Alenônimo escreveu:Botânico, “levar a sério” é um conceito subjetivo. A maioria aqui não leva a sério o espiritismo e a Bíblia. Você leva.
Há critérios para se “levar a sério” um texto, e um deles é o de que ele deve ter evidências que o demonstrem como estando correto.
Ô seu Anônimo, se HÁ CRITÉRIOS para se levar algo a sério, então isso NÃO É SUBJETIVO. Eu levo a sério aquilo é sério dentro do Espiritismo e que, ao menos, ainda não foi PROVADO ERRADO em qualquer aspecto científico, filosófico ou religioso. Não levo a sério o Ramatis, nem as obras e autores rustenguistas da FEB e, como Júlio Siqueira mesmo mostra em seu site, se há textos que laboram em erro, mesmo em autores espirituais consagrados, então eu simplesmente descarto esses textos.
Agora, da mesma forma, eu não levo a sério os céticos que fazem afirmações vazias, sem conteúdo sólido e querem que eu, por conta delas, passe a pensar como eles. Os céticos dizem que não posso levar a sério o William Crookes, que ficou ANOS pesquisando médiuns, entre eles a Florence Cook, e elaborando experimentos controlados com eles, etc e tal. Por outro lado, dizem que devo levar MUITO A SÉRIO o jornalista Jules Bois, que disse que foi amante da Florence Cook e que esta lhe revelou os truques que usou para enganar o cientista (embora até agora os céticos que o citam, nunca tenham me dito quais foram esses truques). Claro, ele disse isso três anos após a morte dela, quando então só valia a palavra dele e não podia ser desmentido.
Diga-me então qual é a SERIEDADE deste critério para eu pensar como os céticos, então.
Alenônimo escreveu:Eu nunca vou levar a sério qualquer texto espírita enquanto não mostrarem que espíritos existem e enquanto não pararem de apelar para evidências anedóticas.
Perfeito! Eu também nunca vou levar a sério a comunidade cética enquanto ela TAMBÉM recorrer a textos anedóticos na tentativa (inútil) de desmoralizar médiuns e cientistas e não apresentarem as provas convincentes de que TODOS os cientistas envolvidos com estudos paranormais são babacas e imbecis, ou então pilantras que estejam fraudando a troco não se sabe de quê.
É isso.