Claro, e um ateu é um ser que absolutamente não tem emoções, não ama seus filhos e é tão estúpido que não é capaz de falar a verdade dosando as palavras de acordo com a idade de uma criança...
Alguns Ateus tem sim , outros não , alguns amam seus filhos , outros não , agora sem enrolar , o que vc diria para seu filho ?
A verdade em conta gotas ? como seria ?
Sou ateu, minha filha perdeu a mãe com 5 anos, já respondi em outro post. O que eu disse para ela? Sua mãe não queria ir, mas nem sempre a gente pode fazer o que quer. Você tem todo o direito de chorar e sentir saudades, mas lembre-se que você não está sozinha, existe muita gente que te ama e que está aqui do seu lado, como eu, seus avós, tios, primos, amigos, para te dar apoio.
É assim, video, não é simples, não é fácil para ninguém, religioso ou não, é de desesperar, mas mentir para a criança, falar algo do tipo "ela foi para o céu e está feliz, tá olhando por você e um dia você vai encontrar ela", não vai tornar a vida da criança mais fácil, não vai melhorar em nada a saudade e a tristeza que a criança vai sentir em vários momentos da vida e não vai substituir de forma alguma a mãe naqueles momentos em que a criança vai precisar dela..
O engraçado é que, entre os espíritas, já vi crianças pararem no psicólogo porque a mãe, na hora da raiva, deixou escapar que viu a cama do menino, de 11 anos, rodeada de "espíritos maus". Mas espíritas são o supra sumo da lucidez, com toda a certeza...
E dai que temos gente que perde a noção ? por esse, o todo se perde ?
Tem gente que não acredita em nada , e diz pro filho que tem um bicho em baixo da cama ! que tal voltarmos a falar da tua verdade cruel ?
A criança volta ou não a ver a mãe? é sim ou não ...
Mas se você começou a generalizar em relação a todo o ateu, por que eu não posso generalizar em relação a todo espírita?
Não, a criança não volta a ver a mãe. Mas desde quando a única forma de dizer a verdade é: "você nunca mais vai voltar a ver sua mãe, então para de chorar senão eu te bato". Isso seria a atitude de um psicopata ou de um sádico, não de um ateu. Dizer para uma criança de 5 anos: "sua mãe vai viver na sua lembrança e no seu coração", não é mentira, mas saber como falar com uma criança que ainda lida com a realidade de forma romantizada.
Me diz onde você dizer que a mãe foi embora, mas que ainda existem muitas pessoas para amar a criança, é dizer mentira? Me diz onde você dizer que a mãe da criança vai estar viva com ela nas suas lembranças e no seu coração é uma mentira?
Otimo que tenha gente que vai ama-la !porem , vc acha que isto pode subistituir um amor de mãe ?
Vc sabe o que é Saudade ? acha que pode consola-la por completo ?
O que doi mais , um NUNCA MAIS , ou UM DIA TALVEZ ?
E você acha que dizer "ela está feliz no céu" pode substituir o amor de mãe? Você realmente acredita que para uma criança pequena, triste e com saudade da mãe, ou nas situações em que precisa da mãe, a presença da mãe vai ser substituída com um simples "um dia talvez você vai ver ela de novo, depois que você morrer?"
Saudade, dor, tristeza pela morte da mãe não vão ser sanadas, não importa se você contar a verdade ou a mentira. Você pode amenizar dando todo o amor que seja possível para ela, estando presente, procurando ajudar onde a mãe normalmente ajudaria, mas substituir você não consegue, seja contando a verdade, seja com uma história de "mamãe está no céu filhinha"...
Me diz, super gênio espírita, onde acreditar em deus ou não é o que determina que uma pessoa seja razoável e saiba lidar com uma criança ou não???
É mais complicado sem duvidas ! ou vc acha assim tão simples dizer , quando morremos acabou á brincadeira !
E você acha então que para uma criança faz alguma diferença você dizer "mamãe está no céu". Vai acabar a saudade, vai acabar a tristeza, e a criança vai se tornar uma criança feliz de uma hora para a outra...
Ou você diz para sua filha, quando ela tem algum problema, que ela vive em um mundo de provas e espiações, que tem que sofrer mesmo e que você está feliz que a vida dela esteja uma merda, porque assim ela evoluirá?
Que a vida dela é resultado do que ela semeiou não tenha duvidas que ela sabera , agora dizer que estou feliz por esse sofrimento , seria uma outra estoria !
Só gente muito estupida pode ver alegria no sofrimento do outro , espero que não seja o teu caso !
Se só gente estúpida pode ver alegria no sofrimento dos outros, por que então você estava alegando que todo ateu seria tão cruel ao lidar com uma criança?
E, se entendi direito, você está me falando que, quando sua filha tinha 5 anos e chegava perto de você com alguma doença, ou algum sofrimento, você dizia para ela que ela estava sofrendo assim porque fez por merecer e que tinha que se conformar?
Se for por esta lógica de vocês sobre os ateus, posso acreditar que o espírita que tenha um filho deficiente explica a deficiência para o filho assim: olha, em outra vida, você foi um ser humano terrível, que torturava e matava muitos outros. Provavelmente um carrasco, um nazista ou um dono de navio que transportava escravos. Agora, você veio nesta vida para sofrer, e não pode reclamar, porque foi você que escolheu vir assim para ver se aprende a ter um pouquinho de humanidade. Mas não pense que isso vai acabar aqui não, você ainda vai ter que sofrer em umas três vidas para pagar tudo o que deve, e se suicidar nessa, depois de um período de sofrimento terrível no Umbral, você só vai ter que sofrer em mais vidas para pagar sua dívida. Mas deus te ama, e só te tortura assim para o seu bem!!!
Vamos acabar com essa ladainha agora mesmo :
O sofrimento tem sua origem em duas posturas do individuo , quando ele esta sobre a lei de causa e efeito ou quando ele escolhe aquela prova para evoluir com aquela missão !
Achar que fulano esta em uma cadeira de rodas porque foi um assassino cruel , é ignorancia doutrinaria , por isso estais desculpado !
Ninguem pode determinar o porque extamente do sofrimento do outro , nem especular se pode , pois mais que uma expiação , pode estar ali uma prova para que o sujeito evolua !
Ou o sofrimento tem uma causa seja ela qual for , ou o cara tem mesmo um baita azar !
Leia um pouco sobre as razões do sofrimento do homem , e o que a DE diz a respeito , depois faça as suas colocações , evitaria bastante de que ler tanta asneira sobre o assunto !
Mais uma vez, se você generaliza em relação aos ateus, por que não poderia generalizar em relação aos espíritas?
Pela doutrina espírita, você escolhe determinada vida para aprender e consertar determinado erro do passado. Uma pessoa não escolhe viver presa a uma cadeira de rodas por "diversão", e sim porque ela precisa viver sobre uma cadeira de rodas para evoluir. Isso é o que diz a doutrina espírita.
Assim, se uma pessoa escolheu viver em uma cadeira de rodas, pela DE, é porque ela fez algo em vidas passadas que criaram a necessidade do aprendizado, o tal "karma" que você gosta de falar. Quanto pior a prova, pior o erro cometido, isso é lógica.
Sendo assim, para falar a verdade, segundo a concepção de verdade que você mesmo usou para falar dos ateus (verdade dita da forma mais cruel possível), então você terá que dizer para uma filha tetraplégica que ela foi muito mal no passado, mas que erguido o véu do esquecimento no mundo espiritual, vendo o quão mal e não evoluída ela era, ela mesma escolheu vir a esta vida para sofrer e assim "pagar suas dívidas" com a evolução. Assim, ela não podia reclamar ou se rebelar, mas sim aceitar todo o sofrimento desta vida para ver se aprende a ser mais humana.
Foi você quem estabeleceu o conceito de verdade desta forma, não eu.
Me parece que é você quem tem que ler mais sobre o que você mesmo acredita, se afirma que, segundo as concepções da DE, existe algum espaço para dizer: "foi azar mesmo".
E as religiões são benéficas ao mundo... Tá bom![
Na sua maioria sim !
Que o diga a história...
Believe on the power of the dreams, but never on the contents of it.