O evangelho segundo o espiritismo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Botanico

Re: Re.: O evangelho segundo o espiritismo

Mensagem por Botanico »

Johnny escreveu:É, o que pega na DE é exatamente as contradições. Ora são evoluidos, ora são normais. Se existe esta "tecnologia" lááááá no "nosso lar" quem ensinou à eles? Será que Deus deu de presente prontinha e com manual do proprietário? Ou será que são resquícios dos exilados de capela? É, leio muito sim e infelizmente quanto mais leio, mais contradições encontro. Daí Botânico, vem aquela célebre frase que o próprio Kardec cita: Se a ciência (ou nossa inteligência) encontrar meios de provar o contrário, devemos nos adaptar (mudar). Eu estou fazendo o que minha inteligência procura me passar, unindo isso à aquilo.

Abraços e vamos ao próximo capítulo.

Contradição? E qual é o problema com ela? No que escreveu acima, não sei do que está falando. Evoluídos ou normais? E o que vemos no nosso mundo material aqui e agora? Ou no passado? Temos pessoas moralmente boas e outras ruins; temos os inteligentes e os panacas; os povos mandando sondas espaciais lá pro raio que o parta e outros que só sabem caçar com lanças. Que mundo contraditório esse o nosso, não?

E o mundo espiritual? É um espelho do nosso, pois os espíritos são os mesmos. Entendeu aí a suposta contradição? Mesmo nos dias de hoje, com internet, comunicação via satélite ao vivo e a cores, etc e tal, ainda assim é fácil ter idéias distorcidas sobre outros povos. Quando Emerson Fittipaldi ganhou sua primeira corrida e a impressa estrangeira ficou sabendo que era um brasileiro, Wilson, o pai dele e também repórter, foi perguntado pelos outros se no Brasil existia automóvel. Wilson Fittipaldi então respondeu:
_ Não. No Brasil não existe automóvel. O Emerson aprendeu a pilotar um Lotus F1 guiando carro-de-boi.

Assim é o mundo espiritual também, meu caro. Um espírito pode fazer um relato de suas experiências, dos locais que viu, da tecnologia a que teve acesso e daí gerar uma doutrina X; já outro pode relatar experiências diferentes e situações diferentes e aí temos a doutrina Y. E vai o mesmo para a doutrina Z.

E de fato o Espiritismo caminha com a Ciência, mas lembro-o que a Ciência é trabalho dos homens e que se afirma uma grande verdade hoje, daqui a dez anos ou menos, ela pode ter e ser modificada... O APÔ aí está com um post sobre um livro de André Luís, que nem me dei ao trabalho de ler. Se o André falou besteira, falou... muito cientista já falou asneira também, então André está em boa companhia...

Johnny
Gênero: Masculino

Mensagem por Johnny »

Botanico escreveu:
Johnny escreveu:É, o que pega na DE é exatamente as contradições...

Contradição? E qual é o problema com ela? No que escreveu acima, não sei do que está falando. Evoluídos ou normais? ...E o mundo espiritual? É um espelho do nosso, pois os espíritos são os mesmos. Entendeu aí a suposta contradição? ...E de fato o Espiritismo caminha com a Ciência, mas lembro-o que a Ciência é trabalho dos homens e que se afirma uma grande verdade hoje, daqui a dez anos ou menos, ela pode ter e ser modificada... O APÔ aí está com um post sobre um livro de André Luís, que nem me dei ao trabalho de ler. Se o André falou besteira, falou... muito cientista já falou asneira também, então André está em boa companhia...

Botânico, No Stress :emoticon1:
De que adianta se ter uma doutrina que se diz enviada pelo ESPIRITO DA VERDADE se não temos uma verdade? Mas o que me interessa saber e ainda não responderam é:
Você disse que lá é um espelho daqui. Tá, temos um aeróbus (?) que aqui não tem, entre outras coisas. Eu estou perguntando QUEM forneceu esta tecnologia à eles, já que ainda não temos aqui, entendeu?
Tem instrumentos avançadíssimos que aqui não temos. Ou estamos diante de ET´s intitulados espíritos ouo existem incoerências por aqui. Oou se afirma que lá é um espelho de cá (então acompanharia a NOSSA tecnologia ou então é outra coisa.

Abraços

E Sal, vê se lê mais!
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Leio mais o que ? Estou acompanhando o tópico :emoticon4:

Johnny, o nome do capítulo é " na casa do Pai existem muitas moradas ". Isso significa que sim, somos et!s, só que não da forma como os et!s são discutidos em via de regra

Como já havia colocado acima, não se esqueça de que a "matéria" do outro lado é outra.

Bjs

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

Botanico escreveu:
DarkWings escreveu:Prove tudo isso que estas dizendo. Até agora muito blablabla e nenhuma prova.

Ô Down, eu já desisti de apresentar provas aos céticos. Antes de mais nada tem o problema da validade da prova: ela só vale como prova, enquanto NÃO PROVAR NADA. A partir do momento em que essa prova passa a provar alguma coisa a favor do que se diz, então agora ela não vale mais como prova.
Sacou?

Não Botanicocô. Vocês não oferecem prova nenhuma porque não tem nenhuma. Aceitem sua fé e regogizem-se nela. Mas prova vocês não tem.
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Desculpe Dark, mas provas já cansaram de ser dadas, a dificuldade é o que cada um considera como provas

Bjs

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

salgueiro escreveu:
Desculpe Dark, mas provas já cansaram de ser dadas, a dificuldade é o que cada um considera como provas

Bjs

Se preciso ter fé e querer acreditar em algo, esse algo não é uma prova.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

DarkWings escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Esse é o tipo de "argumento" que não me diz nada porque fé para mim é só um sentimento que vai ser expresso de acordo com a individualidade. Está longe de ser por si, sinônimo de irracionalidade ou cegueira, vai ser expressa dessa forma se o indivíduo possuir essas características

Repito, provas existem o suficiente para aquele que deseja saber ( de verdade ) :emoticon4:

Bjs

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

salgueiro escreveu:
DarkWings escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Esse é o tipo de "argumento" que não me diz nada porque fé para mim é só um sentimento que vai ser expresso de acordo com a individualidade. Está longe de ser por si, sinônimo de irracionalidade ou cegueira, vai ser expressa dessa forma se o indivíduo possuir essas características

Repito, provas existem o suficiente para aquele que deseja saber ( de verdade ) :emoticon4:

Bjs

Deixa eu explicar:
Você chega em casa e encontra a porta arrombada. Entra e nota que a TV e o DVD estão faltando. Daí você corre até o vizinho e encontra no meio do caminho um sujeito mascarado carregando justamente uma TV e um DVD iguais aos seus.
Perguntando para ele o que ele está fazendo ele lhe diz que é representante da fábrica dos eletrônicos e que trocar os aparelhos por outros novos e mais modernos sem nenhum custo.
Perguntado sobre a máscara ele explica que a organização à que ele pertence é totalmente sem fins lucrativos e assim todos os voluntários devem permanecer incógnitos.

Assim você agradece e volta feliz para casa com o presente que vai ganhar.
Isso é fé. Fé é ser pato.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Dark escreveu:Deixa eu explicar:
Você chega em casa e encontra a porta arrombada. Entra e nota que a TV e o DVD estão faltando. Daí você corre até o vizinho e encontra no meio do caminho um sujeito mascarado carregando justamente uma TV e um DVD iguais aos seus.
Perguntando para ele o que ele está fazendo ele lhe diz que é representante da fábrica dos eletrônicos e que trocar os aparelhos por outros novos e mais modernos sem nenhum custo.
Perguntado sobre a máscara ele explica que a organização à que ele pertence é totalmente sem fins lucrativos e assim todos os voluntários devem permanecer incógnitos.

Assim você agradece e volta feliz para casa com o presente que vai ganhar.
Isso é fé. Fé é ser pato.

Essa é a sua maneira de ver a fé, e está longe de englobar a totalidade daqueles que a sentem

Ingenuidade é do ser humano

Bjs

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

E Dark, a existência do espírito não leva necessariamente a religião alguma

Bjs

Botanico

Mensagem por Botanico »

Johnny escreveu:
Botanico escreveu:
Johnny escreveu:É, o que pega na DE é exatamente as contradições...

Contradição? E qual é o problema com ela? No que escreveu acima, não sei do que está falando. Evoluídos ou normais? ...E o mundo espiritual? É um espelho do nosso, pois os espíritos são os mesmos. Entendeu aí a suposta contradição? ...E de fato o Espiritismo caminha com a Ciência, mas lembro-o que a Ciência é trabalho dos homens e que se afirma uma grande verdade hoje, daqui a dez anos ou menos, ela pode ter e ser modificada... O APÔ aí está com um post sobre um livro de André Luís, que nem me dei ao trabalho de ler. Se o André falou besteira, falou... muito cientista já falou asneira também, então André está em boa companhia...

Johnny escreveu: Botânico, No Stress :emoticon1:
De que adianta se ter uma doutrina que se diz enviada pelo ESPIRITO DA VERDADE se não temos uma verdade? Mas o que me interessa saber e ainda não responderam é:

Pilatos perguntou a Jesus: _ Mas o que é a verdade?
E ficou sem resposta. Verdade... Bem, verdade É RELATIVA. Depende de fatores e contextos dos quais, muitas vezes, não temos uma visão clara. O Espiritismo fornece relatos de espíritos sobre suas experiências e a vivência de um espírito sobre uma mesma coisa não é igual à de outro. Lá no livro O Céu e o Inferno, Kardec mostra relatos de suicidas. Havia um que dizia que não morrera e que ainda estava preso ao corpo e até sentia os vermes da terra roerem suas carnes apodrecidas; outro revivia a todo instante o momento da morte em que saltou de uma construção contra rochas; outra, que se suicidou para acompanhar seu filho falecido, mostrava-se consciente de seu estado... mas não reencontrou o filho, como queria. Como se vê, as coisas não são uniformes, mas NEM POR ISSO DEIXAM DE SER VERDADEIRAS.

Johnny escreveu: Você disse que lá é um espelho daqui. Tá, temos um aeróbus (?) que aqui não tem, entre outras coisas. Eu estou perguntando QUEM forneceu esta tecnologia à eles, já que ainda não temos aqui, entendeu?
Tem instrumentos avançadíssimos que aqui não temos. Ou estamos diante de ET´s intitulados espíritos ouo existem incoerências por aqui. Oou se afirma que lá é um espelho de cá (então acompanharia a NOSSA tecnologia ou então é outra coisa.

Abraços

E Sal, vê se lê mais!

QUEM FORNECEU A NOSSA TECNOLOGIA? Ela é fruto de um trabalho milenar, formada pouco a pouco, conforme nossas necessidades, certo? E a dos espíritos? A mesma coisa. Libertos das limitações da matéria, os espíritos podem desenvolver tecnologias mais elaboradas. Diz uma autora espiritual (Patrícia, a do livro Violetas na Janela) que há instrumentos que ela descreve por analogias, pois se PARECEM com coisas que temos por aqui, mas não são exatamente iguais. Fala inclusive de equipamentos e outras coisas AS QUAIS NÃO TEM PERMISSÃO DE NOS REVELAR.

O espírito que reencarna com a missão de trazer parte desta tecnologia para ser implantada na Terra, vem com uma intuição melhor da coisa, mas limitado pela matéria, fará o trabalho possível, com a ajuda e inspiração dos outros espíritos. Mas como está dito no Livro dos Espíritos, o TRABALHO E DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA é dele, para que também lhe pertença o mérito. Assim, portanto, os inventos não nascem prontos e acabados e são desenvolvidos à base de erros e acertos. Aprendemos mais com os erros do que com os acertos.

Entendeu?

Botanico

Mensagem por Botanico »

DarkWings escreveu:
Botanico escreveu:
DarkWings escreveu:Prove tudo isso que estas dizendo. Até agora muito blablabla e nenhuma prova.

Ô Down, eu já desisti de apresentar provas aos céticos. Antes de mais nada tem o problema da validade da prova: ela só vale como prova, enquanto NÃO PROVAR NADA. A partir do momento em que essa prova passa a provar alguma coisa a favor do que se diz, então agora ela não vale mais como prova.
Sacou?

DarkWings escreveu:Não Botanicocô. Vocês não oferecem prova nenhuma porque não tem nenhuma. Aceitem sua fé e regogizem-se nela. Mas prova vocês não tem.

Bem, os céticos me garantem que os cientistas que investigaram esse negócio de paranormal eram e são, TODOS ELES, incompetentes, incapazes, imbecis, e, quando tudo isso falha, então apelam para a canalhice. Entretanto, NENHUM CÉTICO ME PROVOU o acerto desta posição.

Ou seja, VOCÊS CÉTICOS TAMBÉM NÃO TÊM PROVAS DO QUE AFIRMAM.

Então empatou.

Johnny

Mensagem por Johnny »

DIFERENTES CATEGORIAS DE MUNDOS HABITADOS

3 Do ensinamento dado pelos Espíritos, resulta que os diversos mundos estão em condições muito diferentes uns dos outros quanto ao grau de adiantamento ou de inferioridade de seus habitantes. Dentre eles, há os que ainda são inferiores à Terra, física e moralmente, outros são do mesmo grau e ainda há outros que são mais ou menos superiores em todos os sentidos. Nos mundos inferiores a existência é toda material, as paixões reinam soberanamente, a vida moral é quase inexistente. À medida que esta se desenvolve, a influência da matéria diminui, de tal modo que, nos mundos mais avançados, a vida é, por assim dizer, toda espiritual.

4 Nos mundos intermediários há a mistura do bem e do mal, predominando um ou outro, conforme o grau de seu adiantamento. Embora não se possa fazer uma classificação rigorosa e precisa dos diversos mundos, podemos, considerando-se sua situação, destinação e características mais acentuadas, dividi-los, de uma maneira geral, desta forma: mundos primitivos, onde se dão as primeiras encarnações da alma humana; mundos de expiações e de provas, onde o mal predomina; mundos regeneradores, onde as almas que ainda vão expiar buscam novas forças, repousando das fadigas da luta; mundos felizes, onde o bem supera o mal; mundos celestes ou divinos, morada dos Espíritos puros, onde exclusivamente só reina o bem. A Terra pertence à categoria dos mundos de expiações e de provas e por isso o homem é alvo de tantas misérias.

5 Os Espíritos encarnados em um mundo não estão ligados indefinidamente a ele e não cumprem nele todas as fases progressivas que devem percorrer para chegar à perfeição. Quando atingem o grau máximo de adiantamento no mundo em que vivem, passam para um outro mais avançado e, assim, sucessivamente, até que cheguem ao estado de Espíritos puros. São de igual modo estágios, em cada um dos quais encontram elementos de progresso proporcionais ao seu adiantamento. Para eles, é uma recompensa passar para um mundo de uma ordem mais elevada, como é um castigo prolongar sua permanência em um mundo infeliz, ou ter que reencarnar num mundo ainda mais infeliz do que aquele que são forçados a deixar, por terem persistido no mal.

ESE pg 48
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Johnny

Re.: O evangelho segundo o espiritismo

Mensagem por Johnny »

Quanto ao capítulo acima:

1: Há mundos inferiores à terra. Então estes devem estar em mundos onde a vida como conhecemos possa evoluir de acordo com os parâmetros que conhecemos aqui ou seja, em ambientes similares, ou não? (Aqui caberia uma análise como a de Carl Seagan que supunha que em planetas adversos haveria vida de acordo com a atmosfera do mesmo, adaptadas ao meio). Mas gostaria de suposições.

2: Aqui temos que a Terra é um mundo de prova e expiações ou seja, não seria nem mesmo intermediário. O que seria então um mundo intermediário, já que aqui nós temos tanto o bem quanto o mal (e arrisco dizer que temos mais bem do que mal).?

3: Temos uma contradição no item 5. O espiritismo afirma que um espírito não pode regredir de seu estado, se bem que já ouvi que sim. Afinal, espiritos podem regredir ou não?

Abraços.

Imagem

Botanico

Mensagem por Botanico »

Johnny escreveu:Quanto ao capítulo acima:

1: Há mundos inferiores à terra. Então estes devem estar em mundos onde a vida como conhecemos possa evoluir de acordo com os parâmetros que conhecemos aqui ou seja, em ambientes similares, ou não? (Aqui caberia uma análise como a de Carl Seagan que supunha que em planetas adversos haveria vida de acordo com a atmosfera do mesmo, adaptadas ao meio). Mas gostaria de suposições.

Uma vez que nem temos uma definição precisa do que é a vida, então fico com o Carl. De fato, as formas e o modo de como uma forma de vida se expressa em determinado mundo é IMPOSIÇÃO DAS CONDIÇÕES DESTE MUNDO. Mesmo entre nós temos diferenças. Um peixe não sobrevive no ambiente terrestre e um gato não vive no ambiente marinho.

Johnny escreveu: 2: Aqui temos que a Terra é um mundo de prova e expiações ou seja, não seria nem mesmo intermediário. O que seria então um mundo intermediário, já que aqui nós temos tanto o bem quanto o mal (e arrisco dizer que temos mais bem do que mal).?

A Terra é um mundo intermediário sim, pois há convivência entre bons e maus. Dentre esses mundos intermediários, há os chamados de "expiações e provas", que portam espíritos com uma combinação entre racionalidades e paixões em vários graus. Os mundos de regeneração são o primeiro estágio onde os maus não têm acesso livre, mas ainda há muito o que evoluir espiritualmente.

Johnny escreveu: 3: Temos uma contradição no item 5. O espiritismo afirma que um espírito não pode regredir de seu estado, se bem que já ouvi que sim. Afinal, espiritos podem regredir ou não?

Abraços.

O ESTADO EVOLUTIVO NUNCA REGRIDE. Mas o espírito pode, em reencarnações, mudar seu estado social, sem que isso implique em prejuízo para o seu estado evolutivo.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Botânico
O ESTADO EVOLUTIVO NUNCA REGRIDE. Mas o espírito pode, em reencarnações, mudar seu estado social, sem que isso implique em prejuízo para o seu estado evolutivo.

Mas os tais "ovóides" não são espíritos que "involuiram" a ponto de chegar à tais estados?

Abraços

Imagem

Botanico

Mensagem por Botanico »

Johnny escreveu:Botânico

Mas os tais "ovóides" não são espíritos que "involuiram" a ponto de chegar à tais estados?

Abraços

Se entendi direito a explicação que me deram, os tais "ovóides" seriam espíritos que, por analogia, entram em estado de coma. Uma pessoa em coma, pode ficar assim por algum tempo e se recuperar logo ou sua recuperação é lenta e gradual.

O ovóide é algo semelhante, com a diferença que o espírito entra neste estado por fixação (em geral por ódio) que faz com que fique "voltado para si mesmo". Assim então ele perde a interatividade aos poucos, e, devido à plasticidade do corpo espiritual, sua forma também vai perdendo as projeções e aí ele fica com o formato esférico ou elipsóide.
Se neste formato ovóide ele perder a reação a estímulos externos, é a condição da "segunda morte", equivalente a um coma irreversível. Mas mesmo neste estado, o espírito mantém o que evoluiu até ali em termos de conhecimento e moral. A sua recuperação será mais lenta e difícil, passando a reencarnar em vários estágios degenerados (muitas vezes fetos inviáveis) até finalmente sair do estágio ovóide.
Então, como alguém que se recupera do coma gradualmente, ele vai relembrando suas situações passadas.

É isso.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Você está então dizendo que estes tais ovóides estão assim por vontade própria?

Imagem

Botanico

Mensagem por Botanico »

Johnny escreveu:Você está então dizendo que estes tais ovóides estão assim por vontade própria?

Sim, de certa forma. Um cara fumante, daqueles que apaga a bituca já acendendo o outro cigarro, sabe dos malefícios do fumo, mas ele adora esse vício e vai fumar até que o corpo peça arrego. Aí, quando estiver com o câncer na garganta, ou nos pulmões ou com qualquer outro problema advindo do vício, não adianta se queixar e dizer que não era isso o que queria que acontecesse...

Com o espírito dominado pelo ódio ou outra fixação egoísta qualquer, pode virar um ovóide por "vontade própria".

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Acho que essa "transformação" acontece por trauma violento

Bjs

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Espíritas e suas desculpas retardadas mentais de sempre.Os velhos dogmas religiosos, tão imbecis quanto os dos evangélicos.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Já "ouvi" falar em ostracismo mas isto é ridículo! :emoticon16:
Mas "quem" em sã consciência iria querer virar um OVO? Dê-nos exemplos, espíritas!

Imagem

Botanico

Mensagem por Botanico »

Johnny escreveu:Já "ouvi" falar em ostracismo mas isto é ridículo! :emoticon16:
Mas "quem" em sã consciência iria querer virar um OVO? Dê-nos exemplos, espíritas!

Não reparou no meu exemplo do fumante? Que fumante quer morrer de câncer no pulmão ou nas vias respiratórias? Acredito que nenhum, mas se ele acha que o vício compensa o risco...

A mesma coisa é o espírito que se torna ovóide. Ele certamente não iria querer que isso acontecesse, mas se segue os passos que o levam a isso, pois acha melhor a sua idéia fixa do que encarar a situação de outra forma...

E quer exemplos ou mais informações? Então busque-as, já que o interessado é você.

Hrrr

Mensagem por Hrrr »

Johnny escreveu:DIFERENTES CATEGORIAS DE MUNDOS HABITADOS

3 Do ensinamento dado pelos Espíritos, resulta que os diversos mundos estão em condições muito diferentes uns dos outros quanto ao grau de adiantamento ou de inferioridade de seus habitantes. Dentre eles, há os que ainda são inferiores à Terra, física e moralmente, outros são do mesmo grau e ainda há outros que são mais ou menos superiores em todos os sentidos. Nos mundos inferiores a existência é toda material, as paixões reinam soberanamente, a vida moral é quase inexistente. À medida que esta se desenvolve, a influência da matéria diminui, de tal modo que, nos mundos mais avançados, a vida é, por assim dizer, toda espiritual.

4 Nos mundos intermediários há a mistura do bem e do mal, predominando um ou outro, conforme o grau de seu adiantamento. Embora não se possa fazer uma classificação rigorosa e precisa dos diversos mundos, podemos, considerando-se sua situação, destinação e características mais acentuadas, dividi-los, de uma maneira geral, desta forma: mundos primitivos, onde se dão as primeiras encarnações da alma humana; mundos de expiações e de provas, onde o mal predomina; mundos regeneradores, onde as almas que ainda vão expiar buscam novas forças, repousando das fadigas da luta; mundos felizes, onde o bem supera o mal; mundos celestes ou divinos, morada dos Espíritos puros, onde exclusivamente só reina o bem. A Terra pertence à categoria dos mundos de expiações e de provas e por isso o homem é alvo de tantas misérias.

5 Os Espíritos encarnados em um mundo não estão ligados indefinidamente a ele e não cumprem nele todas as fases progressivas que devem percorrer para chegar à perfeição. Quando atingem o grau máximo de adiantamento no mundo em que vivem, passam para um outro mais avançado e, assim, sucessivamente, até que cheguem ao estado de Espíritos puros. São de igual modo estágios, em cada um dos quais encontram elementos de progresso proporcionais ao seu adiantamento. Para eles, é uma recompensa passar para um mundo de uma ordem mais elevada, como é um castigo prolongar sua permanência em um mundo infeliz, ou ter que reencarnar num mundo ainda mais infeliz do que aquele que são forçados a deixar, por terem persistido no mal.

ESE pg 48

ficçao tosca do carai
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL... :emoticon266:

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...

plante uma arvore por dia com um clic

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

O Evangelho segundo o Espiritismo = Uma bobabem segundo outra bobagem.

Trancado