Além da teoria teísta sobre a criação do universo, encontrada em muitas religiões, existem duas outras teorias:
A teoria de que o universo sempre existiu e caminha para um fim inexorável e, a teoria de que o universo surgiu através da explosão de uma espécie de ovo cósmico extremamente compactado onde nele, estava contido toda a energia que fez surgir o universo, à partir do momento 0, ou seja, um Big Bang.
Atualmente um grande número de pessoas acha que a teoria do Big Bang é a mais condizente com a verdade.
Mas, eu mesmo, tenho minhas dúvidas em relação a essa teoria, por um motivo muito simples, que me leva então, a apoiar a teoria de que o universo sempre existiu e caminha para um fim inexorável.
Se analisarmos o efeito de qualquer tipo de explosão, incluído aí o big bang, notaremos que existe uma lei inquebrantável em relação ao espalhamento da matéria e da energia pelo espaço.
Ou seja, toda a matéria e toda a energia, que estavam compactas e juntas, a partir do momento zero da explosão, começam a se afastar angularmente.
Esse afastamento, faz com que as galáxias, a cada segundo, distanciem-se uma as outras, à partir do ângulo 0 e também afastam-se uma das outras, pois seus ângulos de trajetória se abrem . Mesmo que esse ângulo inicial fosse mínimo, algo em torno de 0,1 grau, após milhares de anos, as galáxias estariam muito distantes uma das outras, sempre seguindo um ângulo aberto.
Não existe como, uma galáxia mudar seu ângulo de afastamento e de distanciamento, seja a partir do ângulo zero, seja em relação ao afastamento angular em relação às outras galáxias.
No entanto...
A galáxia de Andrômeda está em rota de colisão com nossa própria galáxia.
A nossa Via Láctea, em um futuro muito distante, se chocará com Andrômeda.
Então, tendo em vista o que expus acima, baseado em leis imutáveis da física, é pouco provável que tenha existido um big Bang, há não ser que no momento zero, não existisse apenas um ovo cósmico, mas sim, pelo menos dois ou mais, fazendo com que, em determinado momento, as rotas das galáxias se cruzem, já que estas teriam nascido de explosões diferentes e contando também que esses outros ovos cósmicos estivessem a distâncias enormes uns dos outros.
Com a palavra, os experts em física!

..."Por quê vagueias assim Gilgamech?
A vida sem fim que tu procuras,
Tu, nunca a encontrarás.
Quando os deuses criaram os homens,
Consignaram-lhes a morte,
Reservando a imortalidade unicamente para eles próprios.
Tu deves comer com prazer,
Proceder com alegria dia e noite,
Fazendo do quotidiano uma festa,
Dança e diverte-te, dia e noite,
Adopta hábitos higiénicos,
Lava-te e banha-te,
Olha com ternura o teu filho
Que te segura a mão,
Faz a felicidade da tua mulher
Apertada contra ti
Porque é através dela
Que nasce a única perspectiva dos homens"...