O analfabetismo econômico da candidata Heloísa Helena

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Re: Re.: O analfabetismo econômico da candidata Heloísa Hele

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:FHC não fez porra nenhuma, apenas continuou o que Collor fêz, que continuou o que Sarney fêz, etc..etc..

FHC acabou com a inflação, que já durava mais de 30 anos.
Acho que você não conviveu com a época em que uma coisa custava 10 hoje, 15 na semana seguinte, 25 no mês seguinte.

Ainda hoje, há moedas de 1 centavo de real, depois de 12 anos. Durante a maior parte da minha vida, centavo era um troço que durava uns 2 meses depois de cada mudança de moeda e depois não fazia mais sentido quando um cafezinho chegava a 10 mil alguma coisa.

E você acha que tudo teria que ter sido uma maravilha no governo dele para ele tivesse sido um bom presidente? Ele tinha poderes limitados, e tinha que enfrentar "aliados" chantagistas e uma oposição (o PT) sabotadora.

Houve roubo e corrupção no governo dele? Houve sim, como sempre houve, mas não nas proporções em que houve no governo do Lula, onde ela se espalhou por toda a parte.

Outra diferença: antes, as pessoas roubavam escondido. Agora, elas escancaram. E não são condenadas. E o presidente "não sabe de nada".

Ad hoc
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Em economias estáveis, as taxas de juros orientam o fluxo de dinheiro do consumo para a poupança e vice-versa, conforme a política econômica do momento vise conter a inflação ou estimular o crescimento.

O problema no Brasil é que o estado distorce este fluxo, atuando como grande captador dos recursos disponíveis, o que encarece o crédito no varejo, independente de qual seja a taxa básica praticada.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Washington

Mensagem por Washington »

Acauan escreveu:Em economias estáveis, as taxas de juros orientam o fluxo de dinheiro do consumo para a poupança e vice-versa, conforme a política econômica do momento vise conter a inflação ou estimular o crescimento.

O problema no Brasil é que o estado distorce este fluxo, atuando como grande captador dos recursos disponíveis, o que encarece o crédito no varejo, independente de qual seja a taxa básica praticada.

Exato.

A situação no Brasil é absurda em função distorção criada pelo setor financeiro estatal (bb, cef, bnd, basa e bndes) e os créditos dirigidos.

Este governo incrivelmente incompetente ancorou o controle da inflação unicamente na política monetária, que tem seu efeito limitado pelos créditos dirigidos. Resultado: juros exorbitantes e baixa alavancagem da economia.

Triste Brasil, até quando?
"Quando LULLA fala, o mundo se abre, se ilumina e se esclarece."
Marilena Chauí, filósofa da USP.

O triste é saber que tal figura recebe do contribuinte para dizer tais asneiras.

Chamo de pervertido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando esse ou essa perde seus instintos, quando escolhe, prefere o que lhe é prejudicial.
F. Nietzche

Johnny

Re.: O analfabetismo econômico da candidata Heloísa Helena

Mensagem por Johnny »

Certo Acauan! Mas até aí jogar tudo em cima do atual presidente, aí é demais. Não quanto ao resto daqui mas a economia estava plenamente estagnada com a era FHC (nem quero entrar no mérito da podridã]o, só área social e empregos mesmo). O Brasil está em pleno aquecimento crescente (antes não) e isto está sendo, pelo menos até agora, bem guiado.
Abraços
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Para começar a ter alguma mudança aqui no Brasil, a população deveria parar de agir como cordeirinhos mansos, aceitando tudo o que vem de Brasilia e fazer manifestações públicas. A começar em votar nulo para todos os deputados e senadores.
Se algum escandalo aparecesse, uma manifestação pública em larga escala forçaria à Justiça tomar medidas mais enérgicas contra esses pilantras de gravata e, com uma velocidade muito maior.
Não adianta ficar so esperando que eles resolvam. Precisamos aprender a interagir também.
Saudades do regime militar quando as pessoas lutavam por seus direitos. :emoticon11: :emoticon11:
Imagem

Hrrr

Mensagem por Hrrr »

Lúcifer escreveu:Saudades do regime militar quando as pessoas lutavam por seus direitos. :emoticon11: :emoticon11:

o regime militar proibia a luta por direitos
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL... :emoticon266:

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...

plante uma arvore por dia com um clic

Led Zeppelin
Contato:

Mensagem por Led Zeppelin »

Storydor,

A economia não se restringe apenas ao risco país, aliás o risco país só é importante na economia internacional reveja seu conceito de economia.

Quanto ao MST, é uma organização inconstitucional e deveria ser extinguida de vez. Afeta os três princípios básicos do Direito de uma única vez: a família, a propriedade (principalemte) e o Estado. O fim do MST só trará benefícios a todos e fará cumprir-se a Constituição.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

Johnny

Mensagem por Johnny »

Mas Lúcifer, durante décadas o povo foi criado como gato, tratados como cavalos e educados como asnos. Esperar o que? Eu realmente gostaria que entrasse um presidente que dissesse. Pessoal, vamos ter paci~encia por uns 2 anos com a economia e vamos investir pesado em educação, saneamento e saúde. Depois a gente volta a mexer no resto. Mas isso ainda não é possível de imediato. A não ser que Luizin tenha vontade política (e apoio claro) neste segundo mandato.
Fora isso, é aquela mesma coisa.

Imagem

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Usuário deletado escreveu:
Hrrr escreveu:
Usuário deletado escreveu:Isso me lembra um debate do Collor contra o Lula em 1990 no qual o Collor perguntou para o Lula o que seria uma duplicata de fatura e ele não conseguiu responder.

:emoticon12: :emoticon12:

nao seria em 1989?

Seria sim.

Equívoco meu.

A pressa é inimiga de perfeição.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Desculpado. Você nem era nascido, ou se era, era jovem demais para se lembrar
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Storydor escreveu:
Led Zeppelin escreveu:Storydor,

Eu não sou elite financeira.

Então me diga os benefícios de um governo de direita para a sua pessoa.

Governo de direita = Social Democrata?
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:Certo Acauan! Mas até aí jogar tudo em cima do atual presidente, aí é demais. Não quanto ao resto daqui mas a economia estava plenamente estagnada com a era FHC (nem quero entrar no mérito da podridã]o, só área social e empregos mesmo). O Brasil está em pleno aquecimento crescente (antes não) e isto está sendo, pelo menos até agora, bem guiado.
Abraços

Estava estagnada porque o FHC foi incompetente ou porque a situação da época era diferente de agora? Ou será que as empresas estavam em preparação para a atividade que apresentam agora?

Você acha que mercado exterior se conquista de um dia para o outro? Que fábricas se controem de repente? Que tecnologia é fácil de desenvolver?

Um ótimo exemplo é a Petrobras: todos os poços que estão sendo explorados hoje foram descobertos há mais de 5 anos, que é o tempo que leva entre a descoberta e o início da exploração. Mas o Lula quer dar a impressão de que foi ele quem fez tudo, que antes ninguém fazia nada.

O cara que penou para fazer a obra leva a fama do barulho, da sujeira e das despesas. O cara que inaugura a obra fica com todos os méritos.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Lula é uma cópia rampeira do FHC.

Eu tenho mais medo que o bigodudo ganhe no RS. O cara conseguiu mandar a Ford para a Bahia.

E provavelmente fará o mesmo com a Aracruz e todas as empresas do ramo que já anunciaram sua instalação aqui. E tem mais a Toyota que ficará na Bahia ou no RS. Se o bigodudo ganhar todo mundo já sabe para onde irão os japas.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Johnny

Mensagem por Johnny »

Errado Fernando. Todos os dias os navios sonda perfuram e pesquisam poços para uso futuro. O que temos hoje é que a Petrobras sendo agora uma empres mista e recebendo investimentos de fora e do governo, está mais competitiva e se expandindo. Quanto a FHC se incopetente, nem vou entrar no mérito disso pois está mais que óbvio (o risco país que o diga), e antes que me interpele, eu não estou dizendo que Lula o seja. Eu mesmo votei no FHC no primeiro turno e no segundo turno popis achei (como estou achando) que seria dada uma continuidade (leia-se melhoria) na qualidade de vida e investimentos no Brasil. Ocorreu o contrário, houve uma estagnação brutal da economia, empresas que tinham investimentos programados cortaram tudo (até a Globo inclusive), outras pequenas fecharam as portas ou reduziram a produção a menos da metade, foram abafados escândalos entre outras podridões que qualquer leigo pode encontrar em noticiários e críticos de política. Agora, goste ou não, aumentaram os investimentos, aumentaram os empregos e mais e mais. Agora, entra de novo a historinha de que isso tudo pode ter sido preparado antes. Claro, se não fôsse pelo Collor isto não teria acontecido afinal, elle era o candidato das elites, não? Collor abriu as importações, permitiu que se parassem de fabricar carroças e melhorassem a industria automotiva e bla bla bla...
Sempre alguam no passado terá seu mérito. Até figueiredo que deu a abertura política pois senão nem estaríamos preocupados em quem votar para presidente.
Abraços

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Johnny escreveu:Errado Fernando. Todos os dias os navios sonda perfuram e pesquisam poços para uso futuro. O que temos hoje é que a Petrobras sendo agora uma empres mista e recebendo investimentos de fora e do governo, está mais competitiva e se expandindo.

Eu já trabalhei em plataformas de petróleo. A primeira foi a P-5, em 1978. Sei como funciona: cavar, cavar, nada. Cavar, cavar, nada. Até que alguém encontra alguma coisa. Daí começa um longo processo de licitação, encomenda e construção de uma plataforma de exploração e da infraestrutura para explorar aquele poço. O processo todo leva uns 5 anos.
A P-50, que o Lula "inaugurou", já estava encomendada antes de ele ser eleito. E foi com ela que se atingiu a suposta autosuficiência.
Johnny escreveu:Quanto a FHC se incopetente, nem vou entrar no mérito disso pois está mais que óbvio (o risco país que o diga), e antes que me interpele, eu não estou dizendo que Lula o seja.

O mundo atravessou um monte de crises financeiras durante o governo FHC. Ele fez o que pode, tendo ainda que lidar com a enorme dívida que lhe tinham deixado os governos anteriores.
Isto não foi culpa dele. Pelo contrário, ele ajudou a resolver, só que fica a impressão, para os mal informados, que se as coisas não estavam boas na época, a culpa era dele.
Johnny escreveu:Ocorreu o contrário, houve uma estagnação brutal da economia, empresas que tinham investimentos programados cortaram tudo (até a Globo inclusive), outras pequenas fecharam as portas ou reduziram a produção a menos da metade, foram abafados escândalos entre outras podridões que qualquer leigo pode encontrar em noticiários e críticos de política.

A economia não se desenvolveu tanto quanto deveria pelos motivos que expliquei acima. Outro fator é que o mercado brasileiro tinha sido aberto às firmas estrangeiras e as firmas locais, ineficientes devido a décadas de falta de concorrência, faliram ou tiveram que se aperfeiçoar. Foi o caso da minha. Acompanhei o processo (participei dele, na verdade).

E que escândalos tão graves foram esses que foram abafados?
Você pode listar alguns?
Por que as pessoas ficam repetindo boatos sem pesquisar?
Todo governo tem seus escândalos, mas nenhum teve tantos como o do Lula.
Johnny escreveu:Agora, goste ou não, aumentaram os investimentos, aumentaram os empregos e mais e mais. Agora, entra de novo a historinha de que isso tudo pode ter sido preparado antes. Claro, se não fôsse pelo Collor isto não teria acontecido afinal, elle era o candidato das elites, não? Collor abriu as importações, permitiu que se parassem de fabricar carroças e melhorassem a industria automotiva e bla bla bla...

Ainda bem que você reconhece. Sem Collor, nossos carros ainda estariam usando carburadores e distribuidor com platinado. E não teríamos computadores modernos. Etc. etc.

Foi graças a essa abertura que as firmas brasileiras puderam se modernizar e ganhar mercado lá fora para, só agora, as exportações explodirem. Daí o Lula corre para posar de herói, como se ele tivesse ajudado em alguma coisa. Pelo contrário, foram 10 anos ou mais sabotando tudo. Criticaram até a eleição do Tancredo Neves.
Johnny escreveu:Sempre alguam no passado terá seu mérito. Até figueiredo que deu a abertura política pois senão nem estaríamos preocupados em quem votar para presidente.
Abraços

Como eu disse antes, o mérito não é de quem inaugura a obra, é de quem a fez, mas só ficou com a fama dos transtornos, do barulho, da sujeira e das despesas.

As pessoas têm memória curta.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Ah Fernando, não quero tecer comentários sobre FHC com você porque tem material de sobra na rede e em algumas midias de Radio e TVs (os tais boatos não pesquisados que as emissoras de TV possuem guarda e que infelizmente eu tinha acesso) e não sou cabo eleitoral de Lula, apenas as coisas começaram a melhorar para mim e para muitos assalariados no ano seguinte à sua posse. Se isso também foi mérito de governos anteriores, dane-se, o que vale é o agora. Quanto às crises que FHC passou, coitadinho, tenho pena dele mesmo, principalmente dos documentos que ele disse ter assidado sem ver. E o mérito é de quem inaugura mesmo pois, para se inaugurar é necessário ter dado contiunidade, ou você se esquece que antes um governo iniciava um obra e o outro abandonava?
Quanto à plataformas às quais você trabalhou, vem vindo uma muito dez aí, a Piranema. Conhece? (aqui já parei de falar em Lula e FHC tá!)
Abraços Fernando.

Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:Errado Fernando. Todos os dias os navios sonda perfuram e pesquisam poços para uso futuro. O que temos hoje é que a Petrobras sendo agora uma empres mista e recebendo investimentos de fora e do governo, está mais competitiva e se expandindo.

Eu já trabalhei em plataformas de petróleo. A primeira foi a P-5, em 1978. Sei como funciona: cavar, cavar, nada. Cavar, cavar, nada. Até que alguém encontra alguma coisa. Daí começa um longo processo de licitação, encomenda e construção de uma plataforma de exploração e da infraestrutura para explorar aquele poço. O processo todo leva uns 5 anos.
A P-50, que o Lula "inaugurou", já estava encomendada antes de ele ser eleito. E foi com ela que se atingiu a suposta autosuficiência.

- Política é assim mesmo, a auto-suficiência foi atingida no governo do Lula e ele usou isso politicamente, o FHC teria feito o mesmo, não tenho dúvidas disso.

Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:Quanto a FHC se incopetente, nem vou entrar no mérito disso pois está mais que óbvio (o risco país que o diga), e antes que me interpele, eu não estou dizendo que Lula o seja.

O mundo atravessou um monte de crises financeiras durante o governo FHC. Ele fez o que pode, tendo ainda que lidar com a enorme dívida que lhe tinham deixado os governos anteriores.
Isto não foi culpa dele. Pelo contrário, ele ajudou a resolver, só que fica a impressão, para os mal informados, que se as coisas não estavam boas na época, a culpa era dele.

- Boa explicação, só que, quando se apresentam explicações quase iguais para o baixo crescimento do PIB no governo Lula (um dos poucos números ruins), os eleitores de FHC não aceitam, caso claro de dois pesos e duas medidas.

Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:Ocorreu o contrário, houve uma estagnação brutal da economia, empresas que tinham investimentos programados cortaram tudo (até a Globo inclusive), outras pequenas fecharam as portas ou reduziram a produção a menos da metade, foram abafados escândalos entre outras podridões que qualquer leigo pode encontrar em noticiários e críticos de política.

A economia não se desenvolveu tanto quanto deveria pelos motivos que expliquei acima. Outro fator é que o mercado brasileiro tinha sido aberto às firmas estrangeiras e as firmas locais, ineficientes devido a décadas de falta de concorrência, faliram ou tiveram que se aperfeiçoar. Foi o caso da minha. Acompanhei o processo (participei dele, na verdade).

E que escândalos tão graves foram esses que foram abafados?
Você pode listar alguns?
Por que as pessoas ficam repetindo boatos sem pesquisar?
Todo governo tem seus escândalos, mas nenhum teve tantos como o do Lula.

Reeleição de FHC
Gravações revelaram que o voto de cada deputado a favor da reeleição custou R$ 200 mil, mas somente dois parlamentares do PFL do Acre foram expulsos. E só. A CPI não foi criada.

Vale do Rio Doce
A empresa foi vendida em leilão por R$ 3,3 bilhões, quando seu preço de mercado era de R$ 30 bilhões, cerca de 10% de seu valor. Foi um dos negócios mais criminosos da era FHC. CPI barrada.

Telebrás
A privatização das telecomunicações foi uma sucessão de escândalos e denúncias. FHC foi citado em várias gravações divulgadas pela imprensa por ter pressionado fundos de pensão. Ninguém foi punido, embora as fitas mostrassem que o primeiro escalão tucano usava informações privilegiadas.

Exemplo: O sistema Telebrás foi vendido por R$ 22 bilhões depois do governo investir R$ 21 bilhões. O BNDES ainda emprestou R$ 4 bilhões para a compra. A CPI não saiu.

Setor elétrico
As distribuidoras de energia também foram vendidas a preço de banana para multinacionais, que não investiram no setor e deram origem ao famoso apagão e a dívidas bilionárias como a da AES.

Sivam
A concorrência para implantar o sistema de vigilância na Amazônia foi marcada por denúncias de tráfico de influência e corrupção. A empresa ESCA, que iria incorporar a tecnologia da empresa Raytheon, foi extinta por fraude. Ninguém por punido. FHC bloqueou a CPI.

Pasta rosa
Todos os processos referentes à chamada pasta rosa foram arquivados. Eram denúncias de doações ilegais de dinheiro para campanhas de políticos da base de sustentação de FHC. Nessa época, em 1996, o Procurador Geral da República, Geraldo Brindeiro, ganhou o apelido de engavetador geral da República. Também foram engavetadas investigações como a ajuda dada aos bancos, o Proer, e os escândalos da Sudam e da Sudene.

A grande diferença é que FHC tinha maioria para barrar as CPI´s e tinha também o "Engavetador Geral da República" no Ministério Público, lembra?

Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:Agora, goste ou não, aumentaram os investimentos, aumentaram os empregos e mais e mais. Agora, entra de novo a historinha de que isso tudo pode ter sido preparado antes. Claro, se não fôsse pelo Collor isto não teria acontecido afinal, elle era o candidato das elites, não? Collor abriu as importações, permitiu que se parassem de fabricar carroças e melhorassem a industria automotiva e bla bla bla...

Ainda bem que você reconhece. Sem Collor, nossos carros ainda estariam usando carburadores e distribuidor com platinado. E não teríamos computadores modernos. Etc. etc.

Foi graças a essa abertura que as firmas brasileiras puderam se modernizar e ganhar mercado lá fora para, só agora, as exportações explodirem. Daí o Lula corre para posar de herói, como se ele tivesse ajudado em alguma coisa. Pelo contrário, foram 10 anos ou mais sabotando tudo. Criticaram até a eleição do Tancredo Neves.

- Concordo contigo em cada vírgula, mas o PFL e o PSDB aprenderam muito bem a arte da sabotagem, viu a aprovação do reajuste dos aposentados que ganham mais que um salário mínimo e do FGTS para os empregados domésticos aprovados pouco antes das eleições só prá obrigar o Lula a vetar?

Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:Sempre alguem no passado terá seu mérito. Até figueiredo que deu a abertura política pois senão nem estaríamos preocupados em quem votar para presidente.
Abraços

Como eu disse antes, o mérito não é de quem inaugura a obra, é de quem a fez, mas só ficou com a fama dos transtornos, do barulho, da sujeira e das despesas.

As pessoas têm memória curta.

- Concordo também.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Johnny escreveu:Quanto à plataformas às quais você trabalhou, vem vindo uma muito dez aí, a Piranema. Conhece? (aqui já parei de falar em Lula e FHC tá!)

Por esse nome, não. Não embarco mais, mas estou trabalhando atualmente com a PRA-1, SS-45, P-53, P-55 e P-57 (além de serviços menores em várias outras).

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Abmael,
Talvez só tenha tempo de responder direito no fim de semana, mas posso adiantar:

1. É melhor uma privatização mais ou menos que manter estatizadas empresas que dão prejuízo e não funcionam direito.
O dinheiro que o governo ganha com a privatização é importante, mas também é apenas um detalhe, numa certa época, se comparado com outros fatores como os impostos que a firma vai passar a pagar depois que se tornar lucrativa, além de que será tirada das costas do governo (ou seja, das nossas).

2. Vale do Rio Doce: de onde vem esse valor de R$30 bilhões? O valor de mercado de uma empresa é aquele que o mercado quer pagar por ela no leilão.
A CVRD dava algum lucro, mas estava bem próxima do prejuízo. Era ineficiente e muito dinheiro "sumia" (é melhor não entrar em detalhes, mas minha firma fornece para eles e, na época, a coisa era complicada...).
Além disto, assim como a maior parte das estatais, eles tinham uma dívida enorme, que ainda está sendo paga pelos novos donos. Será que isto foi levado em conta ao se obter o valor de R$30 bilhões?

3. Telebrás: denúncias e escândalos? Sempre haverá denúncias quando alguém tem seus interesses contrariados. Pressionar fundos de pensão é crime? Talvez, mas sempre?
A privatização da Telebrás foi o processo mais bem conduzido de todos. Se houve falhas, dane-se. Os resultados estão aí, como já mostrei em posts anteriores.

Exemplo: O sistema Telebrás foi vendido por R$ 22 bilhões depois do governo investir R$ 21 bilhões. O BNDES ainda emprestou R$ 4 bilhões para a compra. A CPI não saiu.

Esse investimento era necessário? Então tinha que ser feito. Deveria ter sido feito décadas antes, na verdade.
A questão é: foi ilegal ou não?
Setor elétrico
As distribuidoras de energia também foram vendidas a preço de banana para multinacionais, que não investiram no setor e deram origem ao famoso apagão e a dívidas bilionárias como a da AES

Distribuidoras distribuem, não geram. O apagão foi causado pela deficiência na geração, que ainda é estatal (e continua problemática; há outro apagão previsto para 2010).
Durante décadas, qualquer iniciativa privada foi proibida na área de energia. Por exemplo: produtores de cana não podiam produzir energia queimando o bagaço de cana porque era monopólio do governo.
Siderúrgicas queimavam o gás que produziam como subproduto porque não podiam construir termoelétricas (hoje, a CSN ajuda a abastecer Volta Redonda com a sobra das suas usinas, em vez de jogar fora o gás).

E as distribuidoras continuam até hoje com problemas devido ao roubo de energia (os "gatos"), que seriam uma atribuição do governo combater mas elas acabam tendo que lutar sozinhas e assumir o prejuízo.

Criticam a distribuidora pelo preço alto e pelas falhas, mas não permitem que ela corte a luz de quem não paga e ainda danifica a rede elétrica com os "gatos" ("coitadinhos, energia é um direito básico"). A favela diante da minha casa fica com as luzes acesas o dia inteiro.

E sim, a privatização da energia não foi feita da melhor maneira possível. Talvez as coisas tivessem corrido melhor se houvesse um esforço conjunto de governo e oposição, em vez de uma guerra onde houve até feridos a pedradas.

Trancado