Movimento separatista do sul do Brasil

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Movimento separatista do sul do Brasil

Mensagem por Fernando Silva »

Lúcifer escreveu:Estou ouvindo esse papo separatista desde que eu era guri.
Os separatistas já tinham confeccionado uma bandeira e adotado o nome de República Federativa dos Pampas.

Houve outras tentativas, como a revolução farroupilha, retratada no livro "A casa das 7 mulheres".

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Led Zeppelin escreveu:Acho separatismo traição de alto grau à Pátria

Você considera o Brasil alta traição à Portugal?
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

o anátema

Re.: Movimento separatista do sul do Brasil

Mensagem por o anátema »

Novamente um pouco do OT sobre as causas do desenvolvimento:
[url=http://www.historycooperative.org/journals/ht/34.2/images/mcneill02b.gif]Imagem
(clique para ampliar)[/url]

The World According to Jared Diamond
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Led Zeppelin
Contato:

Mensagem por Led Zeppelin »

Poindexter escreveu:

Brasil e Portugal nunca foram uma única Pátria, a relação dos dois era colônia e colonizador. Isso mostra a imbecilidade e a falta de nexo da sua pergunta.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

Hrrr

Mensagem por Hrrr »

Led Zeppelin escreveu:
Poindexter escreveu:

Brasil e Portugal nunca foram uma única Pátria, a relação dos dois era colônia e colonizador. Isso mostra a imbecilidade e a falta de nexo da sua pergunta.

owned! :emoticon12: :emoticon12:
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL... :emoticon266:

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...

plante uma arvore por dia com um clic

Led Zeppelin
Contato:

Hrrr escreveu:
Led Zeppelin escreveu:
Poindexter escreveu:

owned! :emoticon12: :emoticon12:

Quem? Eu? hehehehe
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Poindexter escreveu:
Samael escreveu:Putz, Guilherme, fator "belicismo" não indica avanço tecnológico ou social relevante, mas deixa pra lá.

Samael,

Em primeiro lugar, se você reler o meu texto verás que não fiz menção apenas a poder bélico.

Continuando...

Não adianta. Império Inca é 3a Divisão e ponto final. Não chegou nem aos pés da organização política de Roma (que chegou mesmo a ter a República), ficava adorando deuses-astros, ou deuses-fenômenos naturais (não importa, porque é PRIMITIVAÇO IGUAL) enquanto na Grécia, apesar do politeísmo, já se chegar a saber que a Terra girava em torno do Sol e se haver calculado o diâmetro de nosso planeta, além da Filosofia, englobando Matemática, Direito, Política...

Na área militar, também, nem chegou perto.

Só não se pode dizer que estavam no Neolítico porque tinham escrita.

Até onde sei, esta é a dura verdade que os anti-EUA tentam a todo custo "rever" em nome de uma idéia idiota de que o fato de os Incas, os Maias e os Astecas terem sido 3a divisão legitimaria o "domínio ocidental" da Europa Ocidental e dos E.U.A. hoje em dia.

É aquela estória do garotinho John Prevette que foi expulso do colégio porque mostrou a língua para a coleguinha e a diretora interpretou como menção a sexo oral... quem que tem a mente libidinosa? Quem é que está com o determinismo na cabeça?

Os fatos são inegáveis: se até os docentes que se envolvem nestes temas, quase todos impregnados de comun*smo, demoram um tremendo tempo para dizer afinal de contas quais contribuições eles trouxeram, e só conseguem vir com aquele papinho de eles "serem hoigiênicos", É PORQUE NÃO CHEGOU NEM À SEGUNDA DIVISÃO!

Ja com relação ao Egito, como disse, é inegável que foi secundária frente à grega ou a romana. Entra aí o fato de, por terem iniciado bem antes, tinham menos "matéria prima" para desenvolver em seu apogeu, ok, mas, mesmo que fosse da 1a Divisão, EU NÃO DISSE QUE A LATITUDE ERA O ÚNICO FATOR, lembrando ainda que 70% do Egito está na Zona Temperada, ou seja, acima do Trópico de Câncer.

Antes de mais nada, Guilherme, esse desenvolvimento é relativo. Um dos fatores centrais que fizeram umas nações da europa antiga se desenvolverem belicamente e um império inca não foi a ausência de necessidade. Por bem ou por mal, a ideologia imperialista também foi uma constante.

Por outro escopo, existiram sistemas de produção agrícolas, extratores ou mesmo organizações estatais americanas que foram simplesmete copiadas pelos conquistadores. Da mesma forma, caberia lembrar que não foram os europeus a inventarem a pólvora, foi o choque cultural ocasionado pela ideologia imperialista que os levou a conhecer a tal ferramenta. Ainda assim, temos de ponderar os dois mundos diferentes em que os povos viviam: o termo historiográfico do "desencravamento planetário" desenvolvido pelos filhotes dos Anales franceses v em bem a calhar: a Europa possuía uma visão de mundo muito menos "inocente" a nível de relações culturais. Para a maioria dos povos americanos, aquilo tudo era muito novo.

A nível social, a expectativa de vida e racionalidade na organização social de boa parte das tribos americanas era TROCENTAS vezes superior...

Ah, e eu sou obrigado a "bater na mesma tecla": não há essa "influência comunista" que se vende na mídia no meio acadêmico. Nunca tive UM professor de História Antiga, Medieval ou mesmo de América antiga que fosse marxista. Também não vi muitos deles em palestras ou coisas parecidas. A maioria que trata destes temas encontra arcabouço teórico muito mais vasto na historiografia braudeliana ou mesmo na tradição dos Anales franceses que eu citei acima. O estruturalismo marxista é muito vago pra ser trabalhado com ênfase nestes campos.

Abraços.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Led Zeppelin escreveu:
Poindexter escreveu:

Incorreto. Durante o declínio do Império Português houve, efetivamente, a tentativa de transferência da sede do Império para cá. Mesmo a mudança da família real para o Brasil apontava para uma anexação territorial definitiva.

Ou ainda, mesmo antes, o Brasil é muito citado em documentos oficiais da coroa como "terras lusas do além mar".

Poindexter

Led Zeppelin escreveu:Brasil e Portugal nunca foram uma única Pátria, a relação dos dois era colônia e colonizador. Isso mostra a imbecilidade e a falta de nexo da sua pergunta.

Blábláblá...

"Traidor".

O fato de os mesmos argumentos utilizados por você nesta mensagem poderem ser também utilizados pelos separatistas atuais, considerando-se as evidentes e imensas diferenças culturais entre as diversas regiões brasileiras e a dimensão do dinheiro que é abocanhado de lá por Brasília mostram a imbecilidade e a falta de nexo da tua resposta.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

o anátema

Mensagem por o anátema »

aposto que todos os primeiros portugueses a pisar no Brasil já eram imediatamente ao desembarcar acometidos por um sentimento de união com essa terra, e se sentiam brasileiros, não mais portugueses, e viam Portugal como um inimigo imperialista, o colonizador maligno. Isso, ou somos uma nação indígena, e as tribos que já habitavam aqui decidiram se unir em uma macro-tribo a qual deram o nome português de "Brasil" e lutar pela independência. Convenceram a um português qualquer por aí à declarar a "independência", o que foi só jogada de marketing, mas eles mas nem imaginavam que iam passar a perna neles.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Led Zeppelin
Contato:

Portugal e Brasil nunca foram um Estado único, eu desafio alguém a me provar isso.

Poindexter

Led Zeppelin escreveu:Portugal e Brasil nunca foram um Estado único, eu desafio alguém a me provar isso.

Ah, sim, claro... quem governava o Brasil era a Austrália! Como eu não havia pensado nisso antes!!!!!

Não vou mais perder meu tempo com desculpas esfarrapadas de "traidores" de Portugal.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Led Zeppelin
Contato:

Ser colônia não é o mesmo que fazer parte do Estado.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Tá Led...
Digamos que você tem uma família com 30 irmãos, onde a criação de cada um foi bem diferente da outra. Alguns se tornaram improdutivos, outros ficaram muito ricos. Digamos que você é o que se deu melhor entre eles e está sustentando um bando de vagabundo. Todos os vagabundos, mesmo sendo TOTALMENTE diferentes de você (em ideologia, produtividade, temperamento), dizem que se você parar de sustentá-los, estará traindo sua família.
Concorda?
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Samael escreveu:
Led Zeppelin escreveu:
Poindexter escreveu:

Incorreto. Durante o declínio do Império Português houve, efetivamente, a tentativa de transferência da sede do Império para cá. Mesmo a mudança da família real para o Brasil apontava para uma anexação territorial definitiva.

Ou ainda, mesmo antes, o Brasil é muito citado em documentos oficiais da coroa como "terras lusas do além mar".

Ele não quer aceitar o fato apenas porque há um oceano nos separando de lá. Mesmo sabendo que as diversidades entre algumas regiões do Brasil e de Portugal são bem mais sutis do que dentre duas regiões brasileiras.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Esquece os 30 irmãos. Primeiro porque isso é um tanto quanto impossível. Depois que alguns são tão diferentes que podem ser considerados, no máximo, primos.

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

Por mais que se queira negar... por mais que se queira descontextualizar, basta pegar um mapa mundi do início do século XX e olhar como era a divisão geo-política e compará-la com a atual divisão. A tendência natural é de grandes nações (as vezes GRANDES demais), tal qual é o Brasil, se desmembrarem em várias nações menores.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Spitfire escreveu:Por mais que se queira negar... por mais que se queira descontextualizar, basta pegar um mapa mundi do início do século XX e olhar como era a divisão geo-política e compará-la com a atual divisão. A tendência natural é de grandes nações (as vezes GRANDES demais), tal qual é o Brasil, se desmembrarem em várias nações menores.

Isso também pode acontecer com estados, e assim foi com TO e MS.
Pena que sei muito pouco a respeito do surgimento desses estados. Alguém tem um link?

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Spitfire escreveu:Por mais que se queira negar... por mais que se queira descontextualizar, basta pegar um mapa mundi do início do século XX e olhar como era a divisão geo-política e compará-la com a atual divisão. A tendência natural é de grandes nações (as vezes GRANDES demais), tal qual é o Brasil, se desmembrarem em várias nações menores.

No início do século 20, antes da primeira guerra mundial, parte da Europa ainda era dominada por impérios anacrônicos que impunham seu domínio a diferentes grupos nacionais, caso dos impérios Austro-Húngaro, Otomano, Russo e, em meno escala, Alemão. O resto do mundo, principalmente África e Ásia, estava cheio de territórios coloniais formados na medida do poder e dos interesses dos impérios coloniais europeus, não das etnias e grupos locais.
O processo das duas guerras mundiais e, no fim do século, a derrocada da União Soviética, possibilitaram a realização do desejo de independência por parte de grupos nacionais, quase sempre com idiomas próprios, que já existiam, algumas vezes há centenas de anos.
Nas Américas, fora os retardatários do processo de descolonização, como a Guiana e o Suriname, por exemplo, não se formou nenhum país novo.
Por aqui, os grupos nacionais, embora recentes, estão bem delineados, nada havendo que justifique algum separatismo, além da ação de políticos "pés rapados", que não conseguem ter relevância nacional, então tentam elevar seus grotões ao nível de nação.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Led Zeppelin escreveu:Portugal e Brasil nunca foram um Estado único, eu desafio alguém a me provar isso.

Grécia e Creta nunca foram um Estado único, eu desafio alguém a me provar isso.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Isso é bem relativo. Até algumas décadas atrás a mentalidade dominante era de que as grandes nações estariam mais aptas ao sucesso econômico do que as pequenas.

E boa parte das grandes nações mundiais alcançaram esse objetivo.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Led Zeppelin escreveu:Ser colônia não é o mesmo que fazer parte do Estado.

Já te disse anteriormente que o Brasil foi diversas vezes tratado pela Coroa portuguesa como território lusitano e não como colônia, como era o caso das terras africanas.

Se você deseja dar por resolvida uma questão historiográfica antiga em prol da legitimação de uma vontade sua, problema é seu.

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Apáte escreveu:

Isso também pode acontecer com estados, e assim foi com TO e MS.
Pena que sei muito pouco a respeito do surgimento desses estados. Alguém tem um link?

A divisão de Mato Grosso foi resultado de um projeto do Governo Federal, durante o regime militar, parte embasado em estudos técnicos que apontavam a falta de ligação entre as duas partes do estado e as vantagens administrativas da divisão, outra parte calcada na vontade de obter uma maioria governista mais folgada no Senado, o que acabou se mostrando falso.
No caso do Tocantins, a separação, decidida pela constituinte de 86/88, foi resultado principalmente da ação política de um grupo do então norte de Goiás, que já vinha reivindicando a separação a uns 10 anos. O resultado disso, outros, como o Claudio Loredo, que vive lá, talvez possam dizer melhor. Mas daqui, eu pouco vejo além da criação de mais uma estrutura de governo estadual, com todos os cargos, mais uma assembléia legislativa, mais 3 vagas no senado e algumas na câmara. Esse me parece ser o principal interesse dos que fomentam esse tipo de separação.
É o mesmo caso dos mais de 1000 municípios criados no Brasil desde a Constituição de 88, até a lei que dificultou a sua criação. Qualquer grupo de casinhas em uma beira de estrada, principalmente se tivesse uma indústria próxima, cuja receita de impostos pudessem desviar da sede do Município, passou a lutar pela tal "emancipação", com a conseqüente criação de prefeitura e câmara municipal.

Trancado