Município do RS obriga leitura da Bíblia nas escolas

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Christiano
Contato:

Mensagem por Christiano »

25/08/2006 - 22h17

LÉO GERCHMANN

da Agência Folha, em Porto Alegre

Os pouco mais de 9.000 habitantes do município gaúcho de Entre-Ijuís, na região das Missões (437 km de Porto Alegre), vivem uma polêmica religiosa em razão de lei aprovada recentemente obrigando a leitura da Bíblia nas escolas municipais.

Habitada na sua maioria por católicos e luteranos, a cidade, de forte colonização alemã, dividiu-se sobre o assunto, a ponto de o prefeito, Paulo Airton da Silva (PFL), mesmo depois de ter sancionado a lei, estar disposto a se reunir com os vereadores, pois teme não conseguir fiscalizar sua aplicação.

Entre-Ijuís tem 868 alunos em oito escolas municipais (sete de ensino fundamental e uma infantil). Há, também, três escolas estaduais (uma delas dedicada ao ensino médio).

O autor do projeto, vereador Vilmar Rotilli (PDT), lamenta a interpretação segundo a qual há uma imposição no texto da lei, que deveria estar sendo aplicada desde o dia 11 --nem todos os professores a estão cumprindo.

''Usamos a expressão 'ficam obrigados', mas a verdade é que não há imposição. É apenas uma forma de expressão, toda lei é assim. Todos lêem a Bíblia, menos os ateus", afirmou o vereador.

''O problema está justamente na obrigatoriedade", disse a secretária municipal da Educação, Olga Kritoschek.

Constitucionalistas ouvidos pela Folha consideram a medida inconstitucional. "É inconstitucional. Primeiro, porque as escolas públicas são laicas. Segundo, porque é livre a manifestação religiosa no país. Isso fere os direitos dos ateus e de pessoas que professam outros credos", disse o professor de direito constitucional Jaime Léo Carangaci.

O próprio bispo diocesano de Santo Ângelo (também nas Missões) considera a lei inconstitucional. ''Acho que essa lei é inconstitucional. O ensino religioso não tem confissão religiosa. A Bíblia é patrimônio de algumas religiões. De outras, não."

A mesma opinião é proferida pelo coordenador do curso de pedagogia da Universidade Regional Integrada em Santo Ângelo, Livio Arenhart. ''Excluem-se livros sagrados de outras religiões."

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educ ... 8898.shtml
Imagem

Hrrr

Re.: Município do RS obriga leitura da Bíblia nas escolas

Mensagem por Hrrr »

so nesses casos pequenos eh que o laicismo da constituiçao pesa =|
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL... :emoticon266:

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...

plante uma arvore por dia com um clic

Storydor
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Storydor »

Pensei que o Brasil era laico...
"E quem era inocente, hoje já virou bandido, só para comer um pedaço de pão fudido" Chico Science
Imagem

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

Tem uma tigrada no interior do RS que são phoda... tem mais é que cair no ridículo mesmo. No PDT o candidato a Governador é Alceu de Deus Collares, afro-descendente que adora bater um couro (umbanda).

o anátema

Mensagem por o anátema »

Se lessem a bíblia inteira, eu aprovaria. Mas só lerão a parte "approved for general audiences".
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

neo

Mensagem por neo »

ISSO É UM ABSURDOO!!!!

galera foi aprovada essa lei ou está para aprovar? pq essa lei fere a constituição!
"Não devemos aceitar nada sem antes fazer uma analise critica dos fenomenos que observamos, depois disso vem a crença sem ausencia de duvida" - Jesus

"Quando falam de religião pra mim, ou querem meu dinheiro ou minha liberdade"

carlo
Gênero: Masculino

Re: Re.: Município do RS obriga leitura da Bíblia nas escola

Mensagem por carlo »

ímpio escreveu:Se lessem a bíblia inteira, eu aprovaria. Mas só lerão a parte "approved for general audiences".

Isto mesmo. Toda vez que vc lê alguma coisa da bíblia nas paredes de certos locais, normalmente são do novo testamento, são coisas até interessantes, normalmente pensamentos que tiveram uma forte influência da civilização helênica. Eles nunca colocam nas paredes aquelas loucuras do VT, os estilo de vida dos hebreus primitivos, já pensou um cartaz na parede dizendo que Deus mandou ferir Amaleque, comer todas as mulheres, matar as grávidas, velhos e bebês? E ainda por cima levar as virgens como butim? Aliás se eu fosse obrigado a ler este livro idiota, eu só leria estas partes "picantes", iria ser um espanto quando me perguntassem o que significaria tal passagem e eu dissesse: Sei lá porra! :emoticon12: :emoticon12:

Anna
Gênero: Feminino

Mensagem por Anna »

Phoda tb é o cara dizer qeu TODO mundo lê a bíblia menos os ateus.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Mas todos os jornais do RS já criticaram esse politico imbecil. A ZH publicou inclusive uma nota.

Os religiosos entrevistados também se posicionaram contra. Teologos idem.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Trancado