Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Azathoth escreveu:A grande questão não é se animais possuem emoções, isso é fato consumado, mas em qual grau eles possuem ciência, auto-referência de seu estado mental atual.
Eu acho que isso acontece no mínimo em todos os animais que são conscientes. Não consigo imaginar como animais que buscam prazer pessoal o fazem sem ter ciência do que se passa pela sua mente.
Quando temos os nossos como referencia , existe uma tendencia de trasferir para os animais a mesma ideia de prazer ! Animais não fazem sexo por prazer somente , o instinto é o que os leva ao ato ! Sei que existe um esforço tremendo em dizer que não passamos de seres com mas imaginação somente , mas somos sim especiais ...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
carlos escreveu:Esses estudos são polêmicos. Grande parte dos peritos em comportamento animal considera que esse tipo de manifestação de “sentimento” nada mais é que uma resposta bioquímica a estímulos externos.
E quem disse que os nossos sentimentos também não são respostas bioquímicas a estímulos externos? O videomaker tá aí para comprovar isso.
Qual quimica que resolveria o problema do odio ? Vamos excluir tal substancia do cerebro !!!! agora ....
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
Podem nao sentir nada. Podem ser Zombies que seguem a causalidade da química cerebral. Mas isto é só treta filosófica e pode se aplicar ao Videomaker também...
videomaker escreveu:Quando temos os nossos como referencia , existe uma tendencia de trasferir para os animais a mesma ideia de prazer ! Animais não fazem sexo por prazer somente , o instinto é o que os leva ao ato ! Sei que existe um esforço tremendo em dizer que não passamos de seres com mas imaginação somente , mas somos sim especiais ...
Os Bonobos(prox. ao chimpanze) se masturbam, fazem sexo grupal e tudo mais...
Editado pela última vez por against em 09 Set 2006, 17:12, em um total de 1 vez.
Maverick escreveu:Podem nao sentir nada. Podem ser Zombies que seguem a causalidade da química cerebral. Mas isto é só treta filosófica e pode se aplicar ao Videomaker também...
videomaker escreveu:Qual quimica que resolveria o problema do odio ?
Qualquer sedativo.
videomaker escreveu:Vamos excluir tal substancia do cerebro !!!! agora ....
Lembra do tópico sobre lobotomia?
Estou pensando na hipoteze de excluir SOMENTE o odio do cerebro do ser humano , coisa que nenhum sedativo ou Lobotomia faria ! Se a causa é quimica qual a substacia ? nome ? sem enrolar !
videomaker escreveu:Qual quimica que resolveria o problema do odio ?
Qualquer sedativo.
videomaker escreveu:Vamos excluir tal substancia do cerebro !!!! agora ....
Lembra do tópico sobre lobotomia?
Estou pensando na hipoteze de excluir SOMENTE o odio do cerebro do ser humano , coisa que nenhum sedativo ou Lobotomia faria ! Se a causa é quimica qual a substacia ? nome ? sem enrolar !
Você coloca pilha mesmo flamenguista.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não. VOLTAIRE Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ? A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos . No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.
videomaker escreveu:Estou pensando na hipoteze de excluir SOMENTE o odio do cerebro do ser humano , coisa que nenhum sedativo ou Lobotomia faria ! Se a causa é quimica qual a substacia ? nome ? sem enrolar !
Videomaker, se as emoções estão no cérebro, elas não são substâncias, são configurações neuronais. Nessa configuração encontraríamos codificadas várias emoções misturadas, não tem uma "seção do ódio" ou algo assim... não existe, objetivamente, algo que seja "o ódio puro".
Então quem tá enrolando é você, achando que o ódio seria uma substância.
The world's mine oyster, which I with sword will open. - William Shakespeare Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos. - William James Agora já aprendemos, estamos mais calejados... os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato. - Luis Inácio, 20/10/2006
videomaker escreveu:Estou pensando na hipoteze de excluir SOMENTE o odio do cerebro do ser humano , coisa que nenhum sedativo ou Lobotomia faria ! Se a causa é quimica qual a substacia ? nome ? sem enrolar !
Videomaker, se as emoções estão no cérebro, elas não são substâncias, são configurações neuronais. Nessa configuração encontraríamos codificadas várias emoções misturadas, não tem uma "seção do ódio" ou algo assim... não existe, objetivamente, algo que seja "o ódio puro".
Flávio, é impressionante o quanto a esmagadora maioria das pessoas desconhece como sua mente funciona (sim, não sabe tudo sobre o funcionamento da mente...mas vc me entendeu). Eu comprei alguns livros sobre neurociência/psicologia do ódio, do amor, ciúme e da felicidade, além de outros mais abrangentes que falam de emoções em geral.
Existem experimentos interessantíssimos e que se mais gente tivesse conhecimento deles muita coisa estaria melhor. Estava inclusive pensando em fazer umas apresentações em Power Point temáticas... Onde colocaria experimentos relevantes sobre ódio, amor, felicidade... Tudo isso que o pessoal trata com senso comum ou, no máximo, sabedoria de boteco.
Não prometo nada, mas eu gostei desta idéia.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
carlos escreveu:Esses estudos são polêmicos. Grande parte dos peritos em comportamento animal considera que esse tipo de manifestação de “sentimento” nada mais é que uma resposta bioquímica a estímulos externos.
E quem disse que os nossos sentimentos também não são respostas bioquímicas a estímulos externos? O videomaker tá aí para comprovar isso.
Qual quimica que resolveria o problema do odio ? Vamos excluir tal substancia do cerebro !!!! agora ....
Ô videomaker vc tem alguma idéia de como seu cérebro funciona? De como organizações neuronais de seu cérebro" regulam" e estimulam a produção de substâncias. De que cheiros, imagens, lembranças, zil coisas estão intimamente ligadas a produção de substâncias que desencadeam desejos, raiva, ódio, saudade, seja lá que desgraça emocional for. Que se vc deixar de submeter certas substâncias ao seu organismo você fica triste, e se submeter outras fica alegre?
Que testosterona aumenta a agressividade e deixa as pessoas com muita raiva? Que tudo isso é controlado e acionado pelo seu cérebro após estimulos físicos, químicos e visuais. Cara, procura se informar. É sério. Eu não tenho tempo de escrever textos explicativos aqui, estou enroladíssima, mas eu gostaria muito de fazê-lo, pois vejo que vc, e muitos outras pessoas, precisam saber mais sobre vcs mesmos! É ruim viver sem se conhecer, sem saber de quase nada sobre si mesmo.
Pessoas com muito ódio ou raiva talvez devessem gastar mais tempo com atividades físicas, pois devem ter muita testosterona na corrente sanguinea ou necessidade, ou até mesmo vício, em adrenalina ou endorfina, e portanto "exageram" na produção de testosterona. Isso é uma explicação bem simples e trivial pra coisa, existem milhões delas baseadas em pesquisas sérias. Procure livros sobre o assunto existem muitos, de linguagem direta, muito explicativos e bons.
Editado pela última vez por Anna em 10 Set 2006, 02:26, em um total de 2 vezes.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.
Ô videomaker vc tem alguma idéia de como seu cérebro funciona? De como organizações neuronais de seu cérebro" regulam" e estimulam a produção de substâncias. De que cheiros, imagens, lembranças, zil coisas estão intimamente ligadas a produção de substâncias que desencadeam desejos, raiva, ódio, saudade, seja lá que desgraça emocional for. Que se vc deixar de subemeter certas substâncias ao seu organismo você fica triste, e se submeter outras fica alegre?
Que testosterona aumenta a agressividade e deixa as pessoas com muita raiva? Que tudo isso é controlado e acionado pelo seu cérebro após estimulos físicos, químicos e visuais. Cara, procura se informar. É sério. Eu não tenho tempo de escrever textos explicativos aqui, estou enroladíssima, mas eu gostaria muito de fazê-lo, pois vejo que vc, e muitos outras pessoas, precisam saber mais sobre vcs mesmos! É ruim viver sem se conhecer, sem saber de quase nada sobre si mesmo.
Pessoas com muito ódio ou raiva talvez devessem gastar mais tempo com atividades físicas, pois devem ter muita testosterona na corrente sanguínea ou necessidade, ou até mesmo vício, em adrenalina ou endorfina, e portanto "exageram" na produção de testosterona. Isso é uma explicação bem simples e trivial pra coisa, existem milhões delas baseadas em pesquisas sérias. Procure livros sobre o assunto existem muitos, de linguagem direta, muito explicativos e bons.
Flávio, é impressionante o quanto a esmagadora maioria das pessoas desconhece como sua mente funciona (sim, não sabe tudo sobre o funcionamento da mente...mas vc me entendeu). Eu comprei alguns livros sobre neurociência/psicologia do ódio, do amor, ciúme e da felicidade, além de outros mais abrangentes que falam de emoções em geral. Existem experimentos interessantíssimos e que se mais gente tivesse conhecimento deles muita coisa estaria melhor. Estava inclusive pensando em fazer umas apresentações em Power Point temáticas... Onde colocaria experimentos relevantes sobre ódio, amor, felicidade... Tudo isso que o pessoal trata com senso comum ou, no máximo, sabedoria de boteco. Não prometo nada, mas eu gostei desta idéia.
Pô, eu acho que vc estaria dando uma enorme contribuição a todos os leitores e participantes do fórum! Principalmente os religiosos.
Se somos iguais , fisiologicamente falando , por que somos diferente nestas questões ? Configurações neuronais são efeito ou causa ?
Ô videomaker vc tem alguma idéia de como seu cérebro funciona? De como organizações neuronais de seu cérebro" regulam" e estimulam a produção de substâncias. De que cheiros, imagens, lembranças, zil coisas estão intimamente ligadas a produção de substâncias que desencadeam desejos, raiva, ódio, saudade, seja lá que desgraça emocional for. Que se vc deixar de submeter certas substâncias ao seu organismo você fica triste, e se submeter outras fica alegre?
Pessoas com muito ódio ou raiva talvez devessem gastar mais tempo com atividades físicas, pois devem ter muita testosterona na corrente sanguinea ou necessidade, ou até mesmo vício, em adrenalina ou endorfina, e portanto "exageram" na produção de testosterona. Isso é uma explicação bem simples e trivial pra coisa, existem milhões delas baseadas em pesquisas sérias. Procure livros sobre o assunto existem muitos, de linguagem direta, muito explicativos e bons.
Bacana , mas simples demasiadamente ! Nem todo nervosinho tem auto indices de testosterona , nem todo ser muito amavel tem baixo indice ! Querer explicar sentimentos , por conexões neurais e quimica , é pouco produtivo , nem estou afim de fazer zilhões de PC a respeito desse assunto .
um cheiro .
videomaker escreveu:Querer explicar sentimentos , por conexões neurais e quimica , é pouco produtivo , nem estou afim de fazer zilhões de PC a respeito desse assunto .
Em que mundo você vive? Independente das suas convicções pessoais as neurociências continuarão avançando.
videomaker escreveu:Querer explicar sentimentos , por conexões neurais e quimica , é pouco produtivo , nem estou afim de fazer zilhões de PC a respeito desse assunto .
Em que mundo você vive? Independente das suas convicções pessoais as neurociências continuarão avançando.
Exatamente , e a neurociência tem colaborado muito com as coisas do espirito .
videomaker escreveu:Exatamente , e a neurociência tem colaborado muito com as coisas do espirito .
Já ouviu falar imagens extraídas através de ressonância magnética?
Você acreditaria se eu te contasse que hoje sabemos como evitar o processo de fixação de memórias?
E a retirada de todo um hemisferio do cerebro ? E pasme, a pessoa continua sendo uma INTEIRA pessoa ! :emoticon5:
Referências para algo extraordinário assim, por favor.
O único caso quando a remoção de quase um hemisfério inteiro ainda permite desenvolvimento neurológico normal é com pacientes muito jovens (1 ano de idade).
Azathoth escreveu:Referências para algo extraordinário assim, por favor.
O único caso quando a remoção de quase um hemisfério inteiro ainda permite desenvolvimento neurológico normal é com pacientes muito jovens (1 ano de idade).
Vi na discovery channel , era uma garotinha , que tinha paralisia de vez equando só de um lado do corpo . O cerebro se adptou , como? ué , coisas do hemisferio esquerdo não controlão coisas diferentes do direito ! Como pode ... e ai ?
Editado pela última vez por videomaker em 10 Set 2006, 16:12, em um total de 1 vez.
Nos estágios iniciais do desenvolvimento neurológico, o cérebro ainda exibe muita redundância, os módulos especializados ainda não estão bem delimitados. Devido a essa plasticidade, crianças que sofrem neurocirurgias muito invasivas até os dois anos de idade possuem a capacidade de se recuperar normalmente.
Agora experimenta remover um hemisfério inteiro de um adolescente ou adulto.
Já percebeu como isso em nada ajuda a existência de um espírito? Você adequa todos os fatos, sem aceitar contra-exemplos.
Se a criança teve desenvolvimento neurológico normal, é porque a personalidade não está contida no cérebro. Mas se um adulto teve uma lesão cerebral e não se recuperou, é porque a "antena" para a alma se danificou...
Nos estágios iniciais do desenvolvimento neurológico, o cérebro ainda exibe muita redundância, os módulos especializados ainda não estão bem delimitados. Devido a essa plasticidade, crianças que sofrem neurocirurgias muito invasivas até os dois anos de idade possuem a capacidade de se recuperar normalmente.
Agora experimenta remover um hemisfério inteiro de um adolescente ou adulto.
Já percebeu como isso em nada ajuda a existência de um espírito? Você adequa todos os fatos, sem aceitar contra-exemplos.
Se a criança teve desenvolvimento neurológico normal, é porque a personalidade não está contida no cérebro. Mas se um adulto teve uma lesão cerebral e não se recuperou, é porque a "antena" para a alma se danificou...
Aza , a menina tinha 5 anos ! e ai ?