Taxista é morto por ateus

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
emmmcri
Gênero: Masculino

Re: Re.: Taxista é morto por ateus

Mensagem por emmmcri »

Vito Álvaro escreveu:O tópico mais engraçado do ano. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

o anátema

Mensagem por o anátema »

[cotarmsg]

emmmcri escreveu:
APODman escreveu:
emmmcri escreveu:
APODman escreveu:
emmmcri escreveu:
APODman escreveu:
RicardoVitor escreveu:Se Deus não existe, tudo é permitido.

Se Deus existe, tudo é permitido, em seu nome

[ ]´s

De onde foi q você tirou isso?

Basta ler a biblia

[ ]´s

A mensagem central de Bíblia é o Amor.
Veja a pessoa de Jesus Cristo o próprio Deus encarnado.

Que o diga os bebês amaleques.

[ ]´s

Que os diga os q ao crixifica-lo ouviram de sua boca:
"Pai,perdoai-os, eles não sabem o q fazem."
Passagens de violência na Bíblia têm haver com o momento histórico das tais.

/ [cotarmsg]

asceito a desistenscia!!!!!!!!!!!!!!!!!!11111

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticondoze:
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Dinobot escreveu:
Segundo o soldado, os filhos não fumavam e só bebiam leite.

Imagem

Incrível, CO com essa atuação de McDowell veio à minha mente logo que li a notícia, junto a uns escritos de Foucault e de Sartre.

No fim das contas, a sociedade é uma força impositiva que obriga todos os viventes a se enquadrarem nela, sem agredir uns aos outros diretamente. Daí, sociopatas como estes devem ser afastados do convívio público ou eliminados.

zencem

Mensagem por zencem »

emmmcri escreveu:
zencem escreveu:
Isso porque ela é dominada por organizações teistas, portanto responsáveis e co-autoras por essas deformações de caráter.

O ateísmo, pelo contrário, por ser o reencontro da mente sã e racional, pode criar as condições para uma revisão deste caráter.

Doente.

Claro Emmmcri!

Esta humanidade, que tem a mente trucidada pelo obscurantismo imposto por doutrinas, perde por isso, ou deixa de adquirir, a capacidade de reagir aos seus desafios, com sabedoria.
A sociedade é, por definição de seu condicionamento, doente.
Não é feliz no lar, não é feliz no trabalho, na sua vida social, etc... e isso, somado a deterioração de sua liberdade de pensar, chega a ser endêmico.

Samael
Contato:

Re.: Taxista é morto por ateus

Mensagem por Samael »

O ateísmo, pelo contrário, por ser o reencontro da mente sã e racional, pode criar as condições para uma revisão deste caráter.

Essa vai ganhar um Nobel de pior frase do ano. :emoticon12:

zencem

Mensagem por zencem »

Samael escreveu:

Bom, acho que você deve ter boas explicações para justificar isso.

Gostaria de conhecer.

:emoticon15:

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

zencem escreveu:
Samael escreveu:

Bom, acho que você deve ter boas explicações para justificar isso.

Gostaria de conhecer.

:emoticon15:

Simples, Zencem. Você fez simplesmente o que os religiosos fundamentalistas fazem com relação à sua crença: você a elevou a um patamar de elevação ética e intelectual que supera qualquer outra, sem haver nenhuma consistência real pra tal coisa.

O ateísmo deriva da não crença em Deus ou Deuses. É uma opinião como outra qualquer. Não tem comprovação prática alguma e é mera demonstração de "ausência de fé no transcedental". E fé, ou se tem ou se não tem. Ninguém é "maior" ou "menor" do que ninguém devido a esse aspecto.

zencem

Mensagem por zencem »

Samael escreveu:
zencem escreveu:
Samael escreveu:

Simples, Zencem. Você fez simplesmente o que os religiosos fundamentalistas fazem com relação à sua crença: você a elevou a um patamar de elevação ética e intelectual que supera qualquer outra, sem haver nenhuma consistência real pra tal coisa.

O ateísmo deriva da não crença em Deus ou Deuses. É uma opinião como outra qualquer. Não tem comprovação prática alguma e é mera demonstração de "ausência de fé no transcedental". E fé, ou se tem ou se não tem. Ninguém é "maior" ou "menor" do que ninguém devido a esse aspecto.

Em primeiro lugar Samael, não acredito que haja alguém que, filho de uma sociedade obscurantista, possa se considerar com elementos de ateismo 100% puro.
Certamente que se a alma humana pudesse ser radiografada, lá encontraríamos as sombras da depressão, ansiedades e esquisofrenias definitivamente estampadas por essa aventura transcendental que com tanto furor nos é implantado desde a infância.
Por visão e descobrimento do próprio indivíduo, podemos saber que isso é resultado desse condicionamento e então nos propor a nos conhecer e conquistar um pouco de livre pensar.
Ateísmo nesse caso, não é uma decisão, mas uma decorrência dessa consciência.
A atenção adquirida dessa consciência nos leva a não ter as atitudes daqueles que são estimulados a se reunir e se organizar em bandeiras, que estão sempre a se conflitar entre sí e a gerar preconceitos e disputas.
Isso você vê nas religiões, na política e na vida social.
O ser racional já prefere valorizar o pensar e a reflexão.
E este é ateu, por acaso e, portanto e a este tipo de ateu que estou me referindo.
Ateu não é aquele que é porque diz que é ateu.
Quem veste a camisa do ateismo, eu já cansei de dizer aquí, e está comprovado por muitas críticas que fíz a um tipo de ateismo adotado aquí no RV, faz o mesmo papel de qualquer religião: dissemina o sectarismo.

abçs!

o pensador

Mensagem por o pensador »

Zencem,para ser realmente livre a pessoa deveria se liberar de qualquer Ideologia rígida e exclusivista,segungo a ótica de muitos "libertários".

Acho que o Sama tem razâo;talvez vc esteja se tornando muito inflexível e dogmático em sua busca pelo que vc entender ser Liberdade.

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

zencem escreveu:
emmmcri escreveu:
zencem escreveu:
Isso porque ela é dominada por organizações teistas, portanto responsáveis e co-autoras por essas deformações de caráter.

Doente.

Claro Emmmcri!

Esta humanidade, que tem a mente trucidada pelo obscurantismo imposto por doutrinas, perde por isso, ou deixa de adquirir, a capacidade de reagir aos seus desafios, com sabedoria.
Não é feliz no lar, não é feliz no trabalho, na sua vida social, etc... e isso, somado a deterioração de sua liberdade de pensar, chega a ser endêmico.

Zencen , você critica o comportamento proselitista ateu do REV, mas você faz o mesmo, esse seu ufanismo denuncia isso.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .

Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

zencem escreveu:
emmmcri escreveu:
zencem escreveu:

Doente.

Claro Emmmcri!

Zencen , você critica o comportamento proselitista ateu do REV, mas você faz o mesmo, esse seu ufanismo denuncia isso.
VOLTAIRE

Imagem

zencem

Mensagem por zencem »

o pensador escreveu:Zencem,para ser realmente livre a pessoa deveria se liberar de qualquer Ideologia rígida e exclusivista,segungo a ótica de muitos "libertários".

Acho que o Sama tem razâo;talvez vc esteja se tornando muito inflexível e dogmático em sua busca pelo que vc entender ser Liberdade.

Porra! O dogma da liberdade é um pouco forte pra mim. :emoticon16:

Não Pensador! Liberdade pra mim não é um dogma e sim o sinonimo de homo sapiens.
Sem ela, simplesmente jogamos o principal de nosso cérebro no lixo: A consciência.

Maverick

Mensagem por Maverick »

zencem escreveu:
emmmcri escreveu:Repito: Doentes existem dos dois lados...

...da moeda social, que representa o condicionamento das massas, programado pelas religiões e outras ideologias.

Saiba que o ateismo não participa como instituição, nem contribui com doutrinas.

A sociedade é que não respeita nem protege a inteligência de cada um, nem mesmo quando ele ainda não possui o pensamento crítico.

Bem, na organização Edge.org há uma cientista que defende uma forma de ateísmo religioso. O Azatoth postou um artigo que fala dessa doida. Há organizações ateias, e fazem mais do que simplesmente combater o preconceito contra ateus. Fazem doutrinação á sua maneira. E o que o Zencem faz na mensagem aí... é doutrina, resumida na última frase.

Maverick

Mensagem por Maverick »

O que eu acho é que se as organizações Teístas fossem o Bicho Papão de que falam... os Ateus não seriam possíveis. Acho que no Brasil a religião é mais histérica... e pode gerar maiores medos e reações mais extremas, como essa ideia de que o ateus são a nata da sociedade. Realmente, quando comparados com a incompetência cerebral de evangélicos malucos, isso só pode ser verdade. Mas sinceramente... vcs gostam dessa comparação?

zencem

Mensagem por zencem »

emmmcri escreveu:
zencem escreveu:
emmmcri escreveu:
Claro Emmmcri!

Ufanismo de que? Da liberdade que eu acho que você deve exercer?
De achar que a busca dessa liberdade (de pensar, bem entendido), deve se orientar exatamente pela consciência do interlocutor na importância de ser livre e contribuir pela liberdade de seus semelhantes?
Ou ufanismo pela verdade, ao ponto de reconhecer que o conhecimento humano deva ser formado somente pela simbiose dela com o ato de crer?

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

zencem escreveu:
emmmcri escreveu:
zencem escreveu:
emmmcri escreveu:
Claro Emmmcri!

Ufanismo de que? Da liberdade que eu acho que você deve exercer?
De achar que a busca dessa liberdade (de pensar, bem entendido), deve se orientar exatamente pela consciência do interlocutor na importância de ser livre e contribuir pela liberdade de seus semelhantes?
Ou ufanismo pela verdade, ao ponto de reconhecer que o conhecimento humano deva ser formado somente pela simbiose dela com o ato de crer?

Todos defendemos nossos ideais com paixão, por tanto não critique o REV , só isso...
VOLTAIRE

Imagem

Maverick

Mensagem por Maverick »

Se Deus não existe... e alguém age dizendo que é a força de Deus que o guia...Qual é o problema?
Se Deus não existe... a força não deixa de pertencer a essa pessoa. Talvez ela precise de um monólogo com Deus para ter força. Os ateus não usam o monólogo para superar dificuldades? A diferença que em vez de pedirem força a Deus, pedem força a si próprios. Mas como Deus não existe... num caso ou no outro a força vem de onde? Mas claro alguém teve de nos ensinar Deus. Há muitas maneiras de algo nos ser ensinado. É um Non-sequitur pensar que o que nos ensinou Deus nos está a fazer lavagem cerebral e a minar o nosso arbitrio. CS Lewis por exemplo. Ele foi Ateu... mas decidiu que Deus existia (ele já tinha a ideia de Deus herdada da cultura em que nasceu) . Ninguém lhe impos nada... foi ele sozinho que chegou lá. As coisas não são lineares. Dizer que ter fé é ter menos liberdade de escolha é uma falácia. Mas as falácias são técnicas usadas por doutrinadores...
Editado pela última vez por Maverick em 09 Set 2006, 20:46, em um total de 2 vezes.

o pensador

Mensagem por o pensador »

zencem escreveu:
o pensador escreveu:Zencem,para ser realmente livre a pessoa deveria se liberar de qualquer Ideologia rígida e exclusivista,segungo a ótica de muitos "libertários".

Não Pensador! Liberdade pra mim não é um dogma e sim o sinonimo de homo sapiens.
Sem ela, simplesmente jogamos o principal de nosso cérebro no lixo: A consciência.

Zencem,mas será que a tua definiçâo do que seja a Liberdade e a restriçâo conceitual que vc insere ao termo nâo sâo arbitrárias e apriosionadoras?

Será que vc nâo está contradizendo os teus próprios Ideais,ao exiger que o teu conceito de Liberdade seja supremo?Liberdade é Excluir sumariamente os religiosos do direito de praticar sua fé?Nâo,a menos que que nâo ameaçem a Ordem da Sociedade

Nâo Zencem,nâo sou contra a Liberdade.Sou contra A Liberdade fundamentalista que acaba se tornando em sua antítese;Autoritarismo exercebado e arbitrário.

Um dos melhores tópicos sobre o assunto na história do RV deve ser o tópico "apego e Desapego" do Edson Junior.É sempre saudável fazer uma auto avaliaçâo pessoal para nos certificarmos de estarmos sendo leiais aos nosso próprios princípios éticos.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Re: Taxista é morto por ateus

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

O ENCOSTO escreveu:Imagem

"Músicas mórbidas e desenhos anticristãos motivaram polícia a investigar suposta ligação entre os jovens e rituais"

Crime de gêmeos intriga Santo Ângelo
Sepultados ontem, irmãos que mataram taxista tinham fama de tímidos, soturnos e questionadores
SILVANA DE CASTRO/ Missões/Casa Zero Hora

Na véspera de completar 20 anos, os gêmeos Adriano e Evandro Kasteler Bortolazzi foram sepultados, em Santo Ângelo, nas Missões. Os irmãos mataram o taxista Roger Menezes, 26 anos, na noite de segunda-feira, e morreram durante a operação policial montada para capturá-los.

A forma como os gêmeos perderam a vida não está esclarecida. Pode ter sido no confronto a tiros com policiais durante a perseguição. Mas não está descartado que um irmão tenha matado o outro e depois se suicidado. Não se sabe o motivo pelo qual assassinaram o taxista.

Tímidos, os garotos eram vistos como estranhos. Não se enturmavam e vestiam roupas pretas até na padaria da família, onde trabalhavam. O ato dos jovens está sendo tratado inicialmente como latrocínio (roubo com morte), segundo a delegada Tanea Bratz. Em razão dos materiais encontrados com eles - letras de músicas mórbidas e desenhos anticristãos -, a investigação vai apurar a prática de rituais macabros.

Após fecharem o estabelecimento da família, às 19h de segunda-feira, Adriano e Evandro pegaram o revólver do pai, um soldado da Brigada Militar, e seguiram para a Estação Rodoviária. De cabelos longos, barbudos e com roupas parecidas, os jovens chamaram a atenção dos taxistas daquele ponto. Menezes aceitou fazer uma corrida para eles até São Luiz Gonzaga.

A cinco quilômetros dali, a viagem se encerrou. Os gêmeos balearam Menezes na cabeça e feriram-no à faca. Ainda com vida, o taxista foi abandonado na margem da RS-344. O carro, a dois quilômetros adiante.

- Eram bem fechados. Só falavam se tu perguntavas alguma coisa. Conversavam entre eles - diz um vizinho que prefere não se identificar.

Filhos de um soldado da Brigada Militar, Evandro e Adriano moravam com a mãe, uma irmã deficiente de 19 anos e um irmão de cinco. O pai, José Bortolazzi, 41 anos, integra a força-tarefa da Penitenciária Estadual do Jacuí, em Charqueadas. Havia dois anos, tinha pedido transferência de Pelotas para morar nas Missões. Segundo ele, os gêmeos ficaram contrariados.

Ateus, jovens desafiavam professor de religião

Adriano concluiu o Ensino Médio no ano passado. Evandro concluiria neste ano, mas abandonou as aulas. Eram freqüentadores de lan house.

- Eles gostavam de rock. Escreviam as besteiras deles. Gostavam de jogos de terror, de computador, de videogame - disse Bortolazzi.

Segundo o soldado, os filhos não fumavam e só bebiam leite. Apesar de calados, demonstravam ter opinião quando o assunto era religião. Ateus, já haviam buscado respostas em diferentes religiões. Nas aulas de ensino religioso do Colégio Estadual Missões, costumavam questionavam o professor João Schneider, em particular, no final da aula ou no recreio.

- Um dia fiz uma oração na sala de aula e disse: "vamos rezar para aqueles que não acreditam em Deus". O rapaz saiu furioso e foi reclamar com o diretor - contou o professor.

Schneider era o professor com quem eles mantinham mais contato:

- Via neles uma mistura de tristeza e prepotência.

( silvana.castro@zerohora.com.br )

Conteúdo estranho

Em uma pasta que um dos jovens carregava, havia 16 folhas, com textos escritos a mão, que pareciam letras de músicas. Abaixo, um deles:

"Eu sou um assassino e estou mirando uma arma para a sua cabeça...

Eu vejo o seu sangue escorrendo, seu corpo em decomposição, alimentando os vermes

Você está morto, não adiantou rezar, Deus não pôde salvar porque ele não existe..."

All the animals come out at night - satanists, atheists, skepticals, gothics, anti-chritians. It's sick, venal. Someday a real rain will come and wash all this scum off the streets.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Maverick

Mensagem por Maverick »

On the science Web site Edge.org, the astronomer Carolyn Porco offers the subversive suggestion that science itself should attempt to supplant God in Western culture, by providing the benefits and comforts people find in religion: community, ceremony and a sense of awe. "Imagine congregations raising their voices in tribute to gravity, the force that binds us all to the Earth, and the Earth to the Sun, and the Sun to the Milky Way," she writes.

http://www.msnbc.msn.com/id/14638243/si ... ek/page/3/

:emoticon3:

zencem

Mensagem por zencem »

Maverick escreveu:Bem, na organização Edge.org há uma cientista que defende uma forma de ateísmo religioso. O Azatoth postou um artigo que fala dessa doida. Há organizações ateias, e fazem mais do que simplesmente combater o preconceito contra ateus. Fazem doutrinação á sua maneira. E o que o Zencem faz na mensagem aí... é doutrina, resumida na última frase.

O que eu acho é que se as organizações Teístas fossem o Bicho Papão de que falam... os Ateus não seriam possíveis. Acho que no Brasil a religião é mais histérica... e pode gerar maiores medos e reações mais extremas, como essa ideia de que o ateus são a nata da sociedade. Realmente, quando comparados com a incompetência cerebral de evangélicos malucos, isso só pode ser verdade. Mas sinceramente... vcs gostam dessa comparação?

É muito pertinente as tuas considerações, Maverick, e acho que isso podia, também, fazer mais parte da reflexão de cada um aquí do RV.
Nós aquí temos muitas posições contra a crença e a exploração da mente humana, através dela, mas não olhamos como seria o homem, sem estar escravo dessas crenças.

Mas como eu falei pro Samael, ateismo pra mim não é um ideal, nem uma adoção, e sim uma decorrência do pensar e da reflexão das causas que nos levam a ter crenças vazias pela exploração do mêdo, das nossas carências e do condicionamento massivo.

A massa humana é inteiramente escravizada por todo quanto é tipo ideológico de instituição.

Resta a saber, até quanto deve ir este poder ideológico, e como seria possível investigar e empreender ações de proteção e orientação da consciência humana, especialmente no período de sua formação.

Por enquanto, ela está a mercê de todo o tipo de traficância.

virgínia

Mensagem por virgínia »

O bom da história é que estão mortos... :emoticon12:
:emoticon14:
Os macacos sabem que vão morrer, então os macacos fazem Deuses... ...e os adoram.
Então os macacos começam a discutir quem fez o Deus melhor.E os macacos ficam irritados e é quando os macacos decidem que é uma boa hora de começar a matar uns aos outros...

zencem

Mensagem por zencem »

o pensador escreveu:
zencem escreveu:

Zencem,mas será que a tua definiçâo do que seja a Liberdade e a restriçâo conceitual que vc insere ao termo nâo sâo arbitrárias e apriosionadoras?

Será que vc nâo está contradizendo os teus próprios Ideais,ao exiger que o teu conceito de Liberdade seja supremo?Liberdade é Excluir sumariamente os religiosos do direito de praticar sua fé?Nâo,a menos que que nâo ameaçem a Ordem da Sociedade

Nâo Zencem,nâo sou contra a Liberdade.Sou contra A Liberdade fundamentalista que acaba se tornando em sua antítese;Autoritarismo exercebado e arbitrário.

Um dos melhores tópicos sobre o assunto na história do RV deve ser o tópico "apego e Desapego" do Edson Junior.É sempre saudável fazer uma auto avaliaçâo pessoal para nos certificarmos de estarmos sendo leiais aos nosso próprios princípios éticos.

Eu também acho aquele tópico excelente, alem da competência do Edson jr., um amigo inteligentísimo que desapareceu aquí do forum e até da internet e de quem tenho muitas saudades.

Mas pensador, Infelizmente eu não posso construir uma liberdade multifacetada que me satisfaça a mim, a tí e a quem quer que seja.

Essa é uma empreitada impossível, porque a liberdade não é aquilo que a gente quer, mas aquilo que ela é, e, como tal cabe a cada um de nós encontra-la pelos caminhos de nossa individualidade, pelo interesse que venhamos a ter de encontra-la, exatamente como ela é, e não como idealizamos que ela seja.

Voce precisa parar de se assustar com meu avatar e ver nele o fantasma do autoritarismo.

Talvez, com mais atenção e boa vontade voce enxergue um semblante apenas melancólico e sem muitas expectativas. :emoticon16:

Boa noite!

Maverick

Mensagem por Maverick »

zencem escreveu:
Maverick escreveu:Bem, na organização Edge.org há uma cientista que defende uma forma de ateísmo religioso. O Azatoth postou um artigo que fala dessa doida. Há organizações ateias, e fazem mais do que simplesmente combater o preconceito contra ateus. Fazem doutrinação á sua maneira. E o que o Zencem faz na mensagem aí... é doutrina, resumida na última frase.

É muito pertinente as tuas considerações, Maverick, e acho que isso podia, também, fazer mais parte da reflexão de cada um aquí do RV.
Nós aquí temos muitas posições contra a crença e a exploração da mente humana, através dela, mas não olhamos como seria o homem, sem estar escravo dessas crenças.

Mas como eu falei pro Samael, ateismo pra mim não é um ideal, nem uma adoção, e sim uma decorrência do pensar e da reflexão das causas que nos levam a ter crenças vazias pela exploração do mêdo, das nossas carências e do condicionamento massivo.

A massa humana é inteiramente escravizada por todo quanto é tipo ideológico de instituição.

Resta a saber, até quanto deve ir este poder ideológico, e como seria possível investigar e empreender ações de proteção e orientação da consciência humana, especialmente no período de sua formação.

Por enquanto, ela está a mercê de todo o tipo de traficância.

Na boa. Eu acho que és escravo de uma forma qualquer de racionalismo e vives obcecado com o ideia de controlo mental.

E não sei se consegues ver, por causa disso, que a tua definição de ateísmo denuncia idealiasmo.

"TRIDENT"

Mensagem por "TRIDENT" »

Loucuras acontecem em todos os lugares,isto independe de serem ateus, cristãos etc mas eu diria que ser ateu, não significa isto ai (NAO SOU ATEU) os ateus que conheci no geral eram pessoas bem centradas, talvez não crendo em nada por lhe faltarem respostas, porque satanismo é também um lado de crentismo fanatico, so que para o outro lado. Quanto a insultos ao cristianismo ou a DEUS não seria de bom senso para uma pessoa esclarecida, não entender o que é digamos importante para os outros, uma coisa fica claro , ninguém vai convencer ninguém a nada por ESCULHAMBAR com as formas de crença do outro.
" O tempo é o Senhor da razão"

Trancado