Como formular um Problema
Por O Encosto da Silva
Pode até parecer, mas o processo de formular um problema não é tarefa fácil. É preciso reconhecer que o treinamento tem papel fundamental nesse processo. O treinamento é uma atividade que exige orientação, dedicação e, considerando o ato de formular um problema, o treinamento ainda é muito pouco explorado, visto que a atividade de formular um problema é restrita ao meio acadêmico.
O processo de formular um problema envolve uma gama de variáveis, que não podem, na maioria das vezes serem controladas, é o caso do fator CRIATIVIDADE.
Existem algumas condições que facilitam a tarefa de formular o problema, tais como: imersão sistemática no objeto de estudo; estudo da literatura existente; discussão com pessoas com experiência na área de interesse. Mesmo seguindo as orientações citadas, a tarefa de formular um problema de pesquisa continua para a grande maioria dos iniciantes na pesquisa cientifica uma tarefa DESAFIADORA.
Vários sentimentos e expectativas se entrelaçam, muitas vezes causando uma sensação desconfortável de perda de orientação. Como citado, o estudo da literatura e a conversa com outras pessoas são estimulantes, que atuam como clareadores dos sentidos.
Regras práticas para formular Problemas
Visando clarear e facilitar o processo de formação do conhecimento a respeito dos métodos científicos de pesquisa, serão citadas abaixo algumas regras para a atividade de formular problemas.
Um problema deve ser formulado como pergunta
Pois esta é a maneira mais fácil e direta de formular um problema. O ato de estruturar perguntas acaba possibilitando identificar o cenário que envolve o tema e aquilo que se quer pesquisar. A pergunta atua como um vetor orientando o caminho e os métodos a serem utilizados no decorrer do trabalho.
O sentido físico do trabalho é muito importante e não deve ser perdido. Isto deve também se manifestar na capacidade de discernir a parte essencial de um trabalho cientifico, sem perder nos detalhes ou nos aspectos secundários de uma técnica.
A atividade de formular um problema em forma de pergunta atua como um facilitador para que se consiga discernir o essencial do supérfluo.
Um problema deve ser claro e preciso
Estando como tema já delimitado, conhecendo os passos de como formular um problema, é preciso ficar atento para estruturar a pergunta referente ao problema, e que a mesma atenda aos requisitos, ser e clara e precisa.Clara, estabelecendo o que se pretende pesquisar e precisa identificando os elementos e instrumentos que serão utilizados no decorrer do trabalho. É desejável que seja enfatizados aspectos de síntese, mas que não se esqueça que a imaginação é mais importante que a erudição.
O problema deve ser empírico
Os problemas de pesquisa não devem envolver valores, julgamentos morais e considerações subjetivas, ponto este que invalida a pesquisa cientifica.
Ao estruturar o problema de forma empírica é preciso identificar as maneiras como será feito o processo de coleta, estudo e analise dos dados coletados.
É preciso deixar claro que os resultados alcançados são frutos de um processo de observação cientifica, onde os julgamentos de valor do pesquisador ficaram AUSENTES.
O problema deve ser suscetível de solução
No processo de formular o problema de pesquisa, é necessário que se conheça os recursos tecnológicos que serão envolvidos na solução do problema. Pois podemos estabelecer problemas que para resolvê-los não há instrumentos e técnicas desenvolvidas e apropriadas.
Também é preciso saber identificar e separar o que é CIENTÍFICO daquilo que NÃO É. Esse é um ponto, que muitas vezes, causa dúvida ao iniciante no processo de pesquisa. Pois a primeira vista, tudo parecer ser importante. Neste momento a figura de um orientador é fundamental para resolver este impasse.
O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável
É necessário que o problema estruturado identifique a dimensão a ser pesquisada traduzindo um universo delimitado e devidamente caracterizado. Fato esse, que possibilita melhor percepção acerca dos problemas, bem como possibilita clara relação dos meios de investigação a serem utilizados.
Considerações sobre o Problema de Pesquisa
Fica claro que a atividade de formular um “Problema de Pesquisa” tida como difícil, como uma barreira com alto grau de dificuldade para ser transposta, tem relação direta com os problemas na formação de cientistas, na forma como o ensino é ministrado, conforme afirma José Eduardo Gomides
Os cursos e livros de metodologia e de métodos e técnicas de pesquisa ensinam muito sobre a prática científica, mas somente aquilo que diz respeito à sua parte formalizada. José Eduardo Gomides. Os estudantes interiorizam um conjunto de regras e postulados (muitas vezes colocados pelo orientador) e, acabam esboçando um formato único, pré-moldado de fazer ciência, colocando a iniciativa, a criatividade e a imaginação em segundo plano. Em certos momentos, fica claro que tudo existe na pesquisa cientifica, menos a iniciativa e criatividade de quem faz, posto que é preciso seguir um conjunto de pontos, citar uma infinidade de autores para que a sua pesquisa seja aceita pela academia. Não ficando claro até que ponto criatividade e iniciativa são fatores componentes da pesquisa, ou se enquadram em julgamentos e conceitos de valor.
REFERÊNCIAS
1. FILHO. João Almeida Santos Domingos Parra. Metodologia Cientifica; Siciliano. São Paulo. SP, 1998. 277pg.
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http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
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