ímpio escreveu:mas e entao ceticos quais são as contribuições ATEISTAS para a sociedade?
Além de chamar a policia para obrigar as igrejas evangélicas a baixarem o volume? Nada.
ímpio escreveu:mas e entao ceticos quais são as contribuições ATEISTAS para a sociedade?
Carlos Castelo escreveu:Como você disse bem, são apenas experiências pessoais, e pronto!
Não vale pra todo mundo, apenas alguns felizardos providos de muita imaginação conseguem observar coisas que dentro do senso comum são totalmente bizarras!
Carlos Castelo escreveu:Citei a ressurreição de jesus apenas como um caso típico em que apenas os que faziam parte da sua organização foram os que observaram tal fenômeno, um disse o outro, contou que foi assim e por aí vai...
Não é muito diferente de uma outra crença que abrange um número de seguidores cujos pilares de sustentação é tão somente isso, fé.
Carlos Castelo escreveu:No que tange a pesquisa no campo espírito-materializações, se foram realmente corroboradas por uma gama considerável de cientistas, os outros institutos que promovem a verdadeira ciência dentro de controles rígidos aplicando o método científico, estão sendo muitíssimos injustos com tais dados verificados, VISTO QUE OS MESMOS PODEM SER REPRODUZIDOS!
Carlos Castelo escreveu:Quanto a não ter respostas para muitas questões isso é perfeitamente normal dentro da ciência, não temos respostas por enquanto e pronto!
Carlos Castelo escreveu:Agora, quando se mergulha em dogmas religiosos, quando se ver as coisas no plano metafísico, a resposta para uma possível questão sem resposta pode ser qualquer uma – deus, estraterrestres, ESPÍRITOS...
Spitfire escreveu:rapha... escreveu:DarkWings escreveu:Mãos de parafina = truque barato. Assunto encerrado.
Depende.
Quanto está o quilo da parafina?
Pode ser uma brincadeira cara.
Parafina, por ser derivada do petroleo, não causaria intoxicação?
Pode se tornar, além de cara, perigosa.
Botanico escreveu:Carlos Castelo escreveu:Quanto a não ter respostas para muitas questões isso é perfeitamente normal dentro da ciência, não temos respostas por enquanto e pronto!
Esse "e pronto" é o ponto final na investigação. Não temos resposta, então portanto não temos que investigar mais nada, até porque, se investigar mais, podemos achar espíritos de mortos e aí entorna-se o caldo da nossa fé cético-ateística.
DarkWings escreveu:ímpio escreveu:mas e entao ceticos quais são as contribuições ATEISTAS para a sociedade?
Ateístas eu não sei, mas científicas... praticamente tudo!
Botanico escreveu:Carlos Castelo escreveu:Quanto a não ter respostas para muitas questões isso é perfeitamente normal dentro da ciência, não temos respostas por enquanto e pronto!
Esse "e pronto" é o ponto final na investigação. Não temos resposta, então portanto não temos que investigar mais nada, até porque, se investigar mais, podemos achar espíritos de mortos e aí entorna-se o caldo da nossa fé cético-ateística.
Fernando Silva escreveu:1. Você esqueceu do "por enquanto". "Por enquanto" não é ponto final.
Cientista ou não, quem diz que "se não há explicação, então só pode ser isto ou aquilo" já errou.
Quem diz que "só pode ser isto" tem que provar que não pode ser outra coisa.
Fernando Silva escreveu: 2. Por que a ciência mudou de opinião tantas vezes ao longo dos últimos 200 anos, em meio a violentas disputas de egos entre cientistas, o que nos deu toda a tecnologia de que desfrutamos hoje em dia, mas o estudo da paranormalidade está basicamente onde estava há 200 anos?
Fernando Silva escreveu:3. Você teria uma lista detalhada destas centenas de cientistas que comprovaram na prática a paranormalidade usando o método científico? E a comprovação de que eles foram ridicularizados ou rejeitados pelos demais apesar das evidências?
Gilghamesh escreveu:"Né" por nada não, mas...
Esta e outras listas já apresentadas, até agora continuam vazias!![]()
Somente retórica, achismos e nenhuma apresentação de fatos concretos e inquestionáveis.![]()
Mas... o tal do espiritismo não é científico?![]()
..."Por quê vagueias assim Gilgamech?
A vida sem fim que tu procuras,
Tu, nunca a encontrarás.
Quando os deuses criaram os homens,
Consignaram-lhes a morte,
Reservando a imortalidade unicamente para eles próprios.
Tu deves comer com prazer,
Proceder com alegria dia e noite,
Fazendo do quotidiano uma festa,
Dança e diverte-te, dia e noite,
Adopta hábitos higiénicos,
Lava-te e banha-te,
Olha com ternura o teu filho
Que te segura a mão,
Faz a felicidade da tua mulher
Apertada contra ti
Porque é através dela
Que nasce a única perspectiva dos homens"...
Azathoth escreveu:Dez obras de arte comprovadamente autenticadas por marchands, produzidas por espíritos desencarnados:
1- Mãos de parafina
2- Duendes de papel
3- Fantasmas de lençol
4- Ectoplasma de algodão
5- Fotos com dupla exposição
6- Poemas sabujos psicografados
7- Mapas de Atlântida
8- Mausoléus caros
9- Periódicos inúteis
10- Comediantes inveterados
marta escreveu:Azathoth escreveu:Dez obras de arte comprovadamente autenticadas por marchands, produzidas por espíritos desencarnados:
1- Mãos de parafina
2- Duendes de papel
3- Fantasmas de lençol
4- Ectoplasma de algodão
5- Fotos com dupla exposição
6- Poemas sabujos psicografados
7- Mapas de Atlântida
8- Mausoléus caros
9- Periódicos inúteis
10- Comediantes inveterados
Com todas essas eu só não concordo com a de nº 5. Temos que dar um perdão, pois no tempo do mico-xavier ainda não havia o fodashop para dar uma ajeitada na ... na... ih!! não lembro mais o nome daquela freira.
marta escreveu: Com todas essas eu só não concordo com a de nº 5. Temos que dar um perdão, pois no tempo do mico-xavier ainda não havia o fodashop para dar uma ajeitada na ... na... ih!! não lembro mais o nome daquela freira.
Botanico escreveu:marta escreveu: Com todas essas eu só não concordo com a de nº 5. Temos que dar um perdão, pois no tempo do mico-xavier ainda não havia o fodashop para dar uma ajeitada na ... na... ih!! não lembro mais o nome daquela freira.
Como sabe que as fotos foram ajeitadas, se a maioria foi tirada pelos próprios repórteres, cuja missão era avachalhar o Chico e a médium? Só se ELES, os repórteres é que ajeitaram as fotos, mas aí a fraude é deles (como de fato foi) e não do Chico.
Botanico escreveu:Carlos Castelo escreveu:Como você disse bem, são apenas experiências pessoais, e pronto!
Não vale pra todo mundo, apenas alguns felizardos providos de muita imaginação conseguem observar coisas que dentro do senso comum são totalmente bizarras!
Exatamente como eu disse, o RELATO testemunhal deve ser analisado dentro de seu contexto. Quem disse, por que disse, que medidas foram tomadas para se evitar fraude, o que se viu e ouviu, etc e tal.
Entretanto, não me lembro de ter visto os céticos fazerem esse tipo de análise. Ela se resume a possibilidades que, no frigir dos ovos, devem ser entendidas como provas. Assim, a possibilidade de um cientista mentir, para os céticos É PROVA DE QUE SEGURAMENTE MENTIU. Nós aqui questionamos: por que um cientista iria mentir por uma coisa que só lhe trazia desprestígio frente a seus colegas? Onde ele teria errado no experimento? William Crookes mostrou a seus colegas o que fez, os métodos de controle e os resultados obtidos. Seus colegas não quiseram aceitar os resultados, mas quanto aos métodos NINGUÉM SOUBE DIZER ONDE ELE HAVIA SE ENGANADO.
Nestes casos, a meu ver, a experiência pessoal passa a ser crível pelos que não viram a coisa. Mas o pessoal cético...
Botanico escreveu:Carlos Castelo escreveu:Citei a ressurreição de jesus apenas como um caso típico em que apenas os que faziam parte da sua organização foram os que observaram tal fenômeno, um disse o outro, contou que foi assim e por aí vai...
Não é muito diferente de uma outra crença que abrange um número de seguidores cujos pilares de sustentação é tão somente isso, fé.
Bem, no caso aqui a investigação espírita, fica estranho que cientistas que não botavam fé na coisa chegassem a resultados semelhantes. Entre os metapsiquistas, haviam aqueles que não duvidavam dos fenômenos (uma vez que os viam cara-a-cara), mas ERAM FERRENHOS ANTI-ESPÍRITAS. Imaginavam tudo quanto era hipótese plausível ou ridícula, mas espíritos eram proibidos de ser a causa. Onde estava a fé religiosa aqui? Só vi fé anti-religiosa. Sacou?
Botanico escreveu:Carlos Castelo escreveu:No que tange a pesquisa no campo espírito-materializações, se foram realmente corroboradas por uma gama considerável de cientistas, os outros institutos que promovem a verdadeira ciência dentro de controles rígidos aplicando o método científico, estão sendo muitíssimos injustos com tais dados verificados, VISTO QUE OS MESMOS PODEM SER REPRODUZIDOS!
Fenômenos cuja causa é conhecida, assim como seus mecanismos, NATURAIS (isto é, não depende da ação ou vontade humana), etc e tal, PODEM SIM SER REPRODUZIDOS. Mas se a causa do fenômeno é HUMANA, aí a porca torce o rabo, pois sua reprodução já não é mais assim tão à vontade. Além disso, quero lembrar-lhe de um problema muito comum nestes casos: a INFELIZ DESCOINCIDÊNCIA.
Os céticos, conforme já disse, consideram que TODOS os cientistas que investigaram a mediunidade ou eram muito burros e incompetentes, ou então eram canalhas que estavam macomunados com os médiuns (a troco de que, não nos dizem e nem nós sabemos). Portanto, para a comunidade cética, TODA a investigação mediúnica feita até hoje é lixo. Somente eles, os céticos, é que se consideram técnica e intelectualmente capazes de se fazer uma investigação impecável. Mas aí é que vem a infeliz descoincidência: quando há algum médium excepcional, bem capacitado e que produz fenômenos físicos diversos, NENHUM CÉTICO APARECE PARA INVESTIGÁ-LO. Depois que o médium morre, aí sim aparecem os céticos competentes para fazer a investigação. Mas como o médium já morreu, então esse valoroso grupo cético só pode dizer então que, como não viu fenômeno algum, já que o médium está morto, então proclama-se que os fenômenos NUNCA EXISTIRAM. E assim liquida-se a questão.
Botanico escreveu:Carlos Castelo escreveu:Agora, quando se mergulha em dogmas religiosos, quando se ver as coisas no plano metafísico, a resposta para uma possível questão sem resposta pode ser qualquer uma – deus, estraterrestres, ESPÍRITOS...
Aí, meu caro, vai depender de outros fatores. Cá nós, os espíritas, simplesmente perguntamos aos espíritos quem eles eram e eles declararam ser almas dos mortos. Pedimos provas disso e eles puderam dar provas de sua identidade, revelando coisas que o defunto saberia e que foram confirmadas. É assim que o Espiritismo apareceu. Já dizer que são ETs, demônios, anjos, inconsciente quevediano, força PSI, etc e tal, EM DETRIMENTO DAS DECLARAÇÕES DAS PRÓPRIAS ENTIDADES, aí sim entra a imaginação, a fé, a negativa cética, etc e tal.
É assim que a coisa funciona.
Botanico escreveu:Gilghamesh escreveu:"Né" por nada não, mas...
Esta e outras listas já apresentadas, até agora continuam vazias!![]()
Somente retórica, achismos e nenhuma apresentação de fatos concretos e inquestionáveis.![]()
Mas... o tal do espiritismo não é científico?![]()
..."Por quê vagueias assim Gilgamech?
A vida sem fim que tu procuras,
Tu, nunca a encontrarás.
Quando os deuses criaram os homens,
Consignaram-lhes a morte,
Reservando a imortalidade unicamente para eles próprios.
Tu deves comer com prazer,
Proceder com alegria dia e noite,
Fazendo do quotidiano uma festa,
Dança e diverte-te, dia e noite,
Adopta hábitos higiénicos,
Lava-te e banha-te,
Olha com ternura o teu filho
Que te segura a mão,
Faz a felicidade da tua mulher
Apertada contra ti
Porque é através dela
Que nasce a única perspectiva dos homens"...
Até onde posso imaginar, essa lista vai continuar vazia, pois o que o Espiritismo se propõe é demonstrar a nossa continuidade consciente, mesmo com o corpo morto. Não me consta que sua proposta tivesse sido, alguma vez, trazer conhecimentos científicos e tecnológicos a serem descobertos por meios usuais até o fim dos tempos...
Mas como os céticos não têm argumentos, então tenta-se esse escapismo.
Felicidades.[/list]
Botanico escreveu:Como sabe que as fotos foram ajeitadas, se a maioria foi tirada pelos próprios repórteres, cuja missão era avachalhar o Chico e a médium?
Gilghamesh escreveu:Então, bostânico, sou levado a crêr que a sua imaginação, carece muito de criatividade e informação!![]()
Afinal, se o espiritismo se propõe a demonstrar o que vc tão crentemente alega, após tanto tempo, teriamos provas cabais da existência de espíritos!
Que porra de "ciência espírita" é essa que necessita de fé para se acreditar nela?
![]()
DarkWings escreveu:Botanico escreveu:Como sabe que as fotos foram ajeitadas, se a maioria foi tirada pelos próprios repórteres, cuja missão era avachalhar o Chico e a médium?
É, acho que eles conseguiram!
Carlos Castelo escreveu:Botanico escreveu:Carlos Castelo escreveu:Como você disse bem, são apenas experiências pessoais, e pronto!
Exatamente como eu disse, o RELATO testemunhal deve ser analisado dentro de seu contexto. Quem disse, por que disse, que medidas foram tomadas para se evitar fraude, o que se viu e ouviu, etc e tal.
Entretanto, não me lembro de ter visto os céticos fazerem esse tipo de análise. Ela se resume a possibilidades que, no frigir dos ovos, devem ser entendidas como provas. Assim, a possibilidade de um cientista mentir, para os céticos É PROVA DE QUE SEGURAMENTE MENTIU. Nós aqui questionamos: por que um cientista iria mentir por uma coisa que só lhe trazia desprestígio frente a seus colegas? Onde ele teria errado no experimento? William Crookes mostrou a seus colegas o que fez, os métodos de controle e os resultados obtidos. Seus colegas não quiseram aceitar os resultados, mas quanto aos métodos NINGUÉM SOUBE DIZER ONDE ELE HAVIA SE ENGANADO.
Nestes casos, a meu ver, a experiência pessoal passa a ser crível pelos que não viram a coisa. Mas o pessoal cético...Carlos Castelo escreveu:Então o relato testemunhal de um cientista a respeito desses experimentos deve ser dado por definitivo?
Não seja tão ingênuo!
O simples fato dele ter sua crença e tentar validar isso só porque tem uma reputação não significa que ele estava correto.
E outra coisa, ele apenas mostrou a seu colegas através de um relatório, o teor do mesmo não foi obeservado pessoalmente por eles.
Alguns acreditaram (uns quatro), enquanto que a grande maioria preferiu achar que era fraude.
A experiência pessoal passa a ser crível pelos que não viram a coisa, apenas para os que querem acreditar que isso é verdade.
O problema de Crookes ter inclinações espíritas (as quais não chegou por fé) não me dizem nada. O que me interessa é o trabalho que fez. Então a maioria achou que era fraude. E eu me pergunto: se era fraude, por que Crookes convidou-os a ir ver a coisa? E por que não foram ver e desmenti-lo? Entende o que estou falando como INFELIZ DESCOINCIDÊNCIA? Então Crookes tinha competentes colegas que viram fraude em seu relatório, mas NENHUM deles foi até os médiuns e desbancar a fraude deles... Uma pena.
Ah! E não sou ingênuo para acreditar que UM relato de um cientista crente me leve à convição. São centenas de relatos, de diferentes cientistas, em diferentes lugares e épocas, trabalhando com diferentes médiuns e TODOS observando fenômenos mediúnicos. Eu estaria sendo ingênuo se acreditasse como os céticos acreditam que TODOS esses cientistas são muito burros ou um bando de mentirosos e canalhas, sem nenhum motivo plausível.Botanico escreveu:Carlos Castelo escreveu:Citei a ressurreição de jesus apenas como um caso típico em que apenas os que faziam parte da sua organização foram os que observaram tal fenômeno, um disse o outro, contou que foi assim e por aí vai...
Bem, no caso aqui a investigação espírita, fica estranho que cientistas que não botavam fé na coisa chegassem a resultados semelhantes. Entre os metapsiquistas, haviam aqueles que não duvidavam dos fenômenos (uma vez que os viam cara-a-cara), mas ERAM FERRENHOS ANTI-ESPÍRITAS. Imaginavam tudo quanto era hipótese plausível ou ridícula, mas espíritos eram proibidos de ser a causa. Onde estava a fé religiosa aqui? Só vi fé anti-religiosa. Sacou?Carlos Castelo escreveu:Se o que você está dizendo realmente aconteceu, não vejo porque isso não possa ser reproduzido hoje em qualquer hora e lugar diante de técnicas modernas de aferição.
Fenômenos como levitação, movimento de corpos à distância, aparência de objetos luminosos, podem enganar qualquer anti-espírita que não está acostumado a tais observações no campo do ilusionismo!
Nesse aspecto é que entram pessoas competentes para observar tais fenômenos, pelo que eu pude perceber, além da “investigação científica” não existiam pessoas competentes nesse campo para comprovarem que tudo não passava de fraude ou que realmente tudo era verdadeiro. Sacou?
Qual é o problema com as técnicas antigas? Sabe, um preconceito que há hoje, na nossa era de computadores e fabulosos sistemas de simulação, é dizer que "aquela ponte caiu pois os seus construtures não tinham a nossa tecnologia de hoje". Uma piada, pois ainda hoje acidentes acontecem, falhas estruturais também, e não é a tecnologia que as evitam e sim outros fatores, entre eles o de se TESTAR a coisa antes de se chegar aos finalmentes.
E aí que entra um lance engraçado: os céticos propõem hipóteses que explicariam os fenômenos mediúnicos por meios naturais, mas NÃO QUEREM TESTÁ-LAS dentro das condições dos testes efetuados pelos cientistas em relação aos médiuns e confrontar os resultados declarados com os obtidos pelos testes.
Como me explica isso?Botanico escreveu:Carlos Castelo escreveu:No que tange a pesquisa no campo espírito-materializações, se foram realmente corroboradas por uma gama considerável de cientistas, os outros institutos que promovem a verdadeira ciência dentro de controles rígidos aplicando o método científico, estão sendo muitíssimos injustos com tais dados verificados, VISTO QUE OS MESMOS PODEM SER REPRODUZIDOS!
Fenômenos cuja causa é conhecida, assim como seus mecanismos, NATURAIS (isto é, não depende da ação ou vontade humana), etc e tal, PODEM SIM SER REPRODUZIDOS. Mas se a causa do fenômeno é HUMANA, aí a porca torce o rabo, pois sua reprodução já não é mais assim tão à vontade. Além disso, quero lembrar-lhe de um problema muito comum nestes casos: a INFELIZ DESCOINCIDÊNCIA.
Os céticos, conforme já disse, consideram que TODOS os cientistas que investigaram a mediunidade ou eram muito burros e incompetentes, ou então eram canalhas que estavam macomunados com os médiuns (a troco de que, não nos dizem e nem nós sabemos). Portanto, para a comunidade cética, TODA a investigação mediúnica feita até hoje é lixo. Somente eles, os céticos, é que se consideram técnica e intelectualmente capazes de se fazer uma investigação impecável. Mas aí é que vem a infeliz descoincidência: quando há algum médium excepcional, bem capacitado e que produz fenômenos físicos diversos, NENHUM CÉTICO APARECE PARA INVESTIGÁ-LO. Depois que o médium morre, aí sim aparecem os céticos competentes para fazer a investigação. Mas como o médium já morreu, então esse valoroso grupo cético só pode dizer então que, como não viu fenômeno algum, já que o médium está morto, então proclama-se que os fenômenos NUNCA EXISTIRAM. E assim liquida-se a questão.Carlos Castelo escreveu: Iteressante!
Os fenômenos só ocorrem quando o espírito não está com vergonha de aparecer, eu hein!
Só resumindo tudo:
Existe um grande prêmio para esse médium expcional!
É uma grande chance dele ganhar e com isso ajudar muitas instituições de caridade, de quebra ainda cala a boca dos céticos de uma vez por todas!
Já comentei em outro lugar que duvido que o proponente do prêmio o pague. Vai inventar desculpas mil e exigir mais testes e assim que conseguir que o médium fracasse num, aí se proclamará vitorioso e recusará pagar o dito prêmio.
Espíritos podem não ter vergonha de aparecer, mas os fenômenos não são dependentes só de sua vontade e, como são seres sapientes, podem decidir sobre a oportunidade de aparecer o não. Afinal, quando se sabe que uma coisa é inútil, por que insistir nela?Botanico escreveu:Carlos Castelo escreveu:Quanto a não ter respostas para muitas questões isso é perfeitamente normal dentro da ciência, não temos respostas por enquanto e pronto!
Esse “e ponto final” significa que não temos que sair da realidade para explicar algum fato que por enquanto não sabemos!Botanico escreveu:Carlos Castelo escreveu:Agora, quando se mergulha em dogmas religiosos, quando se ver as coisas no plano metafísico, a resposta para uma possível questão sem resposta pode ser qualquer uma – deus, estraterrestres, ESPÍRITOS...
Aí, meu caro, vai depender de outros fatores. Cá nós, os espíritas, simplesmente perguntamos aos espíritos quem eles eram e eles declararam ser almas dos mortos. Pedimos provas disso e eles puderam dar provas de sua identidade, revelando coisas que o defunto saberia e que foram confirmadas. É assim que o Espiritismo apareceu. Já dizer que são ETs, demônios, anjos, inconsciente quevediano, força PSI, etc e tal, EM DETRIMENTO DAS DECLARAÇÕES DAS PRÓPRIAS ENTIDADES, aí sim entra a imaginação, a fé, a negativa cética, etc e tal.
É assim que a coisa funciona.Carlos Castelo escreveu: Cá entre nós, não fala pra ninguém!
O pessoal da oposição também tem o mesmo tipo de provas!
DarkWings escreveu:Mais uma vez: não tenho paciência de ler seus post Bobô. Dá um jeito de ser mais sucinto please!
Botanico escreveu:DarkWings escreveu:Mais uma vez: não tenho paciência de ler seus post Bobô. Dá um jeito de ser mais sucinto please!
Pedido negado, ao menos até que você melhore a qualidade de seus argumentos.
Fernando Silva escreveu:Botanico escreveu:marta escreveu: Com todas essas eu só não concordo com a de nº 5. Temos que dar um perdão, pois no tempo do mico-xavier ainda não havia o fodashop para dar uma ajeitada na ... na... ih!! não lembro mais o nome daquela freira.
Como sabe que as fotos foram ajeitadas, se a maioria foi tirada pelos próprios repórteres, cuja missão era avachalhar o Chico e a médium? Só se ELES, os repórteres é que ajeitaram as fotos, mas aí a fraude é deles (como de fato foi) e não do Chico.
As fotos são tão ridículas que não precisam ser avacalhadas.
A pergunta permanece: o que é aquele fio de abajur com interruptor entrando em baixo do ectoplasma que parece alguém em baixo de um lençol?