ESMOLA

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Carlos Castelo

ESMOLA

Mensagem por Carlos Castelo »

"ESMOLA "
" DAI ANTES ESMOLA DO QUE TIVERDES." - JESUS
A palavra do Senhor está sempre estruturada em luminosa beleza que não podemos perder de vista.

No capítulo da esmola, a recomendação do Mestre, dentro da narrativa de Lucas, merece apontamentos especiais.

"Dai antes esmola do que tiverdes."

Dar o que temos é diferente de dar o que detemos.

A caridade é sublime em todos os aspectos sob os quais se nos revele e em circunstância alguma devemos esquecer a abnegação admirável daqueles que distribuem pão e agasalho, remédio e socorro para o corpo, aprendendo a solidariedade e ensinando-a.

É justo, porém, salientar que a fortuna ou a autoridade são bens que detemos provisoriamente na marcha comum e que, nos fundamentos substanciais da vida, não nos pertencem.

O Dono de todo o poder e de toda a riqueza no Universo é Deus, nosso Criador e Pai, que empresta recursos aos homens, segundo os méritos ou as necessidades de cada um.

Não esqueçamos, assim, as doações de nossa esfera íntima e perguntemos a nós mesmos:

Que temos de nós próprios para dar?

Que espécie de emoção estamos comunicando aos outros?

Que reações provocamos no próximo?

Que distribuímos com os nossos companheiros de luta diária?

Qual é o estoque de nossos sentimentos?

Que tipo de vibrações espalhamos?

Para difundir a bondade ninguém precisa cultivar riso estridente ou sorrisos baratos, mas, para não darmos pedras de indiferença aos corações famintos de pão e de fraternidade, é indispensável amealhar em nosso espírito as reservas da boa compreensão, emitindo o tesouro da amizade e entendimento que o Mestre nos confiou em serviço ao bem de quantos nos rodeiam, perto ou longe.

É sempre reduzida a caridade que alimenta o estômago, mas que não esquece a ofensa, que não se dispõe a servir diretamente ou que não acende luz para a ignorância.

O aviso do Instrutor Divino nas anotações de Lucas significa: dai esmola de vossa vida íntima, ajudai por vós mesmo, oportunidade de crescimento e elevação com os vossos semelhantes, sede irmãos dedicados ao próximo, porque, em verdade, o amor que se irradia em bênçãos de felicidade e trabalho, paz e confiança, é sempre a dádiva maior de todas.

MENSAGEM DE EMMANUEL
PSICOGRAFADA POR FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER.
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

Lúcifer
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: ESMOLA

Mensagem por Lúcifer »

Dependendo das condições da pessoa, eu até dou uma esmola mas eu prefiro as sábias palavras de Jesus:
"Se você der um peixe para uma pessoa necessitada, ela matará a fome naquele dia mas, se você o ensinar a pescar, ele terá o que comer sempre."
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Dependendo das condições da pessoa, eu até dou uma esmola mas eu prefiro as sábias palavras de Jesus:
"Se você der um peixe para uma pessoa necessitada, ela matará a fome naquele dia mas, se você o ensinar a pescar, ele terá o que comer sempre."
É mais ou menos isso.
Imagem

darthvader
Contato:

Mensagem por darthvader »

Concordo com o Lucifer!!
Religião à parte, ensinamentos à parte, com certeza o "dar esmola" não ajuda a pessoa, pelo contrário, fomenta um mercado paralelo onde até mesmo crianças são exploradas!!!!

Uhu! :emoticon3: ®
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Ei Darth, você já viu aqueles vendedores informais? Aqueles que entram nos ônibus e vagões de trens e metrôs para venderem balas, chocolates, etc?
O governo sempre fala para não comprar nada deles e até tomam os seus produtos mas eu prefiro comprar algo deles pois, pelo menos eles estão trabalhando...estão se virando. É melhor do que se eles estivessem roubando ou assaltando.
Sei que alguns foristas falarão que o certo seria ter emprego para todos e concordo com eles mas, acredito que nem em países mais desenvolvidos, a questão do desemprego está resolvido.
Imagem

darthvader
Contato:

Re: Re.: ESMOLA

Mensagem por darthvader »

Lúcifer escreveu:Ei Darth, você já viu aqueles vendedores informais? Aqueles que entram nos ônibus e vagões de trens e metrôs para venderem balas, chocolates, etc?
O governo sempre fala para não comprar nada deles e até tomam os seus produtos mas eu prefiro comprar algo deles pois, pelo menos eles estão trabalhando...estão se virando. É melhor do que se eles estivessem roubando ou assaltando.
Sei que alguns foristas falarão que o certo seria ter emprego para todos e concordo com eles mas, acredito que nem em países mais desenvolvidos, a questão do desemprego está resolvido.

Claro que ja vi.. e com certeza já comprei!!
É mais ou menos o mesmo pensamento: O cara tá trabalhando, tá se esforçando par levar um dinheiro pra casa!!!
Podia estar roubando, ou frequentando alguma igreja evangélica esperando Deus prover!!!!

Eu concordo com o Governo em acabar com a informalidade, a hora que ele puder cumprir com as metas de combate ao desemprego!!!
Chutar o caixote que o pobre vende cigarros não é solução pra informalidade! Mas redução de encargos trabalhistas, incentivos fiscais e qualquer coisa que beneficie o empregador e incentive a contratar, sim!!!! Isso sim é medida!

No que depender de mim, continuo não dando esmolas e desprezando aquelas crianças (não elas, mas a mãe que as coloca lá). fazendo a minha parte para não incentivar esta prática! este abuso infantil!

Agora trabalhadores informais, estes eu admiro! E no que eu puder, incentivo, pois se o governo não faz a parte deles, estes caras estão fazendo, batalhando e de um forma honesta (mesmo que driblando tributação), vivendo!!

uhu! :emoticon3: ®
Imagem

Carlos Castelo

O aviso do Instrutor Divino nas anotações de Lucas significa: dai esmola de vossa vida íntima, ajudai por vós mesmo, oportunidade de crescimento e elevação com os vossos semelhantes, sede irmãos dedicados ao próximo, porque, em verdade, o amor que se irradia em bênçãos de felicidade e trabalho, paz e confiança, é sempre a dádiva maior de todas.

Quando se fala em dar esmola na bíblia significa literalmente dar o que tem, é isso que manda jesus!

No contexto do texto arrumadinho e cheio de apelos emocionais ele completa com o que jesus não disse!
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.

Carlos Castelo

darthvader escreveu:

No que depender de mim, continuo não dando esmolas e desprezando aquelas crianças (não elas, mas a mãe que as coloca lá). fazendo a minha parte para não incentivar esta prática! este abuso infantil!

Encaro tal situação também dessa maneira!

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Carlos Castelo escreveu:
darthvader escreveu:

Encaro tal situação também dessa maneira!

O problema é que nem sempre aquelas crianças são filhas daquelas mulheres fudidas que ficam sentadas a vista das pessoas. Ou mesmo aquelas crianças de colo.

Muitas vezes essas crianças são alugadas para que o adulto mal carater possa explorá-las. Ou seja, as crianças são exploradas duas vezes: Pelas pessoas que as aluga e pelos pais que os alugaram.
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Não dou esmolas. Apoio qualquer trabalho informal pois sei o que é ficar sem emprego. Mas se eu souber de alguém que realmente precise de alguma coisa (como já precisei) procuro ajudar comom puder. Já os TJ... :emoticon12:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Trancado