Os bichos também sentem

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
videomaker

Re: Re.: Os bichos também sentem

Mensagem por videomaker »

Azathoth escreveu:Referências, por favor.

Discovery chennel .
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Azathoth

Re.: Os bichos também sentem

Mensagem por Azathoth »

Nome, programa, quando passou, etc.
Imagem

Hugo

Mensagem por Hugo »

videomaker escreveu:Discovery chennel .

Esse canal não existe.

FARSANTE!

Hugo

Mensagem por Hugo »

http://www.surgeryencyclopedia.com/Fi-L ... ctomy.html

Hemispherectomy is used to treat epilepsy when it cannot be sufficiently controlled by medications.

The cerebral cortex is the wrinkled outer portion of the brain. It is divided into left and right hemispheres, which communicate with each other through a bundle of nerve fibers called the corpus callosum, located at the base of the hemispheres.

The seizures of epilepsy are due to unregulated electrical activity in the brain. This activity often begins in a discrete brain region called the focus of the seizure, and then spreads to other regions. Removing or disconnecting the focus from the rest of the brain can reduce seizure frequency and intensity.

In some people with epilepsy, there is no single focus. If there are multiple focal points within one hemisphere, or if the focus is undefined but restricted to one hemisphere, hemispherectomy may be indicated for treatment.

Removing an entire hemisphere of the brain is an effective treatment. The hemisphere that is removed is usually quite damaged by the effects of multiple seizures, and the other side of the brain has already assumed many of the functions of the damaged side. In addition, the brain has many "redundant systems," which allow healthy regions to make up for the loss of the damaged side.

Children who are candidates for hemispherectomy usually have significant impairments due to their epilepsy, including partial or complete paralysis and partial or complete loss of sensation on the side of the body opposite to the affected brain region.

Anna
Gênero: Feminino

Re: Os bichos também sentem

Mensagem por Anna »

videomaker escreveu:
Flavio Costa escreveu:
videomaker escreveu:Estou pensando na hipoteze de excluir SOMENTE o odio do cerebro do ser humano , coisa que nenhum sedativo ou Lobotomia faria !
Se a causa é quimica qual a substacia ? nome ? sem enrolar !

Videomaker, se as emoções estão no cérebro, elas não são substâncias, são configurações neuronais. Nessa configuração encontraríamos codificadas várias emoções misturadas, não tem uma "seção do ódio" ou algo assim... não existe, objetivamente, algo que seja "o ódio puro".

Então quem tá enrolando é você, achando que o ódio seria uma substância.

Se somos iguais , fisiologicamente falando , por que somos diferente nestas questões ?
Configurações neuronais são efeito ou causa ?

Não somos iguais fisiologicamente, temos diferenças sutis, nós TODOS. Os humanos, os gorilas, os bonobos, os chimpanzés. Um gorila tem diferenças quanto aos chimpanzés, e orangotangos, e humanos. Só que vc prefere ressaltar as diferenças entre humanos e colocar os outros clados num saco só, negligenciando as diferenças óbvias que eles apresentam entre si. Isso se chama atribuir maior peso a dados que desejamos que respondam a pergunta que fazemos de maneira positiva! Uma coisa que no passado se fazia muito mas que hoje é completamente criticada e inadmissível em ciência. Se vc estudar matemática vai entender por que ela foi tão importante na construção das metodologias e do pensamento científico. Vamos evitar os erros de lógica por favor. :emoticon13:

Somos diferentes da mesma forma que arachnida é composto de onze grupos diferentes. Mas vc, e outros que não entendem nem gastaram tempo lendo sobre nossa filogenia, ontogenia, cladogenia, não perguntam, nem duvidam que um escorpião seja um aracnídeo, tão pouco discute que um ácaro ou um carrapado, tick and mites, dois grupos distintos de aracnídeos, estejam juntos na mesma categoria, se eu resolvesse dizer qeu eles são a mesma coisa, vc aceitaria numa boa, vc tb nem questiona nada que é dito quanto a isto de categorias abaixo de homo sapiens. Mas na categoria que inclui homo sapiens vcs desejam que as análises corroborem um pensamento religioso ou cristão que ainda permeia a sociedade como um todo. E não a realidade biológica.

Isso ocorre porque vcs acham qeu homo sapiens é algo espetacularmente especial. Mas acontece que biologicamente e evolutivamente não é. Sinto muito.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Anna

Mensagem por Anna »

videomaker escreveu:
Anna escreveu:
videomaker escreveu:
Flavio Costa escreveu:
carlos escreveu:Esses estudos são polêmicos. Grande parte dos peritos em comportamento animal considera que esse tipo de manifestação de “sentimento” nada mais é que uma resposta bioquímica a estímulos externos.

E quem disse que os nossos sentimentos também não são respostas bioquímicas a estímulos externos?
O videomaker tá aí para comprovar isso.

Qual quimica que resolveria o problema do odio ?
Vamos excluir tal substancia do cerebro !!!! agora ....

Ô videomaker vc tem alguma idéia de como seu cérebro funciona? De como organizações neuronais de seu cérebro" regulam" e estimulam a produção de substâncias. De que cheiros, imagens, lembranças, zil coisas estão intimamente ligadas a produção de substâncias que desencadeam desejos, raiva, ódio, saudade, seja lá que desgraça emocional for. Que se vc deixar de submeter certas substâncias ao seu organismo você fica triste, e se submeter outras fica alegre?

Que testosterona aumenta a agressividade e deixa as pessoas com muita raiva? Que tudo isso é controlado e acionado pelo seu cérebro após estimulos físicos, químicos e visuais. Cara, procura se informar. É sério. Eu não tenho tempo de escrever textos explicativos aqui, estou enroladíssima, mas eu gostaria muito de fazê-lo, pois vejo que vc, e muitos outras pessoas, precisam saber mais sobre vcs mesmos! É ruim viver sem se conhecer, sem saber de quase nada sobre si mesmo.

Pessoas com muito ódio ou raiva talvez devessem gastar mais tempo com atividades físicas, pois devem ter muita testosterona na corrente sanguinea ou necessidade, ou até mesmo vício, em adrenalina ou endorfina, e portanto "exageram" na produção de testosterona. Isso é uma explicação bem simples e trivial pra coisa, existem milhões delas baseadas em pesquisas sérias. Procure livros sobre o assunto existem muitos, de linguagem direta, muito explicativos e bons.

Bacana , mas simples demasiadamente !
Nem todo nervosinho tem auto indices de testosterona , nem todo ser muito amavel tem baixo indice !
Querer explicar sentimentos , por conexões neurais e quimica , é pouco produtivo , nem estou afim de fazer zilhões de PC a respeito desse assunto .

um cheiro .

Não tem nada de simples, muito pelo contrário. Simples e estranho foi esse post refutação que apneas ficou em um exemplinho que eu dei, e ainda fiz questão de dizer que era um exemplinho bem tolo, e tentar reduzir meus dois parágrafos, e todo avanço do conhecimento químico, físico e biológico nos ultimos anos a apenas esse exemplinho.

Video vai se informar. Eu te garanto que isso te fará bem, e não quer dizer que vai abalar sua fé, mas certamente te melhorará como ser humano, e sua relação com o mundo.

Anna

Mensagem por Anna »

videomaker escreveu:
Azathoth escreveu:
videomaker escreveu:Querer explicar sentimentos , por conexões neurais e quimica , é pouco produtivo , nem estou afim de fazer zilhões de PC a respeito desse assunto .

Em que mundo você vive? Independente das suas convicções pessoais as neurociências continuarão avançando.

Exatamente , e a neurociência tem colaborado muito com as coisas do espirito .

Esse seu argumento é perfeito video! É um exemplo clássico de como funciona a dicotomia seletiva da grande maioria dos religiosos, independemente de seu credo. A mesma linha científica que é usada para suportar argumento espíritas e descartada quando não corrobora aquilo que vc deseja que seja verdade. O mesmo occore com os evangélicos. Segundo os critérios que beneficiem suas crenças vcs tem a capacidade de ovacionar e ficar com uma explicação científica, mas quando não corrobora o que vcs querem é uma grande bobagem. é essa mesma neurociência que hoje aliada ao conhecimento evolutivo e filogenético, nos subsidiam a entender melhor a evoluçào do comportamento animal (animais inclui homem).

Gente vamos crescer. Vamos ler, vamos nos informar, vamos fortalecer nosso intelecto. Isso faz bem, não importa se a criatura é umbandista, kardecista ou evangélica.

Anna

Mensagem por Anna »

videomaker escreveu:
Azathoth escreveu:
videomaker escreveu:Querer explicar sentimentos , por conexões neurais e quimica , é pouco produtivo , nem estou afim de fazer zilhões de PC a respeito desse assunto .

Em que mundo você vive? Independente das suas convicções pessoais as neurociências continuarão avançando.

Exatamente , e a neurociência tem colaborado muito com as coisas do espirito .

Esse seu argumento é perfeito video! É um exemplo clássico de como funciona a dicotomia seletiva da grande maioria dos religiosos, independemente de seu credo. A mesma linha científica que é usada para suportar argumento espíritas e descartada quando não corrobora aquilo que vc deseja que seja verdade. O mesmo ocorre com os evangélicos. Segundo os critérios que beneficiem suas crenças vcs tem a capacidade de ovacionar e ficar com uma explicação científica, mas quando não corrobora o que vcs querem é uma grande bobagem. é essa mesma neurociência que hoje aliada ao conhecimento evolutivo e filogenético, nos subsidiam a entender melhor a evoluçào do comportamento animal (animais inclui homem).

Gente vamos crescer. Vamos ler, vamos nos informar, vamos fortalecer nosso intelecto. Isso faz bem, não importa se a criatura é umbandista, kardecista ou evangélica.

Anna

Mensagem por Anna »

videomaker escreveu:
Azathoth escreveu:Referências para algo extraordinário assim, por favor.

O único caso quando a remoção de quase um hemisfério inteiro ainda permite desenvolvimento neurológico normal é com pacientes muito jovens (1 ano de idade).

Vi na discovery channel , era uma garotinha , que tinha paralisia de vez equando só de um lado do corpo .
O cerebro se adptou , como? ué , coisas do hemisferio esquerdo não controlão coisas diferentes do direito !
Como pode ... e ai ?

POde se a gente tiver informações mais robustas sobre o caso, tipo a quantos anos foi realizado, mais sobre quanto e como o cérebro da menina foi removido, etc. Nada disso pode ser discutido aqui, apenmas com ah, eu vi no discovery channel tal dia. Sabe pelo menos o nome da garota? País de origem? Nome da universidade é/ou do pesquisador pesquisando o caso? Só assim poderemos procurar as devidas e REAIS + ATUAIS informações sobre este caso, e discuti-lo de maneira minimamente realista aqui, sem os achismos clássicos e costumeiros das massas em geral.

Vito Álvaro

Mensagem por Vito Álvaro »

videomaker escreveu:

Discovery chennel .

:emoticon12:

SEXAGÉSIMO SEGUNDO: EU DIGO AS BESTEIRAS, VOCÊ PROCURA AS FONTES

Esse argumento é usado por crentes como maneira de se esquivar quando falam alguma bobagem pseudocientífica.

Por exemplo: “Ora, já foi provado que o dilúvio existiu, saiu na National Geographic, no Canal Discovery, e no History Channel. Procura que você acha”.

Ou seja, é um misto de preguiça com deslealdade, na esperança de desobrigá-lo a admitir que falou uma bobagem.

Cabe aos debatedores insistirem para ele colocar as fontes.
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Anna

Mensagem por Anna »

Vito Álvaro escreveu:
videomaker escreveu:

Discovery chennel .

Esse argumento é usado por crentes como maneira de se esquivar quando falam alguma bobagem pseudocientífica.

Por exemplo: “Ora, já foi provado que o dilúvio existiu, saiu na National Geographic, no Canal Discovery, e no History Channel. Procura que você acha”.

Ou seja, é um misto de preguiça com deslealdade, na esperança de desobrigá-lo a admitir que falou uma bobagem.

Eu mando sempre os criacionistas procurarem na internet. Mas nào tô falando merda. :emoticon16: O problema é que eu não tenho mesmo tempo, nem mais saco, e não acho justo roubar tempo de minhas publicaçòes e da reta final de minha tese para escrever artigo pra crente preguiçoso, e não estou sendo paga pra dar aulda de graça pra quem não quer aprender. Mas tenho pensado seriamente em escrever um livrinho com linguagem bem simples e acessível sobre evolução. Só que isso só rolará depois qeu eu terminar esse doutorado. :emoticon11: :emoticon2: :emoticon13: :emoticon15:

Penso em convidar o Danniel, Nina e Atheist para essa empreitada!
:emoticon16:

Malamen
Contato:

Mensagem por Malamen »

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

spink
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por spink »

[url=http://www.comciencia.br/comciencia/]Dossiê
Comportamento animal[/url]
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

videomaker

Anna escreveu:
Vito Álvaro escreveu:
videomaker escreveu:

Discovery chennel .

Eu mando sempre os criacionistas procurarem na internet. Mas nào tô falando merda. :emoticon16: O problema é que eu não tenho mesmo tempo, nem mais saco, e não acho justo roubar tempo de minhas publicaçòes e da reta final de minha tese para escrever artigo pra crente preguiçoso, e não estou sendo paga pra dar aulda de graça pra quem não quer aprender. Mas tenho pensado seriamente em escrever um livrinho com linguagem bem simples e acessível sobre evolução. Só que isso só rolará depois qeu eu terminar esse doutorado. :emoticon11: :emoticon2: :emoticon13: :emoticon15:

Anninha minha linda não generalize , o material que vi era serio , com pessoas serias , e uma menininha debilitada pelo problema cerebral é que se submeteu a cirurgia .
Sei que sempre é muito recomendavel ao cetico colocar tudo no mesmo bojo , ou melhor , somente aquilo que lhe é conviniente !
Devagar moça , dIvagar ...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Anna

Mensagem por Anna »

videomaker escreveu:
Anna escreveu:
Vito Álvaro escreveu:
videomaker escreveu:

Discovery chennel .

Anninha minha linda não generalize , o material que vi era serio , com pessoas serias , e uma menininha debilitada pelo problema cerebral é que se submeteu a cirurgia .
Sei que sempre é muito recomendavel ao cetico colocar tudo no mesmo bojo , ou melhor , somente aquilo que lhe é conviniente !
Devagar moça , dIvagar ...

Video, só o que posso dizer para essa tua resposta é:

:emoticon38: :emoticon103: :emoticon132: :emoticon133: :emoticon125: :emoticon126: :emoticon129: :emoticon165: :emoticon172: :emoticon197: :emoticon188: :emoticon249:

Vc bebeu, fumou, tá doido ou não leu absolutamente nada do que eu escrevi nos três posts em resposta a ti na pag anterior, e tão pouco o que escrevei para o Vito no post que resultou na sua resposta? :emoticon5:

Esse meu post (acima), não tem ABSOLUTAMENTE nada a ver com o assunto que vc aborda nesta resposta, nem com o comportamento animal! :emoticon21:

Leia a página anterior e essa de novo!
:emoticon2:

Vito Álvaro

Mensagem por Vito Álvaro »

Video. Presta atenção. Atendo? Mais um pouco...

1 - Entra a página 3. Em cima, com Azathoth (O velho com careca e óculo). Pedindo qual era programa e que dia passou. Para faciliar a informação. Por isso queriamos as fontes.

2 - Anna (Bonitinha) estava falando com você sobre biologia. E depois que ela disse pra você neurociência e mais uma vez qual era a fonte que tu assistiu.

3 - Eu postei que você faz assim o justificativa. E a Anna respondeu pra mim é outra coisa sobre criacionista. Que Anna não aguenta fazer artigos para os leigos lerem. E diz ela tem ser doutora para fazer as publiciações os textos. Tem nada a ver Anna falando com você. O assunto dela foi polêmica criacionismo e evolução.

4 - Mais uma vez lembrar. Esperamos as referências suas. Dicas: O nome programa com exemplo "Página da Vida", 9:30 horas na noite e dia 11 de setembro de 2006.
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Anna

Mensagem por Anna »

Vito Álvaro escreveu:Video. Presta atenção. Atendo? Mais um pouco...

1 - Entra a página 3. Em cima, com Azathoth (O velho com careca e óculo). Pedindo qual era programa e que dia passou. Para faciliar a informação. Por isso queriamos as fontes.

2 - Anna (Bonitinha) estava falando com você sobre biologia. E depois que ela disse pra você neurociência e mais uma vez qual era a fonte que tu assistiu.

3 - Eu postei que você faz assim o justificativa. E a Anna respondeu pra mim é outra coisa sobre criacionista. Que Anna não aguenta fazer artigos para os leigos lerem. E diz ela tem ser doutora para fazer as publiciações os textos. Tem nada a ver Anna falando com você. O assunto dela foi polêmica criacionismo e evolução.

4 - Mais uma vez lembrar. Esperamos as referências suas. Dicas: O nome programa com exemplo "Página da Vida", 9:30 horas na noite e dia 11 de setembro de 2006.

É isso que eu digo pro Flavio, se todos prestassem atenção no que é dito por aqui, os pesquisadores teriam que escrever bem menos. :emoticon11:

Anna

Mensagem por Anna »

Vito Álvaro escreveu:Video. Presta atenção. Atendo? Mais um pouco...

É isso que eu digo pro Flavio, se todos prestassem atenção no que é dito por aqui, os pesquisadores teriam que escrever bem menos. :emoticon11:

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Vamos partir do princípio que a informação cedida pelo vídeo estava correta e a menina teve um hemisfério removido aos 5 anos de idade e pôde ter desenvolvimento neurológico normal. Em quê isso ajuda a hipótese do espírito? Em nada, experimente remover um hemisfério de alguém que já teve o desenvolvimento neurológico completo.
Imagem

videomaker

Azathoth escreveu:Vamos partir do princípio que a informação cedida pelo vídeo estava correta e a menina teve um hemisfério removido aos 5 anos de idade e pôde ter desenvolvimento neurológico normal. Em quê isso ajuda a hipótese do espírito? Em nada, experimente remover um hemisfério de alguém que já teve o desenvolvimento neurológico completo.

Aza , se vc tirar o grave do som , vai ficar só agudo , certo ?
O espirito se manifesta de acordo com o equipamento que lhe é dado !

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

video, então isso é contradito pelos procedimentos cirúrgicos realizados em crianças que possibilitam as mesmas ter desenvolvimento neurológico normal.
Imagem

videomaker

Azathoth escreveu:video, então isso é contradito pelos procedimentos cirúrgicos realizados em crianças que possibilitam as mesmas ter desenvolvimento neurológico normal.

A personalidade total , é limitada por essas coisas !
Ate a infancia o espirito ainda se adpta ao novo corpo , lembrando que muitas vezes tudo esta programado.

Trancado