemos, por mais exóticas que pareçam, têm o objetivo de purificar a mente, de acumular mérito, virtude, e ainda de nos levar ao reconhecimento da nossa autêntica natureza interior”, explica Chagdud Khadro.

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/ ... ,,AA106734
3-5023,00.html

Citação:
Os devotos também circulam em torno de gigantescas rodas de oração. Dentro delas, foram postos milhões de papeizinhos com mantras impressos. As rodas, para os budistas, espalham bênçãos em todas as direções.
Ao recitar mantras ao ar livre, próximo a várias bandeirinhas com orações penduradas, o lama estaria recebendo e também espalhando com o vento uma infinidade de bênçãos, em benefício de toda a humanidade.

Nesse ritual exótico, de quem o lama recebe essas “bênçãos”? Com o que a humanidade irá se beneficiar com isso?
Realmente é uma oração muito poderosa – atinge toda a humanidade!!
Será que essas orações fazem o mesmo efeito da das religões cristãs? Pelo menos os cristãos ainda que enganados rezam para um deus que julgam estar perto.
Os budistas rezam não se sabe pra quem.

Citação:
Quando estava grávida, a mãe do príncipe Sidarta sonhou com um elefante branco. Isso indicava que ela conceberia alguém muito especial. Sidarta foi educado como um nobre, até que um dia saiu do palácio e conheceu o sofrimento causado pela doença, pela velhice, pela morte.
Sidarta abandonou a riqueza, virou eremita e indagou como poderia o homem libertar-se do sofrimento.

Puxa! Como as religiões tem estórias parecidas!
Ele viu como era o sofrimento das pessoas a sua volta mas, com toda a sua riqueza e poder não fez nada para ajudar a amenizar os seus sofrimentos. Preferiu a autoflagelação e passar uma imagem de que o ser humano têm que sofrer e renunciar as coisas boas que estão a sua volta por uma vida de sofrimento e privações.Que recompensa uma pessoa tira de tudo isso? Que belo sábio!!

Citação:
O lugar onde a vida é tratada com tanta delicadeza, onde até as formigas são protegidas, nasceu do sonho de um lama tibetano: Chagdud Tulku Rinpoche, que fugiu do Tibet com a chegada dos comunistas, em 1959. Foi para o Nepal, depois para a Europa e para os Estados Unidos. Chegou ao Sul do Brasil há dez anos, quando começou a construir o centro budista.

Tanta coisa importante na vida e os budistas estão preocupados se uma formiga está ou não bem! Isso significa que ratos, baratas estão num ótimo ambiente!

Citação:
“Todas as práticas que fazemos, por mais exóticas que pareçam, têm o objetivo de purificar a mente, de acumular mérito, virtude, e ainda de nos levar ao reconhecimento da nossa autêntica natureza interior”, explica Chagdud Khadro.

Todas as religiões tem suas bizarrices e falam coisas muito parecidas!
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

Trancado