Pergunta e resposta simples que acabam de vez com a fé

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Botanico

Mensagem por Botanico »

salgueiro escreveu:

Pela milésima vez, no dia em que vc quiser saber, vá a luta e tire a prova dos nove por vc mesmo.

Bjs

Sal, tem uma resposta mais simples: é pura perda de tempo.

Afinal, desde muito antes do Randi, já se ofereceram prêmios para que os médiuns provassem suas habilidades. E uma coisa curiosa acontecia: mesmo que os fenômenos acontecessem, os ofertantes dos prêmios sempre inventavam uma desculpa para justificar a não entrega do prêmio.

Com o Randi não vai ser diferente. Afinal ele não pode se dar ao luxo de entregar essa grana, mesmo que saia perdendo no desafio. Inventará alguma desculpa de que há um truque sim, e que ele pode até imitá-lo e portanto não se prova que o médium não usou deste truque, ou outra desculpa qualquer.

E entra aqui o apelo à autoridade: _ Quem OUSA contestar a palavra de James Randi? Se Randi disse que foi truque, FOI TRUQUE. E lá tem você que pagar todas as despesas, admitir que fez trapaça, mesmo que tenha feito a xícara voar de verdade.

Noto isso a partir do Uri Geller. Não que eu o ache grande coisa, mas o que interessa é a INCOMPETÊNCIA do Randi em relação ao judeu aí. Até agora os céticos não me apresentaram um único texto ou vídeo comprovadamente autênticos e independentes, que mostrem o Randi e Geller juntos e o Randi desmascarando as fraudes do Geller no ato das mesmas. Tudo o que soube até agora, foi que Randi apenas reproduziu os prováveis truques de Geller por meios ilusionistas, mas FALTOU A RANDI PROVAR QUE ESSES FORAM DE FATO OS TRUQUES QUE GELLER USOU. Isso só seria possível de se provar pegando-o em fraude no ato.

Mas o Randi fez isso? Até agora não me mostraram que sim.

É isso.

DarkWings
Gênero: Masculino

Re.: Pergunta e resposta simples que acabam de vez com a fé

Mensagem por DarkWings »

Ahahahah bando de farsantes covardes!
Eu to falando que serve provar para mim! Eu não sou o Randi. Vocês tem chance de me enganar até!
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Dark escreveu:Ahahahah bando de farsantes covardes!

Assim fica difícil :emoticon2:

Rosnar por rosnar não torna nada real ou fictício, é só ...

Bjs

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

salgueiro escreveu:

Bjs

Não é questão de rosnar. Vocês não topam nada que que eu posso fazer?
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

DIG

Mensagem por DIG »

Topa tudo por dinheiro :emoticon12:

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Botânico, quando Geller foi em programas ao vivo que tinham sido supervisionados previamente por Randi de forma que ele não pudesse aplicar truques de ilusionismo, ele inventou desculpas para não exibir seus poderes:

http://youtube.com/watch?v=iAp46IsKTr0

Se todas as suas alegadas habilidades paranormais podem ser replicadas por ilusionistas profissionais e não podem ser evocadas em situações que impossibilitem a atuação de truques de mágica, devemos ser sensatos em ficar com a hipótese mais parcimoniosa: Uri Geller é um ilusionista e um charlatão.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Uma vez o Robério de Ogum disse no Boa Noite Brasil para o Sottomaior que toparia o desafio do Randi. Acho que ele ia fazer 5 previsões e deixar elas lacradas ou algo assim. Não sei qual foi o desfecho da história. No que que isso deu?
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Uma vez o Robério de Ogum disse no Boa Noite Brasil para o Sottomaior que toparia o desafio do Randi. Acho que ele ia fazer 5 previsões e deixar elas lacradas ou algo assim. Não sei qual foi o desfecho da história. No que que isso deu?
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Uri Geller flagrado durante um truque:

http://www.youtube.com/watch?v=ZrYa75GMaVM
Imagem

Botanico

Mensagem por Botanico »

Azathoth escreveu:Botânico, quando Geller foi em programas ao vivo que tinham sido supervisionados previamente por Randi de forma que ele não pudesse aplicar truques de ilusionismo, ele inventou desculpas para não exibir seus poderes:

http://youtube.com/watch?v=iAp46IsKTr0

Se todas as suas alegadas habilidades paranormais podem ser replicadas por ilusionistas profissionais e não podem ser evocadas em situações que impossibilitem a atuação de truques de mágica, devemos ser sensatos em ficar com a hipótese mais parcimoniosa: Uri Geller é um ilusionista e um charlatão.

Azarado, é o seguinte: diversos médiuns haviam sido supervisionados por cientistas PESSOALMENTE e, mesmo assim, reproduziram os fenômenos. Temos muitos relatos na história do Espiritismo que confirmam isso (e é claro, os céticos os descartam só por serem relatos...).

No caso de Geller, o ERRO de Randi está em não ter deixado o cara se enforcar com sua própria corda primeiro. Se Randi afirma que Geller teria usado tal e qual truque, muito que bem, o EU faria no lugar do Randi?
Primeiro deixaria o Geller fazer os seus truques e, em sendo bem sucedido, DESCARTARIA A POSSIBILIDADE DE ELE ALEGAR QUE: "HOJE EU NÃO TÔ BOM...". Aí então, sem que ele se desse conta, introduziria os objetos ou processos que o impediriam de usar os seus recursos ilusionistas.
Fracassando em fazer os truques sob controles que Geller desconhecesse, então aí então esses controles seriam revelados e o Randi então poderia fazer, na cara do público e do Geller, os truques iguais aos deste. E de quebra, mostrar que, com os controles adotados, nem ele, o Randi, seria capaz de fazer os truques... como Geller também não o seria.

Feito tudo isso, na cara do Geller, este não teria onde enfiar sua cara. Do jeito que vi no vídeo (desculpe-me mas inglês falado eu não entendo legal), parece-me que Randi pode ser um brilhante ilusionista, mas não é bom estrategista para desbancar um farsante como o Geller.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Mas sal, é extremamente simples. Se o sujeito alardeia poderes mágicos, o melhor jeito de se mostrar honesto é aceitar o desafio. E ainda pode levar um milhão de pacotes para casa. Se não for afeito a bens materiais, pode destiná-los a causas humanitárias, ou simplesmente não aceitá-los.

Agora tudo bem se ele quiser abster-se desse tipo de exposição, ou que ele alegue que não precisa nem deve passar por qualquer provação. Mas convenhamos que é exatamente isso que ele alegaria, se fosse um charlatão.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

DarkWings escreveu:
salgueiro escreveu:

Pela milésima vez, no dia em que vc quiser saber, vá a luta e tire a prova dos nove por vc mesmo.

Bjs

Mas isso eu já fiz. O queres que eu faça? Que jogue fora meu cérebro e acredite nas coisas por fé?

Não Dark porque seria estupidez. A crença pela crença a mim não diz absolutamente nada, é só-desejo-de-que- tem-que-ser-asssim-porque-eu-gosto-desse-jeito

Vc acredita que os que estudam fenômenos parapsicológicos não estão em contato com os ditos inusitados ? Que não existe uma fenomenalogia ainda por ser decifrada ?

Pesquisar a existência ou não dos espíritos não leva de forma alguma a confirmação da DE ou de qualquer outra corrente espiritualista :emoticon4:

Bjs

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Agora tudo bem se ele quiser abster-se desse tipo de exposição, ou que ele alegue que não precisa nem deve passar por qualquer provação. Mas convenhamos que é exatamente isso que ele alegaria, se fosse um charlatão.

Argumento perfeito, Cabeção. É verdade que um charlatão usaria essa desculpa e tenho certeza que muitos já usaram. E o fizeram exatamente por saber que tais valores são possíveis, constituindo-se no disfarce ideal. As duas possibilidades não devem (não deveriam), portanto, ser descartadas.

E, Dark,

Ainda lembro de um tópico onde você afirmou ter uma pergunta que nenhum espírita jamais respondeu. Nesse tópico você recebeu não uma, mas três respostas: minha, do Botânico e do Benetton. Eu não costumo concordar 100 por cento com os espíritas, mas devo reconhecer que as respostas que eles deram foram muito interessantes. E... você silenciou completamente.

Sempre poderá dizer que minha resposta não merecia alguma consideração, mas, ignorar todas, principalmente as dos colegas espíritas, é forçar um pouco a barra. Aliás, ninguém respondeu. Todos os foristas que participaram daquele tópico limitaram-se a refutar o Videomaker, e apenas ele. Tudo bem, é um direito que vos assiste. Não pense, por favor, que eu estou chateadinho porque fui ignorado. Já reclamei disso outras vezes, mas razão é bem outra. E simples. Você, e quem mais desejar, pode ignorar tantas respostas quantas achar conveniente, mas, creio eu, essa escolha lhe subtrai o direito de afirmar que TODOS os teístas fogem de suas perguntas incrivelmente irrefutáveis. Acho que isso está claro, mas vejamos onde nos leva. Afinal, falácias, fugas e distorção da verdade, são atributos de religiosos.

Já que você é afeito a perguntas e as prefere não respondidas, resolvi me aventurar a devolver-lhe uma:

Supondo, e apenas supondo, que Deus exista, por que Ele próprio não aceita o desafio de James Randi e ganha um milhão de dólares?

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Botanico escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Sal, tem uma resposta mais simples: é pura perda de tempo.

Afinal, desde muito antes do Randi, já se ofereceram prêmios para que os médiuns provassem suas habilidades. E uma coisa curiosa acontecia: mesmo que os fenômenos acontecessem, os ofertantes dos prêmios sempre inventavam uma desculpa para justificar a não entrega do prêmio.

Com o Randi não vai ser diferente. Afinal ele não pode se dar ao luxo de entregar essa grana, mesmo que saia perdendo no desafio. Inventará alguma desculpa de que há um truque sim, e que ele pode até imitá-lo e portanto não se prova que o médium não usou deste truque, ou outra desculpa qualquer.

E entra aqui o apelo à autoridade: _ Quem OUSA contestar a palavra de James Randi? Se Randi disse que foi truque, FOI TRUQUE. E lá tem você que pagar todas as despesas, admitir que fez trapaça, mesmo que tenha feito a xícara voar de verdade.

Noto isso a partir do Uri Geller. Não que eu o ache grande coisa, mas o que interessa é a INCOMPETÊNCIA do Randi em relação ao judeu aí. Até agora os céticos não me apresentaram um único texto ou vídeo comprovadamente autênticos e independentes, que mostrem o Randi e Geller juntos e o Randi desmascarando as fraudes do Geller no ato das mesmas. Tudo o que soube até agora, foi que Randi apenas reproduziu os prováveis truques de Geller por meios ilusionistas, mas FALTOU A RANDI PROVAR QUE ESSES FORAM DE FATO OS TRUQUES QUE GELLER USOU. Isso só seria possível de se provar pegando-o em fraude no ato.

Mas o Randi fez isso? Até agora não me mostraram que sim.

É isso.

O que sempre me deixa meio que estupefada, é a ingenuidade de nem ao menos se levar em conta que esse "possa ser" um desafio de cartas marcadas, é o momento que se coloca a objetividade no bolso e só vai ser retirada na análise pro "outro lado"

Bjs

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

DarkWings escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Não é questão de rosnar. Vocês não topam nada que que eu posso fazer?

Por que eu deveria topar um desafio sobre algo que não possuo o menor controle ? Não vejo a menor lógica nisso.

Bjs

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Mas sal, é extremamente simples. Se o sujeito alardeia poderes mágicos, o melhor jeito de se mostrar honesto é aceitar o desafio. E ainda pode levar um milhão de pacotes para casa. Se não for afeito a bens materiais, pode destiná-los a causas humanitárias, ou simplesmente não aceitá-los.

Já parou para pensar que alguém que pudesse demonstrar algo de verdadeiro pode-não-ser-aceito-pelo-Randi ? Que ele só aceite os charlatães ? É o outro lado da moeda que pode acontecer fácil, fácil

Bjs

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

salgueiro escreveu:

Já parou para pensar que alguém que pudesse demonstrar algo de verdadeiro pode-não-ser-aceito-pelo-Randi ? Que ele só aceite os charlatães ? É o outro lado da moeda que pode acontecer fácil, fácil

Bjs

Ainda que isso fosse verdadeiro, o Randi não é o único disposto a fazer esse tipo de experimento, ele é o único a oferecer uma recompensa de 1 milhão de dólares.

Se o sujeito procurasse o Randi e fosse rejeitado, ele poderia encontrar outros estudiosos, que publicariam seus resultados positivos e que permitiriam ao referido paranormal lançar um desafio público ao Randi.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

salgueiro escreveu:

Bjs

Ainda que isso fosse verdadeiro, o Randi não é o único disposto a fazer esse tipo de experimento, ele é o único a oferecer uma recompensa de 1 milhão de dólares.

Se o sujeito procurasse o Randi e fosse rejeitado, ele poderia encontrar outros estudiosos, que publicariam seus resultados positivos e que permitiriam ao referido paranormal lançar um desafio público ao Randi.

Cabeção, é fato que qualquer um que se envolva com esse tipo de experimento automaticamente vira "charlatão", a história está aí para demonstrar. O Botanico que o diga

Essa é uma área onde o preconceito criou raízes profundas, onde muitas pessoas que poderiam "sair do armário" :emoticon16: não o fazem porque a maior chance é de ter a sua reputação jogada na lama.

Bjs

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Essas alegações de que Randi não botaria o braço a torcer e inventaria desculpas são infundadas.

Quando foi realizado um experimento controlado da eficácia da homeopatia sujeito ao prêmio de 1 milhão, ao Randi notar que a primeira parte de amostras analisadas (eram dezenas mas não me recordo de quais substâncias eram envolvidas) estavam dando suporte para a eficácia de soluções homeopáticas, Randi começou a ficar muito preocupado.

Só quando todas as amostras foram testadas que notou-se que a distribuição era a esperada se a homeopatia não possuísse eficácia clínica. Se ele possuísse tanta fé assim de estar certo, por que ele ficou muito preocupado no andamento do experimento?
Imagem

salgueiro

Re: Re.: Pergunta e resposta simples que acabam de vez com a

Mensagem por salgueiro »

Azathoth escreveu:Essas alegações de que Randi não botaria o braço a torcer e inventaria desculpas são infundadas.

Quando foi realizado um experimento controlado da eficácia da homeopatia sujeito ao prêmio de 1 milhão, ao Randi notar que a primeira parte de amostras analisadas (eram dezenas mas não me recordo de quais substâncias eram envolvidas) estavam dando suporte para a eficácia de soluções homeopáticas, Randi começou a ficar muito preocupado.

Só quando todas as amostras foram testadas que notou-se que a distribuição era a esperada se a homeopatia não possuísse eficácia clínica. Se ele possuísse tanta fé assim de estar certo, por que ele ficou muito preocupado no andamento do experimento?

Não me referi em nenhum momento que houvesse qualquer tipo de fé envolvida no desafio. Estou falando de "trapaça", "armação" mesmo. E isso é fácil de fazer na pré-seleção de quem serão os auferidos no desafio

Bjs

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Ou será que vigarice só acontece no meio teísta ?

Bjs

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Azathoth escreveu:Essas alegações de que Randi não botaria o braço a torcer e inventaria desculpas são infundadas.

Isso não é um argumento. O Randi poderia muito bem ter mentido sobre estar preocupado.

O que a salgueiro está dizendo é que os paranormais verdadeiros não mostram a cara porque seriam ridicularizados. Isso sim não é verdade. Existem trocentas equipes de pesquisa que se interessariam em analisar evidências de feitos paranormais, e seria muito pouco razoável achar que todos esses profissionais só fazem isso com o intuito de ridicularizar pretensos paranormais.

Se ela entende a criação de um método controlado para quantificar e qualificar as alegações paranormais como ridicularização, talvez.

Mais esdrúxulo que afirmar que toda alegação paranormal é charlatanice é dizer que todos os cientistas que as analisam são preconceituosos e desonestos. Isso porque até hoje nenhuma alegação foi confirmada e reproduzida por diversas equipes independentes, enquanto que poucas foram as fraudes de cientistas nessa área, e em geral as fraudes foram realizadas no intuito de endossar a tese paranormal, e não falsear a mesma.

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Mas qual é o suporte dessas alegações de que trapaça ou armação estariam envolvidas?
Imagem

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Isso não é um argumento. O Randi poderia muito bem ter mentido sobre estar preocupado.

Ele estava sendo filmado. E daí que é possível que ele estivesse fazendo teatrinho de feições faciais, por qual razão devemos acreditar que ele estava?

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

O que a salgueiro está dizendo é que os paranormais verdadeiros não mostram a cara porque seriam ridicularizados. Isso sim não é verdade. Existem trocentas equipes de pesquisa que se interessariam em analisar evidências de feitos paranormais, e seria muito pouco razoável achar que todos esses profissionais só fazem isso com o intuito de ridicularizar pretensos paranormais.

Se ela entende a criação de um método controlado para quantificar e qualificar as alegações paranormais como ridicularização, talvez.

Mais esdrúxulo que afirmar que toda alegação paranormal é charlatanice é dizer que todos os cientistas que as analisam são preconceituosos e desonestos. Isso porque até hoje nenhuma alegação foi confirmada e reproduzida por diversas equipes independentes, enquanto que poucas foram as fraudes de cientistas nessa área, e em geral as fraudes foram realizadas no intuito de endossar a tese paranormal, e não falsear a mesma.

Sou grande adepta dos estudos da paranormalidade e ao que eu saiba, eles continuam existindo pelo mundo :emoticon4:

Bjs

Trancado