Karma, o mecanismo de injustiça cósmica

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Hugo

Re.: Karma, o mecanismo de injustiça cósmica

Mensagem por Hugo »

Botanico escreveu:Os carrascos nazistas e comunistas sabiam que podiam cometer seus crimes sem problemas, buscavam um mundo melhor para eles aqui na Terra, pois não haveria mundo quando a morte viesse.

Imagem

APODman

Re: Re.: Karma, o mecanismo de injustiça cósmica

Mensagem por APODman »

duplicado
Editado pela última vez por APODman em 03 Set 2006, 17:59, em um total de 1 vez.
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

APODman

Mensagem por APODman »

Botanico escreveu:
APODman escreveu:
Tudo bem, talvez a Lei de Causa e Efeito não seja consoladora para você, pois suponho que tenha algo mais consistente, palpável e verificável que nos faça entender e aceitar nossos sofrimentos de forma conformada quando não pudemos impedi-los por uma razão ou outra.

Ela não é palpável, muito menos verificável e ela é baseada em um pressuposto de que existe uma entidade "Deus" no Universo, inverificável, ela é uma questão de fé em todos seus pontos.

A alternativa que não necessita de escapismos infantis é: Compreenda sua situação e lute dentro dela nas melhores condições possíveis tentando supera-la quando possível ou vivendo com dignidade quado não há nada a ser feito.

1) Compreender a situação. O que é isso? Como se faz isso? Com base em que? Em qual princípio?
2) Lutar dentro das melhores condições possíveis. É gozação? Quem ditou essas condições?
3) Tentando superá-la quando possível. É mesmo? Sabia você que estão, ao menos em Medicina, descobrindo que rezar faz bem? Mas vou rezar a quem, se Deus não existe e nada espiritual existe? Então quem tiver outros pontos de apoio que não o espiritual até pode superar a coisa... Mas quem está por baixo, sem o espiritual está mais por baixo ainda.
4) Ou vivendo com dignidade quando não há nada a ser feito... Faz me lembrar os pastores e suas igrejas nos anos 1980 lá nos canaviais. Os pobres trabalhadores, de salário arrochado e ainda levando tiros da polícia quando não baixavam a cabeça, iam a essas igrejas, que proliferavam bem por lá. Viviam na miséria aqui, mas aguardavam por sua recompensa... no Céu. Mas agora não há mais Céu. Então para quê viver com dignidade sem poder superar a coisa ruim? Podemos rodopiar a baiana então. Os carrascos nazistas e comunistas sabiam que podiam cometer seus crimes sem problemas, buscavam um mundo melhor para eles aqui na Terra, pois não haveria mundo quando a morte viesse. Como se vê, esse não-escapismo também acaba gerando outro tipo de escapismo, não?

Fazer o que, a vida é cruel, conforme-se.

Mas não é pq vc deseja que exista uma justiça Divina que de fato ela exista, apesar que apegar-se a uma mentira por vezes é algo que realmente dê algum suporte emocional. Eu não preciso, vc precisa, esotéricos crêem que as naves de Ashtar Sheran virão lhe salvar no dia da Transição Planetária, outros que Jesus descerá dos céus em glória, vc crê em reencarnação.

Pq o Universo preferiu a sua versão ?

Como os físicos gostariam que houvesse a fusão a frio !

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

APODman escreveu: apesar que apegar-se a uma mentira por vezes é algo que realmente dê algum suporte emocional.

Essa linha de avaliação dá é pano prá manga :emoticon16:

Bjs

cyrix
Gênero: Masculino

Mensagem por cyrix »

Dinobot escreveu:
Botanico escreveu:Os carrascos nazistas e comunistas sabiam que podiam cometer seus crimes sem problemas, buscavam um mundo melhor para eles aqui na Terra, pois não haveria mundo quando a morte viesse.

Imagem

Para os leigos: "Deus está conosco". De que adianta crer em deus quando se acha que ele assina em baixo todas as barbaridades?
Editado pela última vez por cyrix em 03 Set 2006, 18:32, em um total de 1 vez.
Onde há dúvida,há liberdade!
Reencarnação na Bíblia

APODman

Mensagem por APODman »

salgueiro escreveu:
APODman escreveu: apesar que apegar-se a uma mentira por vezes é algo que realmente dê algum suporte emocional.

Bjs

Sim, mas de qualquer forma não implica que não seja uma mentira.

[ ]´s
Editado pela última vez por APODman em 03 Set 2006, 18:36, em um total de 1 vez.
Tony Montana

Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

APODman escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Sim, mas de quaqluer forma não implica que não seja uma mentira.

[ ]´s

Continua dando o maior pano prá manga :emoticon4:

Bjs

APODman

Mensagem por APODman »

salgueiro escreveu:
APODman escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

[ ]´s

Bjs

Continua não provando que não se trata de uma mentira.

[ ]´s
Tony Montana

Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

APODman escreveu:
salgueiro escreveu:
APODman escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

[ ]´s

Bjs

Continua não provando que não se trata de uma mentira.

[ ]´s

APODman, em sua resposta não há argumento algum. Qualquer um, que use essa linha de especulação o faz somente para denegrir o outro debatedor. Se quiser releia a sua resposta inteira

APODman escreveu:Fazer o que, a vida é cruel, conforme-se.

Mas não é pq vc deseja que exista uma justiça Divina que de fato ela exista, apesar que apegar-se a uma mentira por vezes é algo que realmente dê algum suporte emocional. Eu não preciso, vc precisa, esotéricos crêem que as naves de Ashtar Sheran virão lhe salvar no dia da Transição Planetária, outros que Jesus descerá dos céus em glória, vc crê em reencarnação.

Pq o Universo preferiu a sua versão ?

Como os físicos gostariam que houvesse a fusão a frio !

Só para mostrar como vc é forte ? E isso lá é argumento ?

Bjs

rapha...
Administrador
Gênero: Masculino

Mensagem por rapha... »

Eu achava o Botânico um cara até um pouco sensato.

APODman

Mensagem por APODman »

salgueiro escreveu:APODman, em sua resposta não há argumento algum. Qualquer um, que use essa linha de especulação o faz somente para denegrir o outro debatedor. Se quiser releia a sua resposta inteira

Vou traduzir Sal: o fato do Botânico achar que a DE é bonitinha e consoladora não implica que ela seja verdadeira.

Bjs

De forma alguma, apenas que não é absolutamente necessária para se poder enfrentar os problemas da vida.

Além do mais não é o fato de alguém DESEJAR que algo exista, que se considere JUSTO que exista, que de fato o objeto deste desejo exista ou seja possível.

[ ]´s
Tony Montana

Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Que bom !! Vc entendeu :emoticon4:

Bjs

Botanico

Mensagem por Botanico »

salgueiro escreveu:APODman, em sua resposta não há argumento algum. Qualquer um, que use essa linha de especulação o faz somente para denegrir o outro debatedor. Se quiser releia a sua resposta inteira

APODman escreveu:Vou traduzir Sal: o fato do Botânico achar que a DE é bonitinha e consoladora não implica que ela seja verdadeira.

Também não implica que seja necessariamente falsa. O máximo que se tem apresentado por aqui para se dizer que seja falsa são os erros científicos (que não eram erros sua época) e interpretações erradas que Kardec teria feito em função desses erros. Fora isso, contra o seu aspecto filosófico e religioso, nada de muito consistente até agora me foi apresentado.
Bjs

APODman escreveu:De forma alguma, apenas que não é absolutamente necessária para se poder enfrentar os problemas da vida.

Além do mais não é o fato de alguém DESEJAR que algo exista, que se considere JUSTO que exista, que de fato o objeto deste desejo exista ou seja possível.

[ ]´s

O problema, seu Apô, é que durante TODA a história da humanidade, tal coisa tem sido buscada, ou seja, é um sentimento comum à maioria dos humanos. Nossos problemas estão aí, com ou sem nossos desejos de que há algo justo além do que podemos ver aqui e agora. Entretanto, a crença em algo justo tem mantido mais as pessoas na linha do que fora. Alguém me explica como e porque os escandinavos, que materialmente e materialisticamente vão muito bem, vivem de cara cheia?

APODman

Mensagem por APODman »

Botanico escreveu:

APODman escreveu:Vou traduzir Sal: o fato do Botânico achar que a DE é bonitinha e consoladora não implica que ela seja verdadeira.

Também não implica que seja necessariamente falsa. O máximo que se tem apresentado por aqui para se dizer que seja falsa são os erros científicos (que não eram erros sua época) e interpretações erradas que Kardec teria feito em função desses erros. Fora isso, contra o seu aspecto filosófico e religioso, nada de muito consistente até agora me foi apresentado.
Bjs

APODman escreveu:De forma alguma, apenas que não é absolutamente necessária para se poder enfrentar os problemas da vida.

[ ]´s

O problema, seu Apô, é que durante TODA a história da humanidade, tal coisa tem sido buscada, ou seja, é um sentimento comum à maioria dos humanos. Nossos problemas estão aí, com ou sem nossos desejos de que há algo justo além do que podemos ver aqui e agora. Entretanto, a crença em algo justo tem mantido mais as pessoas na linha do que fora. Alguém me explica como e porque os escandinavos, que materialmente e materialisticamente vão muito bem, vivem de cara cheia?

Que busque, mas não a torna mais verdadeira pq vc gostaria que fosse.

Para o zelador de meu prédio a Universal do Reino de Deus foi a salvação de sua vida.

Se vc tem esta necessidade de crença guarde ela com vc. Mas não me venha tentar justificar cientificamente Espiritos e reencarnação, neste ponto qualquer espírita se assemelha exatamente aos Criacionistas, creiam e pronto.

Vivem de cara cheia E/PQ são infelizes ? TODOS vivem de cara cheia ?

[ ]´s
Tony Montana

Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Botanico

Mensagem por Botanico »

APODman escreveu:Que busque, mas não a torna mais verdadeira pq vc gostaria que fosse.

Para o zelador de meu prédio a Universal do Reino de Deus foi a salvação de sua vida.

A questão não é se é VERDADEIRA ou não de forma isofismável e sim em termos de realização pessoal. Para o zelador do seu prédio, a Universal lhe trouxe uma realização pessoal, que poderá durar toda a sua vida ou ser desfeita quando eventualmente ele tiver doado tudo a ela e não ter recebido nada e, quando não tiver mais nada para dar, aí então os pastores determinarão que ele seja proibido de passar na calçada da igreja. Com um primo meu foi assim, não que ele tivesse sido trouxa de dar tudo o que tinha, mas logo no primeiro dia, já queriam que ele fizesse doações em dólar e ele retrucou:
_ Eu estou desempregado ô meu! Vou doar o que se não tenho nem para mim!
Depois de três cultos sem doações, o pastor mandou os seguranças barrarem a entrada dele...

APODman escreveu:Se vc tem esta necessidade de crença guarde ela com vc. Mas não me venha tentar justificar cientificamente Espiritos e reencarnação, neste ponto qualquer espírita se assemelha exatamente aos Criacionistas, creiam e pronto.

Ora, eu guardaria, se não fosse tanta gente querendo provar que é falsa a crença em espíritos e reencarnação, sem me apresentarem as ditas provas...

APODman escreveu:Vivem de cara cheia E/PQ são infelizes ? TODOS vivem de cara cheia ?

[ ]´s

Oh não! Há os que são felizes e não necessariamente ficam de cara cheia. O negócio é que desde a pré-adolescência, o consumo de bebes é alto na MAIORIA (não todos portanto). O lance aqui é que os escandinavos têm feito aquilo que vocês céticos pregam: descartaram a crença em um fator espiritual e você me parece sugerir que isso é o caminho certo, pois a crença em coisas espirituais é tolice e superstição, certo? Uma bengala para quem não precisa dela por motivos físicos e sim psicológicos. Mas veja que apesar disso, mesmo sendo uma sociedade estável, com bons proventos materiais, etc e tal, eu não entendo esse alcoolismo elevado no povo. Que estaria faltando a ele?

Hugo

Mensagem por Hugo »

rapha... escreveu:Eu achava o Botânico um cara até um pouco sensato.

Pois é...

videomaker

Mensagem por videomaker »

Fazer o que, a vida é cruel, conforme-se.

Acho realmente que essa declaração resolve toda essa polêmica !
Azar o nosso ...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

APODman

Mensagem por APODman »

Botanico escreveu:
APODman escreveu:Que busque, mas não a torna mais verdadeira pq vc gostaria que fosse.

A questão não é se é VERDADEIRA ou não de forma isofismável e sim em termos de realização pessoal. Para o zelador do seu prédio, a Universal lhe trouxe uma realização pessoal, que poderá durar toda a sua vida ou ser desfeita quando eventualmente ele tiver doado tudo a ela e não ter recebido nada e, quando não tiver mais nada para dar, aí então os pastores determinarão que ele seja proibido de passar na calçada da igreja. Com um primo meu foi assim, não que ele tivesse sido trouxa de dar tudo o que tinha, mas logo no primeiro dia, já queriam que ele fizesse doações em dólar e ele retrucou:
_ Eu estou desempregado ô meu! Vou doar o que se não tenho nem para mim!
Depois de três cultos sem doações, o pastor mandou os seguranças barrarem a entrada dele...

Se doa ela doa muito pouco, mas o fato é que parou de beber deixando de ser violento e toda familia se reestruturou.

Aquilo faz bem a ele tanto quanto a DE faz bem a vc, tanto quanto um suicida de Jonestown achava que aquilo fazia bem a ele.

Apenas pq faz bem emocionalmente ao individuo, não significa que o objeto de crença ou culto seja verdadeiro.

O que pode ser verdadeira é sim sua fé naquilo, como a sua fé nas materializações vitorianas.

Ora, eu guardaria, se não fosse tanta gente querendo provar que é falsa a crença em espíritos e reencarnação, sem me apresentarem as ditas provas...

Eu tenho curiosidade por saber da verdade, até agora a verdade é que não temos evidências científicas robustas da reencarnação, mas pode até ser que ela exista, mas por enquanto existe tanto quanto qualquer lenda. O que combato mesmo é a arrogância espírita em tentar nos fazer engolir qualquer besteira cientificista e ( ou justamente ) por se considerarem os possuidores da "mais evoluida doutrina", ou crença, dentre todas as outras.

Oh não! Há os que são felizes e não necessariamente ficam de cara cheia. O negócio é que desde a pré-adolescência, o consumo de bebes é alto na MAIORIA (não todos portanto). O lance aqui é que os escandinavos têm feito aquilo que vocês céticos pregam: descartaram a crença em um fator espiritual e você me parece sugerir que isso é o caminho certo, pois a crença em coisas espirituais é tolice e superstição, certo? Uma bengala para quem não precisa dela por motivos físicos e sim psicológicos. Mas veja que apesar disso, mesmo sendo uma sociedade estável, com bons proventos materiais, etc e tal, eu não entendo esse alcoolismo elevado no povo. Que estaria faltando a ele?

O típico pensamento linear espírita: falácias de Non Causa Pro Causa, Cum Hoc Ergo Propter Hoc.

São em sua maioira ateus LOGO sao em sua maioria alcoolatras pois são "materialistas".

Sequer pensa se outros aspectos sócio-histórico-culturais possuem fatores mais predominantes na criação deste hábito do que o ateismo.

Podemos concluir que paises de maioria crédula deveriam possui níveis baixissimos de alcoolismo, o que não é verdade, como pode ser observado nesta tabela: Statistics by Country for Alcoholism

Paises fortemente cristãos e até mesmo focado em crenças reencarnacionistas possuem taxas até maiores de alcoolatras em relação a população tota do que a Suécia.

Se o ateismo talvez não contribua para suster o alcoolismo o fato é que a credulidade não ajuda a evitar. Isto pq os fatores que levam ao alcoolismo certamente estão muito além da simplista e simplória explicação que vc propôs apesar da religião cumprir bem o papel para o qual foi criada:

"Você diz que acredita na necessidade da religião. Seja sincero! Você acredita mesmo é na necessidade da polícia."
Nietzsche.

Este tipo de pensamento é claramente similar ao de Kardec: "isto LOGO aquilo", esta merda se perpetua dentro da DE a mais de 100 anos e ela aidna se considera "científica".

A propósito:

- Não sou alcoólatra e não uso qualquer tipo de droga e sou ateu e um cético.

- Espiritualidade não é o mesmo que Espiritualismo, assim como Religiosidade não é o mesmo que Religião.

Um cético e ateu pode sim ser alguém com espiritulidade elevada e religiosidade proeminente sem que estas, no entato, sejm fundamentadas ou dirigidas a seres fantasmagóricos, mitológicos e/ou a rituais de qualquer tipo.

Em resumo Botânico, o fato de "te fazer bem" não significa que as bases da DE sejam verdadeiras.

[ ]´s
Tony Montana

Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

APODman

Mensagem por APODman »

videomaker escreveu:Fazer o que, a vida é cruel, conforme-se.

Acho realmente que essa declaração resolve toda essa polêmica !
Azar o nosso ...

As vezes até que vc é esperto

[ ]´s
Tony Montana

Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Botanico

Mensagem por Botanico »

APODman escreveu:Eu tenho curiosidade por saber da verdade, até agora a verdade é que não temos evidências científicas robustas da reencarnação, mas pode até ser que ela exista, mas por enquanto existe tanto quanto qualquer lenda. O que combato mesmo é a arrogância espírita em tentar nos fazer engolir qualquer besteira cientificista e ( ou justamente ) por se considerarem os possuidores da "mais evoluida doutrina", ou crença, dentre todas as outras.

Bem, Apô, temos uns problemas aqui. Primeiro, por que tem que ser "evidências científicas robustas"? Será que é por se é científico, obrigatoriamente é correto, conforme proclama a fé cética?

Já lhe perguntei, sobre outro assunto na mesma balada, de quais seriam suas propostas de experimentos e investigações científicas e que forma de registros dos resultados seriam cientificamente válidos. E até agora estou sem respostas. Como se pode apresentar alguma prova científica robusta se os críticos não nos dizem o que querem como experimento e registro válidos?

Então fica tudo na mesma: fé cética de um lado e fé espiritual de outro.

APODman

Mensagem por APODman »

Botanico escreveu:[color=#ffff00]Bem, Apô, temos uns problemas aqui. Primeiro, por que tem que ser "evidências científicas robustas"? Será que é por se é científico, obrigatoriamente é correto, conforme proclama a fé cética?

Algo além de: "tenha fé na palavra dele"

Já lhe perguntei, sobre outro assunto na mesma balada, de quais seriam suas propostas de experimentos e investigações científicas e que forma de registros dos resultados seriam cientificamente válidos. E até agora estou sem respostas. Como se pode apresentar alguma prova científica robusta se os críticos não nos dizem o que querem como experimento e registro válidos?

Como se testa um mito ?

Tente provar a existência do Saci.

Gostaria que vc me apontasse apenas UM texto no qual eu tenha dito que reencarnação e/ou espíritos não existem.

Vc irá encontrar varios nos quais tento demonstrar que aqueilo que apresenta como provas ou estão erradas ou contraditórias ou ainda são fraudes.

Mas nunca afirmei: Não existem, já vc...

O único que tem fé aqui é vc, na realidade o debate aqui trata-se do pensamento crítico contra a fé espírita.

[ ]´s
Tony Montana

Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

APODman

Mensagem por APODman »

Imagem

:emoticon16: :emoticon16:

[ ]´s
Tony Montana

Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Hugo

Mensagem por Hugo »

Por que os espíritas acham que a descoberta de vida após a morte ou de reencarnação validaria toda a doutrina? Isso simplesmente não faz sentido.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Dinobot escreveu:Por que os espíritas acham que a descoberta de vida após a morte ou de reencarnação validaria toda a doutrina? Isso simplesmente não faz sentido.

Não validaria. A doutrina é só uma entre várias linhas espiritualistas

Bjs

Botanico

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:Bem, Apô, temos uns problemas aqui. Primeiro, por que tem que ser "evidências científicas robustas"? Será que é por se é científico, obrigatoriamente é correto, conforme proclama a fé cética?

APODman escreveu:Algo além de: "tenha fé na palavra dele"

Exemplos, por favor.

APODman escreveu:Como se testa um mito ?

Tente provar a existência do Saci.

APODman escreveu:Gostaria que vc me apontasse apenas UM texto no qual eu tenha dito que reencarnação e/ou espíritos não existem.

Serve este acima: Como se testa um MITO?
Bem, do Dic Michaelis:
sm (gr mythos) 1 Fábula que relata a história dos deuses, semideuses e heróis da Antiguidade pagã. 2 Interpretação primitiva e ingênua do mundo e de sua origem. 3 Tradição que, sob forma alegórica, deixa entrever um fato natural, histórico ou filosófico. 4 Exposição simbólica de um fato. 5 Coisa inacreditável. 6 Enigma. 7 Utopia. 8 Pessoa ou coisa incompreensível.

Bem, se você coloca reencarnação e espíritos como MITO, então está claro para mim que para você eles são coisas inexistentes; são fábulas e contos da Carochinha.

Deve ser exatamente pela sua posição que os céticos em geral se fiam nela. Se já partem do pressuposto que os espíritos NÃO EXISTEM, então ficam claros para mim as obras e textos céticos com aquela vacuidade absurda na tentativa de explicar os fenômenos. Usam de truques e supostas explicações que isoladas do contexto, até funcionam, mas quando se tenta encaixar no relato, aí nada feito.
Certo?

APODman escreveu:Vc irá encontrar varios nos quais tento demonstrar que aqueilo que apresenta como provas ou estão erradas ou contraditórias ou ainda são fraudes.

Mas nunca afirmei: Não existem, já vc...

Olha, sinceramente, e eu já disse isso aqui, NUNCA ENCONTREI QUALQUER TEXTO CÉTICO, QUE REALMENTE VALESSE A PENA, COMO DEMONSTRAÇÃO DO QUE SE APRESENTA COMO PROVAS são de que estas estão erradas, contraditórias ou são fraudes.

Vai ter que começar de novo ô meu!

APODman escreveu:O único que tem fé aqui é vc, na realidade o debate aqui trata-se do pensamento crítico contra a fé espírita.

[ ]´s

Também não tenho visto muitos pensamentos críticos partindo deste e de outros pessoais céticos. O que tenho visto muito por aqui é só deboche e gozação, inclusive vindos de você.

Como posso considerar que é um pensamento crítico a sua colocação de que "amantes existem" e são mais plausíveis do que espíritos no caso Florence Cook X Jules Bois? Amantes existem sim, mas cadê as provas ou qualquer indício de que Jules Bois e Florence tivessem sido amantes? Não há nenhum além da palavra do próprio Jules, que faz essa "confissão" três anos após a morte de Florence e é interessante que ele diz que ela lhe teria confessado que enganara Crookes, mas infelizmente o pessoal cético não me traz os relatos de Jules, com as descrições dos métodos fraudulentos com os quais ela enganou o cientista.

Uma pena.
Se sua opinião neste caso é um pensamento crítico, sinceramente está abaixo de qualquer crítica.

Trancado