O Santo Daime
Conheça um pouco do mistério de uma religião brasileira, nascida no coração da Floresta Amazônica.
No ritual, os homens preparam o sacramento dessa religião. Assim é preparado o Santo Daime – uma bebida que provoca visões e, segundo a crença, conecta o homem com o divino. Tomados pela força da bebida sagrada, os adeptos cantam, bailam e louvam a Deus a noite inteira, até o amanhecer.
A viagem começa em Rio Branco. Num monomotor, sobrevoa-se a floresta até Boca do Acre, uma pequena cidade no estado do Amazonas. Ali, na confluência dos rios Acre e Purus, começa uma nova etapa: nove horas dentro de uma embarcação conhecida como voadeira.
Chega-se à vila Céu do Mapiá, que tem pouco mais de 600 habitantes, durante os preparativos para a Noite de São João, a festa máxima desta doutrina.
As mulheres separam, catam e limpam as folhas que serão usadas na bebida sagrada. Os homens cuidam do cipó, que também deve ser limpo e depois macerado, com golpes compassados, no ritmo dos hinos religiosos.
A mistura de duas espécies vegetais da Amazônia – a folha chacrona e o cipó jagube – é cozinhada por muitas horas, até se transformar no Santo Daime.
Adércio Paz de Oliveira toma daime há 30 anos. Ele guarda um pouco da bebida no altar de sua casa. “A gente toma ele e sente que é um ser divino”, daimista há 30 anos.
O daime exige muito capricho dos adeptos: as roupas rituais, chamadas de "fardas", têm que estar impecáveis. Ilma põe no peito do marido a estrela que simboliza o compromisso assumido com a religião.
O Hinário de São João começou. O Santo Daime é uma doutrina musical – os ensinamentos estão contidos nos hinos que, segundo os adeptos, são recebidos por inspiração do astral, o mundo espiritual.
Os homens bailam de um lado, as mulheres do outro. As fardas simbolizam que os adeptos são soldados da rainha, a soberana virgem mãe que está representada na coroa usada pelas mulheres.
O daime, que é servido a intervalos de mais ou menos quatro horas, leva pouco mais de meia hora para fazer efeito. A experiência é interior, íntima, discreta.
Padrinho Alfredo é o comandante da igreja. Seu rosto voltado para o alto e a expressão dos olhos sugerem que ele está em êxtase espiritual.
O trabalho, que só é encerrado quando ninguém mais está sob o efeito do daime, durou 14 horas. Até o dia nascer.
A doutrina do Santo Daime foi fundada na década de 30 pelo maranhense Raimundo Irineu Serra, que trabalhou no Acre como seringueiro e depois como guarda de fronteiras. Mestre Irineu chamava a atenção pelo tamanho – era um negro forte, de dois metros de altura. Na fronteira com o Peru, Irineu conheceu a bebida indígena ayahuasca, que em língua quéchua, falada pelos antigos incas, significa "cipó das almas".
Certa noite, Irineu tomou a bebida e teve uma visão: uma senhora muito formosa lhe apareceu sentada num trono sobre a lua cheia.“Aí, ela perguntou para ele: ‘ me diz uma coisa, o que você acha que eu possa ser?”, conta Luiz Mendes, daimistra há 43 anos.
Irineu olhou para aquela senhora, pensou, pensou. “Ele disse que ela era uma deusa universal. Foi quando ela disse que a partir daquele dia eles teriam um compromisso”, conta Luiz Mendes.
Irineu não teve dúvida: ele tinha acabado de assumir um compromisso com a virgem soberana mãe, que ele chamou de rainha da floresta e identificou como Nossa Senhora da Conceição, a própria mãe de Jesus. Essa visão deu origem à doutrina do Santo Daime, que é um rogativo: dai-me força, dai-me luz, dai-me amor – é o que se pede ao tomar a bebida. A visão provocada pelo Santo Daime é chamada pelos adeptos de "miração".
“É um estado de desprendimento. No próprio instante em que você se desprende, se desapega das coisas ao redor, naturalmente vai para outra dimensão”, afirma Luiz Mendes.
Em sua miração, mestre Irineu recebeu da virgem mãe um globo terrestre, que simboliza união. Então, ele uniu nesta religião uma bebida sagrada dos índios, a doutrina cristã, e ainda entidades dos cultos afro-brasileiros.
Quem criou essa Nova Jerusalém no meio da floresta foi um discípulo direto de mestre Irineu: o padrinho Sebastião Mota, morto em 1990, pai do atual comandante.
“Eles desenvolveram um trabalho numa altura espiritual de uma capacidade muito fina, bastante elevado, a ponto de tomar o Santo Daime e buscar se conhecer, conhecer seu espírito, conhecer sua origem, conhecer seu caminho”, explica padrinho Alfredo.
Padrinho Sebastião espalhou o Santo Daime pelo Brasil. A primeira igreja criada fora de Rio Branco foi o Céu do Mar, no Rio de Janeiro, em 1982.
O Santo Daime também ganhou adeptos em outros países. Elizabeth veio da Irlanda. "Quando tomo o daime, sinto luzes lindas dentro de mim", diz ela.
Todos vieram para a comemoração dos 80 anos da madrinha Rita, viúva do padrinho Sebastião. Alex Polari, que participou da luta armada durante a ditadura militar, na década de 70, e esteve preso nove anos, hoje é um dirigente dessa religião. Ele diz que a bebida proporciona autoconhecimento.
“Quem buscar o Santo Daime na intenção de obter uma droga não vai encontrar aquilo que o Santo Daime tem para oferecer, que é uma experiência religiosa, mística, uma compreensão espiritual”, adverte Alex.
Em 1987, depois de vários estudos, o governo brasileiro reconheceu e assegurou o direito do consumo religioso da ayahuasca. Mas é preciso alertar: na avaliação da Associação Brasileira de Psiquiatria, uma substância chamada dimetiltriptamina (DMT), contida na folha chacrona, é um agente alucinógeno potente.
“Há casos, principalmente de jovens, adolescentes, que utilizaram ayahuasca e desenvolveram sintomas psicóticos, sintomas do tipo da esquizofrenia. São casos bastante raros, casos de pessoas que já tinham uma predisposição para desenvolver esses sintomas psicóticos. Nesse sentido,a ayahuasca deve ser usada sempre com cuidado, dentro do contexto religioso cultural. As pessoas que já tenham sintomas, ou experiências psicóticas, devem ser desencorajadas de utilizar ayahuasca. Entretanto, para a maior parte das pessoas que participa da religião da ayahuasca, a erva tem um efeito muito positivo, de integração do indivíduo. Isso tem muito sentido para as pessoas que utilizam”, explica Paulo Dalgarrondo, neuropsiquiatra da Unicamp.
O psiquiatra Carlos Renault toma o santo daime há 25 anos. E já atendeu a centenas de pacientes que também usam o daime. “O efeito básico do daime é induzir a pessoa, através de uma alteração de consciência, a um contato reflexivo consigo mesmo”, diz ele.
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/ ... 05,00.html
O SANTO DAIME
- Carlos Castelo
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- Registrado em: 31 Out 2005, 15:59
O SANTO DAIME
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)
Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.
Henri Poincaré (1854-1912)
Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.
Re.: O SANTO DAIME
Daime paciência...
Anna escreveu:Eu achei a Ayahuasca muito massa!
O que estraga é a doutrina, e o pior cristã, que inventaram em torno da bebida.
Aqui na Amazônia tem uns caboclos que sabem fazer, e ninguém precisa da lavagem cerebral religiosa que inventaram para o uso desse chá de origem e uso completamente pagão.
endossimbiose memética.... o vício na bebida leva à religião e a religião leva à bebida... ambas se ajudam mutuamente
Sem tempo nem paciência para isso.
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