O evangelho segundo o espiritismo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Botanico

Re: Re.: O evangelho segundo o espiritismo

Mensagem por Botanico »

Johnny escreveu:As leis humanas são satisfatórias e prevalecem (ainda bem) sobre as religiosas. Se todos fôssemos realmente racionais, não precisaríamos sequer de leis pois, recionalmente iria prevalecer o bem comum pois, se a sociedade progride, o mundo progride. Agora, dizer que religião é alavanca à inteligência humana é no mínimo um absurdo pois o que se mostrou até hoje foi exatamente o contrário. E nesse ponto eu coloco: Sabendo os espíritos de tudo o que aconteceu, da estagnação que a religião deu (e ainda insiste em dar, inclusive o próprio espiritismo) no avanço da ciência (pesquisas com células tronco embrionárias por exemplo) porque eles insistiram em fazer esta afirmação?

O problema, Johnny, é quando se quer sobrepor os campos do conhecimento em situações inconciliáveis. Eu não diria que a Religião atrapalhou o progresso a Ciência e sim que a ganância de poder dos detentores de autoridade em religião é que foram essa causa. Afinal divulgar idéias heréicas, ainda que corretas, signficava abalar a confiança na infabilidade das igrejas e seus clérigos e isso significava fazer com que perdessem poderes temporais e isso era inadmissível.

Quanto à questão de que o próprio Espiritismo, enquanto religião, está atrapalhando a ciência (tomando o seu exemplo de células-tronco), quero lhe deixar claro umas coisas. A religião trata do campo moral e dá uma interpretação, certa ou errada, de porque devemos ter um comportamento moralmente digno e fazer valer o amor ao próximo. Excluída a religião, se não fosse pela reencarnação, o mundo seria um absoluto desastre, pois um brilhante cientista sem moral, tem de tudo para se tornar um monstro. Nunca ouviu falar das pesquisas científicas feitas pelos médicos e cientistas nazistas, servindo-se de cobaias humanas? Há um dilema ético até hoje, que divide a comunidade científica, se essas pesquisas científicas deveriam ser divulgadas ou não.

A mesma coisa se aplicaria às tais células-tronco. Com uma diferença, na visão dos espíritas, mínima: está se matando um ser humano viável em potencial, mas que por enquanto é menos do que um ponto no fim dos nossos parágrafos. Isso então pode atrasar o progresso da ciência, mas também pode direcioná-la para obter algo mais moralmente aceitável. Inclusive soube de um jeito de se produzir células tronco embrionárias sem matar o embrião: quando está na fase de mórula, retira-se UMA célula do conjunto. Ela não vai fazer falta, o embrião vai se desenvolver normalmente, e fica ali o material viável para se produzir células-tronco.

RCAdeBH

Re.: O evangelho segundo o espiritismo

Mensagem por RCAdeBH »

Ótimo , Botanico.
" ...I'm running to stand still... "

Hugo

Mensagem por Hugo »

Bem, Botânico, não concordo com você nem por esse ângulo: creio ser uma atitude moralmente condenável dar mais importância a um conjunto de células do que a pessoas que estão sofrendo, entrevadas em camas e cadeiras de rodas.

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Johnny escreveu:E quem será que disse à eles que deveriam adorar a deus com sacrifícios?

Seus próprios instintos e sua ignorância (falta de conhecimento) quanto ao que adorar e como adorar. Acho simplesmente o máximo a adoraçao a Deus do Kardecista: simplesmente pratique a caridade em toda sua plenitude e em todas as formas.

Johnny escreveu:Seue o pensamento acima. Se era para causar desenvolvimento, que fôsse então feito de forma clara.

Está sendo feito de foma clara, Johnny, porem alguns não conseguem ver. A evoluçao do ser humano não pode ser interrompida. E isso é o que vai acontecer com todos, querendo ou não. Em alguns demora mais que os outros... mas um dia estaremos todos alcançando o objetivo supremo.
A doutrina espirita veio trazer um conhecimento completamente novo e com (devo admitir) fracas bases científicas, porem é um começo, por isso temos-a como uma revelaçao e tambem como o consolador prometido por Jesus Cristo.

Anna
Gênero: Feminino

Mensagem por Anna »

Botanico escreveu:
Johnny escreveu:Não vou comentas os mandamentos aqui pois acho que já foram mais do que refutados, mas se o pessoal quiser a gente pode voltar a debater sobre isso...
Mas cabe lembrar que o espiritismo está afirmando que estas são as leis de todos os países (?) e de todos os tempos (?). De onde tiraram isso também?

Não sei quais refutações foram feitas a esses mandamentos, mas quero lembrá-lo que na época de Kardec ainda havia estados nacionais que se proclamavam ter religião, ou seja, o povo era obrigado, em maior ou menor escala, praticar a religião do Estado, assim, Portugal, Espanha, França, Itália obrigavam seus cidadãos a serem católicos; na Rússia e na Grécia, todos eram obrigados a ser católicos ortodoxos e por aí vai. Isso então valeria para o primeiro mandamento. Quanto ao resto, desconheço estados que liberem seus cidadãos para cometer roubos, assassinatos, cobiça, etc e tal.

Obrigados?
Mas já existiam os agnósticos e ateus.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Kramer escreveu:Bem, Botânico, não concordo com você nem por esse ângulo: creio ser uma atitude moralmente condenável dar mais importância a um conjunto de células do que a pessoas que estão sofrendo, entrevadas em camas e cadeiras de rodas.

Tudo bem, Kramer, é sempre assim que traçamos os limites morais em nossas vidas, quanto o único parâmetro a ser considerado é o utilitarismo. As feministas sempre lutaram para que se liberasse totalmente o aborto, sob o argumento de que a mulher deve ser soberana para dispor de seu próprio corpo.
Tecnicamente falando, o corpo que está sendo morto NÃO É O DA MULHER, não é nem sequer parte dele. A mulher pode ser dona de sua vida, mas não de outra. O que está dentro dela é OUTRA VIDA. Só que esta vida é invisível, indefesa, não fala, não protesta, não chia. Isso faz dela uma vítima muito conveniente.

Para os alemães estava sendo ótimo que os judeus sumissem de suas vistas e seus bens ficassem para eles. O que interessava é que os judeus estavam sumindo; o que estava sendo feito deles, não interessava. Os nazistas os estavam liquidando, mas faziam isso em segredo. Só ficou ruim quando o segredo veio à tona...

Os limites morais dividem os santos dos monstros, meu caro. Cruzar a divisa acaba por gerar efeitos cascata. Hitler, neste sentido, essa essencialmente pragmático. Ao mandar boicotar as lojas judias, o povo aderiu. Aí foi tornando a vida dos judeus cada vez mais intolerável e finalmente deu no que deu.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Anna escreveu:
Botanico escreveu:
Johnny escreveu:Não vou comentas os mandamentos aqui pois acho que já foram mais do que refutados, mas se o pessoal quiser a gente pode voltar a debater sobre isso...
Mas cabe lembrar que o espiritismo está afirmando que estas são as leis de todos os países (?) e de todos os tempos (?). De onde tiraram isso também?

Não sei quais refutações foram feitas a esses mandamentos, mas quero lembrá-lo que na época de Kardec ainda havia estados nacionais que se proclamavam ter religião, ou seja, o povo era obrigado, em maior ou menor escala, praticar a religião do Estado, assim, Portugal, Espanha, França, Itália obrigavam seus cidadãos a serem católicos; na Rússia e na Grécia, todos eram obrigados a ser católicos ortodoxos e por aí vai. Isso então valeria para o primeiro mandamento. Quanto ao resto, desconheço estados que liberem seus cidadãos para cometer roubos, assassinatos, cobiça, etc e tal.

Obrigados?
Mas já existiam os agnósticos e ateus.

Oh sim, existir, existiam, mas quanta liberdade tinham em excercer e expor suas idéias? Haviam estados onde isso era possível, como na Inglaterra ou na França iluminista. Mas uma coisa era um grupelho reduzido de intelecutalóides falar besteiras agnósticas e atéias; muito outra era haver religiões que concorressem com a oficial. Na França os não católicos eram meramente tolerados e sujeitos a sérias restrições legais e sociais. Na Espanha e Portugal as coisas eram ainda piores. Lá no livro adventista, o Grande Conflito, de Ellen G. White, há uma citação onde um bispo diz que "a tolerância só deveria ser aceita enquanto o oposto não pudesse ser efetivado sem perigo para a Fé Católica; em países cristãos, como na Itália e Espanha, heresia e incredulidade são crimes e punidos pela lei como tais."

É esse o ponto que quis salientar e não se já existiam ateus ou agnósticos. Como diz no Livro dos Espíritos, só pelo pensamento o homem tem plena liberdade.

Johnny
Gênero: Masculino

Mensagem por Johnny »

Botanico escreveu:
Johnny escreveu:As leis humanas ...

O problema, Johnny, é quando se quer sobrepor os campos do conhecimento em situações inconciliáveis. Eu não diria que a Religião atrapalhou o progresso a Ciência e sim que a ganância de poder dos detentores de autoridade em religião é que foram essa causa. Afinal ...
Quanto à questão de que o próprio Espiritismo, enquanto religião, está atrapalhando a ciência (tomando o seu exemplo de células-tronco), ...
A mesma coisa se aplicaria às tais células-tronco. Com uma diferença, na visão dos espíritas, mínima: está se matando um ser humano viável em potencial,..

Quanto à sua refutação sobre a religião e o atraso à ciência:
Uma vêz que a religião está sob domínio de uma "sociedade" (ou grupo se preferir assim), não importa se o culpado é ou não o dono da casa. Quem exterminou os Judeus não foi Hittler e sim os alemães (ou Hittler fez tudo sózinho?)

Quanto às célilas tronco
Agora ficamos num empasse. Segundo os espíritas, o espírito planeja a encarnação com antecedência. Sendo assim basta eles não escolherem encarnar no dito cujo embrião e pronto. Qual o problema? Se é para o avanço da ciência e bem estar comum, nada mais que justo!

Quanto ao computador
Agora você forçou. O cara do computador não podia esperar porque ele não era Jesus. Ou Jesus sabia o que viria pela frente ou não! Quem diz que Jesus tinha uma missão (e sabia qual era) e/ou os espíritos podem entrever parte do futuro são vocês!

Quanto a história dos dez mandamentos
Sério, não conheço. Poste aqui ou mande por MP

Abraços
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Botanico

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:
Johnny escreveu:As leis humanas ...

O problema, Johnny, é quando se quer sobrepor os campos do conhecimento em situações inconciliáveis. Eu não diria que a Religião atrapalhou o progresso a Ciência e sim que a ganância de poder dos detentores de autoridade em religião é que foram essa causa. Afinal ...
Quanto à questão de que o próprio Espiritismo, enquanto religião, está atrapalhando a ciência (tomando o seu exemplo de células-tronco), ...
A mesma coisa se aplicaria às tais células-tronco. Com uma diferença, na visão dos espíritas, mínima: está se matando um ser humano viável em potencial,..

Johnny escreveu: Quanto à sua refutação sobre a religião e o atraso à ciência:
Uma vêz que a religião está sob domínio de uma "sociedade" (ou grupo se preferir assim), não importa se o culpado é ou não o dono da casa. Quem exterminou os Judeus não foi Hittler e sim os alemães (ou Hittler fez tudo sózinho?)

Ah! Pelamorde! Hitler foi um LÍDER, o cara de direcionou a meta e o propósito da coisa. Ele criou o clima para a situação. Bastou recuperar a economia do país para que os alemães, a maioria na miséria, o achasse o máximo (se bem que essa tarefa não foi dele _ Hitler era mais burro que o Lula neste aspecto _ foi tarefa de Hjalmar Schacht, que dirigiu o banco central alemão até 1937). Despojando os judeus e pondo neles a culpa por tudo o que havia de errado na Alemanha, ele criou o clima de hostilidade generalizada entre o povo alemão. Os carrascos nazistas vinham de várias classes sociais e de diferentes modos de educação e só tinham em comum uma coisa: a total incapacidade de distinguir o certo e o errado quando recebiam uma ordem. Ordens são ordens.

Eles estavam perfeitamente conscientizados de que os judeus eram criminosos pelo simples fato de serem judeus. Eram a mais inferior das raças e se contaminassem o valioso sangue ariano com os cruzamentos, a tendência seria uma decadência generalizada. Então tinham que ser eliminados. E o fizeram sem problemas.

Quer um exemplo mais próximo de nós? Treze suspeitos foram liquidados pela polícia sob alegação de estarem de prontidão para matar agentes penitenciários. A maioria dos cidadãos acaso está comovida e indignada com isso? Não. Quem está chiando, como sempre, são os Dereitos Omanos. Os familiares e vizinhos diziam que essas pessoas (quase todas com passagem na polícia), eram boas pessoas, gentis, amorosas, educadas, etc. Eram as mesmas coisas que os familiares e vizinhos diziam dos carrascos nazistas...

Sacou?

Johnny escreveu: Quanto às célilas tronco
Agora ficamos num empasse. Segundo os espíritas, o espírito planeja a encarnação com antecedência. Sendo assim basta eles não escolherem encarnar no dito cujo embrião e pronto. Qual o problema? Se é para o avanço da ciência e bem estar comum, nada mais que justo!

O problema, meu caro, é que nas condições atuais, essa idéia espírita é impalpável e inverificável em termos práticos. Ela é uma REVELAÇÃO (no Livro dos Espíritos está dito que se o espírito escolhe reencarnar num corpo que, de antemão, sabe que não tem condições de sobreviver, então é porque está recuando diante da prova), mas NÃO SERVE DE PARÂMETRO para o nosso dia-a-dia.
O que se sabe é que os embriões, se implantados nos úteros, têm uma razoável porcentagem (não sei quanta) de levar seu desenvolvimento adiante.
Quem sabe um dia, servindo-se de algum médium vidente, ele poderia olhar uma série de embriões ao microscópio e indicar: _ Este é viável, está unido a um espírito; este não, está mantido vivo pelo PRINCÍPIO VITAL (entenda isso como quiser), mas não está unido a um espírito e portanto não sobreviveria. Então este pode ser usado para produzir células-tronco.
Só que você consegue imaginar a Ciência fazendo isso? Eu não.

Johnny escreveu:Quanto ao computador
Agora você forçou. O cara do computador não podia esperar porque ele não era Jesus. Ou Jesus sabia o que viria pela frente ou não! Quem diz que Jesus tinha uma missão (e sabia qual era) e/ou os espíritos podem entrever parte do futuro são vocês!

Exatamente, mas O FUTURO SÓ ACONTECE PORQUE NO PASSADO FOI FEITO TAL E QUAL COISA. Uma ação no passado vai determinar uma condição no futuro. Se os romanos não tivessem dominado os gregos, é possível que o sistema geocêntrico tivesse caducado naquela época. Privados da liberdade de pensar, os gregos decaíram e foram cuidar dos negócios da vida. E o que aconteceu depois? A Igreja catequizou o Aristóteles e S. Tomás de Aquino fundou a Escolástica. Juntou o que o grego disse sobre a cosmologia física geocêntrica e isso foi unida à cosmologia espiritual da Igreja. Foi um casamento muito feliz, mas que na Renascença deu o maior bode, quando se viu que o sistema geocêntrio estava errado.
A mesma coisa é com Jesus e os espíritos superiores. Eles são macacos-velhos no assunto. Sabem quais as disposições psicológicas dos espíritos em evolução e o que é necessário para direcioná-las. Não podem revelar TUDO de uma só vez, e se não o fizerem em conta-gotas, não vão criar as condições para que as revelações mais complexas sejam feitas.
Eu posso dizer a uma criança de primeiro ano que as plantas absorvem energia da luz e o gás carbônico do ar, fazendo açúcares e liberando oxigênio. Mas certamente não vou poder falar das vias-pentose-fosfato, nem da fotorrespiração, nem dos citocromos, nem das atpeases, enfim, seria inútil eu querer detalhar a ela as vias bioquímicas da fotossíntese. O dia que ela, já adulta, se matricular no curso de ciências biológicas, aí sim eu farei isso.
Sacou?

Johnny escreveu: Quanto a história dos dez mandamentos
Sério, não conheço. Poste aqui ou mande por MP

Bem, se estava esperando uma coisa séria, acho que não vai achar graça...

Deus queria dar orientações para a Humanidade seguir o caminho do Bem e por isso escolheu ordens simples, chamadas Mandamentos, através dos quais a humanidade melhoraria seu modo de ser.
Então Deus procurou os egípcios e entendeu que o mandamento mais adequado para eles é: _ Não cometerás adultério.
Mas os egípcios chiaram: _ Sai dessa meu! Isso iria arruinar nossos fins de semana!

Deus então procurou os assírios e lhes ofereceu o mandamento: _ Não furtarás.
E a resposta: _ Nem pensar! A gente vive de roubar dos outros povos! Isso arruinaria nossa economia!

Procurou então os gregos e ofertou o mandamento: _ Não farás imagens esculpidas, nem lhes prestarás culto.
_ Tais brincando? Isso desempregaria nossos escultores, os sacerdotes e arruinaria o nosso turismo!

Finalmente chegou a vez do povo hebreu. Deus falou de lhes oferecer um mandamento, mas antes que terminasse de explicar, os hebreus perguntaram:
_ Mas quanto vai nos custar esse mandamento?
_ Nada, mandamentos são de graça. _ Respondeu o Divino.
_ Ah! É? Então faz o seguinte: em vez de um mandamento só, manda logo uns dez.

E foi assim que surgiram os Dez Mandamentos.

Abraços[/quote]

Johnny

Mensagem por Johnny »

Olha Botanico, estou achando realmente interessante esse debate mas estou tendo problemas para conciliar as argumentações (ou refutações se preferir) com o conjunto proposto que seria sobre a sua doutrina. Então proponho o seguinte, caso os moderadores e quem mais está lendo este tópico) concordarem: Neste tópico ficaria sómente o conteúdo supra citado e minhas considerações e num outro, que seria chamado de refutações ao ESE, ficariam nosso debate pois poderíamos ficar debatendo por mais tempo nossas análises.
Sendo assim, criarei neste momento um novo tópico no qual colocaremos os debates inerentes às minhas colocações.
Abraços e vamos lá...

Johnny
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

A partir de agora então estarei colocando neste tópico apenas o conteúdo do ESE e minhas perguntas, que deverão ser respondidas aqui mesmo. Refutações relativas às particularidades (fora do contexto explanado no ESE) ficarão no outro tópico.
Abraços

Johnny

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

2 MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO

A vida futura, A realeza de Jesus, O ponto de vista, Instruções dos Espíritos: Uma realeza terrena

1. Tornou a entrar Pilatos no palácio, e chamou a Jesus, e disse:
Tu és o rei dos judeus? Respondeu-lhe Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, certo que os meus ministros haveriam de pelejar para que eu não fosse entregue aos judeus; mas por agora o meu reino não é daqui. Disse então Pilatos: Logo, tu és rei? Respondeu Jesus: Tu o dizes. Eu sou rei. Eu não nasci nem vim a este mundo senão para dar testemunho da verdade; todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. (João, 18:33, 36 e 37)

A VIDA FUTURA

2 Jesus diz claramente, por estas palavras, que a vida futura, à qual em muitas circunstâncias se referiu, é a meta a que se destina a Humanidade, devendo ser o objeto das principais preocupações do homem na Terra. Em todos os seus ensinamentos ressalta este grande princípio. Sem a vida futura, de fato, a maioria de seus ensinamentos morais não teriam nenhuma razão de ser. É por isso que aqueles que não acreditam na vida futura, imaginando que Jesus só falava da vida presente, não os entendem, ou os acham ingênuos.
Este dogma* pode, portanto, ser considerado como o principal ponto do ensinamento do Cristo. Por isso foi colocado como um dos primeiros, no início desta obra, pois deve ser o objetivo de todos os homens; apenas ele pode justificar as anormalidades da vida terrena e ajustar-se de conformidade com a justiça de Deus.
N. E. - Dogma: Esta palavra adquiriu de forma genérica o significado de um princípio de doutrina infalível e indiscutível; porém, o seu verdadeiro sentido não é esse. A Doutrina Espírita não é dogmática, no sentido que se conhece em alguns credos religiosos que adotam o princípio filosófico (Fideísmo), em que a fé se sobrepõe à razão, para acomodar e justificar posições de crença. A palavra está, aqui, com o seguinte significado: a união de um fundamento, isto é, um princípio divino, com a experiência humana. É com este sentido que Allan Kardec a emprega e que a Doutrina Espírita a entende e a trata nesta obra e nos demais livros da Codificação Espírita. (Veja O Livro dos Espíritos, Caps. 4 e 5.) 43

3 Os judeus tinham idéias muito incertas em relação à vida futura. Acreditavam nos anjos como os seres privilegiados da Criação, mas não sabiam que, um dia, os homens pudessem tornar-se anjos e partilhar da felicidade deles. Pensavam que o cumprimento das leis de Deus era recompensado pelos bens da Terra, pela supremacia de sua nação; pelas vitórias sobre seus inimigos, enquanto as calamidades coletivas e as derrotas eram o castigo da sua desobediência àquelas leis. Moisés não poderia dizer mais a um povo pastor, inculto, que devia estar interessado, antes de mais nada, nas coisas deste mundo. Mais tarde, Jesus veio lhes revelar que há um outro mundo onde a Justiça de Deus segue seu curso, e é este mundo que promete aos que respeitam os mandamentos de Deus e onde os bons acharão sua recompensa. Esse mundo é o seu reino; é lá que Jesus está em toda a sua glória e para onde retornou ao deixar a Terra.
No entanto, Jesus, ajustando seu ensinamento ao estado dos homens de sua época, julgou conveniente não lhes dar uma luz completa, que os ofuscaria ao invés de esclarecê-los, pois não O teriam entendido. Limitou-se a colocar, de algum modo, a vida futura como um princípio, como uma lei da Natureza à qual ninguém pode escapar. Aquele que crê acredita de algum modo numa vida futura, mas a idéia que muitos fazem disso é pouco clara, incompleta, e por isso mesmo em muitos pontos falsa. Para uma grande maioria, é apenas uma crença sem certeza absoluta; daí as dúvidas e, até mesmo, a incredulidade.
O Espiritismo veio completar nesse ponto, como em muitos
outros, o ensinamento do Cristo
,
quando os homens já estavam
maduros para compreender a verdade. Com o Espiritismo, a vida futura não é mais um simples artigo de fé, uma incerteza: é uma realidade material demonstrada pelos fatos. São as testemunhas oculares que vêm descrevê-la em todas as suas fases e em todos os seus detalhes, de tal modo que não há mais possibilidade de dúvidas, e a mais simples das inteligências pode compreendê-la sob seu aspecto verdadeiro, tal como imaginamos um país do qual lemos apenas uma descrição
detalhada. Assim é que essa descrição da vida futura é de tal maneira mostrada, são tão racionais as condições de existência feliz ou infeliz dos que lá se encontram, que reconhecemos não poder ser de outra forma e que, afinal, aí reside a verdadeira Justiça de Deus

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

a- Afinal, Jesus disse que era ou não o rei?
b- Não vi nada referente à vida futura nestas palavras "do Cristo"
c- Jesus "ajustando seu ensinamento ao estado dos homens de sua época"...??? Se alguém que leu estes ensinamentos enxergou alguma coisa parecida como vida futura, olha, tem de ser ou vidente ou torcedor da seleção brasileira!
d- Aquele que crê...(quem? em quê? Onde?)
e- O espiritismo veio completar ...o ensinamento. Aqui a coisa pega. Primeiro, mesmo que se tenha dito tudo por supostos espíritos, quem vai dar a legitimidade de tudo isso? Os próprios espíritos? Kardec? A igreja ABCD? A bíblia? O Encosto?

FIM da citação

Respostas no link http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=5370&s ... highlight=

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

5- A idéia clara e precisa * que se faz da vida futura dá uma fé
inabalável no futuro, e essa fé tem enormes conseqüências sobre a moralização dos homens, uma vez que muda completamente o ponto de vista sob o qual encaram a vida terrena. Para aquele que se coloca, pelo pensamento, na vida espiritual, que é infinita, a vida corporal não é mais do que uma passagem, uma curta permanência em um país ingrato. Os reveses e as amarguras da vida terrena não são mais do que incidentes que recebe com paciência, pois sabe que são de curta duração e devem ser seguidos por um estado mais feliz. A morte não tem mais nada de assustador; não é mais a porta do nada, mas a da libertação, que abre para o exilado* a entrada de uma morada de felicidade e de paz. Sabendo que está num lugar temporário e não definitivo, recebe as preocupações da vida com mais tolerância, resultando daí, para ele, uma calma de espírito que suaviza a amargura. Sem a certeza da vida futura, o homem concentra todos os seus pensamentos na vida terrena **. Incerto quanto ao futuro, dedica tudo ao presente. Não enxergando bens mais preciosos do que os da Terra, faz como a criança que não vê outra coisa além de seus brinquedos.
Eis porque tudo faz para conseguir os únicos bens que para ele tem valor. A perda do menor de seus bens é um doloroso desgosto. Um descontentamento, uma esperança frustrada, uma ambição não satisfeita, uma injustiça de que é vítima, a vaidade ou o orgulho feridos constituem os tormentos que fazem de sua vida uma eterna angústia, entregando-se assim, voluntariamente, a uma verdadeira tortura todos os instantes. Sob o ponto de vista da vida terrena, no centro do qual o homem está colocado, tudo toma, ao seu redor, enormes proporções. O mal que o atinja, assim como o bem que toque aos outros, tudo adquire aos seus olhos uma grande importância, tal como para aquele que está no interior de uma cidade, tudo parece grande: os homens que ocupam altos cargos e também os monumentos; mas, ao subir uma montanha, homens e coisas vão lhe parecer bem pequenos. Assim ocorre com aquele que encara a vida terrena do ponto de vista da vida futura: a Humanidade, como as estrelas do firmamento, perde-se na imensidão. Percebe, então, que grandes e pequenos se confundem como formigas sobre um monte de terra; que proletários e soberanos são da mesma estatura, e lamenta que essas criaturas frágeis e transitórias se preocupem tanto para conseguir um lugar que os eleve tão pouco e que por tão pouco tempo conservarão. Assim é que a importância atribuída aos bens terrenos está sempre na razão inversa da fé na vida futura.

6 Se for desse modo, ninguém mais se ocupando das coisas da Terra, tudo correrá perigo, é o que se pode pensar. Mas não é assim. Instintivamente, o homem procura o seu bem-estar e, mesmo tendo a certeza de só ficar num lugar por pouco tempo, ele ainda quererá estar o melhor ou o menos mal possível. Não há ninguém que, achando um espinho debaixo da sua mão, não a tire para não se picar. Portanto, a procura do bem-estar força o homem a melhorar todas as coisas, impulsionado que é pelo instinto do progresso e da conservação, que está nas leis naturais. Ele trabalha, portanto, por necessidade, por gosto e por dever, e com isso realiza os planos da Providência, que o colocou na Terra com esse objetivo ***. Só aquele que considera a vida futura pode atribuir ao presente uma importância relativa e se consolar facilmente com seus insucessos, pensando na sorte que o aguarda.
Deus não condena, portanto, os prazeres terrenos, mas, sim, o
abuso que deles se faça em prejuízo das coisas da alma. É contra esse abuso que se devem acautelar os que ouvem estas palavras de Aquele que concentra seus pensamentos na vida terrena é como um homem pobre que perde tudo o que possui e se desespera, ao passo que aquele que crê na vida futura é semelhante a um homem rico que perde uma pequena soma sem se perturbar.

7 O Espiritismo alarga o pensamento do homem e abre-lhe novos
horizontes, mostra-nos que esta vida é apenas um elo do conjunto de grandiosidade e harmonia da obra do Criador, ao invés da visão estreita e mesquinha que faz com que o homem se concentre na vida presente, como se ela fosse o único e frágil eixo do seu futuro para a eternidade. Mostra os laços que unem todas as existências de um mesmo ser, todos os seres de um mesmo mundo e os seres de todos os mundos. Dá, assim, uma base e uma razão de ser à fraternidade universal, enquanto a doutrina da criação da alma no momento do nascimento de cada corpo torna todos os seres estranhos uns aos outros. Essa solidariedade das partes de um mesmo todo explica o que parecia ser inexplicável, se apenas considerarmos um único ponto de vista. É esse conjunto de conhecimentos que os homens no tempo do Cristo não podiam entender, e foi por isso que reservou o seu conhecimento para mais tarde.

INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS
UMA REALEZA TERRENA
Uma Rainha de França - Havre, 1863

8 Quem melhor do que eu pode entender a verdade destas palavras de Nosso Senhor: Meu reino não é deste mundo! O orgulho me perdeu na Terra. Quem, pois, entenderá a insignificância dos reinos da Terra, se eu não o entendi? O que levei comigo de minha realeza terrena? Nada, absolutamente nada. E para tornar a lição mais terrível, a minha realeza nem sequer me seguiu até o túmulo! Rainha eu era entre os homens, rainha eu acreditava entrar no reino dos Céus. Que desilusão! Que humilhação quando, ao invés de ser recebida como soberana, vi acima de mim, mas bem acima, homens que acreditava serem insignificantes, a quem havia desprezado, pois não tinham sangue nobre! Então compreendi a inutilidade das honras e das grandezas que se procuram com tanto desejo na Terra! Para se preparar um lugar neste reino celeste, é preciso a abnegação, a humildade, a caridade em toda a sua prática cristã, a benevolência para com todos. Não se pergunta o que foste, que posição ocupaste, mas o bem que fizeste, as lágrimas que enxugaste. Senhor, Jesus! Disseste que o teu reino não é deste mundo, pois é preciso sofrer para alcançar o Céu, e pelos degraus do trono não nos aproximamos dele. São os atalhos mais difíceis da vida que nos levam para lá. Procura, então, o caminho nas dificuldades e nos espinhos e não entre as flores.
Os homens correm atrás dos bens terrenos como se pudessem guardá-los para sempre; mas aqui não há mais ilusões. Logo percebemos que apenas nos apoderamos de uma sombra e que desprezamos os únicos bens sólidos e duráveis, os únicos que nos seriam úteis na morada celeste, e os únicos que poderiam dar acesso a essa morada. Tem piedade dos que não ganharam o reino dos Céus. Ajuda-os com tuas preces, pois a prece aproxima o homem do Altíssimo. É o traço de união entre o Céu e a Terra. Não o esqueças.

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Acho que complicou mais dividir os links então, vamos ficar tudo numa coisa só mesmo.

Quanto aos termos em destaque eu pergunto:

* À quem esta idéia é CLARA e PRECISA? Novamente Kardec insiste em crer que muita gente leu o ESE ou virou espírita de uma hora para outra e esquece dos outros bilhões de pessoas que sequer sabem da existência dessa tal vida espiritual.

** Se o homem não concentrar seus esforços na vida "terrena", quem vai fazê-lo? Os ET´s? Maradonâ? Omar Chariff? Alguém poderia explicar?

*** Se a "providencia" (não seria a previdência?) nos colocaou na terra apenas para trabalhar, o que mais ela quer?

Por enquanto é isso. Aguardamos as respostas ou argumentações ou outras perguntas dos colegas.

Abraços

Imagem

Botanico

Mensagem por Botanico »

Johnny escreveu:Acho que complicou mais dividir os links então, vamos ficar tudo numa coisa só mesmo.

Sem problemas, mas o questionário anterior já foi respondido no outro.

Johnny escreveu: Quanto aos termos em destaque eu pergunto:

* À quem esta idéia é CLARA e PRECISA? Novamente Kardec insiste em crer que muita gente leu o ESE ou virou espírita de uma hora para outra e esquece dos outros bilhões de pessoas que sequer sabem da existência dessa tal vida espiritual.

Por IDÉIA CLARA E PRECISA, entendemos que se trata daquela que responde ao maior número de questões e tapa mais buracos. Não pretendemos que ela seja perfeita e completa, mas que é melhor do que as outras. O Cristianismo, nas suas diversas denominações, deixam sem resposta algumas questões fundamentais. Como por exemplo:
1) A causa do sofrimento humano sem que este tenha contribuído para ele. Atribui-se ao pecado de Adão e Eva, ou seja, sofremos por conta da burrada de pecadores ancestrais. Será isso algo justo?

2) Diz que os salvos são aqueles que aceitam a Cristo como Salvador, mas como ficam os que nunca ouviram falar do tal Cristo? Como ficam aqueles que ouviram, mas tal doce mensagem lhes foi passada por escravagistas desumanos, levando-os a aceitá-la na aparência, mas a rejeitando no íntimo?

3) Qual é a sorte das crianças falecidas ainda muito jovens, sem terem tido condições de decidir se aceitavam o Cristo ou não? Irão elas para o Céu ou Inferno?

4) Uma pessoa boa e honesta, que levou uma vida normal na sociedade, mas foi um bom muçulmano, de acordo com a fé cristã, passará a eternidade no Inferno, pois rejeitou a Cristo. Já se Josef Stalin ou Mao Tsé Tung, ao fim de suas desumanas vidas, houvessem aceitado a Cristo, seriam salvos e iriam para o Céu feito anjinhos, conforme me confirmou um evangélico. Seus crimes e atrocidades seriam convertidos em nada. Será isso justo?

Johnny escreveu: ** Se o homem não concentrar seus esforços na vida "terrena", quem vai fazê-lo? Os ET´s? Maradonâ? Omar Chariff? Alguém poderia explicar?

Obviamente trata-se de se concentrarmos nesta vida no que é necessário para a nossa sobrevivência. Entretanto, o questionamento é que também devemos ir além disso, cuidando de nosso melhoramento moral e espiritual. Resumindo: praticar a caridade (que não é sinônimo de filantropismo).

Johnny escreveu: *** Se a "providencia" (não seria a previdência?) nos colocaou na terra apenas para trabalhar, o que mais ela quer?

Que trabalhemos... em ambos os sentidos: aqui e lá, no espiritual.

Por enquanto é isso. Aguardamos as respostas ou argumentações ou outras perguntas dos colegas.

Abraços[/quote]

Johnny

Mensagem por Johnny »

Johnny escreveu:

--------------------------------------------------------------------------------
e- O espiritismo veio completar ...o ensinamento. Aqui a coisa pega. Primeiro, mesmo que se tenha dito tudo por supostos espíritos, quem vai dar a legitimidade de tudo isso? Os próprios espíritos? Kardec? A igreja ABCD? A bíblia? O Encosto?

FIM da citação

Botanico escreveu:
Isso é importante? Faz falta? O problema então é SÉRIO, pois desconheço qualquer entidade que possa legitimar esse tipo de coisa...

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Botânico, claro que é importante, que pergunta? Então aparece um fantasma na minha frente e diz que não devo acreditar em nada do que me disseram por milhares de anos e devo engolir assim?
E pior, levando em consideração que podemos estar constantemente sendo "obssediados e manipulados", como deixar este pequeno "detalhe" de lado?

Quanto a "alguém" legitimar, bem, Jesus ou Deus, sendo poderosos como são poderiam...ou não?

Abraços!

Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Johnny escreveu:* À quem esta idéia é CLARA e PRECISA? Novamente Kardec insiste em crer que muita gente leu o ESE ou virou espírita de uma hora para outra e esquece dos outros bilhões de pessoas que sequer sabem da existência dessa tal vida espiritual.

** Se o homem não concentrar seus esforços na vida "terrena", quem vai fazê-lo? Os ET´s? Maradonâ? Omar Chariff? Alguém poderia explicar?

*** Se a "providencia" (não seria a previdência?) nos colocaou na terra apenas para trabalhar, o que mais ela quer?

*Se vc notar na maior parte das religiões existe o "espiritual", o que varia é o tratamento dado a questão

**Lógico que há necessidade de se viver de forma plena a vida "terrena", só que existe uma diferença entre o "só" físico e o físico mais o espiritual

***Que vc trabalhe no físico não esquecendo o espiritual

Bjs

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Johnny escreveu:e- O espiritismo veio completar ...o ensinamento. Aqui a coisa pega. Primeiro, mesmo que se tenha dito tudo por supostos espíritos, quem vai dar a legitimidade de tudo isso? Os próprios espíritos? Kardec? A igreja ABCD? A bíblia? O Encosto?

Vc mesmo. Não é à toa que esses conhecimentos chegaram no final do século XIX, próximo a um boom no desenvolvimento do conhecimento humano.

Bjs

Johnny

Mensagem por Johnny »

Diga então Sal, trabalho todos os dias e procuro ser uma boa pessoa não prejudicando ninguém, tentando aprender com os erros e buscando me modificar a cada dia para que as pessoas gostem cada vez mais de mim e se sintam bem ao meu redor. Que raio de "ESPIRITUAL" é isso que tenho de lembrar e porque, já que este tal espiritual não dá a mínima para mim (não se comunica, não telefona, não escreve, não faz nada)???

Beijos

Johnny

Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Johnny escreveu:Diga então Sal, trabalho todos os dias e procuro ser uma boa pessoa não prejudicando ninguém, tentando aprender com os erros e buscando me modificar a cada dia para que as pessoas gostem cada vez mais de mim e se sintam bem ao meu redor. Que raio de "ESPIRITUAL" é isso que tenho de lembrar e porque, já que este tal espiritual não dá a mínima para mim (não se comunica, não telefona, não escreve, não faz nada)???

Beijos

Johnny

Apesar de não se dar conta disso, Johnny, pessoas vivem de acordo com o seu "espírito", e não se precisa obrigatoriamente ser espírita para isso ( muito pelo contrário )

Da mesma forma que vc pode estar com a televisão ligada em alto volume e não captar nada de forma consciente, a comunicação entre os dois planos se faz, mesmo que vc não se dê conta do fato. Para ouvir a televisão de forma consciente seus sentidos tem que estar na mesma sintonia, não ? :emoticon4:

Bjs

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

Johnny escreveu:Johnny escreveu:

--------------------------------------------------------------------------------

FIM da citação

Botanico escreveu:
Isso é importante? Faz falta? O problema então é SÉRIO, pois desconheço qualquer entidade que possa legitimar esse tipo de coisa...

Ninguém precisa legitimar nada. Eles se auto legitimaram, aliás como todas as outras religiõzinhas fazem.
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Johnny

Mensagem por Johnny »

Mas Sal, você disse que É necessário cuidarmos do espiritual. Eu não estou cuidando. Como fica, levando em conta o que te disse acima? Isso que eu quero que responda e não que venha com parábolas. Depois a gente fala um pouco sobre parábolas...

Bjs

Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Johnny escreveu:Mas Sal, você disse que É necessário cuidarmos do espiritual. Eu não estou cuidando. Como fica, levando em conta o que te disse acima? Isso que eu quero que responda e não que venha com parábolas. Depois a gente fala um pouco sobre parábolas...

Bjs

E quem disse que vc não está cuidando ? O que seria para vc cuidar do espiritual ?

Bjs

Trancado