O egoísmo é racional?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
zencem

Re: O egoísmo é racional?

Mensagem por zencem »

Dinobot escreveu:
Na boa, eu não consigo enxergar essa correlação entre a associação de indivíduos e a capacidade desses de adquirir conhecimento e desenvolver raciocínio...

Ah, sim, se uma união tiver como objetivo a maximização dos ganhos de todos os envolvidos, creio se tratar de um ato egoísta.

É uma opinião minha, bem entendido.
Mas imagino que a razão não tenha se desencadeado pronta, quando Deus resolveu nos prover de uma alma.
Portanto, o raciocínio tem tudo pra ser um processo, iniciado e desenvolvido no indivíduo, a partir das condições e da sua capacidade cerebral.
Ora , como o conhecimento é produto da experiência e da observação, presumo que a experiência alheia deve ter despertado essa aproximação e intercâmbio entre semelhantes.
Outro aspecto a esclarescer é que o altruísmo não é uma doença, mas uma condição natural gerada na mente consciente, em defesa de seus próprios interesses, dada a vantagem que as condições gregárias oferecem.

abçs!

Apáte
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Apáte »

Azathoth escreveu:Os ratos-toupeiras, abelhas operárias e outros animais eussociais têm comportamentos com aptidão implícita; fazendo a manutenção da colônia, estão ajudando os reprodutores com os quais tendem a compartilhar significativo patrimônio genético a perpetuar os genes.

Presume-se que muito do altruísmo humano também tenha evoluído por seleção por parentesco. Os animais eussociais são o caso mais extremo desse tipo de estratégia.

:emoticon45:
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Flavio Costa
Contato:

Re: Re.: O egoísmo é racional?

Mensagem por Flavio Costa »

Res Cogitans escreveu:Eu leio muita coisa de psicologia experimental e neurologia, se vc tivesse idéia do quanto nossas decisões são frágeis. Vários experimentos mostram que vc responde diferentemente uma mesma pergunta se ela for apresentada de forma diferente (obviamente o conteúdo da pergunta se mantém).
Somos muito menos racionais do que imaginamos.

Apesar disso, alguns querem acreditar que o ateísmo é a única opção racional e que a religião é, necessariamente, mais obscurantista.

Não é difícil para um observador externo perceber o quanto essa visão tem uma motivação emocional significativa.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

ares escreveu:OK. Mas há mais nos pássaros do que se pensa. Segundo Donald Griffin, eles tem cosnciencia do que estão a fazer... e os ninhos que constroem incluem alguma aprendizagem. Mas percebi o teu ponto...

Sim. Esssa tese da teleologia (que é muitíssio interessante, por sinal) foi definida por Marx nos seus áureos tempos. A questão é que não haviam naquela época, estudos em biologia que pudessem tratar das considerações racionais e teleológicas dos próprios animais.

O Manuel já demonstrou em outros tópicos a existência dessa teleologia, dessa ação racional, gradativamente perceptível através da cadeia evolutiva.

É um assunto e tanto.

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Dinobot escreveu:Ah, sim, se uma união tiver como objetivo a maximização dos ganhos de todos os envolvidos, creio se tratar de um ato egoísta.

Mais um dedito na ferida.
Por isso eu ter tanta relutância em usar a palavra "altruísmo".
A questão é que geralmente se sua o termo "egoísta" para uma pessoa que olha apenas para o seu próprio bem-estar imediato; atitude que não é compatível, pelo menos se adoptada por todos, com a convivência social. Existem vários exemplos nos restantes serves vivos, alguns deles aqui já mencionados, de como avida social exige por vezes alguma dose de auto-sacrifício.

Obviamente que, duma prespectiva macro, o altruísmo pode ser uma forma de egoísmo "de genes" ou de espécie, mas eu concentrei-me na dimensão pessoal de "egoísmo".
Muitas pessoas põe o seu bem-estar imediato acima de tudo e todos, e recusam qualquer tipo de cedência ou "auto-sacrifício", ainda que isso beneficiasse toda a sociedade ou parte dela.
Temos pessoas qu não pagam os impostos, pessoas que vivem à custa de subsídios estatais sem procurar emprego e por aí.

Quando te respondi referia-me a um tipo de egoísmo pessoal, embora agora perceba que talvez te referisses a outro tipo de egoísmo.
De qualquer forma eta questão é mt complicada para mim.
O texto que o Res postou, por exemplo, descreve com alguma lucidez as motivações de alguns actos ditos altruístas, mas eu não concordo com a generalização. Isto de qualquer forma é já uma forma muito pessoal de como vejo as coisas.
Podes considerar que uma pessoa que dedica grande parte da sua vida a causas humanitárias, a voluntariado, ou a lutar por uma vida melhor o faz com benefício para si própria, seja a satisfação pessoal, ou a necessidade de reconhecimento social.
Contudo, nem todas as pessoas tiram satisfação pessoal em ajduar o Outro, muitas vão buscar essa satisfação em ajudar-se a si próprias.

Num exemplo muito básico, imagina uma pessa que encontra uma carteira recheada de dinheiro, mas com os documentos suficientes para contactar o proprietário. Muitas pessoas ficarão com o dinheiro e deitarão a carteira fora. Outras procurarão entregar a carteira na íntegra ao proprietário. Ambas as atitudes trazem alguma satisfação pessoal: ganhar algum dinheiro fácil ou fazer uma "boa acção".

Talvez egoísmo/altruísmo não se distingam na motivação, mas na fonte motivadora.

Não sei, entrámos no campo das incertezas.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Hugo

Re.: O egoísmo é racional?

Mensagem por Hugo »

Você me interpretou mal, Clara. Eu não estou propondo egoísmo psicológico, veja a primeira página.

Num exemplo muito básico, imagina uma pessa que encontra uma carteira recheada de dinheiro, mas com os documentos suficientes para contactar o proprietário. Muitas pessoas ficarão com o dinheiro e deitarão a carteira fora. Outras procurarão entregar a carteira na íntegra ao proprietário. Ambas as atitudes trazem alguma satisfação pessoal: ganhar algum dinheiro fácil ou fazer uma "boa acção".

Discordo. A pessoa pode desejar fica com a carteira, mas se sentir pressionada a devolvê-la por acreditar que isso seria errado. Desse modo, ela sofreria.

clara campos
Moderadora
Contato:

Dinobot escreveu:Você me interpretou mal, Clara. Eu não estou propondo egoísmo psicológico, veja a primeira página.

Discordo. A pessoa pode desejar fica com a carteira, mas se sentir pressionada a devolvê-la por acreditar que isso seria errado. Desse modo, ela sofreria.

tal com sofreria se não a entregasse (provavelmente ficaria com problema de consciência)... achas que o verdadeiro altruísmo exige uma certa dose de sofrimento pessoal?
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

clara campos
Moderadora
Contato:

RicardoVitor escreveu:
clara campos escreveu:
RicardoVitor escreveu:
clara campos escreveu:
Dinobot escreveu:Haveria algum impedimento lógico em guiar suas ações apenas de acordo com seus próprios interesses, sem levar os de outros em conta?

há muitos impedimentos lógicos.
seres sociais têm que agir em conformidade com o bem estar do grupo ou estão destinados à extinção

De que forma?

Como assim de que forma?

De que forma se daria essa extinção?

não sei como responder a esta pergunta

Hugo

Mensagem por Hugo »

tal com sofreria se não a entregasse (provavelmente ficaria com problema de consciência)... achas que o verdadeiro altruísmo exige uma certa dose de sofrimento pessoal?

Imagino que seja mais uma questão de deixar de se satisfazer do que sofrer.

zencem

Mensagem por zencem »

Flavio Costa escreveu:
Res Cogitans escreveu:Eu leio muita coisa de psicologia experimental e neurologia, se vc tivesse idéia do quanto nossas decisões são frágeis. Vários experimentos mostram que vc responde diferentemente uma mesma pergunta se ela for apresentada de forma diferente (obviamente o conteúdo da pergunta se mantém).
Somos muito menos racionais do que imaginamos.

Apesar disso, alguns querem acreditar que o ateísmo é a única opção racional e que a religião é, necessariamente, mais obscurantista.

Não é difícil para um observador externo perceber o quanto essa visão tem uma motivação emocional significativa.

Oi Flávio!
Eu também penso que, conforme o contexto em que é analisado, o ateísmo pode ter o mesmo nível de obscurantismo das religiões. Basta que ele seja ideológico.
É como sair de uma casa e entrar noutra.
Ou, como citou o Maverick: Há diferença entre ser e estar.
Bem que eu gostaria de passar por uma experiência dessa, pelo menos para aprender os caminhos que me levam a ter respostas diferentes para a mesma questão.

Abçs!

Dante, the Wicked

Mensagem por Dante, the Wicked »

Racionalidade tem nada a ver com isto. Ela apenas garante coisas do tipo:
"o teorema de Pitágoras é dedutível dos postulados de Euclides".
"os postulados de Euclides são aplicáveis em superfícies planas, mas não esféricas".
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

Hugo

Mensagem por Hugo »

Up!

clara campos
Moderadora
Contato:

up

Trancado