videomaker escreveu:Fernando Silva escreveu:A pessoa que faz uma alegação extraordinária é que tem que provar o que diz. E você está fazendo uma alegação extraordinária.
Ajudaria aos céticos que proclamam este argumento especificar o que é que eles consideram como prova extraordinária.
Se você diz que se atrasou porque o pneu furou, a questão está apenas em eu acreditar na sua honestidade ou não, já que eu sei que pneus furam.
Se você diz que se atrasou porque foi abduzido por um disco voador, vai ter que apresentar provas convincentes, não apenas de que foi abduzido, mas de que discos voadores existem. E vai ter que ser mais do que fotos borradas ou filminhos fajutos com falsos ETs.
Vai ter que ser uma prova que convença, não apenas aos que acreditam em qualquer coisa, mas aos pesquisadores do mundo inteiro. Você teria, por exemplo, que nos apresentar os ETs ou nos mostrar, ao vivo e a cores, o disco voador.
Depois que a Terra virasse estação rodoviária de ETs, com naves chegando e saindo a toda hora, então você poderia afirmar que se atrasou porque foi abduzido, mas não antes.
Videomaker escreveu:c) é possível que uma prova já exista mas que seja objeto de interpretação, gerando controvérsia. Tal é verdade para algo que deixe rasto, resíduo ou marca, e que são sujeitas a qualquer interpretação.
Ninguém é obrigado a acreditar em provas sujeitas a controvérsias.
Videomaker escreveu:“Afirmações extraordinárias requerem provas extraordinárias que convençam os céticos, mas que não existam necessariamente numa realidade objetiva”.
Hein??! Como??!!
Videomaker escreveu:Por exemplo, a energia interna do corpo no chi gong (ou quigong) é mística para o ocidentais mas é uma parte natural da vida do dia-a-dia na Ásia há milhares de anos. O chi é usado, sentido e observado pelos seus praticantes tanto quanto os efeitos da gravidade são sentidos e observados por nós.
E eu ainda perco tempo refutando este tipo de "argumento".
Videomaker escreveu:
Da mesma forma, o conceito de Projeções Astrais ou das “Experiências Fora de Corpo” é extraordinário para aqueles que nunca as experimentaram, mas para aqueles que têm essas experiências regularmente, é algo normal e que sabem ser realidade.
Ou este.
Videomaker escreveu:
Da mesma forma, os nossos carros, rádios e telemóveis são extraordinários para as tribos nativas de algumas partes remotas de África, mas normais para nós.
São extraordinários, sim, mas também são demonstráveis. Se essas tribos se interessarem, podem aprender tudo a respeito e reproduzir os "fenômenos".
Isto não acontece com "projeções astrais" e coisas parecidas, que já são bem conhecidas e estudadas no mundo ocidental e das quais nunca se encontraram provas, continuando a existir apenas na cabeça de quem acredita nelas.
Videomaker escreveu:A) Ovnis: pode-se afirmar que existem provas extraordinárias para suportar a existência de ovnis, através de fotografias inexplicáveis, imagens de vídeo, testemunhas múltiplas aparições, relatórios de raptos, relatórios de radares da Força Aérea, etc. Tudo eles constituem provas convincentes para algumas pessoas, mas não para outras.
São provas convincentes para quem quer acreditar, mas não para pessoas que só acreditam depois que a coisa está bem demonstrada.
Videomaker escreveu: Embora muitas possam ser explicadas por más interpretações, fenômenos naturais, balões metereológicos, aviões, bolas de luz, luzes luminosas da terra, etc, existem muitos casos que são inexplicáveis e apresentam fatos não conhecidos de em qualquer fenômeno natural.
Pois então que permaneçam inexplicados até que sejam explicados de forma satisfatória para todos e não apenas para as "pessoas-que-acreditam-em-coisas".
Videomaker escreveu:se eu vi um ovni a pouca distância e não tinha a minha câmera e ele desapareceu, como é que eu posso ter a prova?
Pois é, não pode. Ponto final.
Videomaker escreveu:Para céticos mais duros, até uma boa prova não será suficiente, uma vez que a sua forma de pensar prefere ser fechada a descobrir e aprender.
Se fosse assim, a ciência não teria avançado tão depressa nestes últimos 100 anos. Já esses fenômenos imaginários continuam no mesmo pé de credibilidade em que se encontravam há séculos.
Videomaker escreveu:Aqueles que viveram tais experiências descrevem-nas não baseadas na fé, mas no “conhecimento intimo”. O fato deste tipo de experiências constituir uma mudança de vida torna-as “evidência extraordinária” para quem as vive simplesmente porque experiências comuns não alteram a vida das pessoas desta forma. Dizer que esta experiências de auto-autenticação e mudança de vida são pura imaginação é preciso ter, no mínimo, uma mente muito fechada, no mínimo.
Experiências pessoais não servem como prova. Testemunhos não servem como prova. Alucinações existem.
Esse blá-blá-blá todo que você copiou e colou pode ser resumido em:
"Os céticos devem ter mais boa vontade e acreditar nas pessoas que dizem que viram ou fizeram coisas que desafiam os fatos conhecidos".