salgueiro escreveu:O duvidar é totalmente saudável, agora o renegar por renegar do tipo não-gosto-disso, só-pode-ser-coisa-de-maluco, é tão somente uma postura reacionária que pouco tem de "científica". Já imaginou como estaríamos se esse tipo de pensamento tivesse sido dominante ? E tem gente que ainda resmunga em relação a igreja católica
Quando eu era adolescente, católico e sem espírito crítico, acreditava em telepatia, telecinese, discos voadores. Claro que eu nunca tinha visto nada, mas, se tinha gente que dizia que viu, fez e aconteceu, então devia ser verdade. E eu queria que fosse verdade.
Só que eu cresci e percebi que as pessoas mentem ou se enganam. E que tais fenômenos nunca foram comprovados ou reproduzidos pela ciência.
Resultado: hoje acho que um dia, quem sabe, podemos vir a encontrar evidências, mas que por enquanto não há nenhuma, da mesma forma que acho que pode haver um deus, mas que por enquanto não há nenhuma evidência.
A "argumentação" desse tal de Wu é ridícula: apela para todas as falácias da lista. Entretanto, por isto mesmo, soa convincente para as pessoas-que-acreditam-em-coisas. É esse tipo de gente que decide comprar uma roupa e pergunta ao vendedor: "Que tal? Fico bem com ela?". Claro que o vendedor responde: "Sim, fica ótimo!". E o cara se "convence" (na verdade, já tinha tomado a decisão e só queria uma desculpa para justificá-la).
Por outro lado, esse cara não convence quem já está alerta para esse tipo de truque.