Botanico escreveu:Ateu Tímido escreveu:Poucas vezes eu vi tantas demonstrações desesperadas de fé dos espíritas como neste tópico...
Salgueiro, Bobotânico, Avatar e VideoPoker. PROVARAM que espíritos e fé estão mais que ligados. A existência dos fantasminhas depende exclusivamente da fé.
Qualquer um que assista o "Fantástico" tá mais careca do que eu de saber que o Randi não só comprova a existência quanto a origem do dinheiro, para quem quiser aceitar o desafio. As condições são controladas e as regras são públicas.
Nenhum médiun aceita, simplesmente porque não existem médiuns. Assim como nada indica que existam os tais "fenômenos psi".
Espasmo muscular, combinado com alucinação e perda seletiva de memória é uma boa explicação para "fenômenos" domésticos...
Não sei, não, seu tímido. Eu na verdade não pus em dúvida a existência ou a origem da grana que o Randi diz ter (pus em dúvida sim a grana do Quevedo, pois se o CLAP está mendigando dízimo...). O que duvido é que ele vá pagar o prêmio. É outra coisa. Quanto às regras públicas, bem, dá para postá-las aqui em português, de preferência (posso entender errado alguma coisa lá no inglês)? Eu queria ver se lá existe alguma cláusula que diga que o Randi pagará o prêmio diante do PRIMEIRO evento que não consiga explicar e não irá questionar nada...
E quanto à inexistência de fenômenos, eu só gostaria que os céticos me dessem uma boa explicação, QUE NÃO DEPENDA DE FÉ, de porque motivo mais de 200 cientistas teriam alegado tê-los visto, mesmo com medidas de controle, fotografias, filmes, etc.
Ah! E alucinação, espasmo muscular, memória seletiva explicam a coisa... Que piada, nem inovar os céticos sabem! Essas coisas já "EXPLICAVAM" os fenômenos desde o tempo de Kardec. O problema é que os céticos de sua época, assim como os de hoje, não faziam experimentos para testar suas hipóteses, nem iam ter com os alucinados, espasmódicos ou seletivos. Quando uma pessoa via uma mesa se deslocar de um canto da sala e ir parar em outro, POR MEIO DE ALUCINAÇÃO, então ela viu uma coisa que na verdade não aconteceu. A mesa não saiu do lugar, mas aí entra na sala uma pessoa que não esteve lá antes e vê a mesa no mesmo lugar que a alucinada vê. Se pegam a mesa, ela está lá e não onde estava antes. Como funciona essa alucinação tão realista? Além disso, UMA PESSOA ALUCINADA EU ENTENDO, mas 30 ou 40 vendo a mesma coisa? E quando se tiravam fotos, nelas via-se a mesma alucinação _ até câmaras e filmes podiam ficar alucinados? Gente! Esse fenômeno é tão espetacular, mais até do que os próprios espíritos. Que pena que os céticos não o levaram a sério o bastante para se empenhar nesta pesquisa.
Sabe me explicar por que, seu Tímido?
Bobotânico,
Como eu já tomei minha dose diária de bicarbonato, você pode continuar com o su "ad nauseam" de sempre...
Na verdade, você SABE que, para que os tais fenômenos pudessem ser aceitos pela ciência eles precisariam ser estudados repetidamente, ao infinito. Até que a sua existência fosse tão evidente quanto o crescimento das suas plantinhas...
Na verdade, eu não sei porque vocês espíritas entram nessas discussões. Acho que só pode ser para convencer a si mesmos...
No que diz respeito aos céticos, se algum dia esses fenômenos se mostrarem tão acima de dúvida que nenhum cientista sério deixe de reconhecê-los, o bate boca será desnecessário. Enquanto isso não ocorrer, será inútil.