Doação de órgãos?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Mussolim Bucetê

Doação de órgãos?

Mensagem por Mussolim Bucetê »

“Não dôo os meus olhos, pois tenho medo de quando chegar no céu eu ficar cega”.
:emoticon12:
Isso ai foi o que uma amiga minha, católica (Já imaginou se fosse evangélica?), me disse ontem. Pensando nisso resolvi saber quem aqui é doador de órgãos e se existe alguém contra a doação de órgãos aqui.

(Pode ser que esse assunto tenha sido postado antes, mas não tenho o conhecimento disso)
Números 15; Oséias 13:16; Deuteronômio 13; Numeros 16:49; Numeros 25:9; Numeros 21:35 Numeros 21:35; Numeros 25:4; Juízes 14:19; Josué 10:11.
“Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê, pois nunca rejeite a opinião de alguém só porque é diferente da sua. Os dois podem estar errados...”

Aurelio Moraes
Contato:

Re.: Doação de órgãos?

Mensagem por Aurelio Moraes »

Sou plenamente a favor.
E a sua amiga é burra, pois ela deveria saber que no céu temos um corpo glorioso, que não tem e nem precisa dos orgãos que tínhamos enquanto vivos na Terra.
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Mussolim Bucetê

O legal seria ela doar o coração e chegar no céu morta. :emoticon12: :emoticon12:
Números 15; Oséias 13:16; Deuteronômio 13; Numeros 16:49; Numeros 25:9; Numeros 21:35 Numeros 21:35; Numeros 25:4; Juízes 14:19; Josué 10:11.
“Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê, pois nunca rejeite a opinião de alguém só porque é diferente da sua. Os dois podem estar errados...”

Cabula
Gênero: Masculino

Mensagem por Cabula »

Sou a favor da doação de órgãos. Acho que os crentes não tem uma opinião formada a respeito disso, cada pessoa pensa o que quer. Os TJ podem doar e receber órgãos, desde que não doam nem recebam sangue

Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

Garanto que se ela fosse cega, pensaria diferente.
É sempre assim, quando arde no da pessoa, ela muda radicalmente de opinião.

Snake

Mensagem por Snake »

Não tem o problema de existir a possibilidade de os órgãos serem retirados com a pessoa ainda viva? Já vi pessoas dizendo que essa é a razão de elas não serem doadoras.
Quidquid latine dictum sit, altum viditur.

Aurelio Moraes
Contato:

Re: Re.: Doação de órgãos?

Snake escreveu:Não tem o problema de existir a possibilidade de os órgãos serem retirados com a pessoa ainda viva? Já vi pessoas dizendo que essa é a razão de elas não serem doadoras.

Atualmente isto é MUITO improvável
A morte cerebral deve ser atestada por dois médicos.

O que é transplante?
É um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (coração, pulmão, rim, pâncreas, fígado) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas...) de uma pessoa doente (RECEPTOR) por outro órgão ou tecido normal de um DOADOR, vivo ou morto. O transplante é um tratamento que pode salvar e/ou melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.

Quem pode e quem não pode ser doador?
A doação pressupõe critérios mínimos de seleção. Idade, o diagnóstico que levou à morte clínica e tipo sangüíneo são itens estudados do provável doador para saber se há receptor compatível. Não existe restrição absoluta à doação de órgãos a não ser para aidéticos e pessoas com doenças infecciosas ativas. Em geral, fumantes não são doadores de pulmão.

Por que existe poucos doadores? Temos medo de doar?
É uma das razões, porque temos medo da morte e não queremos nos preocupar com este tema em vida. É muito mais cômodo não pensarmos sobre isso, seja porque "não acontece comigo ou com a minha família" ou "isso só acontece com os outros e eles que decidam".

Quero ser doador. O que devo fazer?
Todos nós somos doadores, desde que a nossa familia autorize. Portanto, a atitude mais importante é comunicar para a sua família o seu desejo de ser doador.

Quero ser doador. A minha religião permite?
Todas as religiões têm em comum os princípios da solidariedade e do amor ao próximo que caracterizam o ato de doar. Todas as religiões deixam a critério dos seus seguidores a decisão de serem ou não doadores de órgãos. Veja a posição de algumas:

Judaica - Nada mais judaico do que salvar uma vida
Anglicana - Doação de órgãos, um ato de amor a serviço da Vida
Católica Romana
Umbanda e cultos Afro-brasileiros
Doutrina Espírita

Quando podemos doar?
A doação de órgãos como rim, parte do fígado e da medula óssea pode ser feita em vida. Em geral, nos tornamos doadores em situação de morte encefálica e quando a nossa família autoriza a retirada dos órgãos.

O que é morte encefálica?
Morte encefálica é a parada definitiva e irreversível do encéfalo (cérebro e tronco cerebral), provocando em poucos minutos a falência de todo o organismo. É a morte propriamente dita. No diagnóstico de morte encefálica, primeiro são feitos testes neurológicos clínicos, os quais são repetidos seis horas após. Depois dessas avaliações, é realizado um exame complementar (um eletroencefalograma ou uma arteriografia).

Uma pessoa em coma também pode ser doadora?
Não. Coma é um estado reversível. Morte encefálica, como o próprio nome sugere, não. Uma pessoa somente torna-se potencial doadora após o correto diagnóstico de morte encefálica e da autorização dos familiares para a retirada dos órgãos.

Como o corpo é mantido após a morte encefálica?
O coração bate às custas de medicamentos, o pulmão funciona com a ajuda de aparelhos e o corpo continua sendo alimentado por via endovenosa.

Como proceder para doar?
Um familiar pode manifestar o desejo de doar os órgãos. A decisão pode ser dada aos médicos, ao hospital ou à Central de Transplante mais próxima.

Quem paga os procedimentos de doação?
A família não paga pelos procedimentos de manutenção do potencial doador, nem pela retirada dos órgãos. Existe cobertura do SUS (Sistema Único de Saúde) para isso.

O que acontece depois de autorizada a doação?
Desde que haja receptores compatíveis, a retirada dos órgãos é realizada por várias equipes de cirurgiões, cada qual especializada em um determinado órgão. O corpo é liberado após, no máximo, 48 horas.

Quem recebe os órgãos doados?
Testes laboratoriais confirmam a compatibilidade entre doador e receptores. Após os exames, a triagem é feita com base em critérios como tempo de espera e urgência do procedimento.

Quantas partes do corpo podem ser aproveitadas para transplante?
O mais freqüente: 2 rins, 2 pulmões, coração, fígado e pâncreas, 2 córneas, 3 válvulas cardíacas, ossos do ouvido interno, cartilagem costal, crista ilíaca, cabeça do fêmur, tendão da patela, ossos longos, fascia lata, veia safena, pele. Mais recentemente foram realizados transplantes de uma mão completa. Um único doador tem a chance de salvar, ou melhorar a qualidade de vida, de pelo menos 25 pessoas.

Podemos escolher o receptor?
Nem o doador, nem a família podem escolher o receptor. Este será sempre indicado pela Central de Transplantes. A não ser no caso de doação em vida.

Quem são beneficiados com os transplantes?
Milhares de pessoas, inclusive crianças, todos os anos, contraem doenças cujo único tratamento é um transplante. A espera por um doador, que muitas vezes não aparece, é dramática e adoece também um círculo grande de pessoas da família e de amigos.

Existe algum conflito de interesse entre os atos de salvar a vida de um potencial doador e o da retirada dos órgãos para transplante?
Absolutamente não. A retirada dos órgãos para transplante somente é considerada depois da morte, quando todos os esforços para salvar a vida de uma pessoa tenham sido realizados.

Qual a chance de sucesso de um transplante?
É alta. Mas muita coisa depende de particularidades pessoais, o que impede uma resposta mais precisa. Existe no Brasil pessoas que fizeram transplante de rim, por exemplo, há mais de 30 anos, tiveram filhos e levam uma vida normal.

Quais os riscos e até que ponto um transplante interfere na vida de uma pessoa?
Além dos riscos inerentes a uma cirurgia de grande porte, os principais problemas são infecção e rejeição. Para controlar esses efeitos o tranplantado usa medicamentos pelo resto da vida. Transplante não é cura, mas um tratamento que pode prolongar a vida com muito melhor qualidade.

Quanto custa um transplante e quem paga?
Mais de 90% das cirurgias são feitas pelo SUS. A maioria dos planos privados de saúde não cobre este tipo de tratamento, cujo custo pode variar entre R$ 5.000,00 a R$ 60.000,00.
http://www.adote.org.br/

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

Eu não doo certos órgãos nunca! Pelo menos em vida :)
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Eu troco meu pâncreas por um rim novo.

Mussolim Bucetê

Spitfire escreveu:Garanto que se ela fosse cega, pensaria diferente.

E se eu te disse que ela falou isso para um amigo meu, que é cego, inclusive tentei cadastrar ela aqui, mas parece que E-MAIL YAHOO não é aceito aqui.

o anátema

Mensagem por o anátema »

Aurelio Moraes escreveu:
Snake escreveu:Não tem o problema de existir a possibilidade de os órgãos serem retirados com a pessoa ainda viva? Já vi pessoas dizendo que essa é a razão de elas não serem doadoras.

acredito que a idéia da coisa é que, um Zézinho qualquer aí, sofre um acidente de moto; ao mesmo tempo em que havia uma pessoa de um pouco maior $orte, precisando de um órgão, aí, infelizmente, o pobre Zé acaba morrendo, pobrezinho, e doando o seu órgão para a pessoa necessitada, enquanto médicos ou talvez outras pessoas de alguma forma relacionadas com a doação do órgão podem receber doações "anônimas" de dinheiro.
Editado pela última vez por o anátema em 28 Jul 2006, 15:08, em um total de 1 vez.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Mussolim Bucetê escreveu:

E se eu te disse que ela falou isso para um amigo meu, que é cego, inclusive tentei cadastrar ela aqui, mas parece que E-MAIL YAHOO não é aceito aqui.

O que seria engraçado, visto que eu uso o mesmo email da yahoo desde os 10 anos de idade e faço parte do RéV com esse mesmo email há quase 4 anos.

o anátema

Mensagem por o anátema »

E isso da pessoa não poder escolher o receptor é comunismo
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

ímpio escreveu:E isso da pessoa não poder escolher o receptor é comunismo

:emoticon2:

Como ousa falar palavrão sem o devido respeito?

Comun*smo.

Mussolim Bucetê

Samael escreveu:
Mussolim Bucetê escreveu:

O que seria engraçado, visto que eu uso o mesmo email da yahoo desde os 10 anos de idade e faço parte do RéV com esse mesmo email há quase 4 anos.

Pois eu tentei várias vezes.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Bah, depois de morto eu não vou usar mais nada mesmo, que se dane.
Eu só gostaria que meus orgãos fossem colocados dentro de umas minas gatas. :emoticon7: :emoticon7:
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Cabula escreveu:Sou a favor da doação de órgãos. Acho que os crentes não tem uma opinião formada a respeito disso, cada pessoa pensa o que quer. Os TJ podem doar e receber órgãos, desde que não doam nem recebam sangue

Eu posso estar enganado mas eu acho que muitos TJ não doariam e nem receberiam nada por causa de seu fanatismo.
Imagem

Aurelio Moraes
Contato:

ímpio escreveu:
Aurelio Moraes escreveu:

acredito que a idéia da coisa é que, um Zézinho qualquer aí, sofre um acidente de moto; ao mesmo tempo em que havia uma pessoa de um pouco maior $orte, precisando de um órgão, aí, infelizmente, o pobre Zé acaba morrendo, pobrezinho, e doando o seu órgão para a pessoa necessitada, enquanto médicos ou talvez outras pessoas de alguma forma relacionadas com a doação do órgão podem receber doações "anônimas" de dinheiro.

Eu não vou postar de novo o texto do delírio persecutório. Chega.

Res Cogitans

Re: Doação de órgãos?

Mensagem por Res Cogitans »

Mussolim Bucetê escreveu:“Não dôo os meus olhos, pois tenho medo de quando chegar no céu eu ficar cega”.
:emoticon12:
Isso ai foi o que uma amiga minha, católica (Já imaginou se fosse evangélica?), me disse ontem. Pensando nisso resolvi saber quem aqui é doador de órgãos e se existe alguém contra a doação de órgãos aqui.

(Pode ser que esse assunto tenha sido postado antes, mas não tenho o conhecimento disso)

Eu já ouvi coisas do tipo, infelizmente para cada burro B tem um burro maior B+1.
perguntas pra ela como pessoas que morreram devoradas por tubarões, atropeladas por caminhões e carbonizadas chegam ao céu.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Cabula

Mensagem por Cabula »

Lúcifer escreveu:
Cabula escreveu:Sou a favor da doação de órgãos. Acho que os crentes não tem uma opinião formada a respeito disso, cada pessoa pensa o que quer. Os TJ podem doar e receber órgãos, desde que não doam nem recebam sangue

Eu posso estar enganado mas eu acho que muitos TJ não doariam e nem receberiam nada por causa de seu fanatismo.

Eu já conversei com alguns deles e me disseram que já estão estudando métodos de fazer cirurgia sem sangue e que assim não há problema porque a bíblia só restringe o uso do sangue

Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

darthvader
Contato:

Mensagem por darthvader »

Quer dizer, o sangue é proibido, mas um fígado inteiro por exemplo, não?????????????
Esse TJ são ridículos!!

uhu! :emoticon3: ®
Imagem

Trancado