Good and Evil
Good and evil are seen as inherent to human nature because they are both manifestations of our pursuit of perfection. "Good" things come from the use of intellect while "bad" things come from the prevalence of instinct; which leads to the conclusion, not present textually in Kardec, that nature, being unintelligent is inherently "evil" (or at the very least, unmoral).
http://en.wikipedia.org/wiki/The_Genesi ... _Spiritism
Eu noto com frequência as seguintes posturas por parte de espíritas:
1) Espíritas costumam endemonizar processos naturais ateleológicos ("o acaso!"), sempre precisa existir uma ordem além do cosmos para imbuir esses processos de sentido
2) Espíritas renegam as capacidades do tecido cerebral (consideram um mero vasilhame, como toda "carne fraca")
3) Espíritas não consideram que a mente faz parte da Natureza
4) Espíritas gostam muito de frisar as diferenças entre o intelecto humano e o dos outros animais (muitos sentem repulsa quando se refere ao homem como um animal), adorando dicotomias "racionalismo x irracionalismo", "espírito x instinto"
5) Espíritas também proclamam a existência de reinos sobrenaturais onde a justiça impera e humanos tem conhecimento do que realmente são (gostam muito de ameaçar não-espíritas com comentários do tipo "você vai tomar um susto quando desencarnar")
Ora, todos esses conceitos são intimamente parecidos com os pilares das religiões gnósticas que imperaram entre o século 0 e 5 do nosso tempo, em especial a concepção de que a materia é ruim e que humanos são seres divinos aprisionados na matéria, não podendo ter conhecimento do que realmente são e precisando buscar esse conhecimento fora deste Universo.
Agora tudo faz mais sentido.