Enfim, livre!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Spitfire

Mensagem por Spitfire »

salgueiro escreveu:

Tô copiando um trechinho deveras interessante

O ceticismo deve ser um instrumento e um método que inquirição para ajudar a aprender coisas e encontrar a verdade, não uma capa de defesa do paradigma ou cinismo de alguém. Duvidar das coisas e procurar respostas ajuda a aprender, mas tentar derrubar tudo o que seja fora da nossa perspectiva do mundo não é aprender. Conseqüentemente, os argumentos que critico aqui se referem a pseudo-céticos, e não verdadeiros céticos.

Ah ! O link

http://br.geocities.com/existem_espiritos/wu.html

Bjs

Qual a relevância disto para o caso em questão? :emoticon5:

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Spitfire escreveu:
salgueiro escreveu:

O ceticismo deve ser um instrumento e um método que inquirição para ajudar a aprender coisas e encontrar a verdade, não uma capa de defesa do paradigma ou cinismo de alguém. Duvidar das coisas e procurar respostas ajuda a aprender, mas tentar derrubar tudo o que seja fora da nossa perspectiva do mundo não é aprender. Conseqüentemente, os argumentos que critico aqui se referem a pseudo-céticos, e não verdadeiros céticos.

Ah ! O link

Bjs

A questão do bye, bye pro RCA é letra morta, nem entendi (tá ! entendi), o que ele veio fazer por aqui. Já estou em outro papo :emoticon4:

Bjs

DarkWings
Gênero: Masculino

Re.: Enfim, livre!

Mensagem por DarkWings »

Vá com Zeus!
Bons ventos o levem!
Já vai tarde!
Sua presensça foi breve e ainda assim longa demais!
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

Tchau, "graças a Deus"....
Fique mais um pouco, "Deus me livre"...

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

DaviDeMogi

Mensagem por DaviDeMogi »

ahhh, vão "pra" deus! :emoticon1:
Creio na morte, única amante absolutamente fiel,
Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre,
E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.

Mussolim Bucetê

Mensagem por Mussolim Bucetê »

Amém! Çó Jezus çauva! Nunca esqueçam disso!!!
Números 15; Oséias 13:16; Deuteronômio 13; Numeros 16:49; Numeros 25:9; Numeros 21:35 Numeros 21:35; Numeros 25:4; Juízes 14:19; Josué 10:11.
“Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê, pois nunca rejeite a opinião de alguém só porque é diferente da sua. Os dois podem estar errados...”

DaviDeMogi

Mensagem por DaviDeMogi »

Tava rindo com as "bobajaiadas" do "textão" postado na pagina 3. Sai rapidinho pra tomar uma agua... Não é que o desgraçado do meu gato veio e jogou terra em cima do monitor?! Por será?
Creio na morte, única amante absolutamente fiel,
Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre,
E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.

NO WAI

Mensagem por NO WAI »

Muito engraçado este Tópico. :emoticon22:
O que diria Winston Wu disto?
Pardon, nao quero ser o 666
Imagem

NO WAI

Mensagem por NO WAI »

salgueiro escreveu:
Spitfire escreveu:
salgueiro escreveu:

Ah ! O link

Bjs

A questão do bye, bye pro RCA é letra morta, nem entendi (tá ! entendi), o que ele veio fazer por aqui. Já estou em outro papo :emoticon4:

Bjs

O Winston Wu nao terá criado uma caricatura de cético e generalizou a partir da caricatura?
Imagem

Hugo

Mensagem por Hugo »

O Winston Wu tem sérios problemas mentais. Falo sério.

Procurem a biografia dele...

Aurelio Moraes
Contato:

Re: Re.: Enfim, livre!

Mensagem por Aurelio Moraes »

Dinobot escreveu:O Winston Wu tem sérios problemas mentais. Falo sério.

Por isso ele é o ídolo do vm.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Acho que não, Miguel, antes de conhecer a argumentação "cética" praticada por muitos, a minha idéia de cético era totalmente diferente. E acho que o Wu faz colocações pertinentes

O duvidar é totalmente saudável, agora o renegar por renegar do tipo não-gosto-disso, só-pode-ser-coisa-de-maluco, é tão somente uma postura reacionária que pouco tem de "científica". Já imaginou como estaríamos se esse tipo de pensamento tivesse sido dominante ? E tem gente que ainda resmunga em relação a igreja católica :emoticon16:

Bjs

NO WAI

Mensagem por NO WAI »

Eu queria que existissem espíritos. Quem nao gostaria? Acho que o que acontece é que o suficiente para uns nao é suficiente para os céticos. Há céticos tao exigentes que dá a impressao de que nao querem acreditar em algo. Mas repara que em ciencia a negaçao nao pode durar muito tempo. Mas os céticos negam as alegaçoes espiritas há mais de 100 anos. O primeiro golpe foi dado há muito tempo, por Bioquímicos como Pasteur, que rejeitaram a ideia do elan vital. A vida nao precisa de nenhum Elan para funcionar. A moderna Biologia Molecular reforçou isto.
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

NO WAI escreveu:Eu queria que existissem espíritos. Quem nao gostaria? Acho que o que acontece é que o suficiente para uns nao é suficiente para os céticos. Há céticos tao exigentes que dá a impressao de que nao querem acreditar em algo. Mas repara que em ciencia a negaçao nao pode durar muito tempo. Mas os céticos negam as alegaçoes espiritas há mais de 100 anos. O primeiro golpe foi dado há muito tempo, por Bioquímicos como Pasteur, que rejeitaram a ideia do elan vital. A vida nao precisa de nenhum Elan para funcionar. A moderna Biologia Molecular reforçou isto.

Vc gostaria que o espírito existisse ou que houvesse reencarnação ? Porque duvido muito que a idéia da reencarnação seja tão festejada, prá mim é "papo prá boi dormir" quem diz isso. Já é prá lá de complicado viver uma única existência imagina correlacionar com a anterior e posterior. Continuo preferindo um espacinho no céu católico :emoticon16:

Prá muita gente nem com certificado ISO :emoticon1:

Bjs

NO WAI

Mensagem por NO WAI »

Reencarnaçao liberal (laissez fair) sim. Mas reencarnaçao comunista (a cada um segundo o seu trabalho)... isso nao.
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Acho que o RCA foi imaturo e pretensioso. Acho que o Botânico é egoista pensando que neste espaço só existem ateus e céticos chacotistas e nem sequer parou para pensar que poderiam existir aqui pessoas interessadas em saber se existe um front de batalha no qual cada general iria defender seu território. E assim a vida vai. Quem entendeu, entendeu, quem não entendeu, paciência...

Abraços...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

salgueiro escreveu:O duvidar é totalmente saudável, agora o renegar por renegar do tipo não-gosto-disso, só-pode-ser-coisa-de-maluco, é tão somente uma postura reacionária que pouco tem de "científica". Já imaginou como estaríamos se esse tipo de pensamento tivesse sido dominante ? E tem gente que ainda resmunga em relação a igreja católica :emoticon16:

Quando eu era adolescente, católico e sem espírito crítico, acreditava em telepatia, telecinese, discos voadores. Claro que eu nunca tinha visto nada, mas, se tinha gente que dizia que viu, fez e aconteceu, então devia ser verdade. E eu queria que fosse verdade.

Só que eu cresci e percebi que as pessoas mentem ou se enganam. E que tais fenômenos nunca foram comprovados ou reproduzidos pela ciência.

Resultado: hoje acho que um dia, quem sabe, podemos vir a encontrar evidências, mas que por enquanto não há nenhuma, da mesma forma que acho que pode haver um deus, mas que por enquanto não há nenhuma evidência.

A "argumentação" desse tal de Wu é ridícula: apela para todas as falácias da lista. Entretanto, por isto mesmo, soa convincente para as pessoas-que-acreditam-em-coisas. É esse tipo de gente que decide comprar uma roupa e pergunta ao vendedor: "Que tal? Fico bem com ela?". Claro que o vendedor responde: "Sim, fica ótimo!". E o cara se "convence" (na verdade, já tinha tomado a decisão e só queria uma desculpa para justificá-la).

Por outro lado, esse cara não convence quem já está alerta para esse tipo de truque.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Spitfire escreveu:É que não aceitamos toda aquela baboseirada proselitista espírita por bem... então ele tem receio que o "criador" nos faça aceitar pela "dor", pelo sofrimento. tsc tsc.

Deus vai nos fazer sofrer muito, sofrer horrores, por muitas encarnações, para provar que nos ama.
E ai de nós se continuarmos não acreditando nele.
Um legítimo ad baculum :emoticon16:

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Fernando Silva escreveu:
Spitfire escreveu:É que não aceitamos toda aquela baboseirada proselitista espírita por bem... então ele tem receio que o "criador" nos faça aceitar pela "dor", pelo sofrimento. tsc tsc.

Deus vai nos fazer sofrer muito, sofrer horrores, por muitas encarnações, para provar que nos ama.
E ai de nós se continuarmos não acreditando nele.
Um legítimo ad baculum :emoticon16:

O pior é que quem comete o "ad baculum" acha estupidamente que vai nos convencer.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:O duvidar é totalmente saudável, agora o renegar por renegar do tipo não-gosto-disso, só-pode-ser-coisa-de-maluco, é tão somente uma postura reacionária que pouco tem de "científica". Já imaginou como estaríamos se esse tipo de pensamento tivesse sido dominante ? E tem gente que ainda resmunga em relação a igreja católica :emoticon16:

Quando eu era adolescente, católico e sem espírito crítico, acreditava em telepatia, telecinese, discos voadores. Claro que eu nunca tinha visto nada, mas, se tinha gente que dizia que viu, fez e aconteceu, então devia ser verdade. E eu queria que fosse verdade.

Só que eu cresci e percebi que as pessoas mentem ou se enganam. E que tais fenômenos nunca foram comprovados ou reproduzidos pela ciência.

Resultado: hoje acho que um dia, quem sabe, podemos vir a encontrar evidências, mas que por enquanto não há nenhuma, da mesma forma que acho que pode haver um deus, mas que por enquanto não há nenhuma evidência.

A "argumentação" desse tal de Wu é ridícula: apela para todas as falácias da lista. Entretanto, por isto mesmo, soa convincente para as pessoas-que-acreditam-em-coisas. É esse tipo de gente que decide comprar uma roupa e pergunta ao vendedor: "Que tal? Fico bem com ela?". Claro que o vendedor responde: "Sim, fica ótimo!". E o cara se "convence" (na verdade, já tinha tomado a decisão e só queria uma desculpa para justificá-la).

Por outro lado, esse cara não convence quem já está alerta para esse tipo de truque.

TODAS as pessoas mentem e/ou se enganam :emoticon4:

Bjs

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

Esse tópico é ele próprio uma falácia de apelo à piedade.
Salgueiro:
O verdadeiro ceticismo é independente do que você entende ou deixa de entender. Não é caso de não gostar ou achar algo coisa de maluco. Vocês espíritas e cristãos é que se contentam com qualquer resposta furada. Se querem ser assim que bom para vocês, mas não venham no fórum dos céticos querendo nos ensinar como devemos ser ou deixar de ser.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

DarkWings escreveu:Esse tópico é ele próprio uma falácia de apelo à piedade.
Salgueiro:
O verdadeiro ceticismo é independente do que você entende ou deixa de entender. Não é caso de não gostar ou achar algo coisa de maluco. Vocês espíritas e cristãos é que se contentam com qualquer resposta furada. Se querem ser assim que bom para vocês, mas não venham no fórum dos céticos querendo nos ensinar como devemos ser ou deixar de ser.

Ei Dark ! O novo ataque de pelancas foi do RCA não meu, as minhas estão tranquilinhas :emoticon16:

Que eu saiba isso aqui é um espaço de debates, não ? Ou é do tipo que não se pode "contrariar" porque "a minha verdade é a verdadeira, única e exclusiva" ? Lembra algo, esse tipo de postura ?

Bjs

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

É um espaço para debates chamado Religião é Veneno, ou seja, parte-se do pressuposto que religião não presta. Se alguém é religioso e vem pregar aqui tem mais é que se danar. O pensamento religioso não tem valor aqui e quem aqui o pratica está perdendo seu tempo.
Religiosos, crentes, iludidos e espiritualistas não são bem vindos aqui, principalmente quando querem fazer proselitismo.

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Dinobot escreveu:O Winston Wu tem sérios problemas mentais. Falo sério.

Eu acredito em você. Esse cara deve ser doido de pedra. E o pensamento que a Sônia postou continua sem resposta. Questionam a relevância, atacam a pessoa do autor, sua sanidade mental, mas esquecem-se de avaliar o mérito do argumento e onde ele pode ser verdadeiro.

É exatamente por aí que eu penso. A dúvida está a serviço do homem, a serviço do conhecimento. É uma ferramenta poderosa e imprescindível para todo buscador. Por essa definição, o cético é alguém com um pé à frente dos crédulos e indiscutivelmente um homem de bom senso. Esse homem não aceita verdades prontas e idéias nascidas no forno cultural que o cerca. Ele duvida daquilo que todos aceitam, expõe sua coragem, seu valor, e procura seu próprio caminho. Ele jamais se deterá, até que a Verdade seja conhecida. O problema é encontrar esse cético. Como o diamante bruto em meio à terra ordinária, eles são raros. Devo estar cometendo uma heresia geológica, mas a analogia funcionará, apesar de leiga.

Neste fórum, encontrei alguns céticos verdadeiros, e isso é matematicamente esperado em um ambiente com mais de 600 usuários. Esses poucos emprestam sua inteligência e sua sensatez à construção da imagem do RV. Fazem o trabalho pesado em nome da causa, elevando a uma condição confortável os muitos outros que não podem conquistá-la por seus próprios recursos. Estes, sempre irão acalentar com esmerado zelo a ilusão de igualdade, apenas por partilharem uma única característica comum com aqueles. Se ajustarmos o foco, veremos que não compartilham característica nenhuma, posto que desconhecem a saudável e sempre construtiva dúvida. Eivados de certeza que são, perdem o direito a ostentar a bandeira que julgam defender e que, na verdade, apenas maculam.

Felizmente, o ceticismo não precisa de bandeiras nem de heróis, e sobreviverá, mesmo sofrendo a infiltração inevitável dos pseudos. O ceticismo sobreviverá mesmo depois que um cético encontrar a verdade que inicialmente recusa, seja ela qual for, pois esse rótulo é mais do que uma camisa ou um estandarte que o tempo desintegra. É um caminho, uma escolha de vida, que trará respostas e resultados, confirmando a superioridade e eficiência dessa escolha.

Os crentes... ah, esses vão demorar muito mais. Todos eles. Os que crêem em Deus e os que crêem em si mesmos.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

DarkWings escreveu:É um espaço para debates chamado Religião é Veneno, ou seja, parte-se do pressuposto que religião não presta. Se alguém é religioso e vem pregar aqui tem mais é que se danar. O pensamento religioso não tem valor aqui e quem aqui o pratica está perdendo seu tempo.
Religiosos, crentes, iludidos e espiritualistas não são bem vindos aqui, principalmente quando querem fazer proselitismo.

Muito dark :emoticon16:

Parte do pressuposto que uma moeda só possui um lado, o negativo. Afinal, sabemos que "crença" tem para todos os gostos

Que bom que entre o dark e o white tem nuances :emoticon4:

Bjs

Trancado