Como um ateu vê um crente

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Malamen
Contato:

Mensagem por Malamen »

Fernando Silva escreveu:
Malamen escreveu:4x(1-1) = 5x(1-1).

Corta as igualdades e temos

4=5

O erro está no "corta as igualdades". Não pode ser feito porque zero dividido por zero não faz muito sentido.

Eu sei... :emoticon4:

É apenas uma brincadeira... mas engana os incautos hein? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Malamen
Contato:

Mensagem por Malamen »

clara campos escreveu:É uma indeterminação (né??)

Sim Clara, é uma indeterminação. :emoticon4:
Imagem

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Minuteman escreveu:Mas, espere um pouco...qual será o fundamento que será usado para justificar uma vida que "valha a pena" ? Ora, se a vida não tem sentido, se não há um propósito para todas as coisas então que diferença faz se eu passo a vida orando, encavernado, na esculhambação ou fazendo qualquer outra coisa ?

Minute, posso somente dar-te a minha opinião... mad antes gostaria de dizer que penso que interpretaste mal o texto, porque o encaras como um postulado ateu, em vez da simples opinião ilustrada por uma alegoria que julgo ser.
Tenta compreender, para um ateu, que não acredita na existência de deuses, perder tempo a adorar, orar e seguir um ser inexistente é obviamente perda de tempo. Em portugal temos a expressão "ir à caça de gambuzinos", que é quando alguém vai, iludido, em busca de algo que não existe. Para ateus e muitos agnósticos, deus é uma gambumzino.

Para um ateu/agnóstico perseguir/adorar deuses nãoé então uma coisa que "valha a pena" porque é inútil (já que nessa prespectiva, deus não existe), e o parâmetro de coisa útil, seria talvez lutar por algo que "fosse realidade" o quê? bem... tem muito por onde escolher, muita gente passando mal, muito povo para ajudar, projectos para desenvolver, muita coisa para fazer (e adorar seres inexistentes, não nos parece obviamente a melhor).

Minuteman escreveu:Que AUTORIDADE o ateu terá para afirmar que todas essas práticas são atrasadas, são uma perda de tempo, um desperdício se ele mesmo parte do princípio que não existe um padrão de vida absoluto a ser seguido ?

Chama-se uma "opinião", não autoridade. Uma opinião mais ou menos fundamentada (dependendo do ateu), mas na verdade é uma opinião. Não acharoias ridículo aparecer agora a seita do pai natal? ou alguém, sempre que vê um arco-íris, correr em busca do seu princípio para dar com o pote de puro? aos olhos dum ateu, é tudo a mesma coisa.

Minuteman escreveu:Esse texto é uma pilha contraditória, alguém que não acredita em padrões absolutos de vida criticando o modo de vida de outras pessoas de acordo com sua visão particular. É como alguém que sabendo que gosto por frutas não é absoluto e gostando de laranja afirmar que quem gosta de morango é retrógrado e está desperdiçando sua vida, não faz o menor sentido !

Não.
Nã verdade é como ver alguém cultivando areia... a História, intuição, crença, whatever, diz-nos que é improdutivo, sempre foi e, provavelmente, sempre será.

Não percebo a dificuldade em aceitar uma opinião.
Ou talvez a dificuldade seja similiar à de alguns ateus em compreender a "fé".
Talvez se parares dois segundos e tentares imaginar que não acreditas em deus algum, e depois olhar mundo por esse prisma... talvez então nos entendas melhor :emoticon4:
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Pug

Mensagem por Pug »

adorar, rezar...meditar...

É dar seguimento ao conhece-te a ti mesmo.
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Pug

Mensagem por Pug »

Clara Campos escreveu:Talvez se parares dois segundos e tentares imaginar que não acreditas em deus algum, e depois olhar mundo por esse prisma... talvez então nos entendas melhor

Importante tentar ver pelos olhos do outro, obviamente que isso tem dois sentidos...
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Malamen
Contato:

Re.: Como um ateu vê um crente

Mensagem por Malamen »

Eu já vi os dois lados... num sentido e noutro.

Optei pelo que me parece ser mais racional e provável.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Minuteman escreveu:Fernando, quer dizer que os motivos dos regimes totalitários sempre são políticos/econômicos mas os motivos das Cruzadas eram simplesmente religiosos ? O Espírito Santo tocou no coração da endinheirada igreja Católica e por motivos puramente religiosos eles saíram a luta ?

O povão que foi ao encontro da morte numa terra estranha (como no caso da cruzada liderada por Pedro o ermitão ou a cruzada das crianças) acreditava que estava ganhando o céu. Entendo que foram enganados pela cúpula da Igreja, que tinha outros objetivos além do religioso, mas suponho que gente racional teria dito: "Tomaram Jerusalém? E daí?"

Pergunta: o que os homens-bomba ganham com seu sacrifício? Você os chamaria de "vendidos ao sistema" ou coisa assim? Você acha que eles têm interesses materialistas?
Minuteman escreveu:Esse idéia de que "combater a religião é um gesto de auto-defesa" é furada, os regimes totalitários substituíram o controle em massa religioso pelo controle em massa pela violência.

Os regimes totalitários que proíbem as religiões criam outra religião onde os líderes são os deuses e seus livros são a Bíblia.
Veja o caso de Mao e seu "livrinho vermelho".

A ameaça de um governo da IURD é real. A ameaça do ensino do criacionismo nas escolas (com o meu dinheiro) já se concretizou. A idiota da governadora do Rio gritando que "a mão pesada do meu deus vai castigar vocês" é real.
A autorização que a bancada evangélica evangélica deu às "igrejas" para que façam barulho à vontade, sem serem multadas, é real. Os projetos políticos para criar instituições para "curar" os gays, com o meu dinheiro, são reais.
O que mais você quer para se convencer?
Minuteman escreveu:Sua visão de combate religioso é no mínimo inocente, assim como seria inocente alguém combater o ateísmo para evitar estados marxistas.

Combater a religião é combater a aceitação às cegas de coisas sem prova. É combater a alienação, o irracionalismo, é defender o laicismo.

Combater o ateísmo é muito vago (a não ser para os religiosos). Eu sou ateu e sou anti-comunista. E não sou o único, como você pode ver neste fórum.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re: Re.: Como um ateu vê um crente

Malamen escreveu:Eu já vi os dois lados... num sentido e noutro.

Eu passei mais de 40 anos como católico debatendo o assunto em discussões internas (comigo mesmo), além de ler muito sobre o assunto (infelizmente, só do ponto de vista cristão).

Eu já estive do outro lado. Acho que tenho o direito de opinar sobre o que é ter fé agora que não tenho mais. Agora que me livrei do "encosto" que me impuseram na infância (e que não me faz falta nenhuma; foi um alívio, na verdade, não uma perda).

Malamen
Contato:

Mensagem por Malamen »

Sinto da mesma maneira Fernando.

Sinto um alívio e não uma perda. :emoticon4:
Imagem

Pug

Mensagem por Pug »

Malamen escreveu:Eu já vi os dois lados... num sentido e noutro.

Penso que a maioria dos ateus em algum momento terá sido teista.
Têm aparentemente de um visão mais alargada.

Teísta...ateu ( pensava eu)...teísta...afinal não dou importância, não consigo me interessar por esse ponto especifico, o de acreditar em algo mais...

É um desporto como outro qualquer!

Imagem

Naos
Contato:

Mensagem por Naos »

Pug escreveu:Penso que a maioria dos ateus em algum momento terá sido teista.

Por uma imposição da familia e da sociedade em 99,9% dos casos ;]
"A Religião é o ópio do povo - Karl Marx"
Imagem

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Fernando escreveu:Combater a religião é combater a aceitação às cegas de coisas sem prova. É combater a alienação, o irracionalismo, é defender o laicismo.

Ops ... vamos com calma

Combater a religião ? Existe uma diferença ou mesmo, um abismo entre o "combate" a religião e a defesa ao laicismo, vc acha que a defesa do laicismo é prerrogativa única e exclusiva de ateus? A base da liberdade religiosa está exatamente no laicismo do estado

Essa questão de provas é tão elástica, o que são provas para um nem chega perto de o ser para outros. Essa semana li um estudo científico que dizia que o enjôo na gravidez é uma forma de proteção para as mulheres porque a afastariam do consumo de alimentos perniciosos como o açúcar. Fui obrigada a dar umas risadas porque o enjôo na minha gravidez fez com que eu consumisse balas de leite às "toneladas" exatamente porque eram a única coisa que amenizavam o enjôo, nunca antes ou depois comi tanta bala

A alienação e a irracionalidade são características humanas e estão longe de ser unicamente encontradas em teístas, é só passear pelos tópicos aqui mesmo no RV

Bjs

Fernando Silva
Administrador
Contato:

salgueiro escreveu:Combater a religião ? Existe uma diferença ou mesmo, um abismo entre o "combate" a religião e a defesa ao laicismo, vc acha que a defesa do laicismo é prerrogativa única e exclusiva de ateus? A base da liberdade religiosa está exatamente no laicismo do estado

Os religiosos deveriam todos defender o laicismo como modo de se defender das outras religiões, mas desconfio que todos eles têm a secreta esperança de que um dia sua seita seja adotada como lei comum e imposta a todos.
salgueiro escreveu:A alienação e a irracionalidade são características humanas e estão longe de ser unicamente encontradas em teístas, é só passear pelos tópicos aqui mesmo no RV

Mas a coisa fica muito pior quando se torna um mandamento divino, num livro "sagrado".
Em resumo: "Acredite no que lhe digo, não no que seus olhos e sua razão lhe mostram".
Um alienenado por falta de oportunidade ou vontade pode se recuperar, um alienado por convicção religiosa é mais difícil.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Fernando escreveu:Os religiosos deveriam todos defender o laicismo como modo de se defender das outras religiões, mas desconfio que todos eles têm a secreta esperança de que um dia sua seita seja adotada como lei comum e imposta a todos.

Também acho que os religiosos devem defender o laicismo, não por "defesa" a outra religião e sim porque "todos" tem o direito de professar a sua fé ou não-fé sem serem marginalizados. Aquela que vê sua crença como infalível é só mais um fundamentalista que não conhece o que significa a palavra respeito

Fernando escreveu:Mas a coisa fica muito pior quando se torna um mandamento divino, num livro "sagrado".
Em resumo: "Acredite no que lhe digo, não no que seus olhos e sua razão lhe mostram".
Um alienenado por falta de oportunidade ou vontade pode se recuperar, um alienado por convicção religiosa é mais difícil.

O seletivismo acontece sempre, bons e maus ensinamentos/interpretações tem as pilhas, e cada um vai se sentir à vontade com o que é mais caro a sua personalidade. Do fundamentalismo ao alegórico

Alienado é alienado, vc só está fazendo juízo de valor

Bjs

Fernando Silva
Administrador
Contato:

salgueiro escreveu:Também acho que os religiosos devem defender o laicismo, não por "defesa" a outra religião e sim porque "todos" tem o direito de professar a sua fé ou não-fé sem serem marginalizados. Aquela que vê sua crença como infalível é só mais um fundamentalista que não conhece o que significa a palavra respeito

Todos vêem sua seita como a única verdadeira, caso contrário trocariam de seita.
O que varia de uma pessoa para outra é o respeito pelo direito de escolher diferente, não a opinião sobre a escolha dos outros.

Carlos Castelo

Mensagem por Carlos Castelo »

Pug escreveu:adorar, rezar...meditar...

Ou uma fuga da realidade!
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

Pug

Mensagem por Pug »

Carlos Castelo escreveu:

Não acredito nisso e ninguém poderá fugir para sempre...

Imagem

Pug

Mensagem por Pug »

Naos escreveu:

Se fosse ateu estaria nos 0.1%

Imagem

Carlos Castelo

Pug escreveu:
Carlos Castelo escreveu:

Não acredito nisso e ninguém poderá fugir para sempre...

Ou se enganar para sempre!

Bem, se enganar para sempre na maioria das vezes isso acontece, existem pessoas que até o último instante dos seus dias usam esse tipo de artifício, é algo a que ele já foi condicionado, doutrinado!
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Carlos Castelo escreveu:

Muitas crianças têm amigos invisíveis, que desaparecem quando elas crescem. Os deuses são os amigos invisíveis de adultos. Ou seus pais ou guias invisíveis.
Talvez seja uma necessidade psicológica.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Fernando escreveu:Todos vêem sua seita como a única verdadeira, caso contrário trocariam de seita.

Esse "todos" está longe de abranger a realidade. Citando uma realidade nossa, a quantidade de católicos com um "pé" no espiritualismo :emoticon4:

Bjs

Drago

Mensagem por Drago »

Naos escreveu:

Sim, e depois. Tu falas uma lingua porque razão?

Carlos Castelo

Fernando Silva escreveu:
Carlos Castelo escreveu:

Muitas crianças têm amigos invisíveis, que desaparecem quando elas crescem. Os deuses são os amigos invisíveis de adultos. Ou seus pais ou guias invisíveis.
Talvez seja uma necessidade psicológica.

É o mito que surge com uma nova cara em uma outra época!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

salgueiro escreveu:
Fernando escreveu:Todos vêem sua seita como a única verdadeira, caso contrário trocariam de seita.

Esse "todos" está longe de abranger a realidade. Citando uma realidade nossa, a quantidade de católicos com um "pé" no espiritualismo :emoticon4:

Bjs

Ora, a seita deles é o catolicismo com um pé no espiritualismo.
É o que eles acham que é a verdade.

E o mais ridículo é que não percebem que deixaram de ser católicos ao rejeitar alguns pontos da doutrina e adotar coisas de outras religiões.
Na cabeça deles, ainda são bons católicos.
Se a Mãe Menininha se dizia católica, o que esperar de gente assim?

Malamen
Contato:

Mensagem por Malamen »

Drago escreveu:Sim, e depois. Tu falas uma lingua porque razão?

????

Eu falo várias... o que quiseste dizer com isso? Estás a comparar uma língua com uma religião?

Deves ser crente... :emoticon12:
Imagem

Trancado