O evangelho segundo o espiritismo
Re.: O evangelho segundo o espiritismo
Gostaria de saber moça!
Se eu não sei e nem faço idéia, porque tenho que ler, acreditar, orar e vigiar?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

E pra que serve a DE então?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

- salgueiro
- Gênero: Feminino
Re: Re.: O evangelho segundo o espiritismo
Johnny escreveu:Gostaria de saber moça!
Sabe sim, só de forma inconsciente

Vc lê porque deseja, quem está te obrigando ? Por que a súbita vontade de destrinchar esse conhecimento ?
Acreditar por acreditar prá mim é simples idiotice
Como não sou muito "oreira"

O vigiai para alguns é tão natural como o ato de respirar. Sempre trabalhando limites, ora impondo a si próprio ora ampliando
Bjs
Editado pela última vez por salgueiro em 19 Jul 2006, 15:21, em um total de 1 vez.
- salgueiro
Johnny escreveu:E pra que serve a DE então?
Como fonte de ensinamentos sobre a vida espiritual
Só que não é a única fonte
Bjs
salgueiro escreveu:Johnny escreveu:E pra que serve a DE então?
Como fonte de ensinamentos sobre a vida espiritual
Só que não é a única fonte
Bjs
É mais ou menos como o seriado do Seifeld: "Sobre o nada".
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!
Johnny escreveu:Botânico, claro que é importante, que pergunta? Então aparece um fantasma na minha frente e diz que não devo acreditar em nada do que me disseram por milhares de anos e devo engolir assim?
E pior, levando em consideração que podemos estar constantemente sendo "obssediados e manipulados", como deixar este pequeno "detalhe" de lado?
Quanto a "alguém" legitimar, bem, Jesus ou Deus, sendo poderosos como são poderiam...ou não?
Abraços!
Só uma correção: ninguém me disse nada por milhares de anos, pois só tenho 48 e acho que não vamos encontrar ninguém por aqui com mais de 130 anos... Se quer atribuir ao que tem sido dito à humanidade pelos CLÉRICOS ao longo de milhares de anos, aí é outra coisa.
Pois bem, Kardec teve de lidar com fantasma em sua frente, entretanto COM UMA DIFERENÇA FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO A SEUS PREDECESSORES: ELE PODIA ARGUMENTAR E PENSAR, ACEITAR OU REJEITAR OS ENSINOS, DISCUTIR E QUEBRAR O PAU COM OS DITOS ESPÍRITOS. Tais coisas ERAM IMPENSÁVEIS em tempos idos e passados, quando os profetas tinham de receber as mensagens e acatá-las SEM DISCUSSÃO.
Falou você em Jesus e Deus. Que gracinha! Deve ser um prazer inefável ouvir a voz de Deus e ter certeza de que foi ele quem falou. Também deve ser maravilhoso achar que, ao abrir o Novo Testamento, temos ali a mensagem e ensinamento de Jesus, sem quaisquer distorções ou acomodações, contradições ou incoerências, considerando que eram transmitidos oralmente e só mais tarde se fizeram textos escritos.
Diga lá uma coisa, Johnny, se aparece um espírito na minha frente, dizendo ser um anjo (é, aparece até com asas e auréola) e que Jesus ou próprio Pai (é confuso, pois no Cristianismo há três deuses fazendo o papel de um) ordenaram-me colocar uma bomba numa mesquita para detonar na sexta-feira. Argumenta o anjo que Jesus ficou ofendido pelo fato dos muçulmanos não adorarem o dito-cujo e nem o aceitarem como Salvador. Que devo eu fazer, Johnny? Obedeço a essa ordem de Deus ou digo pro anjo ir lamber sabão? Como espírita, eu fico com a segunda opção, mas e se eu fosse cristão? Deveria obedecer?
Vou lá procurar na Bíblia alguma inspiração para decidir se obedeço ao anjo ou não e encontro lá em 1 Samuel 15:1-9 que Deus deu ordem a Saul para que massacrasse todo o povo amalequita por culpa de um incidente ocorrido 500 anos antes. Bom, então a Bíblia me diz que Deus, de fato, dá ordens para matar e então é bem provável que a ordem do anjo fosse mesmo uma ordem de Deus, considerando que há um precedente exposto no próprio livro de autoria do Divino. Livro este tido e havido como exato a infalível. Então, como cristão, vou ter de colocar a bomba na mesquita.
Ainda bem que sou espírita e o Espiritismo deixa-me bem claro que tal ordem só pode vir de espíritos malignos...
Por esse motivo, meu caro, a "legitimação" de alguma doutrina está na clareza de seus postulados, na ordenança para a prática do Bem, etc e tal. Quanto a querer o aval de outros credos, já é muita infantilidade.
É isso.
Johnny escreveu:Diga então Sal, trabalho todos os dias e procuro ser uma boa pessoa não prejudicando ninguém, tentando aprender com os erros e buscando me modificar a cada dia para que as pessoas gostem cada vez mais de mim e se sintam bem ao meu redor. Que raio de "ESPIRITUAL" é isso que tenho de lembrar e porque, já que este tal espiritual não dá a mínima para mim (não se comunica, não telefona, não escreve, não faz nada)???
Beijos
Johnny
Johnny,
Metendo a colher na conversa alheia, gostaria de expor minha opinião, embora seja um pouco desconfortável falar sobre isso, pois trabalhamos com perspectivas diferentes. Assuma, temporariamente, que Deus existe, apenas para que minha resposta faça algum sentido, ok?
Há algum tempo, fiquei sabendo que a palavra religião significava religar(-se) com Deus. Por essa definição, posso dizer que a melhor das religiões, já que todas reivindicam esse título, é a que você pratica. Pouco importa se você acredita em Deus ou não, pouco importa se você tem algum conhecimento do mundo espiritual e das relações sutis que o interligam ao mundo físico. Se você segue ou tenta seguir tudo o afirmou, isso é suficiente. Nada mais é necessário. Você está trilhando um caminho perfeito.
O que posso dizer? Continue...
Abraços.
Mas...
Botânico: Se as coisas devem mudar para melhor e deve haver a necessidade de entendimento do que Jesus disse, então porque cargas dagua os espiritos não fizeram como você disse ou seja, vamos pegar e sacudir tudo e a todos e esperar o circo pegar fogo. Agora, se foi permitido que um livro servisse de base para o conhecimento de um Deus unico, que deveria fazer que o entendimento desse Deus fôsse de misericórdia e bondade, e que ainda os homens mudassem para melhor, das duas uma: Ou tudo isso que se foi dito até hoje não passou de uma sublime e linda farsa (a biblia) ou então ela tem suas características pouco mutáveis. E sendo assim, quem a interpreta, levando em conta que nada foi feito para mudar ou deixar bem claro o entendimento dela, você está errado em mandar o anjo lamber sabão ou em acreditar que veio um Jesus na terra.
A ao Avatar, bem, isso é bem mais satisfatório do que aquele monte de regrinhas que temos de seguir no dia a dia pelas religiões. Agora, Deus não vai "punir" os que não o veneram ou os que não acreditam nele? Afinal "ninguém chegará ao pai senão por Jesus"...
Depois da argumentação, passarei para próxima parte do ESE.
Abraços
Botânico: Se as coisas devem mudar para melhor e deve haver a necessidade de entendimento do que Jesus disse, então porque cargas dagua os espiritos não fizeram como você disse ou seja, vamos pegar e sacudir tudo e a todos e esperar o circo pegar fogo. Agora, se foi permitido que um livro servisse de base para o conhecimento de um Deus unico, que deveria fazer que o entendimento desse Deus fôsse de misericórdia e bondade, e que ainda os homens mudassem para melhor, das duas uma: Ou tudo isso que se foi dito até hoje não passou de uma sublime e linda farsa (a biblia) ou então ela tem suas características pouco mutáveis. E sendo assim, quem a interpreta, levando em conta que nada foi feito para mudar ou deixar bem claro o entendimento dela, você está errado em mandar o anjo lamber sabão ou em acreditar que veio um Jesus na terra.
A ao Avatar, bem, isso é bem mais satisfatório do que aquele monte de regrinhas que temos de seguir no dia a dia pelas religiões. Agora, Deus não vai "punir" os que não o veneram ou os que não acreditam nele? Afinal "ninguém chegará ao pai senão por Jesus"...
Abraços

Johnny escreveu:A ao Avatar, bem, isso é bem mais satisfatório do que aquele monte de regrinhas que temos de seguir no dia a dia pelas religiões. Agora, Deus não vai "punir" os que não o veneram ou os que não acreditam nele? Afinal "ninguém chegará ao pai senão por Jesus"...
Abraços
Não há nada de errado em seguir regras. Quando você procura não prejudicar ninguém, aprender com os erros, tornar-se uma pessoa melhor, você está seguindo regras de conduta. É preciso apenas ficar atento e usar o filtro do discernimento para não se deixar levar por “regras” criadas por e para a conveniência de seitas e líderes religiosos. As regras que você vem seguindo, a partir de sua própria compreensão, são irretocáveis. Quisera que todos agissem assim. Por que Deus iria puni-lo? Só por não acreditar Nele? Esqueça isso.
Continuando... Jesus é um excelente caminho para se chegar a Deus, mas não é o único. Se fosse, o que seria dos muçulmanos, dos budistas, ateus, hinduístas e tantos outros? Preferências são coisas humanas, Deus está muito além disso. Aqui também o filtro é importante, e ele nos mostra que Cristo não deve ser confundido com o cristianismo.
O que é ESE?
salgueiro escreveu:
Oi Avatar
Sumido. ESE, é o Evangelho segundo o Espiritismo
Bjs
Oi, Sônia.
Eu e minha ignorância...
Sim, estive/estou um pouco afastado do fórum e essa situação deverá perdurar ainda por alguns meses. Tentarei visitá-los eventualmente, mas sem a assiduidade necessária para desenvolver um debate.
Mas é só uma fase. Um beijo.
Botanico escreveu:Johnny escreveu:Primeira perguntinha básica:
Quem disse que Moisés, Jesus e o Espiritismo é uma revelação?
Os espíritos disseram isso a Kardec ou ele entendeu assim.
O primeiro capítulo do livro "A Genese" é chamado "Carater da Revelação Espírita".
Nele Kardec finalmente assume que o Espiritismo se trata da "3a Revelação":
A terceira revelação veio numa época de emancipação e de maturidade intelectual, onde a inteligência bem desenvolvida não pode reduzir-se a um papel passivo, onde o homem não aceita nada cegamente, mas quer ver onde é conduzido, saber o por quê e o como de cada coisa, devia ser, ao mesmo tempo, o produto de ensinamento e o fruto do trabalho de pesquisa e do livre exame.
fonte: "A Genese", cap I, parágrafo 50.
No Evangelho Segundo o Espiritismo KArdec volta a carga:
Quis Deus que a nova revelação chegasse aos homens por mais rápido caminho e mais autêntico. Incumbiu, pois, os Espíritos de levá-la de um pólo a outro, manifestando-se por toda a parte, sem conferir a ninguém o privilégio de lhes ouvir a palavra.
fonte: ESE, Introdução, cap II , parágrafo 2
E o homem do "Em verdade vos digo" "diz" no prefácio do ESE:
Os Espíritos do Senhor, que são as virtudes dos Céus, qual imenso exército que se movimenta ao receber as ordens do seu comando, espalham-se por toda a superfície da Terra e, semelhantes a estrelas cadentes, vêm iluminar os caminhos e abrir os olhos aos cegos.
Eu vos digo, em verdade, que são chegados os tempos em que todas as coisas hão de ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos.
As grandes vozes do Céu ressoam como sons de trombetas, e os cânticos dos anjos se lhes associam. Nós vos convidamos, a vós homens, para o divino concerto. Tomai da lira, fazei uníssonas vossas vozes, e que, num hino sagrado, elas se estendam e repercutam de um extremo a outro do Universo.
Homens, irmãos a quem amamos, aqui estamos junto de vós. Amai-vos, também, uns aos outros e dizei do fundo do coração, fazendo as vontades do Pai, que está no Céu: Senhor! Senhor!... e podereis entrar no reino dos Céus.
O ESPÍRITO DE VERDADE
E ainda mais tarde "o" "Irmão X", "através" da "psicografia" de Chico Xavier alega que a própria Revolução Francesa e mesmo o advento de Napoleão foram eventos programados especificamente para que o Espiritismo pudesse surgir.
[ ] ´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana
Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----

Tony Montana
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----

Johnny escreveu:Mas...
Abraços
Pelo mesmo motivo pelo qual não posso ensinar bioquímica em detalhes a crianças numa creche: não vão entender nada. Então é preciso ir num geralzão e deixar que entendam isso da melhor maneira que puderem. No futuro, com mais conhecimentos acumulados ao longo dos anos de aprendizado, aí a conversa é outra.
Jesus, em se tratando de seus ensinos morais, que são os únicos aos quais o Evangelho Segundo o Espiritismo se atém, foi curto e grosso e tem que haver muito cinismo para dar-lhes uma roupagem diferente daquela que se apresentou.
Os espíritos, QUE SÃO OS HUMANOS SEM CORPO FÍSICO, não tinham, necessariamente, melhores predicados morais e intelectuais do que os encarnados em SUA ÉPOCA. Por essa razão, não se estranha que os profetas bíblicos, tidos e havidos como interlecutores de Deus, recebessem e acatassem mensagens das mais absurdas.
O seu problema, Johnny, é que você quer por a carroça na frente dos bois.
Botanico escreveu:Johnny escreveu:Mas...
Abraços
Pelo mesmo motivo pelo qual não posso ensinar bioquímica em detalhes a crianças numa creche: não vão entender nada. Então é preciso ir num geralzão e deixar que entendam isso da melhor maneira que puderem. No futuro, com mais conhecimentos acumulados ao longo dos anos de aprendizado, aí a conversa é outra.
Jesus, em se tratando de seus ensinos morais, que são os únicos aos quais o Evangelho Segundo o Espiritismo se atém, foi curto e grosso e tem que haver muito cinismo para dar-lhes uma roupagem diferente daquela que se apresentou.
Os espíritos, QUE SÃO OS HUMANOS SEM CORPO FÍSICO, não tinham, necessariamente, melhores predicados morais e intelectuais do que os encarnados em SUA ÉPOCA. Por essa razão, não se estranha que os profetas bíblicos, tidos e havidos como interlecutores de Deus, recebessem e acatassem mensagens das mais absurdas.
O seu problema, Johnny, é que você quer por a carroça na frente dos bois.
Prove tudo isso que estas dizendo. Até agora muito blablabla e nenhuma prova.
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
DarkWings escreveu:Prove tudo isso que estas dizendo. Até agora muito blablabla e nenhuma prova.
Prova ? O que é isto ?
Ou melhor, "tecnicamente não temos provas" ;)
[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana
Martinho Lutero
-----//-----

Tony Montana
Martinho Lutero
-----//-----

Johnny,
Vc conhece algum instituto de pequisa que possui equipamentos que permitem manipular geneticamente um ser vivo com precisão inimaginável como aqueles usados quando se prepara uma reencarnação ?
Que possua equipamentos que permitem visualizar cenas do passado em uma tela de TV ?
Anda de Aerobus ( uma espécie de ônibus-disco-voador que cruza os céus da cidade de Nosso Lar ? ) ?
Pois é , os ignorantes dos espíritos possuem tudo isto e muito mais.
A sim eles tb podem volitar por ai a velocidade do pensamento, o problema é que a informação que passaram sobre os planetas que visitaram está invariavelmente errada.
C'est la vie
( Desculpem pelo off topic )
[ ]´s
Vc conhece algum instituto de pequisa que possui equipamentos que permitem manipular geneticamente um ser vivo com precisão inimaginável como aqueles usados quando se prepara uma reencarnação ?
Que possua equipamentos que permitem visualizar cenas do passado em uma tela de TV ?
Anda de Aerobus ( uma espécie de ônibus-disco-voador que cruza os céus da cidade de Nosso Lar ? ) ?
Pois é , os ignorantes dos espíritos possuem tudo isto e muito mais.
A sim eles tb podem volitar por ai a velocidade do pensamento, o problema é que a informação que passaram sobre os planetas que visitaram está invariavelmente errada.
C'est la vie
( Desculpem pelo off topic )
[ ]´s
Tony Montana
Martinho Lutero
-----//-----

Tony Montana
Martinho Lutero
-----//-----

salgueiro escreveu:Oi muito sumido![]()
Bjs
Na verdade esta é uma psicografia ! :)
Beijos Sal
Tony Montana
Martinho Lutero
-----//-----

Tony Montana
Martinho Lutero
-----//-----

É, o que pega na DE é exatamente as contradições. Ora são evoluidos, ora são normais. Se existe esta "tecnologia" lááááá no "nosso lar" quem ensinou à eles? Será que Deus deu de presente prontinha e com manual do proprietário? Ou será que são resquícios dos exilados de capela? É, leio muito sim e infelizmente quanto mais leio, mais contradições encontro. Daí Botânico, vem aquela célebre frase que o próprio Kardec cita: Se a ciência (ou nossa inteligência) encontrar meios de provar o contrário, devemos nos adaptar (mudar). Eu estou fazendo o que minha inteligência procura me passar, unindo isso à aquilo.
Abraços e vamos ao próximo capítulo.

- salgueiro
Johnny escreveu:É, o que pega na DE é exatamente as contradições. Ora são evoluidos, ora são normais. Se existe esta "tecnologia" lááááá no "nosso lar" quem ensinou à eles? Será que Deus deu de presente prontinha e com manual do proprietário? Ou será que são resquícios dos exilados de capela? É, leio muito sim e infelizmente quanto mais leio, mais contradições encontro. Daí Botânico, vem aquela célebre frase que o próprio Kardec cita: Se a ciência (ou nossa inteligência) encontrar meios de provar o contrário, devemos nos adaptar (mudar). Eu estou fazendo o que minha inteligência procura me passar, unindo isso à aquilo.
Muito do que parece contradição não é, mas vc está fazendo o certo porque o importante é passar pelo crivo da SUA razão
O que se "combate" é a idéia de que ao morrermos viramos "santos" ou melhor, alçamos uma condição que não possuíamos quando encarnados. E todo cuidado é pouco, ao receber uma comunicação do outro lado
Não se esqueça ao analisar, que a "matéria" do outro lado é outra
Bjs
A única matéria que conheço bem Sal é a que tem massa. Massa de pão, de macarrão, de tomate, de sorvete... (pra quebrar o gelo, tá?)
Bijus
Bijus

CAPÍTULO 3 - HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI
Diferentes situações da alma na erraticidade
Diferentes categorias de mundos habitados
Destinação da Terra • Causa das misérias humanas
Instruções dos Espíritos: Mundos inferiores e mundos superiores
Mundos de expiações e de provas
Mundos regeneradores • Progressão dos mundos
1- Que não se perturbe vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, eu já vos teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar. E após ter ido e vos preparado o lugar, eu voltarei, e vos retomarei para mim, a fim de que lá, onde eu estiver, vós estejais também. (João, 14:1 a 3)
DIFERENTES SITUAÇÕES DA ALMA NA ERRATICIDADE
2- A casa do Pai é o Universo. As diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito e oferecem aos Espíritos que neles encarnam as moradas apropriadas ao seu adiantamento. Independentemente da variedade dos mundos, estas palavras também podem ser entendidas como o estado feliz ou infeliz do Espírito na erraticidade, conforme seu grau de pureza e se ache liberto dos laços materiais, o ambiente onde se encontre, o aspecto das coisas, as sensações que experimente, as percepções que possua, podendo tudo isso variar ao infinito. Assim é que, se uns não podem se afastar dos locais onde viveram, outros se elevam e percorrem os espaços e os mundos. Enquanto alguns Espíritos culpados perambulam sem destino nas trevas, os felizes desfrutam de uma claridade resplandecente e do sublime espetáculo do infinito. Enfim, enquanto o mau, atormentado de remorsos e de lamentações, muitas vezes só, sem consolação, separado dos objetos de sua afeição, padece torturado pelos sofrimentos morais, o justo, reunido aos que ama, goza das doçuras de uma indescritível felicidade. Portanto, lá também há muitas moradas, embora não sejam nem delimitadas, nem localizadas.
- ESE pg 47 -
Diferentes situações da alma na erraticidade
Diferentes categorias de mundos habitados
Destinação da Terra • Causa das misérias humanas
Instruções dos Espíritos: Mundos inferiores e mundos superiores
Mundos de expiações e de provas
Mundos regeneradores • Progressão dos mundos
1- Que não se perturbe vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, eu já vos teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar. E após ter ido e vos preparado o lugar, eu voltarei, e vos retomarei para mim, a fim de que lá, onde eu estiver, vós estejais também. (João, 14:1 a 3)
DIFERENTES SITUAÇÕES DA ALMA NA ERRATICIDADE
2- A casa do Pai é o Universo. As diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito e oferecem aos Espíritos que neles encarnam as moradas apropriadas ao seu adiantamento. Independentemente da variedade dos mundos, estas palavras também podem ser entendidas como o estado feliz ou infeliz do Espírito na erraticidade, conforme seu grau de pureza e se ache liberto dos laços materiais, o ambiente onde se encontre, o aspecto das coisas, as sensações que experimente, as percepções que possua, podendo tudo isso variar ao infinito. Assim é que, se uns não podem se afastar dos locais onde viveram, outros se elevam e percorrem os espaços e os mundos. Enquanto alguns Espíritos culpados perambulam sem destino nas trevas, os felizes desfrutam de uma claridade resplandecente e do sublime espetáculo do infinito. Enfim, enquanto o mau, atormentado de remorsos e de lamentações, muitas vezes só, sem consolação, separado dos objetos de sua afeição, padece torturado pelos sofrimentos morais, o justo, reunido aos que ama, goza das doçuras de uma indescritível felicidade. Portanto, lá também há muitas moradas, embora não sejam nem delimitadas, nem localizadas.
- ESE pg 47 -

Bem, até aqui nada de espetacular ou seja, se fôsse verdade isso seria o mínimo.
Caso não haja nenhum comentário, passarei ao próximo capítulo...
Abraços
Caso não haja nenhum comentário, passarei ao próximo capítulo...
Abraços

DarkWings escreveu:Prove tudo isso que estas dizendo. Até agora muito blablabla e nenhuma prova.
Ô Down, eu já desisti de apresentar provas aos céticos. Antes de mais nada tem o problema da validade da prova: ela só vale como prova, enquanto NÃO PROVAR NADA. A partir do momento em que essa prova passa a provar alguma coisa a favor do que se diz, então agora ela não vale mais como prova.
Sacou?