[center]Senador paraplégico dá primeiros passos após operação[/center]
O senador colombiano Jairo Clopatofsky, paraplégico há 24 anos, disse hoje que começou a dar seus primeiros passos, junto com seu filho de oito meses, após submeter-se, há um ano, a um transplante de células-tronco.
Clopatofsky, que se submeteu à operação cirúrgica de regeneração medular com células-tronco de mucosa olfatoria na Clínica Reina Sófia, em Bogotá, disse que o sucesso do experimento abre as portas para ajudar outros colombianos em situação semelhante.
O congressista, de 44 anos e que passou mais da metade de sua vida em uma cadeira de rodas devido a um acidente automobilístico, afirmou à rádio "Caracol" que os avanços médicos são notórios, embora os verdadeiros resultados devam aparecer dentro de dois anos.
"Estou aprendendo com meu bebê. Talvez em pouco tempo poderemos andar os dois, de mãos dadas", disse.
Ele explicou que está usando botas especiais que lhe ajudam a ficar de pé e dar passos, pois a sensibilidade de diversos de seus órgãos estava atrofiada.
"Sigo em tratamento especial, pois reconheço que minha recuperação foi atrasada pela campanha política" deste ano, no qual foram realizadas as eleições gerais do país, admitiu o senador.
O parlamentar apresentou há alguns meses um projeto de lei para incluir nos sistemas obrigatórios de saúde procedimentos de transplante de células tronco, que poderiam ajudar aos cerca de 800 mil incapacitados que vivem na Colômbia, a maioria deles vítimas da violência e de acidentes.
EFE
Paraplégico volta a andar
- First Knight
- Contato:
Paraplégico volta a andar
Aceito críticas destrutivas: http://odiandotudo.blogspot.com/
- Aurelio Moraes
- Contato: