Da série: Dez contribuições espíritas para a humaninade!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Carlos Castelo

Re: Re.: Da série: Dez contribuições espíritas para a humani

Mensagem por Carlos Castelo »

Botanico escreveu:
Carlos Castelo escreveu:Eu simplesmente não entendo porque um espírito pra mostrar que é algo antes imaterial e agora materializado, precisa usar artíficios tão ingênuos como aparições em fotos, lenções, moldes de pafafina...

O FUNDAMENTAL da coisa é mostrar a nossa continuidade da existência, mesmo com a morte do corpo. Assim um espírito que se mostra numa foto, numa materialização (que não necessariamente é o lençol que os céticos querem acreditar que SEMPRE é), ou num molde de parafina, do qual podem ser tiradas impressões digitais ou outras características e verificadas como pertencentes àquelas da pessoa falecida, então isso já é o que interessa.

Fotos, moldes de parafina, lençóis - isso tudo é muito pouco para se chegar a uma conclusão definitiva que existe uma continuidade da consciência pós morte.

Quando jesus supostamente ressucitou e apareceu para alguns, num canto escondido, a um outro ali, tudo isso não passou de relatos de pessoas que eram seu seguidores.

Ele não apareceu pra todos, inclusive para os que o crucificaram e disse:
- Eu estou aquí, e essa é a prova de que eu ressuscitei!
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

Carlos Castelo

Re: Da série: Dez contribuições espíritas para a humaninade!

Gilghamesh escreveu:
videomaker escreveu:Não sou europeu, descendo deles, é vero, e o mais importante é que eu descendo de espanhois que viviam na região Sul da Espanha.
Por esse motivo, é extremamente provável que eu possua sangue negro correndo em minhas veias, pois a região Sul da Espanha, por longo tempo, foi dominada por sarracenos, que eram em sua grande maioria, negros e mestiços.
Me orgulho da minha origem, sou fruto da evolução e da miscigenação das raças.

E dai ? a quem interessa isso ...

Ah, mas eu já estou (te) malhando! :emoticon12:

Um dia vc chega lá ... vai tentando !!! :emoticon1:

Chego, e sei que vc demorará décadas, para chegar perto de onde já estou! :emoticon12:

Ih, acho que exiji demais de vc! :emoticon12:

..."Por quê vagueias assim Gilgamech?
A vida sem fim que tu procuras,
Tu, nunca a encontrarás.
Quando os deuses criaram os homens,
Consignaram-lhes a morte,
Reservando a imortalidade unicamente para eles próprios.
Tu deves comer com prazer,
Proceder com alegria dia e noite,
Fazendo do quotidiano uma festa,
Dança e diverte-te, dia e noite,
Adopta hábitos higiénicos,
Lava-te e banha-te,
Olha com ternura o teu filho
Que te segura a mão,
Faz a felicidade da tua mulher
Apertada contra ti
Porque é através dela
Que nasce a única perspectiva dos homens"...

Gilgha, você morre mesmo de amores pelo videomaker!

:emoticon12: :emoticon12:
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.

Chingón

Mensagem por Chingón »

Nos contributos ás artes, nada supera a religiao. Cristianismo, Budismo, Hinduismo, Gregos, Egipcios, Sumérios.

Claro que o espiritismo nao entra em nenhuma lista. Só tem alguns escritos mediocres ditados por espíritos...

Gilghamesh
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Gilghamesh »

videomaker escreveu:As vezes ate que vc me faz rir ... [/color]:emoticon1:

É claro, alguns sêres pouco evoluídos, tem essa capacidade de imitar o riso dos humanos! :emoticon12:

Tu, nunca a encontrarás.
Lava-te e banha-te,
Que te segura a mão,
Apertada contra ti
Porque é através dela
Editado pela última vez por Gilghamesh em 10 Ago 2006, 16:25, em um total de 1 vez.
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Gilghamesh
Contato:

Carlos Castelo escreveu:Gilgha, você morre mesmo de amores pelo videomaker!

:emoticon12: :emoticon12:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Tu, nunca a encontrarás.
Lava-te e banha-te,
Que te segura a mão,
Apertada contra ti
Porque é através dela
Eu Sou Gilghamesh!
.
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.

Carlos Castelo

Chingón escreveu:Nos contributos ás artes, nada supera a religiao. Cristianismo, Budismo, Hinduismo, Gregos, Egipcios, Sumérios.

Claro que o espiritismo nao entra em nenhuma lista. Só tem alguns escritos mediocres ditados por espíritos...

Será que no momento em que essas pessoas estavam pondo em prática as suas habilidades artísticas, elas não estavam, digamos assim, orientadas por um desses espíritos inclinados à arte?! :emoticon12:

Botanico

Mensagem por Botanico »

Carlos Castelo escreveu:
Botanico escreveu:
Carlos Castelo escreveu:Eu simplesmente não entendo porque um espírito pra mostrar que é algo antes imaterial e agora materializado, precisa usar artíficios tão ingênuos como aparições em fotos, lenções, moldes de pafafina...

O FUNDAMENTAL da coisa é mostrar a nossa continuidade da existência, mesmo com a morte do corpo. Assim um espírito que se mostra numa foto, numa materialização (que não necessariamente é o lençol que os céticos querem acreditar que SEMPRE é), ou num molde de parafina, do qual podem ser tiradas impressões digitais ou outras características e verificadas como pertencentes àquelas da pessoa falecida, então isso já é o que interessa.

Carlos Castelo escreveu: Fotos, moldes de parafina, lençóis - isso tudo é muito pouco para se chegar a uma conclusão definitiva que existe uma continuidade da consciência pós morte.

Seu Castelo é o seguinte: essa conclusão não se chega para quem olha superficialmente a coisa ou que tenha motivos de crença para afirmar que tudo isso nada prova.

Aqueles que se envolveram com a coisa e que obtiveram provas PESSOAIS, seja por reconhecerem nessas formas, fotos, mensagens, etc que ali estava o espírito de um parente falecido, puderam chegar à conclusão de que a continuidade da consciência após a forte é factual. Mas esse tipo de prova não é transferível. É de se analisar as circunstâncias do relato e sua consistência e considerá-lo ou não. Coisa, é óbvio, que os céticos não querem fazer, pois se escudam atrás da alegação de "evidência anedota". Relatos, para os céticos, só são válidos se avacalharem os médiuns e cientistas que os estudaram. Aí, neste caso, qualquer tolice absurda é válida, não importa o quão anedótica seja.

Carlos Castelo escreveu: Quando jesus supostamente ressucitou e apareceu para alguns, num canto escondido, a um outro ali, tudo isso não passou de relatos de pessoas que eram seu seguidores.

Ele não apareceu pra todos, inclusive para os que o crucificaram e disse:
- Eu estou aquí, e essa é a prova de que eu ressuscitei!

Como eu disse, deve-se analisar a consistência do relato para, ao menos, ver se é verossível ou não. No caso aí da ressurreição de Jesus, temos uma estorieta absurda no último capítulo de Mateus, onde os sacerdotes pedem a Pilatos (o mesmo que os desacatou ao colocar o título na cruz de Jesus, chamando-o de Rei dos Judeus) uma guarda para vigiar o túmulo, para evitar que os discípulos roubassem o corpo de Jesus e anunciassem que ele ressuscitou. Para começar, os sacerdotes teriam de ACREDITAR na lenda da ressurreição para supor isso; depois, por que eles mesmos não providenciaram os guardas? Por que pediram isso a Pilatos?

Pois bem, este arranjou os guardas e eles testemunharam a ressurreição do dito-cujo e, amedrontados, foram contar isso... aos sacerdotes. Os sacerdotes eram autoridades para o fanático povo judeu; para os romanos eles eram OTORIDADES. Se tivessem de contar a coisa, diriam ao seu centurião imediato. E o mais ridículo vem depois: os sacerdotes ofereceram uma "baba" aos guardas para que contassem que dormiram em serviço e os discípulos vieram à noite e roubaram o corpo. E até disseram para não ter medo, pois eles confirmariam o relato. Bem, o Pedro foi aprisionado anos depois e foi liberto pelos anjos dessa prisão, antes da sua execução. Que aconteceu aos guardas? Foram todos MORTOS. E o que acha que aconteceria a esses guardas se contassem que DURMIRAM EM SERVIÇO e o que deviam impedir de acontecer, aconteceu? E quem acreditaria neles? Como convencer que rolaram uma rocha de um sepulcro sem acordá-los? Como os sacerdotes iriam confirmar a mentira, se nem estavam lá?

Percebe, portanto, o quanto a história da ressurreição de Jesus é absurda? Isso aí é um típico "anekdote", termo inglês mal traduzido para "evidência anedota". Pena que os céticos querem nivelar as pesquisas mediúnicas a esse mesmo tipo de anekdote. Mas as diferenças são consideráveis:
1) As pesquisas foram feitas por cientistas QUE NEM ERAM ESPÍRITAS e, em geral, só aderiram ao Espiritismo depois de anos de pesquisa e quando chegaram à conclusão de que não havia por onde explicar os fenômenos, senão com a intervenção dos espíritos.
2) Foram CENTENAS de cientistas, muitos trabalhando de forma independente, em países diferentes, em épocas diferentes e com médiuns diferentes. E chegaram a resultados semelhantes.
3) A isso, os céticos só conseguem argumentar que os cientistas poderiam mentir. Na opinião deles isso PROVA que eles mentiram. Argumentam também que o médium podia ser um hábil farsista e, da mesma forma, isso PROVA que eram mesmo hábeis farsistas.

A única coisa que posso fazer com essa mentalidade tacanha da comunidade cética é me divertir com ela.

É isso.

DarkWings

Re.: Da série: Dez contribuições espíritas para a humaninade

Mensagem por DarkWings »

Ah mas que saco, que textos mais pro-lixos esses espíritas escrevem. Não tenho saco para ler.
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Botanico

Mensagem por Botanico »

DarkWings escreveu:Ah mas que saco, que textos mais pro-lixos esses espíritas escrevem. Não tenho saco para ler.

Então não leia. Principalmente quando não tiver argumentos para refutar.

Chingón

Mensagem por Chingón »

Os sacerdotes eram autoridades para o fanático povo judeu

Quem mandava nao era o Rei... tipo Herodes e descendencia?
Os Romanos permitiam isso. O Governador Romano só zelava para que de vez em quando fosse enviado tributo (ouro) a Roma...

Malamen
Contato:

Mensagem por Malamen »

Porque os espíritos não usam merda em vez do ectoplasma? Seria mais fácil de verificar a sua autenticidade.

Além de que adoraria ver um médium a despejar merda pela boca (não que eles não façam já isso) pra fazer um fantasma.
Imagem

Botanico

Mensagem por Botanico »

Chingón escreveu:
Os sacerdotes eram autoridades para o fanático povo judeu

Quem mandava nao era o Rei... tipo Herodes e descendencia?
Os Romanos permitiam isso. O Governador Romano só zelava para que de vez em quando fosse enviado tributo (ouro) a Roma...

A administração romana variava conforme a situação local. Se havia algum colaboracionista, ou um reino que se submetesse voluntariamente ao domínio romano, eles se tornavam "reis-clientes", continuando a governar segundo seu sistema próprio, com a diferença que tinha de pagar tributos a Roma e eventualmente colaborar nas campanhas militares. No mais, os romanos em nada interferiam no modo de vida do povo dominado.
Ouviu uma vez num filme antigo, tipo documentário, que Pilatos teria deixado claro que Roma não interfiriria na vida dos judeus, desde que não fizessem política, não tentassem rebeliões e pagassem seus impostos. Mas esse tipo de política não era praticável num povo fanaticamente religioso e que os modos de vida eram regulados na base da fé. Como admitir em seu meio criadores de porcos, gente que circulava à vontade no sábado (o máximo permitido pela lei mosaica seria 1 milha), enfim, não respeitando as determinações legais que caracterizada os hebreus como um povo escolhido de Deus? Lógico que havia tentativas de rebeliões, sejam porque os impostos estavam altos demais, seja porque os zelotes, ultrafanáticos, tentavam recuperar o domínio da Palestina e restabelecer o modo hebraico de vida.

Mas Roma não tolerava nada disso. A Palestina era dividida em 4 zonas, sendo que Herodes governava a Galiléia. Ele era de ascendência hebraica, mas nem pai (Herodes o Grande) e o filho (também Herodes), eram bem quistos pelo povão, havendo mais de uma vez solicitações a Roma para que fossem substituídos por governantes romanos indicados (como Pilatos).

De qualquer forma, os romanos obedeciam a Roma e não necessariamente ao governante local, exceto se ele fosse romano. Os sacerdotes, como disse, eram adorados pelo povo hebreu e viam neles autoridades religiosas. Já para os romanos eles nada significavam em termos de autoridades e só eram respeitados em vista de que, no caso de confronto, o povo se oporia aos romanos com mais firmeza. A tolerância com eles era apenas por motivos práticos e não por respeito.

É isso.

videomaker

Mensagem por videomaker »

Gilghamesh escreveu:
videomaker escreveu:As vezes ate que vc me faz rir ... [/color]:emoticon1:

É claro, alguns sêres pouco evoluídos, tem essa capacidade de imitar o riso dos humanos! :emoticon12:

Tu, nunca a encontrarás.
Lava-te e banha-te,
Que te segura a mão,
Apertada contra ti
Porque é através dela

Experiencia na familia ? :emoticon5:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Malamen escreveu:Porque os espíritos não usam merda em vez do ectoplasma? Seria mais fácil de verificar a sua autenticidade.

Além de que adoraria ver um médium a despejar merda pela boca (não que eles não façam já isso) pra fazer um fantasma.

Talvez ai , vc virasse medium ?
Ops , pra sair merda da tua boca nem precisa acreditar em espiritos ...
:emoticon16:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

Malamen escreveu:Porque os espíritos não usam merda em vez do ectoplasma? Seria mais fácil de verificar a sua autenticidade.

Isto chama-se verborréia... que é a massa fecal contida na cavidade inter craniana que se inflama e escorre para o aparelho fonador em forma de som.

Dai surgiu a expressão, os mérdiuns cagam pela boca. :emoticon12:

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

Se entrarem no google, em inglês (sem o .br no final), desativarem o filtro de família, imagens e procurarem pelo termo SCAT, terão vários exemplos de "materializações". :emoticon12:

ATENÇÃO: Menores de 18 anos não devem seguir estas instruções. :emoticon4:

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Spitfire escreveu:Se entrarem no google, em inglês (sem o .br no final), desativarem o filtro de família, imagens e procurarem pelo termo SCAT, terão vários exemplos de "materializações". :emoticon12:

Pode deixar que não seguirei as instruções :emoticon16:

Bjs

Gilghamesh
Contato:

videomaker escreveu:Experiencia na familia ? :emoticon5:

Não, com certeza vc não tem nenhum parentesco com meu Clã! :emoticon12:

Tu, nunca a encontrarás.
Lava-te e banha-te,
Que te segura a mão,
Apertada contra ti
Porque é através dela
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

videomaker

Gilghamesh escreveu:
videomaker escreveu:Experiencia na familia ? :emoticon5:

Não, com certeza vc não tem nenhum parentesco com meu Clã! :emoticon12:

Tu, nunca a encontrarás.
Lava-te e banha-te,
Que te segura a mão,
Apertada contra ti
Porque é através dela

Sei , por lá eles ainda não aprenderam esse estagio ...
:emoticon12:

Gilghamesh
Contato:

videomaker escreveu:[
Sei , por lá eles ainda não aprenderam esse estagio ...
:emoticon12:

Da série: Respostas videomakeanas que não dizem coisa com coisa, por falta de conhecimento da pátria lingua! :emoticon12:

Tu, nunca a encontrarás.
Lava-te e banha-te,
Que te segura a mão,
Apertada contra ti
Porque é através dela
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Carlos Castelo

Botanico escreveu:Seu Castelo é o seguinte: essa conclusão não se chega para quem olha superficialmente a coisa ou que tenha motivos de crença para afirmar que tudo isso nada prova.

Aqueles que se envolveram com a coisa e que obtiveram provas PESSOAIS, seja por reconhecerem nessas formas, fotos, mensagens, etc que ali estava o espírito de um parente falecido, puderam chegar à conclusão de que a continuidade da consciência após a forte é factual. Mas esse tipo de prova não é transferível. É de se analisar as circunstâncias do relato e sua consistência e considerá-lo ou não. Coisa, é óbvio, que os céticos não querem fazer, pois se escudam atrás da alegação de "evidência anedota". Relatos, para os céticos, só são válidos se avacalharem os médiuns e cientistas que os estudaram. Aí, neste caso, qualquer tolice absurda é válida, não importa o quão anedótica seja.

Como você disse bem, são apenas experiências pessoais, e pronto!
Não vale pra todo mundo, apenas alguns felizardos providos de muita imaginação conseguem observar coisas que dentro do senso comum são totalmente bizarras!

Botanico escreveu:Como eu disse, deve-se analisar a consistência do relato para, ao menos, ver se é verossível ou não. No caso aí da ressurreição de Jesus, temos uma estorieta absurda no último capítulo de Mateus, onde os sacerdotes pedem a Pilatos (o mesmo que os desacatou ao colocar o título na cruz de Jesus, chamando-o de Rei dos Judeus) uma guarda para vigiar o túmulo, para evitar que os discípulos roubassem o corpo de Jesus e anunciassem que ele ressuscitou. Para começar, os sacerdotes teriam de ACREDITAR na lenda da ressurreição para supor isso; depois, por que eles mesmos não providenciaram os guardas? Por que pediram isso a Pilatos?

Pois bem, este arranjou os guardas e eles testemunharam a ressurreição do dito-cujo e, amedrontados, foram contar isso... aos sacerdotes. Os sacerdotes eram autoridades para o fanático povo judeu; para os romanos eles eram OTORIDADES. Se tivessem de contar a coisa, diriam ao seu centurião imediato. E o mais ridículo vem depois: os sacerdotes ofereceram uma "baba" aos guardas para que contassem que dormiram em serviço e os discípulos vieram à noite e roubaram o corpo. E até disseram para não ter medo, pois eles confirmariam o relato. Bem, o Pedro foi aprisionado anos depois e foi liberto pelos anjos dessa prisão, antes da sua execução. Que aconteceu aos guardas? Foram todos MORTOS. E o que acha que aconteceria a esses guardas se contassem que DURMIRAM EM SERVIÇO e o que deviam impedir de acontecer, aconteceu? E quem acreditaria neles? Como convencer que rolaram uma rocha de um sepulcro sem acordá-los? Como os sacerdotes iriam confirmar a mentira, se nem estavam lá?

Percebe, portanto, o quanto a história da ressurreição de Jesus é absurda? Isso aí é um típico "anekdote", termo inglês mal traduzido para "evidência anedota". Pena que os céticos querem nivelar as pesquisas mediúnicas a esse mesmo tipo de anekdote. Mas as diferenças são consideráveis:
1) As pesquisas foram feitas por cientistas QUE NEM ERAM ESPÍRITAS e, em geral, só aderiram ao Espiritismo depois de anos de pesquisa e quando chegaram à conclusão de que não havia por onde explicar os fenômenos, senão com a intervenção dos espíritos.
2) Foram CENTENAS de cientistas, muitos trabalhando de forma independente, em países diferentes, em épocas diferentes e com médiuns diferentes. E chegaram a resultados semelhantes.
3) A isso, os céticos só conseguem argumentar que os cientistas poderiam mentir. Na opinião deles isso PROVA que eles mentiram. Argumentam também que o médium podia ser um hábil farsista e, da mesma forma, isso PROVA que eram mesmo hábeis farsistas.

A única coisa que posso fazer com essa mentalidade tacanha da comunidade cética é me divertir com ela.

É isso.

Citei a ressurreição de jesus apenas como um caso típico em que apenas os que faziam parte da sua organização foram os que observaram tal fenômeno, um disse o outro, contou que foi assim e por aí vai...
Não é muito diferente de uma outra crença que abrange um número de seguidores cujos pilares de sustentação é tão somente isso, fé.

No que tange a pesquisa no campo espírito-materializações, se foram realmente corroboradas por uma gama considerável de cientistas, os outros institutos que promovem a verdadeira ciência dentro de controles rígidos aplicando o método científico, estão sendo muitíssimos injustos com tais dados verificados, VISTO QUE OS MESMOS PODEM SER REPRODUZIDOS!

Quanto a não ter respostas para muitas questões isso é perfeitamente normal dentro da ciência, não temos respostas por enquanto e pronto!

Agora, quando se mergulha em dogmas religiosos, quando se ver as coisas no plano metafísico, a resposta para uma possível questão sem resposta pode ser qualquer uma – deus, estraterrestres, ESPÍRITOS...

o anátema

Mensagem por o anátema »

mas e entao ceticos quais são as contribuições ATEISTAS para a sociedade?
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

o anátema

Mensagem por o anátema »

Spitfire escreveu:Se entrarem no google, em inglês (sem o .br no final), desativarem o filtro de família, imagens e procurarem pelo termo SCAT, terão vários exemplos de "materializações". :emoticon12:

Imagem
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

ímpio escreveu:mas e entao ceticos quais são as contribuições ATEISTAS para a sociedade?

Ateístas eu não sei, mas científicas... praticamente tudo!
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Hugo

Mensagem por Hugo »

ímpio escreveu:mas e entao ceticos quais são as contribuições ATEISTAS para a sociedade?

Praticamente toda a filosofia contemporânea...

Trancado