A Amante Virtual

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Flavio Costa
Contato:

Re: A Amante Virtual

Mensagem por Flavio Costa »

clara campos escreveu:
Res Cogitans escreveu:A pergunta é: existe problema moral em um homem casado, seja ele feliz ou infeliz com o casamento, usar a Amante Virtual?

Depende do já falado contracto. A "imoralidade" está na violação de contractos.

A meu ver, a moralidade se resume a isso mesmo.

Porém, existem outros problemas a serem considerados, que é a introdução desse elemento na frágil instituição que é o casamento. Se esse serviço de realidade virtual fosse barato, talvez muitos o usariam até mesmo como substituto do sexo com o cônjuge, tendo em vista as inúmeras vantagens técnicas da opção tecnológica.

Enfim, há muitas coisas a explorar na situação proposta, mas as mais complexas ou interessantes não são as de ordem moral, pelo que pude pensar a respeito.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Najma
Gênero: Feminino

Re.: A Amante Virtual

Mensagem por Najma »

Quando há amor, o contrato é o próprio amor... :emoticon1:
Imagem

Ateu Tímido
Contato:

Re: Re.: A Amante Virtual

Mensagem por Ateu Tímido »

Najma escreveu:Quando há amor, o contrato é o próprio amor... :emoticon1:

Perfeito!
Acabado o amor, acaba o contrato...
:emoticon1:

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Ateu Tímido escreveu:

Perfeito!
Acabado o amor, acaba o contrato...
:emoticon1:

Sim... porque acaba o respeito. :emoticon8:
Imagem

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

uma bela utopia na qual não acredito nem um pouco!!!!
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Flavio Costa escreveu:Porém, existem outros problemas a serem considerados, que é a introdução desse elemento na frágil instituição que é o casamento. Se esse serviço de realidade virtual fosse barato, talvez muitos o usariam até mesmo como substituto do sexo com o cônjuge, tendo em vista as inúmeras vantagens técnicas da opção tecnológica.

Enfim, há muitas coisas a explorar na situação proposta, mas as mais complexas ou interessantes não são as de ordem moral, pelo que pude pensar a respeito.

exacto flávio, mais uma vez voltaríamos à questão da amoralidade do sexo em si.

Mas uma nota para as "inúmeras vantagens" de que falas, apesar de eu reconhecer algumas vantagens, posso também lembrar-me de inúmeras desvantagens.
Na verdade, a invenção merece-me poucas simpatias, precisamente por meocorrerem mais desvantagens que vantagens.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

clara campos escreveu:Mas uma nota para as "inúmeras vantagens" de que falas, apesar de eu reconhecer algumas vantagens, posso também lembrar-me de inúmeras desvantagens.
Na verdade, a invenção merece-me poucas simpatias, precisamente por meocorrerem mais desvantagens que vantagens.

As inúmeras vantagens são reais. São vantagens tipo as existentes no fast-food ou no controle (controlo) remoto.

Preguiça, sedentarismo e obesidade são algumas das críticas associadas a essas invenções, mas a maneira como são populares hoje não nos deixa negar suas vantagens. Talvez o Amante Virtual seguisse a mesma linha.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Johnny
Gênero: Masculino

Re.: A Amante Virtual

Mensagem por Johnny »

Acho que antes de qualquer coisa deveríamos definir o que é moralidade, qual seu alcance e suas delimitações. Não esqueçamos que a idéia moral depende do meio social ao qual vivemos. Sendo assim tudo poderia ser subjetivo...

E ainda assim dependeria de como o meio individual (casal ou nicho doméstico) veria isso. Por exemplo, o que é que define a idade ideal para o sexo e porque?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

videomaker

Mensagem por videomaker »

Najma escreveu:
Márcio escreveu:Pensar em alguém que cruza o caminho, sentir desejo, imaginar situações amorosas, eróticas, até se satisfazer solitáriamente com isso, à despeito de amar realmente uma certa pessoa com quem se convive por anos. Talvez fosse imoral diante da sociedade, por isso um certo tormento, mas a sociedade não importa, mais importa o conflito interno, que diz que pode estar havendo uma ruptura naquele amor, aquele amor de anos a fio, corroído pela rotina, pela enfadonha rotina, aceita, descuidada.

Nem me fale, Márcio... Casamento não deveria existir. A Marta que uma vez soltou uma frase ótima que a mãe dela diz e eu fou parafrasear agora: Quer terminar com um grande amor? Case-se com ele... :emoticon1:

O amor que sucumbi aos problemas cotidianos , talvez não mereça ser nem UM PEQUENO AMOR , quanto mais , UM GRANDE !
Partilhar TUDO é o mais importante !
:emoticon4:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Trancado