Minuteman escreveu:Mas, espere um pouco...qual será o fundamento que será usado para justificar uma vida que "valha a pena" ? Ora, se a vida não tem sentido, se não há um propósito para todas as coisas então que diferença faz se eu passo a vida orando, encavernado, na esculhambação ou fazendo qualquer outra coisa ?
Minute, posso somente dar-te a minha opinião... mad antes gostaria de dizer que penso que interpretaste mal o texto, porque o encaras como um postulado ateu, em vez da simples opinião ilustrada por uma alegoria que julgo ser.
Tenta compreender, para um ateu, que não acredita na existência de deuses, perder tempo a adorar, orar e seguir um ser inexistente é obviamente perda de tempo. Em portugal temos a expressão "ir à caça de gambuzinos", que é quando alguém vai, iludido, em busca de algo que não existe. Para ateus e muitos agnósticos, deus é uma gambumzino.
Para um ateu/agnóstico perseguir/adorar deuses nãoé então uma coisa que "valha a pena" porque é inútil (já que nessa prespectiva, deus não existe), e o parâmetro de coisa útil, seria talvez lutar por algo que "fosse realidade" o quê? bem... tem muito por onde escolher, muita gente passando mal, muito povo para ajudar, projectos para desenvolver, muita coisa para fazer (e adorar seres inexistentes, não nos parece obviamente a melhor).
Minuteman escreveu:Que AUTORIDADE o ateu terá para afirmar que todas essas práticas são atrasadas, são uma perda de tempo, um desperdício se ele mesmo parte do princípio que não existe um padrão de vida absoluto a ser seguido ?
Chama-se uma "opinião", não autoridade. Uma opinião mais ou menos fundamentada (dependendo do ateu), mas na verdade é uma opinião. Não acharoias ridículo aparecer agora a seita do pai natal? ou alguém, sempre que vê um arco-íris, correr em busca do seu princípio para dar com o pote de puro? aos olhos dum ateu, é tudo a mesma coisa.
Minuteman escreveu:Esse texto é uma pilha contraditória, alguém que não acredita em padrões absolutos de vida criticando o modo de vida de outras pessoas de acordo com sua visão particular. É como alguém que sabendo que gosto por frutas não é absoluto e gostando de laranja afirmar que quem gosta de morango é retrógrado e está desperdiçando sua vida, não faz o menor sentido !
Não.
Nã verdade é como ver alguém cultivando areia... a História, intuição, crença, whatever, diz-nos que é improdutivo, sempre foi e, provavelmente, sempre será.
Não percebo a dificuldade em aceitar uma opinião.
Ou talvez a dificuldade seja similiar à de alguns ateus em compreender a "fé".
Talvez se parares dois segundos e tentares imaginar que não acreditas em deus algum, e depois olhar mundo por esse prisma... talvez então nos entendas melhor

Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)