Movimento separatista do sul do Brasil
- Apáte
- Gênero: Masculino
- Contato:
Re.: Movimento separatista do sul do Brasil
Paulistofobia? Eu tenho Petistofobia, mesmo sabendo que estes só governaram uma vez, mas fizeram merda pra um século.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi
O que indigna os gaúchos é a demasiada centralização do poder em Brasília. Se o RS (e demais estados) fossem mais autônomos, o movimento separatista nem existiria aqui.
Re: Re.: Movimento separatista do sul do Brasil
marta escreveu:Acauan escreveu: São Paulo é o maior e mais rico estado da união e aqui faz um calor do cacete.
![]()
![]()
![]()
Ora, ora, meu índio predileto. Que saudade!!!![]()
Também tô com saudades de você Marta.
E das suas pizzas.
Abraços
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Poindexter escreveu:Provas de que esse pessoal é racista, Samael?
Guilherme, em geral, as poucas pessoas que eu tive contato e que davam apoio a esse movimento eram ultra-nacionalistas e racistas.
No fundo, é óbvio que nem todos possam ser, mas que "proteção cultural contra a invasão alheia" sempre me cheira a uma espécie de xenofobia, isso eu não nego.
Abraços.
Apáte escreveu:Fernando Silva escreveu:Eles são a parte rica do país porque a temperatura é mais baixa e ajuda. Como a temperatura é mais baixa, receberam muitos imigrantes europeus cheios de vontade de trabalhar, ao contrário dos acomodados brasileiros, o que também fez diferença.
Agora que se deram bem, querem se separar...
Determinismo?
Sim. É um dogma racista muito comum na primitiva antropologia física e refutado há zilhares de anos. Serviu como tentativa de explicação e legitimação do poderio econômico europeu em detrimento do resto do mundo.
carlos escreveu:Samael escreveu:Nas cidades feitas sob medida no sul, pode-se separar melhor as camadas sociais do que no Rio, por exemplo, onde o improviso e a necessidade de uma proximidade classista (no modo de produção escravista, principalmente) fizeram com que os centros da "elite social" fossem menos exclusivistas...
Uma economia pastoril (charque) como era o Rio Grande, necessitava de um número muuuuito menor de escravos;
ao contrário das Plantations mais ao norte.
Sim, mas não é exatamente disto a que me refiro, Carlos. Observe uma cidade como Maringá, por exemplo, perfeitamente projetada e construída com exímia racionalidade. O centro da cidade é a área mais "nobre" e, à medida que vamos nos distanciando desse pólo, os bairros vão gradativamente piorando.
O Rio foi mais "improvisado". A ausência de qualidade no transporte público no fim do século 19 fazia com que a necessidade de proximidade da mão de obra fosse maior. As camadas sociais estavam muito próximas. A Bele Epoque, a higienização da cidade dada pelas obras de Pereira Passos tiveram como um dos objetivos centrais justo afastar essa população do centro. Daí a destruição dos cortiços e casas de cômodo insalubres do Centro carioca. Os morros foram a solução "menos pior" para ambas as partes. Para o subúrbio, migraram a maioria da população que tinha ainda alguma condição econômica decente e que não podia mais ver o Centro como alternativa de vida.
Vale lembrar também a importância fundamental dos trens no processo, que facilitou esse deslocamento de mão de obra e deu às camadas mais altas da sociedade a oportunidade de poder contar com aquela mão de obra para o serviço, embora rechacá-los como "vizinhos" de moradia.

Abraços!
Existiram muitos célebres impérios tropicais, como o Antigo Egito e os Incas.
Acauan escreveu:marta escreveu:Acauan escreveu: São Paulo é o maior e mais rico estado da união e aqui faz um calor do cacete.
![]()
![]()
![]()
E das suas pizzas.
Abraços
Fica frio que aquela feijoada prometida já está pra sair. Te aviso

marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.
- Poindexter
Samael escreveu:
Guilherme, em geral, as poucas pessoas que eu tive contato e que davam apoio a esse movimento eram ultra-nacionalistas e racistas.
No fundo, é óbvio que nem todos possam ser, mas que "proteção cultural contra a invasão alheia" sempre me cheira a uma espécie de xenofobia, isso eu não nego.
Abraços.
Tudo bem, Samael. Está tudo esclarecido, então. De qualquer forma, penso que o argumento mais utilizado por esse movimento nem é o de "proteção cultural contra invasão alheia", mas sim ter um Estado mais fácil de ser organizado por ser menor (argumento que você mesmo usou ao comentar sobre o Chile estes últimos dias), mais voltado aos seus problemas e interesses, e, principalmente, parar de ter que ficar, junto com a Região Sudeste, segurando financeiramente as outras regiões do Brasil.
Aliás, lembro a todos os que são favoráveis à proibição de estrangeirismos como "sale", "off" e "parking" que a mesma também pode ser considerada como "proteção cultural contra invasão alheia".
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.
Ciertas cosas no tienen precio.
¿Dónde está el Hexa?
Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.
A child, not a choice.
Quem Henry por último Henry melhor.
O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.
Lamentável...
O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.
The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage
Ciertas cosas no tienen precio.
¿Dónde está el Hexa?
Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.
A child, not a choice.
Quem Henry por último Henry melhor.
O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.
Lamentável...
O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.
The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage
Acauan escreveu:marta escreveu:Acauan escreveu: São Paulo é o maior e mais rico estado da união e aqui faz um calor do cacete.
![]()
![]()
![]()
E das suas pizzas.
Abraços
ela faz pizzas? ueba

JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL...
i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...
plante uma arvore por dia com um clic

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...
plante uma arvore por dia com um clic
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Azathoth escreveu:Existiram muitos célebres impérios tropicais, como o Antigo Egito e os Incas.
Com escravos, tudo fica mais fácil

E os egípcios tinham algo mais: a cheia do Nilo, que impunha um ritmo. Havia uma época de plantar e uma época de colher.
Nada podia ficar para depois.
Isto equivale ao ritmo das estações bem definidas.
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Samael escreveu:Apáte escreveu:Fernando Silva escreveu:Eles são a parte rica do país porque a temperatura é mais baixa e ajuda. Como a temperatura é mais baixa, receberam muitos imigrantes europeus cheios de vontade de trabalhar, ao contrário dos acomodados brasileiros, o que também fez diferença.
Determinismo?
Sim. É um dogma racista muito comum na primitiva antropologia física e refutado há zilhares de anos. Serviu como tentativa de explicação e legitimação do poderio econômico europeu em detrimento do resto do mundo.
Vou contar de novo uma velha história:
Décadas atrás, chegou ao Rio um casal de portugueses com uma mão na frente e outra atrás.
Foram morar num barraco no subúrbio e logo se puseram a trabalhar. Catavam latas na rua e as transformavam em funis, regadores e canecas, que vendiam na feira.
Hoje, têm umas 3 padarias e moram muito bem.
Seus antigos vizinhos, ao contrário, continuam na mesma situação.
Qual é a diferença? Raça? Não, cultura.
Todos os portugueses que conheço no Rio são de classe média para cima, apesar das origens humildes. Tive um vizinho, analfabeto, que era dono de uma cadeia de supermercados.
- O ENCOSTO
- Contato:
Samael escreveu:Poindexter escreveu:Provas de que esse pessoal é racista, Samael?
Abraços.
No geral, são racistas sim. Em especial os "movimentos" fundados nas colonias germanicas, como Novo Hamburgo, as quais tive a oportunidade de conhecer de perto.
O ENCOSTO
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
Fernando Silva escreveu:Azathoth escreveu:Existiram muitos célebres impérios tropicais, como o Antigo Egito e os Incas.
Com escravos, tudo fica mais fácil![]()
E os egípcios tinham algo mais: a cheia do Nilo, que impunha um ritmo. Havia uma época de plantar e uma época de colher.
Nada podia ficar para depois.
Isto equivale ao ritmo das estações bem definidas.
Fernando,
Além do Egito, existiram muitos reinos africanos que em suas épocas foram civilizações bem sucedidas.
India, a cultura Angkor no Camboja e o Islã também floreceram em climas quentes.
E escravagistas por escravagistas, os Estados Unidos também eram até há pouco tempo histórico.
Editado pela última vez por Acauan em 22 Set 2006, 11:31, em um total de 1 vez.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
- Lord of Dreams
carlos escreveu:Fernando Silva escreveu:Qual é a diferença? Raça? Não, cultura.
Então qual é a "cultura" que tem culpa pelo atraso?
A negra ou a Tupi?
A mistura destas com a européia e a estruturação do Estado brasileiro feita baseada nela, que favorece a falta de respeito às leis e a procura sempre do caminho mais fácil e de ganhos a curto prazo.
Believe on the power of the dreams, but never on the contents of it.
carlos escreveu:Fernando Silva escreveu:Qual é a diferença? Raça? Não, cultura.
Então qual é a "cultura" que tem culpa pelo atraso?
A negra ou a Tupi?
Nem vem que não tem.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Acauan escreveu:E escravagistas por escravagistas, os Estados Unidos também eram até há pouco tempo histórico.
Mas lembro que a parte sul dos EUA é justamente a mais pobre, atrasada e fundamentalista. Idem a Itália: as máfias ficam no sul, o norte é industrializado.
Pode não ser determinante, mas acho que influencia.
Tiro por mim: com 40ºC, perco o tesão para qualquer coisa que não seja ficar diante de um ventilador.
A inteligência diminui acima de 35ºC.
Fernando Silva escreveu:Acauan escreveu:E escravagistas por escravagistas, os Estados Unidos também eram até há pouco tempo histórico.
Mas lembro que a parte sul dos EUA é justamente a mais pobre, atrasada e fundamentalista. Idem a Itália: as máfias ficam no sul, o norte é industrializado.
Tiro por mim: com 40ºC, perco o tesão para qualquer coisa que não seja ficar diante de um ventilador.
Fernando,
O Sul se tornou mais pobre e atrasado porque sua economia era agrária, escravagista e foi destruída pela Guerra de Secessão.
O que o calor ou frio tem a ver com isto?
Boa parte da Califórnia é tão quente quanto o sul dos Estados Unidos e é a região mais rica do planeta.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Samael escreveu:Apáte escreveu:Fernando Silva escreveu:Eles são a parte rica do país porque a temperatura é mais baixa e ajuda. Como a temperatura é mais baixa, receberam muitos imigrantes europeus cheios de vontade de trabalhar, ao contrário dos acomodados brasileiros, o que também fez diferença.
Determinismo?
por que o dogma é racista se a determinação da riqueza é climatológica e apenas incidentalmente racial?
Sem tempo nem paciência para isso.
Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:
www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.
Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution
Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções
Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:
www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.
Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution
Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções
- O ENCOSTO
- Contato:
Hrrr escreveu:Acauan escreveu:marta escreveu:Acauan escreveu: São Paulo é o maior e mais rico estado da união e aqui faz um calor do cacete.
![]()
![]()
![]()
E das suas pizzas.
Abraços
ela faz pizzas? ueba![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Os encontros do RV geralmente terminam em pizza.
Ou iniciam em pizza e terminam de outras formas.
O ENCOSTO
Acauan escreveu:Fernando Silva escreveu:Acauan escreveu:E escravagistas por escravagistas, os Estados Unidos também eram até há pouco tempo histórico.
Fernando,
O Sul se tornou mais pobre e atrasado porque sua economia era agrária, escravagista e foi destruída pela Guerra de Secessão.
O que o calor ou frio tem a ver com isto?
Boa parte da Califórnia é tão quente quanto o sul dos Estados Unidos e é a região mais rica do planeta.
Perfeito.
ímpio escreveu:Samael escreveu:Apáte escreveu:Fernando Silva escreveu:Eles são a parte rica do país porque a temperatura é mais baixa e ajuda. Como a temperatura é mais baixa, receberam muitos imigrantes europeus cheios de vontade de trabalhar, ao contrário dos acomodados brasileiros, o que também fez diferença.
Determinismo?
por que o dogma é racista se a determinação da riqueza é climatológica e apenas incidentalmente racial?
Porque o dogma acompanhava outras "conclusões" tão típicas quanto essa, como por exemplo, a superioridade de etnias originadas nessas regiões mais frias.
- Apáte
- Contato:
Dizer que pessoas que vivem em climas frios foram acostumadas, desde sempre, a trabalhar duro uma vez que sempre tiveram mais dificuldades, e que por isso, são mais desenvolvidas hoje é determinismo nonsense. O que acontece é que regiões mais quentes foram preferências para serem exploradas, enquanto as mais frias, por não oferecerem quase nada que já não tinha na Europa, foram apenas povoadas.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi
Que me perdoem os paulistófobos, mas anseios separatistas sempre existirão na cabeça de alguns enquanto não se fizer uma reforma fiscal, pra valer, nesse país.
Os estados mais ricos e produtivos recolhem, aos cofres federais, uma verdadeira fortuna que não retorna aos estados em forma de benefícios. É todo o esforço de um estado que se esvai, esgoto adentro, pelas sucessivas más gestões a que temos assistido.
Só para dar um exemplo, há mais de 40 anos, que se recolhe uma percentagem dos I.R. Pessoa Jurídica para SUDENE e SUDEPE (Superintendência do desenvolvimento do nordeste e da pesca), a qual jamais, em tempo algum foi aplicada devidamente.
O dinheiro que vai não volta. É dinheiro a fundo perdido.
O Sinistro da Justificatica, Marcio Thomaz, Basta!! fez uma firula que iria "mandar" 100 milhões para serem aplicados em segurança em São Paulo, como se isso fosse uma esmola, um ato de caridade.
São Paulo deveria ficar 30 dias sem recolher impostos aos cofres federais e aí eu gostaria de ver os xiliques dos paulistófobos.
Não confundam prejuízo com preconceiro.
São Paulo arca com a miséria do Brasil quantas vezes?
Paga 40% do PIB em impostos. Paga tudo particular porque não tem nada de volta. Paga segurança, escola, plano de saúde, seguro mais caro, etc. e paga também para manter a pobreza daqueles que aqui chegam diariamente. Cara!! sobra o que??
As fortunas recolhidas nesses fundos de desenvolvimento do nordeste vão para os bolsos dos coronéis severínicos. Quem há de negar??
Os fofos que vivem na mais absoluta miséria, lá não exigem nada. É só descer no Terminal Rodoviário e são cheios de querer. Qurem casa, querem hospital, querem alimento, querem creche pra enfiar os trezentos e oitenta e cinco filhos que eles sabem fazer como ninguém, querem, querem, querem.
Por que eles não querem lá? O Maranhão é de uma miséria de fazer dó, mas eles votam nos sarneys e depois vem pra são Paulo. Votam no Severino e depois vem pra São Paulo, votam no Jader, no Jucá, no Renan e vem pra São Paulo. O Lula é delá, a Erundina é de lá, o Genoino é de lá, por que eles não fazem nada para lá?
Isso é contra a ordem natural das coisas. Os estados que mais arrecadam são os que menos tem e os que pior vivem.
Enquanto não houver uma forma justa de distribuição dos impostos, muitos Tiradentes surgirão. Eu já tirei a minha carteirinha.
Os estados mais ricos e produtivos recolhem, aos cofres federais, uma verdadeira fortuna que não retorna aos estados em forma de benefícios. É todo o esforço de um estado que se esvai, esgoto adentro, pelas sucessivas más gestões a que temos assistido.
Só para dar um exemplo, há mais de 40 anos, que se recolhe uma percentagem dos I.R. Pessoa Jurídica para SUDENE e SUDEPE (Superintendência do desenvolvimento do nordeste e da pesca), a qual jamais, em tempo algum foi aplicada devidamente.
O dinheiro que vai não volta. É dinheiro a fundo perdido.
O Sinistro da Justificatica, Marcio Thomaz, Basta!! fez uma firula que iria "mandar" 100 milhões para serem aplicados em segurança em São Paulo, como se isso fosse uma esmola, um ato de caridade.
São Paulo deveria ficar 30 dias sem recolher impostos aos cofres federais e aí eu gostaria de ver os xiliques dos paulistófobos.
Não confundam prejuízo com preconceiro.
São Paulo arca com a miséria do Brasil quantas vezes?
Paga 40% do PIB em impostos. Paga tudo particular porque não tem nada de volta. Paga segurança, escola, plano de saúde, seguro mais caro, etc. e paga também para manter a pobreza daqueles que aqui chegam diariamente. Cara!! sobra o que??
As fortunas recolhidas nesses fundos de desenvolvimento do nordeste vão para os bolsos dos coronéis severínicos. Quem há de negar??
Os fofos que vivem na mais absoluta miséria, lá não exigem nada. É só descer no Terminal Rodoviário e são cheios de querer. Qurem casa, querem hospital, querem alimento, querem creche pra enfiar os trezentos e oitenta e cinco filhos que eles sabem fazer como ninguém, querem, querem, querem.
Por que eles não querem lá? O Maranhão é de uma miséria de fazer dó, mas eles votam nos sarneys e depois vem pra são Paulo. Votam no Severino e depois vem pra São Paulo, votam no Jader, no Jucá, no Renan e vem pra São Paulo. O Lula é delá, a Erundina é de lá, o Genoino é de lá, por que eles não fazem nada para lá?
Isso é contra a ordem natural das coisas. Os estados que mais arrecadam são os que menos tem e os que pior vivem.
Enquanto não houver uma forma justa de distribuição dos impostos, muitos Tiradentes surgirão. Eu já tirei a minha carteirinha.

marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.