Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Res Cogitans escreveu:A pergunta é: existe problema moral em um homem casado, seja ele feliz ou infeliz com o casamento, usar a Amante Virtual?
Depende do já falado contracto. A "imoralidade" está na violação de contractos.
A meu ver, a moralidade se resume a isso mesmo.
Porém, existem outros problemas a serem considerados, que é a introdução desse elemento na frágil instituição que é o casamento. Se esse serviço de realidade virtual fosse barato, talvez muitos o usariam até mesmo como substituto do sexo com o cônjuge, tendo em vista as inúmeras vantagens técnicas da opção tecnológica.
Enfim, há muitas coisas a explorar na situação proposta, mas as mais complexas ou interessantes não são as de ordem moral, pelo que pude pensar a respeito.
The world's mine oyster, which I with sword will open. - William Shakespeare Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos. - William James Agora já aprendemos, estamos mais calejados... os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato. - Luis Inácio, 20/10/2006
Flavio Costa escreveu:Porém, existem outros problemas a serem considerados, que é a introdução desse elemento na frágil instituição que é o casamento. Se esse serviço de realidade virtual fosse barato, talvez muitos o usariam até mesmo como substituto do sexo com o cônjuge, tendo em vista as inúmeras vantagens técnicas da opção tecnológica.
Enfim, há muitas coisas a explorar na situação proposta, mas as mais complexas ou interessantes não são as de ordem moral, pelo que pude pensar a respeito.
exacto flávio, mais uma vez voltaríamos à questão da amoralidade do sexo em si.
Mas uma nota para as "inúmeras vantagens" de que falas, apesar de eu reconhecer algumas vantagens, posso também lembrar-me de inúmeras desvantagens.
Na verdade, a invenção merece-me poucas simpatias, precisamente por meocorrerem mais desvantagens que vantagens.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
clara campos escreveu:Mas uma nota para as "inúmeras vantagens" de que falas, apesar de eu reconhecer algumas vantagens, posso também lembrar-me de inúmeras desvantagens. Na verdade, a invenção merece-me poucas simpatias, precisamente por meocorrerem mais desvantagens que vantagens.
As inúmeras vantagens são reais. São vantagens tipo as existentes no fast-food ou no controle (controlo) remoto.
Preguiça, sedentarismo e obesidade são algumas das críticas associadas a essas invenções, mas a maneira como são populares hoje não nos deixa negar suas vantagens. Talvez o Amante Virtual seguisse a mesma linha.
The world's mine oyster, which I with sword will open. - William Shakespeare Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos. - William James Agora já aprendemos, estamos mais calejados... os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato. - Luis Inácio, 20/10/2006
Acho que antes de qualquer coisa deveríamos definir o que é moralidade, qual seu alcance e suas delimitações. Não esqueçamos que a idéia moral depende do meio social ao qual vivemos. Sendo assim tudo poderia ser subjetivo...
E ainda assim dependeria de como o meio individual (casal ou nicho doméstico) veria isso. Por exemplo, o que é que define a idade ideal para o sexo e porque?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."
Márcio escreveu:Pensar em alguém que cruza o caminho, sentir desejo, imaginar situações amorosas, eróticas, até se satisfazer solitáriamente com isso, à despeito de amar realmente uma certa pessoa com quem se convive por anos. Talvez fosse imoral diante da sociedade, por isso um certo tormento, mas a sociedade não importa, mais importa o conflito interno, que diz que pode estar havendo uma ruptura naquele amor, aquele amor de anos a fio, corroído pela rotina, pela enfadonha rotina, aceita, descuidada.
Nem me fale, Márcio... Casamento não deveria existir. A Marta que uma vez soltou uma frase ótima que a mãe dela diz e eu fou parafrasear agora: Quer terminar com um grande amor? Case-se com ele...
O amor que sucumbi aos problemas cotidianos , talvez não mereça ser nem UM PEQUENO AMOR , quanto mais , UM GRANDE ! Partilhar TUDO é o mais importante ! :emoticon4:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)