porque Deus me fez assim,
o Rio Grande é bem maior,
mas cabe dentro de mim!"
(Teixeirinha - Querência Amada)
.gif)
Dia 20 de setembro se celebra o aniversário da Revolução Farroupilha.
Um abraço a todos os gaúchos.
Poindexter escreveu:"Meu coração é pequeno,
porque Deus me fez assim,
o Rio Grande é bem maior,
mas cabe dentro de mim!"
(Teixeirinha - Querência Amada)
Dia 20 de setembro se celebra o aniversário da Revolução Farroupilha.
Um abraço a todos os gaúchos.
O ENCOSTO escreveu:E os funcionários públicos já iniciam as comemorações uma semana antes: abandonam seus postos de trabalho para acamparem no parque farroupilha.
Nossa... É muito orgulho.
Poindexter escreveu:Impressionante, Encosto! Como são vagabundos esses estadunidenses, que folgam no 4 de julho!!!
Ah, sim ... e o Carn*val é um feriado estadual do RS, e não imposto por Brasília, claro...
Poindexter escreveu:O ENCOSTO escreveu:E os funcionários públicos já iniciam as comemorações uma semana antes: abandonam seus postos de trabalho para acamparem no parque farroupilha.
Nossa... É muito orgulho.
Todos? Quantos por cento? Estimativas confiáveis?
Até parece que todos caberiam lá...
Ateu Tímido escreveu:Só uma pergunta sobre a "revolução" farroupilha ao Encosto e demais gaúchos:
O líder Bento Gonçalves era mesmo ladrão de cavalos?
![]()
O ENCOSTO escreveu:O carnaval deve ser feriado só para repartições publicas.
O ENCOSTO escreveu:Cara, vá tomar banho.
Não vou discutir com um mané recalcado, metido a argentininho e puxa-saco de gaúcho.
O ENCOSTO escreveu:Ateu Tímido escreveu:Só uma pergunta sobre a "revolução" farroupilha ao Encosto e demais gaúchos:
O líder Bento Gonçalves era mesmo ladrão de cavalos?
![]()
Nunca ouvi ou li nada sobre isso.
Poindexter escreveu:O ENCOSTO escreveu:O carnaval deve ser feriado só para repartições publicas.
Não entendi o que você quis dizer.
Queres dizer que empregados do setor privado formal são obrigados a trabalhar no Carn*val se assim seus patrões desejarem?
Se for isso... duvido muito! Talvez o Bruno saiba melhor sobre isso, já que é advogado.
O ENCOSTO escreveu:DERROTAS - Por incrível que possa parecer, os gaúchos festejam o 20 de Setembro sem lamentar que foram derrotados pelas forças Imperialistas. E que os pontos definidos no Acordo de Ponche Verde, o qual encerraria definitivamente o conflito, nunca foram cumpridos.
Acauan escreveu:No Brasil, o Carnaval não é feriado nem municipal, nem estadual e muito menos federal - imposto por Brasília.
Repartições pública podem folgar caso decretado ponto facultativo e empresas privadas podem conceder feriado aos seus funcionários caso queiram, mediante abono facultativo por liberalidade do empregador, banco de horas ou desconto parcial ou total das horas não trabalhadas.
Acauan escreveu:O ENCOSTO escreveu:DERROTAS - Por incrível que possa parecer, os gaúchos festejam o 20 de Setembro sem lamentar que foram derrotados pelas forças Imperialistas. E que os pontos definidos no Acordo de Ponche Verde, o qual encerraria definitivamente o conflito, nunca foram cumpridos.
O Estado de São Paulo também comemora uma derrota no Nove de Julho, data magna da Revolução Constitucionalista de 1932.
Como sempre, estuda-se nas escolas paulistas a versão revisionista, que mostra o movimento como uma aventura das oligarquias de São Paulo que teriam ficado inconformadas com a perda do poder para Vargas.
Uma bobagem mentirosa, já que as velhas oligarquias cafeeiras se amigaram rapidinho com o Getulio.
As lideranças revolucionárias vinham de instituições que nada tinham a ver com os barões do café, como a Faculdade de Direito do Largo São Francisco e o jornal O Estado de São Paulo.
Militarmente tomamos um pau, não há outro modo de resumir a coisa.
Mas certa vez senti orgulho em explicar ao meu filho que o obelisco do Ibirapuera foi erigido para homenagear os paulistas que tombaram lutando para que o Brasil vivesse sob o mando da lei e não sob o mando de um homem.
Apesar da derrota, há o que se comemorar.
Samael escreveu:Existem muitas controvérsias quanto a isso...
Acauan escreveu:Samael escreveu:Existem muitas controvérsias quanto a isso...
Não há controvérsia em que Getulio bancou a oligarquia cafeeira paulista durante a crise do início dos anos 1930, comprando e queimando os estoques encalhados de café.
De resto, sobre que revolução não há controvérsias?
Ateu Tímido escreveu: inclusive o interventor nomeado pelo próprio Getúlio.
carlos escreveu:Ateu Tímido escreveu: inclusive o interventor nomeado pelo próprio Getúlio.
O Historiador Hélio Silva conta que quando Vargas recebeu o telegrama de Pedro de Toledo demitindo-se da Interventoria, teceu o seguinte comentário:"Eu ressuscitei essa múmia, para isto".