Deixa ele dormir em casa?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Najma escreveu:
Samael escreveu:
user f.k.a. Cabeção escreveu:
É muito mole falar da posição que nós estamos, pais permissivos são vantagens para nós, até o dia em que nós nos tornamos os pais. Do outro lado da moeda, a coisa não é tão simples quanto esse oba-oba liberalista pretende ser.

Não vou ficar me iludindo ou fingindo que minha filha é virgem (se estiver claro que ela não é), mas também não vou ficar servindo cafezinho para vagabundo.

Minha casa, minhas regras.

Não adianta, abertura de precedente induz à extrapolação da boa-vontade, é um fato matemático. Não se engane achando que se sua filha transa em casa, ela não vai transar na rua. Ela vai transar nos dois lugares e onde lhe der na telha. Logo, se você não permite que ela transe em casa, pelo menos você está evitando de conviver com indivíduos alheios a sua família, tomando café na sua mesa, e tomando todo tipo de liberdade na sua propriedade. O que já é uma vantagem.

É um problema sério. Se der merda e ela engravidar, não dá para virar as costas. Se ela começar a trepar com bandidos ou começar a se dar mal no colégio ou faculdade, é seu dinheiro que vai pelo ralo.

Eu nunca tive esse tipo de liberdade na casa delas, e olha que eu nunca me dei mal com os pais delas, e não sou nem tenho cara de bandido. Só entendo o lado deles de não querer a filha levando caras que conheceu há duas semanas para dentro de casa (e é o que eventualmente aconteceria, ainda que não fosse comigo, mas com os próximos namorados).

E não me venham chamar de machista se eu disser que filhas precisam ser mais protegidas que filhos. Isso é óbvio para qualquer um que entenda um mínimo de economia. O maior prejuízo é sempre da mulher e da família dela. Para o homem, no máximo ele vai se sentir obrigado a arranjar um emprego, e os avós paternos nem precisam se envolver nessa história. Logo, cabe a família dela protegê-la, ainda que ela mesma não goste dessa proteção, pelo menos em quanto ela estiver sendo bancada. Além de uma filha mulher ser vulnerável quanto a estupros, a canalhas, aproveitadores e coroas que adoram jogar uma lábia para cima de nifetinhas. Com filhos, esses problemas virtualmente inexistem.

Imagine se o sujeito que come ela resolver se instalar por lá pela sua casa por uns tempos, e um dia bater nela (sua filha), ou colocar drogas na sua casa, ou aparecerem agiotas lá (sua casa) procurando pelo sujeito (o trombadinha namorado da sua filha). Você vai se sentir obrigado a matar o cara, no mínimo. E aí já arranjou um problemão.

Pensem nisso, liberalistas.

MEU DEUS DO CÉU.

Deixa eu ver se eu saquei, você deu pau no argumento da permissão de transar em casa dizendo que, a partir do ponto que se permitir àm enina transar em casa, ela vai sair dando pra todo mundo?

O pior, você elevou os casos ao absurdo, dizendo que o rapaz pode bater na menina (!!!), encher tua casa de drogas ou, ainda, aparecerem agiotas na sua porta!

Puta merda. É tanto besteirol pra justificar um conservadorismo moral retrógrado...

Se assuma como conservador! É muito mais franco do que ficar inventando desculpas malucas pra isso!

Eu tenho medo do Cabeção... :emoticon11:

Se ele não tá de saca, eu também tenho... :emoticon12:

Nospheratu

Mensagem por Nospheratu »

user f.k.a. Cabeção escreveu: (...) mas também não vou ficar servindo cafezinho para vagabundo.

Isso é relativo, nem sempre o cara escolhido por ela é um vagabundo ou coisa parecida.

user f.k.a. Cabeção escreveu:Só entendo o lado deles de não querer a filha levando caras que conheceu há duas semanas para dentro de casa (e é o que eventualmente aconteceria, ainda que não fosse comigo, mas com os próximos namorados).

Compreensível.

user f.k.a. Cabeção escreveu:E não me venham chamar de machista se eu disser que filhas precisam ser mais protegidas que filhos. Isso é óbvio para qualquer um que entenda um mínimo de economia. O maior prejuízo é sempre da mulher e da família dela. Para o homem, no máximo ele vai se sentir obrigado a arranjar um emprego, e os avós paternos nem precisam se envolver nessa história. Logo, cabe a família dela protegê-la, ainda que ela mesma não goste dessa proteção, pelo menos em quanto ela estiver sendo bancada. Além de uma filha mulher ser vulnerável quanto a estupros, a canalhas, aproveitadores e coroas que adoram jogar uma lábia para cima de nifetinhas. Com filhos, esses problemas virtualmente inexistem.

Concordo plenamente.

user f.k.a. Cabeção escreveu:Imagine se o sujeito que come ela resolver se instalar por lá pela sua casa por uns tempos, e um dia bater nela (sua filha), ou colocar drogas na sua casa, ou aparecerem agiotas lá (sua casa) procurando pelo sujeito (o trombadinha namorado da sua filha). Você vai se sentir obrigado a matar o cara, no mínimo. E aí já arranjou um problemão.

É, isso depende do caráter do sujeito, que deve ser analisado por você, e, obviamente, por sua filha.
Se ela tiver recebido uma boa educação (Entre outros fatores), provavelmente terá o bom senso de rejeitar o sujeito antes de alguma merda maior aconteça.
Cito Suzane Richtofen como um exemplo contrário.
Editado pela última vez por Nospheratu em 06 Set 2006, 14:01, em um total de 1 vez.

Apáte
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Deixa ele dormir em casa?

Mensagem por Apáte »

Apáte escreveu:Isso só serve pras filhas ou também só fez gracinhas depois de casado?

A filha nasceu de inseminação artificial.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Res Cogitans escreveu:
Anna escreveu:É... meu irmão tb era assim. E meu marido tb é... quando comecei a ficar cansada de conversar e conversar mil horas toda vez que encontrava com ele, ou quando ele me deixava em casa de porre no fim de semana e nada acontecia, eu agarrei logo numa festa e pronto!

Mulher com iniciativa é nosso sonho de consumo.

Mulher safada que fica fazendo cu doce, tem que mais é que ser avisada que meu membro é diabético.

Mas as realmentes santinhas, tímidas que muito provavelmente não tomariam iniciativas, me encantam. Felizmente (ou para as frustrações de alguns que acham que ensinariam tudo à elas, se sentindo "os bão", infelizmente) as damas de mesa, são putas na cama.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Samael escreveu:É muito bom ler mensagens de quem não tem "frescuras" para tratar o assunto. Bendito subúrbio, bendita zona norte.

A propósito, por culpa desse "moralismo paternal", acabei transando pela primeira vez num play de um prédio de um amigo meu. :emoticon131:

Putz, pensava que todo mundo, na first, ia nas tias. Aliás, várias sessões de tias antes duma grátis.

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

RCAdeBH escreveu:
Res Cogitans escreveu: O que vc pode fazer é tentar manipular onde ela vai dar.

Pai cafetão?

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Não. Aí seria querer que ela cobrasse. Espero que saiba a diferença.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Flavio Costa escreveu:Esse tópico se desenvolveu bem.

Que se dá um tratamento diferenciado para rapazes e moças é evidente, por alguns motivos. O primeiro deles, enfatizado pelo Cabeção e bastante verdadeiro, é que o maior prejuízo no caso de uma gravidez indesejada é da moça e de sua família. O outro motivo, de grande peso, é que os pais, e em particular o pai, tem ciúmes da filha. Embora o segundo motivo possa ser criticado, porque leva a uma série de valores culturais injustos, tem o efeito colateral de instintivamente atender aos interesses do primeiro motivo, que parece ser bem legítimo.

Embora a questão dos ciúmes seja perfeitamente compreensível, ela não anula a colocação do Res Cogitans: o pior cego é aquele que não quer ver. Dá até dó de tanto pai otário que tem por aí, tentando se convencer a todo custo que sua filha é "pura e casta". O pai é mais fácil de enganar que o marido porque o pai quer ser enganado, quer negar que o casar virgem seja um costume anacrônico.

O que não dá para entender é que se dê algum valor à virgindade. A virgindade não tem nenhum valor e sua exaltação é fruto de uma mentalidade machista patológica, de sentimentos de inseguraça mal-resolvidos, é de uma arbitrariedade desprovida de quaisquer bases racionais sólidas. O que de fato é importante é a responsabilidade e, mais especificamente, que as ações de cada um sejam compatíveis com o preparo psicológico e material para assumir responsabilidades.

O pai não-otário mas incapaz de controlar seus ciúmes tem como melhor alternativa deixar que a filha (devidamente instruída sobre a questão da responsabilidade que, apesar de não garantir nada, é o máximo que os pais realmente podem fazer para evitar uma besteira) durma na casa do namorado. Este, aliás, é um expediente do qual lancei mão muitas vezes e é ótimo, pelo menos na condição de namorado.

Perfeito. Você deve "ensinar" sua filha que a transa envolve responsabilidades não tentar a todo custo que ela não transe. Por favor... a biologia criou uma das melhores sensações da vida para que reproduzíssimos a espécie e, felizmente, podemos fazer ter essa sensação SEM NECESSARIAMENTE nos reproduzirmos. Isso é muuuuuuuuito bom.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Res Cogitans escreveu:
RCAdeBH escreveu:
Res Cogitans escreveu: O que vc pode fazer é tentar manipular onde ela vai dar.

Pai cafetão?

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Não. Aí seria querer que ela cobrasse. Espero que saiba a diferença.

Precisaria de muita fé para acreditar que ele saiba... :emoticon16:

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

- Meu liberalismo nunca chegará nesse nível, se minha filha e seu namoradinho estiverem afim, eles deverão dar um jeito, assim como eu dei um jeito um dia, talvez corram riscos e façam tolices, como todo adolescente faz, mas não contarão com minha colaboração, nunca me sentiria a vontade em casa sabendo que minha filha está lá transando com o namorado, vai além de todos os meus limites, só na outra encarnação, aliás prefiro nem ser informado, ela que discuta isso com a mãe.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Spitfire

Re.: Deixa ele dormir em casa?

Mensagem por Spitfire »

Prefiro eu mesmo analisar o sujeito... uma filha, jovem e inexperiente, pode ser facilmente enganada.
Alem do mais se o sujeito não for "gente boa" não vai querer se sujeitar a querer frequentar minha casa, prefere os bancos de praça e cantinhos escuros...
O simples fato do sujeito não se "esconder" de mim já é um indício de que não tem nada a esconder.

Bater na minha filha? Bom... eu não admito homem bater em mulher sob circunstância nenhuma. Se ele ousar tentar fazer isto, vai ser mais fácil para mim... não precisarei caça-lo para caga-lo a pau, esta no alcance do meu braço... ou da minha 9mm.
Drogas? Bom... se ele estiver envolvido com drogas, me é muito fácil saber... me basta saber o nome e descubro até em que escolas o sujeito estudou e quais eram as notas que ele tirava. Logo isto tambem não me preocupa.

Não só permitiria como compraria camisinhas para eles.

Se não for dentro da minha casa, onde tenho relativo controle, pode ser na rua... sabe-se lá com quem.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Bom, desde cedo acho que o melhor é prevenir. Nós homens sabemos muito bem que chega uma hora que as coisas saem do controle e, mesmo com boas intensões, a gente dá asas aos hormônios e afins. Se misturar à umas doses então...
Acho que seria muita coragem um pai ensinar o seu filho que uma mulher é um ser humano que merece respeito e que merece toda atenção assim como os homens. As filhas também. Sexo é bom e se feito com responsabilidade e respeito ninguém sai machucado e ambos ganham. Mas tem outros valore que devem ser levados em conta. Um namoro cedo pode por em risco um futuro inteiro (vide adolescentes grávidas). É necessário informar e prevenir sobre "os males de uma gravidez indesejada ou fora de hora", das responsabilidades, tempo dispendido na criação de um filho além dos custos de tudo isso.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Bom, desde cedo acho que o melhor é prevenir. Nós homens sabemos muito bem que chega uma hora que as coisas saem do controle e, mesmo com boas intensões, a gente dá asas aos hormônios e afins. Se misturar à umas doses então...
Acho que seria muita coragem um pai ensinar o seu filho que uma mulher é um ser humano que merece respeito e que merece toda atenção assim como os homens. As filhas também. Sexo é bom e se feito com responsabilidade e respeito ninguém sai machucado e ambos ganham. Mas tem outros valore que devem ser levados em conta. Um namoro cedo pode por em risco um futuro inteiro (vide adolescentes grávidas). É necessário informar e prevenir sobre "os males de uma gravidez indesejada ou fora de hora", das responsabilidades, tempo dispendido na criação de um filho além dos custos de tudo isso.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Samael escreveu:
MEU DEUS DO CÉU.

Deixa eu ver se eu saquei, você deu pau no argumento da permissão de transar em casa dizendo que, a partir do ponto que se permitir àm enina transar em casa, ela vai sair dando pra todo mundo?

O pior, você elevou os casos ao absurdo, dizendo que o rapaz pode bater na menina (!!!), encher tua casa de drogas ou, ainda, aparecerem agiotas na sua porta!

Puta merda. É tanto besteirol pra justificar um conservadorismo moral retrógrado...

Se assuma como conservador! É muito mais franco do que ficar inventando desculpas malucas pra isso!

Não merecia nem resposta, só pela forma repelente que usou para distorcer o que eu tinha dito.

Em nenhum momento disse que se eu permitisse uma coisa, minha filha automaticamente faria pior. Eu disse que isso é o que tende a acontecer quando se abre qualquer tipo de precedente, não só esse. E que também não evitaria dela transar com os namorados onde quer que fosse, só aumentaria o leque de opções. Ocorre que proibindo de levar para casa eu poderia até não estar evitando o ato sexual, mas já evitaria o convívio com um indivíduo desconhecido, o que já configura numa grande vantagem. Se não consegue perceber a "sutil" diferença, paramos por aqui.

E quanto ao que o cara pode fazer, é óbvio que isso pode acontecer, até seu filho ou sua filha podem, porque não um estranho que você nem sabe como foi criado, ou com que tipo de gente costuma andar?

Quanto ao conservadorismo, como eu disse, é mole fazer coro ao oba-oba liberal quando se está do lado vantajoso, mas a questão se referia a como eu agiria com o namorado da minha filha, e não como eu gostaria que os pais da minha namorada agissem comigo. Há que se perceber que existe uma assimetria de interesses, e é óbvio que os pais tentarão proteger sua cria, acima de qualquer coisa.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Ateu Tímido escreveu:
Najma escreveu:
Eu tenho medo do Cabeção... :emoticon11:

Se ele não tá de saca, eu também tenho... :emoticon12:

Sinceramente, vocês acham que dessa vez eu disse algo absurdo?!

A Lígia até onde eu sei tem apenas filhos, mas você não pensará a respeito dessas coisas quando sua filha for adolescente Bruno?

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Nosferatu escreveu:É, isso depende do caráter do sujeito, que deve ser analisado por você, e, obviamente, por sua filha.
Se ela tiver recebido uma boa educação (Entre outros fatores), provavelmente terá o bom senso de rejeitar o sujeito antes de alguma merda maior aconteça.
Cito Suzane Richtofen como um exemplo contrário.

Claro que eu procuraria educá-la para não se envolver com esse tipo de gente, mas é presunção achar que não poderia acontecer.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Res Cogitans escreveu:Cara, eu sou um dos caras sortudos que depois de certo tempo conseguiu transar com namorada em casa. A partir do momento que tive esta facilidade não precisei apelar para lugares escuros no meio da noite. Se vc não quer lidar com isso é só deixar sua filha dormir na casa do namorado.

Em nenhum momento eu falei que ela não poderia dormir na casa do namorado.

Assim que eu achar que ela é responsável o suficiente para decidir a esse respeito, o que não ocorrerá antes dos 18 anos, com toda certeza, ela poderá dormir aonde quiser. Não tenho nenhuma pretensão de prendê-la em casa, ou qualquer coisa do tipo, só falo da questão de colocar um indivíduo dentro da minha casa, lugar onde só há espaço para um casal, eu e a minha esposa. E, é claro, esse tipo de privilégio poderia ser sumariamente cortado caso viesse acompanhado de queda de rendimento na faculdade ou trabalho, ou mesmo de abandono dos estudos ou emprego.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Storydor escreveu:
Apáte escreveu:O legal é que boa parte dos adolescentes dormem em cama de solteiro.

Sim, sim... ótimo detalhe!

Azathoth escreveu:Dormir em cama de solteiro não é um problema.

Claro que não! Na verdade, é a solução. :emoticon16:

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Res Cogitans escreveu:Devo lembrá-los que há estágios.

Sua filha deixará:

(1) Mão na bunda por cima da calça, mão no peito por cima da blusa.
(2) Mamada no peito.
(3) Dedada na vagina.

Aí ela começa a ficar mais ativa
Sua filha fará:

(4) A famosa punheta no namorado.
(5) sexo oral (nessa geração é quase certo, leia revistas femininas)

Aí é a parte que mais depende.... ela pode pular logo pro sexo aquilo naquilo. Ou ficar embromando.

Aceite a realidade velho.

:emoticon12:
"Noite escura agora é manhã..."

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Res Cogitans escreveu:Devo lembrá-los que há estágios.

Sua filha deixará:

(1) Mão na bunda por cima da calça, mão no peito por cima da blusa.
(2) Mamada no peito.
(3) Dedada na vagina.

Aí ela começa a ficar mais ativa
Sua filha fará:

(4) A famosa punheta no namorado.
(5) sexo oral (nessa geração é quase certo, leia revistas femininas)

Aí é a parte que mais depende.... ela pode pular logo pro sexo aquilo naquilo. Ou ficar embromando.

Aceite a realidade velho.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Essa questão é complexa e delicada. Não é só uma questão deixo ou não deixo.
Entendo a posição do Sama e concordo com ele. Onde tiver um lugarzinho para se arrumar, é lá mesmo que a gente faz.
Também entendo o cabeção e o seu receio. Ambos estão certos em suas linhas de raciocínio.
Eu (que eu saiba) não tenho filhos mas tenho uma sobrinha de dez anos com corpo de doze. Sei que logo ela vai começar a despertar paixões. Por isso mesmo converso bastante com ela para que ela não caia nas armadilhas dos cafajestes e, principalmente, se for começar a namorar, vou querer conhecer o cara para ver se aprovo ou não. Isso depois de eu conhecer a família do cara também.
No quesito "deixar transar em casa ou não" se ela estiver na casa do namorado, como bem disse a Ana, pelo menos saberei que ela está em segurança. Acredito que, dependendo da família do rapaz, se ele tiver tido uma BOA educação e um bom caráter, até deixo pois saberei que a família dele também ficará despereocupado em saber que ele estará em segurança.
Acho que o mais importante é conversar com os filhos tendo a consciência que, um dia eles deixarão de serem as nossas pequenas criancinhas e que estão crescendo. Assim como os nossos pais um dia tiveram que fazer. Se eles tiverem que fazer, farão mesmo. Ou aqueles que já são adultos aqui no RV esqueceram que já fizeram isso, um instante de rebeldia?
Concluindo: Conversar e tentar ser o mais franco possível com nossos filhos (ou sobrinhos) é o melhor remédio. O resto depois a gente decide.
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Entendo a posição do Sama e concordo com ele. Onde tiver um lugarzinho para se arrumar, é lá mesmo que a gente faz.
Também entendo o cabeção e o seu receio. Ambos estão certos em suas linhas de raciocínio.
Eu (que eu saiba) não tenho filhos mas tenho uma sobrinha de dez anos com corpo de doze. Sei que logo ela vai começar a despertar paixões. Por isso mesmo converso bastante com ela para que ela não caia nas armadilhas dos cafajestes e, principalmente, se for começar a namorar, vou querer conhecer o cara para ver se aprovo ou não. Isso depois de eu conhecer a família do cara também.
No quesito "deixar transar em casa ou não" se ela estiver na casa do namorado, como bem disse a Ana, pelo menos saberei que ela está em segurança. Acredito que, dependendo da família do rapaz, se ele tiver tido uma BOA educação e um bom caráter, até deixo pois saberei que a família dele também ficará despereocupado em saber que ele estará em segurança.
Acho que o mais importante é conversar com os filhos tendo a consciência que, um dia eles deixarão de serem as nossas pequenas criancinhas e que estão crescendo. Assim como os nossos pais um dia tiveram que fazer. Se eles tiverem que fazer, farão mesmo. Ou aqueles que já são adultos aqui no RV esqueceram que já fizeram isso, um instante de rebeldia?
Concluindo: Conversar e tentar ser o mais franco possível com nossos filhos (ou sobrinhos) é o melhor remédio. O resto depois a gente decide.
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Imagem

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Samael escreveu:É muito bom ler mensagens de quem não tem "frescuras" para tratar o assunto. Bendito subúrbio, bendita zona norte.

A propósito, por culpa desse "moralismo paternal", acabei transando pela primeira vez num play de um prédio de um amigo meu. :emoticon131:

Pobre Samuquinha...

Ao menos seu amigo foi carinhoso e fez tudo com cuidado?

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Alter-ego escreveu:

Pobre Samuquinha...

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Alter-ego escreveu:

Pobre Samuquinha...

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Trancado