A matéria escura existe
-
-
De qualquer forma,se a matéria escura nâo existir ou nâo for responsável pela formaçâo de Galáxias,e se o Big Bang nunca tiver acontecido por estar intrinsecamente dependente da tese da matéria escura para explicar o universo atual,será preciso entâo explicar a estrutura padronizada de rotaçâo e órbita de sistemas estelares e galáxias.
Somente um sistema central,cuja Gravidade tivesse acesso à todas as áreas do cosmo e à todas as galáxias,é que parece explicar tanto a expansâo acelerada do Cosmo quanto a própria existência de Galáxias.
Somente um sistema central,cuja Gravidade tivesse acesso à todas as áreas do cosmo e à todas as galáxias,é que parece explicar tanto a expansâo acelerada do Cosmo quanto a própria existência de Galáxias.
-
Vejam bem..Faz sentido..
Radiaçâo de fundo:Evidência de aproximaçâo crescente das Galáxias em relaçâo ao sistema central e sua emissâo de radioatividade.
Lembrando que a distância pode ser imensurável ou mesmo infinita,entre as galáxias e o sistema central.
Outro ponto interessante é que o sistema central deve ter Gravidade ilimitada,senâo ele próprio nâo teria um percurso espacial estável(por âo possuir uma referência de Gravidade) e portanto o sistema central nâo exerceria uma influência gravitacional estável,causando a dispersâo de Galáxias e sistemas estelares.
Gravidade ilimitada igual à Massa infinita.Massa infinita igual à configuraçâo atômica e subatômica infinita(infinita potência e auto consciência).
Em meu livro(Real
,embora nâo publicado AINDA,por alta de money ) explanei sobre isto.
Radiaçâo de fundo:Evidência de aproximaçâo crescente das Galáxias em relaçâo ao sistema central e sua emissâo de radioatividade.
Lembrando que a distância pode ser imensurável ou mesmo infinita,entre as galáxias e o sistema central.
Outro ponto interessante é que o sistema central deve ter Gravidade ilimitada,senâo ele próprio nâo teria um percurso espacial estável(por âo possuir uma referência de Gravidade) e portanto o sistema central nâo exerceria uma influência gravitacional estável,causando a dispersâo de Galáxias e sistemas estelares.
Gravidade ilimitada igual à Massa infinita.Massa infinita igual à configuraçâo atômica e subatômica infinita(infinita potência e auto consciência).
Em meu livro(Real

o pensador escreveu:Agora,como pode uma Galáxia ser atraída pela matéria escura e permanecer em expansâo acelerada?
Mais uma daquelas q vou me arrepender.
Sobre a afirmativa “uma Galáxia ser atraída pela matéria escura”, você leu em algum lugar, ou é fruto de sua genialidade?
Se for a primeira opção, me aponte, pois nada do que li indicava essa interpretação (claro q eu possa ter interpretado os textos de forma errada).
Alguém mais ai leu sobre o poder de atração da matéria escura sobre as galáxias? Fay?
Abç
Leo
-
-
Leonardo escreveu:o pensador escreveu:Agora,como pode uma Galáxia ser atraída pela matéria escura e permanecer em expansâo acelerada?
Mais uma daquelas q vou me arrepender.
Sobre a afirmativa “uma Galáxia ser atraída pela matéria escura”, você leu em algum lugar, ou é fruto de sua genialidade?
Se for a primeira opção, me aponte, pois nada do que li indicava essa interpretação (claro q eu possa ter interpretado os textos de forma errada).
Alguém mais ai leu sobre o poder de atração da matéria escura sobre as galáxias? Fay?
Abç
Leo
Acabei de ler isto no texto da primeira página do tópico

o pensador escreveu:O interessante é saber como a matéria escura e sua Gravidade superior pode ser compatível com a Expansâo das Galáxias visíveis
Complementando a questão de meu poste anterior, a “Gravidade” na citação acima é licença poética, certo?
Abç
Leo
Editado pela última vez por Leonardo em 22 Ago 2006, 20:43, em um total de 1 vez.
-
Azathoth escreveu:o pensador escreveu:Meu livro já foi registrado e catalogado.só falta verba para fazê-lo virar páginas com capa.Em breve pretendo ter..
Qual ISBN?
qual o protocolo? Isto tem escrito em algum tópico do RV,em um debate com o Encosto.O Encosto deve saber dizer qual tópico foi.Nâo tenho a informaçâo disponível no momento(estou com preguiça de procurar)Mas já falei o meu código de protocolo aqui.
-
Leonardo escreveu:o pensador escreveu:O interessante é saber como a matéria escura e sua Gravidade superior pode ser compatível com a Expansâo das Galáxias visíveis
Complementando a questão de meu poste anterior, a “Gravidade” na citação acima é licença poética, certo?
Abç
Leo
Claro que nâo.Gravidade derivada de massa,literalmente.
- Apáte
- Gênero: Masculino
- Contato:
Azathoth escreveu:o pensador escreveu:Meu livro já foi registrado e catalogado.só falta verba para fazê-lo virar páginas com capa.Em breve pretendo ter..
Qual ISBN?
yo soy muy loco.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi
Fayman escreveu:Grande APODman!
Perfeito e preciso como sempre!
Ah, aproveita e posta esse link lá no Clube Cético, onde tinha aquela outra "sumidade" que defendia o Estado Estacionário (!!) e que disse, em um tópico antigo que eu estava quebrando o pau com ele, que a Matéria Escura era uma invenção sem sentido apenas para "salvar o Big Bang"!!
Ou seja, outro que entendia tudo do assunto. E esse era estudante de astronomia, ou fazia pós, sei lá, algo assim!
Eu lembro, mas se não me engano ele era doutor em algo referente a Geologia, vou procurar o tópico.
Ele defendia a hipótese que os efeitos da matéria escura poderiam ser explicados pela MOND.
Mas a muito já existiam observações que demonstravam a prevalecência da hipótese da Matéria Escura sobre a MOND.
[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana
Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----

Tony Montana
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----

o pensador escreveu:APODman escreveu:o pensador escreveu:Matéria escura existe,mas nâo se constitui uma explicaçâo suficiente para a Expansâo acelerada das galáxias E a estruturaçâo e padronizaçâo da rota e da orbitaçâo de galáxias e sistemas estelares.Ou se tem massa superior à matéria visível e portanto Gravidade suficiente para brecar a expansâo ou se tem um mecanismo antigravitacional que impediria a formaçâo e rotaçâo estável de galáxias e sistemas estelares.
No meu livro vem escrito algo a respeito(ainda nâo publicado
)
Sim !!
A expansão do Universo se deve ao infinito empuxo do peido de Deus que o colocou em movimento !
Quando ocorre perda de energia devido ao atrito com o éter que preenche o espaço então Deus dá novos peidos.
Em cada um destes o universo não só readquire sua aceleração como tb a aumenta.
O incoveniente é a cagada subsequente que ele faz toda vez que isto ocorre gerando novos "pensadores" a cada uma delas.![]()
[ ]´s
Puxa APOd,vc é realmente um Gênio
Dã, óbvio que sou !
Mas obrigado pela consideração !
Eu o autorizo a incluir minha hipótes como capitulo no seu livro, se quiser eu desenvolvo melhor, ela estará bem representada lá.

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana
Martinho Lutero
-----//-----

Tony Montana
Martinho Lutero
-----//-----

o pensador escreveu:Leonardo escreveu:o pensador escreveu:O interessante é saber como a matéria escura e sua Gravidade superior pode ser compatível com a Expansâo das Galáxias visíveis
Abç
Leo
Claro que nâo.Gravidade derivada de massa,literalmente.
Cara, isso tá uma salada.
A matéria escura não atrai as galáxias como uma fonte externa a essa. Ela entra na composição da mesma (a concepção que conheço – Brain Greene – privilegia a mesma na periferia das galáxias) e impediria que os corpos mais distantes do centro da galáxias se dispersassem (arremessados para fora da galáxia).
O que causa a expansão acelerada é a energia escura (que funcionaria de forma análoga a constante de Einstein, mas com outro valor).
Blz?
Abç
Leo
-
-
A energia escura também deve estar presente nas Galáxias,já que as mesmas emitem radioatividade.Se é assim,tampouco a energia escura está separada da matéria escura.
As Galáxias emitem energia,matéria escura também emite energia escura,presumivelmente.E tudo imescuído na mesma Galáxia.já que a energia escura responde pela maior quantidade de massa,logo seu efeito deve prevalecer sobre o da matéria escura,o que dissolucionaria as Galácias e sistemas estelares ou brecaria a expansâo acelerada.
As Galáxias emitem energia,matéria escura também emite energia escura,presumivelmente.E tudo imescuído na mesma Galáxia.já que a energia escura responde pela maior quantidade de massa,logo seu efeito deve prevalecer sobre o da matéria escura,o que dissolucionaria as Galácias e sistemas estelares ou brecaria a expansâo acelerada.
o pensador escreveu:Leonardo,ok..Mas se a energia escura é responsável pela expansâo ela deve ter um mecanismo antigravitacional,nâo?
Como pode a energia escura(que existe em quantidade de massa AINDA maior que a matéria escura) nâo exerçer um efeito gravitacional intenso,impedindo a expansâo?
Vc tem “O Tecido do Cosmo” de B Greene ai? Se tiver, leia da pág 342 até 351.
A energia escura é uma inferência de efeito, ou seja, dados determinado efeito procura-se estabelecer a causa.
Quando nossas observações sobre a dinâmica de expansão do universo constatou que estávamos acelerando ao invés da esperada desaceleração importa pela gravidade, os pesquisadores foram aos cálculos.
Já se sabia que uma constante cosmologia (*), uma “opção” nos cálculos da relatividade geral, pode funcionar como uma fonte de gravidade ou de anti-gravidade (com o perdão do termo pouco preciso mas ilustrativo).
Esta constante cosmológica que explica a expansão acelerada do universo segundo o que é observado. Se existe um trabalho, aceleração, existe força e energia envolvidos. Como não se conhece a composição desta energia, passou-se a chamá-la de energia escura (escura porque não a “enxergamos” senão pro seus efeitos – de forma análoga a matéria escura).
Abç
Leo
(*) Einstein a utilizou por supor um universo estático. A constante contrabalançaria a ação da gravidade nas equações da relatividade que ele propunha.
o pensador escreveu:A energia escura também deve estar presente nas Galáxias,já que as mesmas emitem radioatividade.Se é assim,tampouco a energia escura está separada da matéria escura.

Re.: A matéria escura existe
o pensador,
a energia escura não é produzida pela matéria escura, é utilizada para acender luz negra. Se não houvesse a energia escura, a luz negra não seria possível. A saída de moda da luz negra nas últimas décadas não se deve tanto a moda per se, mas ao esgotamento de energia escura nos arredores do sistema solar.
a energia escura não é produzida pela matéria escura, é utilizada para acender luz negra. Se não houvesse a energia escura, a luz negra não seria possível. A saída de moda da luz negra nas últimas décadas não se deve tanto a moda per se, mas ao esgotamento de energia escura nos arredores do sistema solar.
Sem tempo nem paciência para isso.
Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:
www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.
Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution
Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções
Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:
www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.
Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções
Re: Re.: A matéria escura existe
ímpio escreveu:o pensador,

Ok, Pensador, vamos lá, numa boa.
A hipótese da chamada Matéria Escura nasceu do simples fato que a velocidade radial da periferia das galáxias era por demais intensa para que a galáxia como um todo se mantivesse coesa. Note, de cara, que isto não tem nada a ver com “expansão do universo”.
Isso constatado, a resposta óbvia era que deveria haver muito mais matéria na galáxia do que poderíamos ver, daí o nome Matéria Escura.
Perceba que o movimento radial é uma conseqüência do próprio “condensamento” da matéria primordial, similar ao que acontece com os sistemas estelares e os planetas, em menor escala.
Isto é uma coisa.
Agora, a outra coisa:
Primeiramente, material e energia podem ser convertidas uma em outra (Relatividade Restrita). Segundo, energia também “gera gravidade” (Relatividade Geral).
Você tem que levar em conta que há fases distintas. Fases estas que duraram de frações de segundos (Expansão Inflacionária) e bilhões de anos (surgimento das galáxias, estrelas, planetas, etc. O agrupamento de matéria / energia se deu por atração gravitacional, ponto!
No tópico Como pode ocorrer o Big Bang? (mais uma vez!) há uma explicação bem mais detalhada.
O que você deve compreender é que as galáxias podem ser vistas como um gigantesco aglomerado de coisas, capturadas pela Força Gravitacional de seus componentes, ou como um “corpo sólido” de proporções cósmicas.
Pegue a Terra como exemplo: quando calculamos sua velocidade de rotação, ou translação, a consideramos como um “corpo sólido” inteiriço. Contudo, a Terra é formada por porções de terra, ar, água, seres humanos, etc.
Então, vamos lê. Quando falamos da Matéria Escura, falávamos de um problema de estruturação da galáxia e de como se mantinha essa estrutura. Quando falamos de “deslocamento das galáxias”, estamos esquecendo seus componentes (as milhares de estrelas, etc) e tomando as galáxias como um “corpo sólido”.
Nesse sentido, as galáxias podem se afastar localmente uma das outras ou se aproximar, tudo dependendo da resultante de forças extremamente complexa. Um exemplo fácil é Andrômeda, que está se aproximando de nós, em função da atração gravitacional. Esse jogo se dá dentro daquilo que se chamou de Aglomerados de Galáxias.
Perceba que estes aglomerados também podem ser vistos como “corpos sólidos” (é tudo uma questão de escala), conhecidos como Grande Aglomerados. É através desses Grandes Aglomerados que se tem uma das melhores evidências da Expansão do Espaço-Tempo. Atualmente, pode-se medir com uma precisão extrema a velocidade dos GA em relação ao Fundo de Microondas e essa velocidade é ZERO! Ou seja, não são os GA’s que se movimentam pelo espaço; é o espaço que se expande!
E como essas coisas são conciliadas? Veja este exemplo extremamente didático e simplificado. NÃO VÁ COMEÇAR A CRIAR MODELOS EM CIMA DELE. É APENAS PARA VOCÊ ENTENDER!!!!!!!!!!!!!!!
Imagine um cubo que sofra uma força de 10 (não importa a unidade) em direção à direita, e de 9 em direção à esquerda. Ele se moverá para a direta, pois a resultante, embora pequena, existe e é igual a 1.
Contudo, embora visto como um corpo sólido, imagine que esse cubo é na verdade um monte de cubinhos. Embora haja esse resultante 1 que “empurra” o cubo para a direita, os cubinhos podem se aproximar, devido à sua força Gravitacional. Quanto mais próximos, maior a força. Lembre-se que se a distância entre dois cubinhos se reduzir à metade, a força Gravitacional entre eles aumentará de 4 vezes.
Como você pode ver, existe fenômenos LOCAIS (e isso em uma enorme variedade de escalas) e fenômenos GLOBAIS. Normalmente, você mistura esses fenômenos.
Por hora, as forças LOCAIS predominam sobre a componente de expansão GLOBAL. Esse cenário pode mudar com a aceleração detectada na expansão do Universo. De fato, se passarmos por um novo período de Inflação, provavelmente não restará nenhuma estrutura intacta no Universo, inclusive os seres humanos!!
Bom, é isso. Mais didático que isso, não sei ser. Agora, não queira nesta explicação o rigorismo acadêmico necessário a se compreender exatamente TODAS as teorias aqui envolvidas.
Abçs!
A hipótese da chamada Matéria Escura nasceu do simples fato que a velocidade radial da periferia das galáxias era por demais intensa para que a galáxia como um todo se mantivesse coesa. Note, de cara, que isto não tem nada a ver com “expansão do universo”.
Isso constatado, a resposta óbvia era que deveria haver muito mais matéria na galáxia do que poderíamos ver, daí o nome Matéria Escura.
Perceba que o movimento radial é uma conseqüência do próprio “condensamento” da matéria primordial, similar ao que acontece com os sistemas estelares e os planetas, em menor escala.
Isto é uma coisa.
Agora, a outra coisa:
o pensador escreveu:Sério,se o Big Bang deu o Impulso cinético inicial,que tipo de mecanismo foi responsável pelo agrupamento da matéria em sistemas estelares e galáxias,já que nâo havia Referencial de Gravidade e sim Energia
Primeiramente, material e energia podem ser convertidas uma em outra (Relatividade Restrita). Segundo, energia também “gera gravidade” (Relatividade Geral).
Você tem que levar em conta que há fases distintas. Fases estas que duraram de frações de segundos (Expansão Inflacionária) e bilhões de anos (surgimento das galáxias, estrelas, planetas, etc. O agrupamento de matéria / energia se deu por atração gravitacional, ponto!
No tópico Como pode ocorrer o Big Bang? (mais uma vez!) há uma explicação bem mais detalhada.
O que você deve compreender é que as galáxias podem ser vistas como um gigantesco aglomerado de coisas, capturadas pela Força Gravitacional de seus componentes, ou como um “corpo sólido” de proporções cósmicas.
Pegue a Terra como exemplo: quando calculamos sua velocidade de rotação, ou translação, a consideramos como um “corpo sólido” inteiriço. Contudo, a Terra é formada por porções de terra, ar, água, seres humanos, etc.
Então, vamos lê. Quando falamos da Matéria Escura, falávamos de um problema de estruturação da galáxia e de como se mantinha essa estrutura. Quando falamos de “deslocamento das galáxias”, estamos esquecendo seus componentes (as milhares de estrelas, etc) e tomando as galáxias como um “corpo sólido”.
Nesse sentido, as galáxias podem se afastar localmente uma das outras ou se aproximar, tudo dependendo da resultante de forças extremamente complexa. Um exemplo fácil é Andrômeda, que está se aproximando de nós, em função da atração gravitacional. Esse jogo se dá dentro daquilo que se chamou de Aglomerados de Galáxias.
Perceba que estes aglomerados também podem ser vistos como “corpos sólidos” (é tudo uma questão de escala), conhecidos como Grande Aglomerados. É através desses Grandes Aglomerados que se tem uma das melhores evidências da Expansão do Espaço-Tempo. Atualmente, pode-se medir com uma precisão extrema a velocidade dos GA em relação ao Fundo de Microondas e essa velocidade é ZERO! Ou seja, não são os GA’s que se movimentam pelo espaço; é o espaço que se expande!
E como essas coisas são conciliadas? Veja este exemplo extremamente didático e simplificado. NÃO VÁ COMEÇAR A CRIAR MODELOS EM CIMA DELE. É APENAS PARA VOCÊ ENTENDER!!!!!!!!!!!!!!!
Imagine um cubo que sofra uma força de 10 (não importa a unidade) em direção à direita, e de 9 em direção à esquerda. Ele se moverá para a direta, pois a resultante, embora pequena, existe e é igual a 1.
Contudo, embora visto como um corpo sólido, imagine que esse cubo é na verdade um monte de cubinhos. Embora haja esse resultante 1 que “empurra” o cubo para a direita, os cubinhos podem se aproximar, devido à sua força Gravitacional. Quanto mais próximos, maior a força. Lembre-se que se a distância entre dois cubinhos se reduzir à metade, a força Gravitacional entre eles aumentará de 4 vezes.
Como você pode ver, existe fenômenos LOCAIS (e isso em uma enorme variedade de escalas) e fenômenos GLOBAIS. Normalmente, você mistura esses fenômenos.
Por hora, as forças LOCAIS predominam sobre a componente de expansão GLOBAL. Esse cenário pode mudar com a aceleração detectada na expansão do Universo. De fato, se passarmos por um novo período de Inflação, provavelmente não restará nenhuma estrutura intacta no Universo, inclusive os seres humanos!!
Bom, é isso. Mais didático que isso, não sei ser. Agora, não queira nesta explicação o rigorismo acadêmico necessário a se compreender exatamente TODAS as teorias aqui envolvidas.
Abçs!
Fayman
autor de:
OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)
autor de:
OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)
Snake escreveu:Fayman escreveu:Grande APODman!
Perfeito e preciso como sempre!
Ah, aproveita e posta esse link lá no Clube Cético, onde tinha aquela outra "sumidade" que defendia o Estado Estacionário (!!) e que disse, em um tópico antigo que eu estava quebrando o pau com ele, que a Matéria Escura era uma invenção sem sentido apenas para "salvar o Big Bang"!!
Ou seja, outro que entendia tudo do assunto. E esse era estudante de astronomia, ou fazia pós, sei lá, algo assim!
Você está falando do Emilson, certo? Ele é doutor em Geofísica.
Matéria Escura x MOND
Tudo bem, é isso mesmo. Em compensação sobre Cosmologia... lamentável ter de ouvir que “a curvatura de Espaço-Tempo é somente um recurso matemático. Não existe na verdade”. As Lentes Gravitacionais ele deve ter enfiado no bolso, né? Sem dizer todos os demais efeitos!
Fayman
autor de:
OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)
autor de:
OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)
Re.: A matéria escura existe
pergunta:
no decorrer do desenvolvimento das teorias do BB, ainda não havia sido detectada a necessidade da existência da matéria escura, certo? E presumo então que as teorias da formação de matéria antes disso visassem responder apenas quanto a formação e transformação de matéria que era conhecida, sem prever que na verdade o BB originaria 9 vezes mais massa (é isso mesmo?...) do que podiam observar. Correto?
Averiguada essa necessidade, já foram feitas as alterações necessárias, como teorias de como e quando foi ou é sintetizada a matéria escura?
no decorrer do desenvolvimento das teorias do BB, ainda não havia sido detectada a necessidade da existência da matéria escura, certo? E presumo então que as teorias da formação de matéria antes disso visassem responder apenas quanto a formação e transformação de matéria que era conhecida, sem prever que na verdade o BB originaria 9 vezes mais massa (é isso mesmo?...) do que podiam observar. Correto?
Averiguada essa necessidade, já foram feitas as alterações necessárias, como teorias de como e quando foi ou é sintetizada a matéria escura?
Sem tempo nem paciência para isso.
www.talkorigins.org
www.talkorigins.org
Re: Re.: A matéria escura existe
ímpio escreveu:pergunta:
Ímpio, a Matéria Escura foi teorizada porque, de acordo com a Mecânica de Newton, as galáxias deveria se despedaçar.
Quanto ao Big Bang, até onde sei, nenhuma correção foi feita porque NÃO TEMOS as condições iniciais nem o que houve antes (se é que houve alguma coisa). A ME é de composição desconhecida, portanto, não dá para “prever” a quantidade de sua criação. Como as condições reinantes no instante do Big Bang são desconhecidas, não sabemos o que dará origem a ela, etc. Essas respostas, assim como em relação à matéria normal, só serão esclarecidas com um modelo Quântico da Gravidade.
O que se fez foi o inverso. Estimou-se a matéria do Universo, baseado em observações e conclui-se, obviamente, que ela surgiu a partir do BB. Hoje se sabe que essa conclusão é muito aquém da realidade.
Fayman
autor de:
OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)
autor de:
OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO