Dinobot escreveu:Ah, sim, se uma união tiver como objetivo a maximização dos ganhos de todos os envolvidos, creio se tratar de um ato egoísta.
Mais um dedito na ferida.
Por isso eu ter tanta relutância em usar a palavra "altruísmo".
A questão é que geralmente se sua o termo "egoísta" para uma pessoa que olha apenas para o seu próprio bem-estar imediato; atitude que não é compatível, pelo menos se adoptada por todos, com a convivência social. Existem vários exemplos nos restantes serves vivos, alguns deles aqui já mencionados, de como avida social exige por vezes alguma dose de auto-sacrifício.
Obviamente que, duma prespectiva macro, o altruísmo pode ser uma forma de egoísmo "de genes" ou de espécie, mas eu concentrei-me na dimensão pessoal de "egoísmo".
Muitas pessoas põe o seu bem-estar imediato acima de tudo e todos, e recusam qualquer tipo de cedência ou "auto-sacrifício", ainda que isso beneficiasse toda a sociedade ou parte dela.
Temos pessoas qu não pagam os impostos, pessoas que vivem à custa de subsídios estatais sem procurar emprego e por aí.
Quando te respondi referia-me a um tipo de egoísmo pessoal, embora agora perceba que talvez te referisses a outro tipo de egoísmo.
De qualquer forma eta questão é mt complicada para mim.
O texto que o Res postou, por exemplo, descreve com alguma lucidez as motivações de alguns actos ditos altruístas, mas eu não concordo com a generalização. Isto de qualquer forma é já uma forma muito pessoal de como vejo as coisas.
Podes considerar que uma pessoa que dedica grande parte da sua vida a causas humanitárias, a voluntariado, ou a lutar por uma vida melhor o faz com benefício para si própria, seja a satisfação pessoal, ou a necessidade de reconhecimento social.
Contudo, nem todas as pessoas tiram satisfação pessoal em ajduar o Outro, muitas vão buscar essa satisfação em ajudar-se a si próprias.
Num exemplo muito básico, imagina uma pessa que encontra uma carteira recheada de dinheiro, mas com os documentos suficientes para contactar o proprietário. Muitas pessoas ficarão com o dinheiro e deitarão a carteira fora. Outras procurarão entregar a carteira na íntegra ao proprietário. Ambas as atitudes trazem alguma satisfação pessoal: ganhar algum dinheiro fácil ou fazer uma "boa acção".
Talvez egoísmo/altruísmo não se distingam na motivação, mas na fonte motivadora.
Não sei, entrámos no campo das incertezas.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)