A pergunta principal é como eu faria para saber se, havendo três genes em diferentes loci, igualmente adaptativos e cuja adaptação fornecida não se acumule, mas se sobreponha, algum deles atingiria em algum momento a fixação na população, isso é, estaria presente em todos os indivíduos.
chamamos esses 3 genes de A, B e C, e os seus respectivos alelos selecionados negativamente de X, todos...
na população inicialmente haveriam indivíduos XXX, AXX, XBX e XXC, sendo a imensa maioria XXX, os únicos vulneráveis à seleção natural.
Me parece que algum desses, A, B, ou C, eventualmente se fixaria, porque dos cruzamentos de tipos como AXX e XXC, eventualmente nasceriam XXX, vulneráveis à eliminação, diminuindo a freqüência de X em todos os loci... e eventualmente, chegando a zero em algum momento... acho.
Outra coisa que, ainda que ABX ou ABC, etc, não sejam melhores que AXX, etc, a prole (proveniente de reprodução sexuada, e recombinação) de ABX ou ABC menos provavelmente será XXX do que a prole dos tipos AXX, com só um gene benéfico....
o que não tem tanta relevância se é considerado acasalamento totalmente aleatório, mas acho que começa a ter se pudesse ser simulado algo com um efeito de acasalamentos limitados pela distribuição geográfica local......
podem despejar quanta matemática doida for necessária, depois eu dou um jeito de aprender

(ps.: como se chamaria esse tipo de progressão?

tem um nome, não?)