Criacionismo nas escolas. Um tiro pela culatra?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Gilghamesh
Gênero: Masculino
Contato:

Criacionismo nas escolas. Um tiro pela culatra?

Mensagem por Gilghamesh »

Criacionismo nas escolas.

Um tiro pela culatra?

Estamos assistindo tanto nos EUA, quanto no Brasil, uma série de ataques e tentativas de imposição dos criacionistas, pertencentes a uma pequena fatia da religião cristã, para que seja colocada na grade curricular, a teoria sobre a “criação” do mundo, baseada na bíblia.

Por possuírem uma extremada miopia galopante, estes criacionistas esquecem que a sua religião, nem é seguida por uma parcela significativa da população mundial. Cegados por uma fé que lhes tolhe uma visão mais ampla do mundo, não percebem que a sua religião e o seu livro “sagrado” são apenas mais uma entre muitas outras teologias da criação.
Se conseguirem impor nas grades curriculares sua teoria, estarão abrindo um precedente que em pouco tempo anulará o objetivo que almejam alcançar : levar a “palavra de deus” para dentro das escolas, através da teoria da criação como alternativa à teoria da evolução e dessa forma, conquistar mais adeptos a sua visão religiosa.

Como isso pode acontecer?

Se conseguirem impor sua teoria, abre-se um precedente que permitirá a qualquer cidadão nos paises em que a lei seja promulgada, de exigir que outras teorias de outras religiões também sejam ensinadas nas escolas.

Dessa forma, a teoria da criação cristã além de se contrapor contra a teoria da evolução, teria que também se contrapor às mais variadas teorias da criação das mais variadas religiões.

É um verdadeiro tiro pela culatra, uma vez que os alunos teriam acesso a várias teorias, e assim, também teriam contato com outras religiões e perceberiam que não existe uma só versão religiosa para a criação, e que existem religiões que pouco conheciam, e passariam a ter contato com as mesmas, fazendo com que inclusive, possam mudar de religião!

Apesar de vivermos em um mundo globalizado, as informações sobre outras religiões são até esparsas, uma vez que poucas pessoas questionam a validade de sua própria religião, por não ter interesse em buscar parâmetros e conhecimento de outras religiões para fazer deduções comparativas. A partir do momento que essas pessoas passem a receber informações sobre cada uma das religiões que existem, poderão fazer comparações e escolhas , causando inclusive uma debandada das fileiras cristãs!

Vendo por esse ângulo, eu até apoiaria a tentativa cristã de ensinar sua teoria nas escolas! :emoticon16:

Segue abaixo, um quadro informativo sobre as religiões no mundo:

Principais Religiões do mundo
Informação Geral
Religião Mundo
Católicos Romanos 1.042.501.000
protestantes 382.374.000
ortodoxos 173.560.000
Anglicanos 75.847.000
Outros Cristãos 195.470.000
Muçulmanos 1.014.372.000
Sem religião 912.874.000
Hindus 751.360.000
Budistas 334.002.000
Ateístas 241.852.000
Religiões Chinesas regionais 140.956.000
Novas Religiões 123.765.000
Religiões Tribais 99.736.000
Sikhs 19.853.000
Jews 18.153.000
Shamanistas 10.854.000
Confucionistas 6.230.000
Baha'is 5.742.000
Jainistas 3.927.000
Shintoistas 3.336.000
Mandeans 38.000
Espiritistas 12.184.000
Zoroastrianos 2.486.000
Religiões Étnicas 225.421.000
Outras Religiões 19.183.000

Fonte: http://mb-soft.com/believe/txn/areligio.htm

A Carta Magna do Brasil e a Religiosidade Individual

Nem todos os brasileiros e brasileiras se consideram membros de qualquer religião, organizada ou não. Prevalece a liberdade de culto dentro do Estado Brasileiro. De acordo com a Constituição Federal, a participação de cidadãos/ãs brasileiros/as em quaisquer atividades religiosas no país é um direito e uma responsabilidade individual que não deve jamais ser abdicada, sofrer quaisquer tipos de coerções e/ou incitações. Nenhuma religião está acima das leis seculares vigentes em solo nacional.
Cerca de três quartos da população brasileira seguem a Religião Católica Romana, o que faz do país o maior em número absoluto de católicos no mundo. Há ainda um pequeno número de seguidores da Igreja Católica Apostólica Brasileira. Seguem o Protestantismo 15% da população (a maior parte através de igrejas evangélicas pentecostais), 1% é espírita, 0,5% é testemunha de Jeová e cerca de 7% não têm religião. Outras religiões que, apesar de poucos praticantes, merecem citação são as religiões de origem africana (praticadas por vezes em sincretismo com a religião católica), como a Umbanda e o Candomblé. O Judaísmo, o budismo, o islamismo e hinduismo (hare krisna) têm um número reduzido de seguidores no Brasil, geralmente concentrados em cidades do Sul, Sudeste ou Nordeste.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Demografia_do_Brasil

Que se instale a torre de babel religiosa em nossas escolas! :emoticon12:

Eu Sou Gilghamesh
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re.: Criacionismo nas escolas. Um tiro pela culatra?

Mensagem por Fernando Silva »

O problema é que os crentes vão impor, não a liberdade de ensinar o criacionismo junto com o evolucionismo, mas a obrigação de apenas se ensinar o criacionismo.
Se eles chegarem ao poder, como estão chegando, adeus liberdade.

emmmcri

Re: Re.: Criacionismo nas escolas. Um tiro pela culatra?

Mensagem por emmmcri »

Fernando Silva escreveu:O problema é que os crentes vão impor, não a liberdade de ensinar o criacionismo junto com o evolucionismo, mas a obrigação de apenas se ensinar o criacionismo.

Caraca...
Isso já é paranóia....
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Fayman

Mensagem por Fayman »

Olá, Gilghamesh!

E tem mais um ponto, que os burraldos sequer perceberam. Abre-se o precedente para que qualquer um que invente uma teoria, venha reivindicar que esta também passe a ser ministradas aos alunos, afinal, não sendo mais necessário o crivo e respaldo científico ao conteúdo de ensino, e como o criacionismo está baseado somente numa mera crença, tal qual centenas de milhares de outras, em nada se poderá diferenciar qualquer idéia apresentada, por mais estapafúrdia ou idiota que seja.
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Fernando Silva
Administrador
Contato:

emmmcri escreveu:Caraca...
Isso já é paranóia....

Talvez não. E se gente assim assumir o poder?

"Para onde irão vocês, homossexuais, quando nós vencermos?"
"Não pode haver coexistência pacífica com homossexuais"
"No final, vocês todos vão curvar os joelhos diante de Jesus Cristo,
quer vocês queiram, quer não" (Kevin Tebedo, diretor do "Colorado for
Family Values", 1993)

"A AIDS é a justa ira de Deus contra os homossexuais. Opor-se a ela é como se um israelita pulasse no
Mar Vermelho para salvar os soldados do faraó que estavam se afogando [...] A AIDS não é apenas a
punição de Deus aos homossexuais; ela é a punição de Deus contra a sociedade que os tolera"
(Reverendo Jerry Falwell)

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Fernando Silva escreveu:
emmmcri escreveu:Caraca...
Isso já é paranóia....

Talvez não. E se gente assim assumir o poder?

"Para onde irão vocês, homossexuais, quando nós vencermos?"
"Não pode haver coexistência pacífica com homossexuais"
"No final, vocês todos vão curvar os joelhos diante de Jesus Cristo,
quer vocês queiram, quer não" (Kevin Tebedo, diretor do "Colorado for
Family Values", 1993)

"A AIDS é a justa ira de Deus contra os homossexuais. Opor-se a ela é como se um israelita pulasse no
Mar Vermelho para salvar os soldados do faraó que estavam se afogando [...] A AIDS não é apenas a
punição de Deus aos homossexuais; ela é a punição de Deus contra a sociedade que os tolera"
(Reverendo Jerry Falwell)

Cara... Você está que nem meus irmãos achando que o bispo Macedo vai se tornar presidente...
Coisas como esta estão longe de acontecer no Brasil.
Nossos governantes e a corrupção são motivos de real preocupação.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

emmmcri escreveu:Cara... Você está que nem meus irmãos achando que o bispo Macedo vai se tornar presidente...

O "bispo" Crivella, sobrinho do "bispo" Macedo, está indo bem nas pesquisas.
E eles são corruptos também, o que fará chegar ao poder o pior dos mundos: a corrupção autorizada por Deus.

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Fernando Silva escreveu:
emmmcri escreveu:Cara... Você está que nem meus irmãos achando que o bispo Macedo vai se tornar presidente...

E eles são corruptos também, o que fará chegar ao poder o pior dos mundos: a corrupção autorizada por Deus.

Cara... Estamos em 2005 , não na idade média.
Deixa de paranóia...
VOLTAIRE

Imagem

Gilghamesh
Contato:

Fernando Silva escreveu:O problema é que os crentes vão impor, não a liberdade de ensinar o criacionismo junto com o evolucionismo, mas a obrigação de apenas se ensinar o criacionismo.

Para isso Fernando, eles teriam que ir contra nossa carta magna.

Eles não teriam nunca tal poder, vivemos em uma democracia, e tal ato, seria instantâneamente barrado.

Não esqueça que a parcela protestante em nosso governo é infima, e dependeria da anuência de outros partidos para fazer valer qualquer lei baseada em religião, sem contar que contamos com leis rígidas contra qualquer tipo de segregação ou imposição de visões contrárias à democracia.

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

emmmcri escreveu:Cara... Estamos em 2005 , não na idade média.
Deixa de paranóia...

Estamos voltando à Idade Média. Veja como o criacionismo está sendo imposto nas escolas dos EUA e no Rio de Janeiro.

Gilghamesh
Contato:

Fayman escreveu:Olá, Gilghamesh!

E tem mais um ponto, que os burraldos sequer perceberam. Abre-se o precedente para que qualquer um que invente uma teoria, venha reivindicar que esta também passe a ser ministradas aos alunos, afinal, não sendo mais necessário o crivo e respaldo científico ao conteúdo de ensino, e como o criacionismo está baseado somente numa mera crença, tal qual centenas de milhares de outras, em nada se poderá diferenciar qualquer idéia apresentada, por mais estapafúrdia ou idiota que seja.

Grande Fay! :emoticon16:

Apenas mais uma "lingua" na torre de babel religiosa à instalar-se nas escolas, hehehehe!

Tem doido prá tudo, e mais doidos ainda pra seguir seus pares! :emoticon12:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Gilghamesh
Contato:

Fernando Silva escreveu:
Deixa de paranóia...

Estamos voltando à Idade Média. Veja como o criacionismo está sendo imposto nas escolas dos EUA e no Rio de Janeiro.

E cabe à nos, cidadãos, exigir pela lei, que outras visões também passem a ser defendidas nas escolas!

Agora, ficar só criticando a merda que os religiosos estão fazendo no Rio, não adianta, temos que usar o mesmo remédio contra eles!

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

O criacionismo deve ser ensinado apartir do 3° anos do segundo grau.

Quero ver um bosta qualquer que nunca leu nada além da biblia e material proselitista enfrentar questões de alunos em melhor preparo (ao menos teoricamente)

Ah! E o ensino deve ser facultativo. E gratuito. Não quero ver o meu dinheiro sendo empregado nessas besteiras.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Fernando Silva escreveu:
Deixa de paranóia...

Fernando, o criacionismo é uma alternativa,uma visão alternativa de explicação das origens,queiram vocês ou não é assim que é...
Têm coisas muito mais relevantes acontecendo no País para preocupação.Essas são perigosamente parecidas com a idade média como a desigualdade social,por exemplo.
VOLTAIRE

Imagem

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Não é porque existem outras coisas mais relevantes para analisarmos e questionarmos no Brasil que necessariamente vamos deixar de questionar o criacionismo.

Gilghamesh
Contato:

O ENCOSTO escreveu:Ah! E o ensino deve ser facultativo. E gratuito. Não quero ver o meu dinheiro sendo empregado nessas besteiras.

Como as religiões são ricas, devem custear as aulas à serem ministradas! :emoticon16:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Gilghamesh
Contato:

emmmcri escreveu:Fernando, o criacionismo é uma alternativa,uma visão alternativa de explicação das origens,queiram vocês ou não é assim que é...
Têm coisas muito mais relevantes acontecendo no País para preocupação.Essas são perigosamente parecidas com a idade média como a desigualdade social,por exemplo.

Não esqueça emocricri, ou emocore, que a sua visão não é a única, tem outras visões religiosas até mais criativas!

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Perseus

Mensagem por Perseus »

emmmcri escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Cara... Estamos em 2005 , não na idade média.
Deixa de paranóia...

Nós estamos em 2005.

Vocês estão na Idade Média.

Gilghamesh
Contato:

Perseus escreveu:Nós estamos em 2005.

Vocês estão na Idade Média.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Como pode ser demonstrado em toda e qualquer defesa que eles apresentem para tentar validar suas crenças! :emoticon12:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Perseus

Mensagem por Perseus »

Qualquer debilóide bêbado e sem metade do cérebro é capaz de refutar qualquer argumento criacionista, sem exceções.

Por este motivo, não vejo problema algum em ensinarem criacionismo nas escolas.
Primeiro, porque nenhum vestibular sério vai cobrar isso. Ou seja, é tempo jogado fora para ensinar algo que não irá servir para absolutamente nada.

Segundo que, o dia que forem tentar entrar com isso em Universidades, os criacionistas vão levar um nabo 26x18 que nunca mais irão esquecer.

Então por mim, que ensinem criacionismo nas escolas do brasil inteiro. Quanto mais idiotas houverem por ai melhor pra mim...diminui a concorrência.

:emoticon13:
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

Gilghamesh
Contato:

Perseus escreveu:Qualquer debilóide bêbado e sem metade do cérebro é capaz de refutar qualquer argumento criacionista, sem exceções.

Por este motivo, não vejo problema algum em ensinarem criacionismo nas escolas.
Primeiro, porque nenhum vestibular sério vai cobrar isso. Ou seja, é tempo jogado fora para ensinar algo que não irá servir para absolutamente nada.:

Concordo apenas em parte, veja, à partir do momento que é dado aos criacionistas darem aulas nas escolas sobre suas teorias, abre-se a porta para que outras religiões também o façam.
Ora à partir do momento que uma pessoa toma conhecimento de tão variadas teorias, passa a analisa-las, e até mesmo questiona-las, inclusive, a questionar a sua própria fé!

Perseus escreveu:Segundo que, o dia que forem tentar entrar com isso em Universidades, os criacionistas vão levar um nabo 26x18 que nunca mais irão esquecer.:

Um não, vários, o problema é que podem até gostar, huashuashuashuashua
:emoticon12:

Perseus escreveu:Então por mim, que ensinem criacionismo nas escolas do brasil inteiro. Quanto mais idiotas houverem por ai melhor pra mim...diminui a concorrência.

Não, se todas as religiões começarem a defender seus dogmas da criação na escola, acontecerá exatamente o contrário!
Ueba!!!!!!!!!!!!!! :emoticon16:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Gilghamesh
Contato:

Eu adoro quando os criacionistas de plantão, fazem de conta que não leram um tópico! :emoticon16:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

o anátema

Mensagem por o anátema »

acho que pode até acabar sendo vantajoso o ensino do criacionismo, se feito honestamente, se não for algo como:

1 - as falhas do evolucionismo
2 - as fraudes dos evolucionistas para tentar provar o evolucionismo
2 - Darwin era gay e namorado de Hitler
3 - Se o mundo tivesse 4 bilhões de anos, com uma taxa de crescimento populacional de X, hoje haveriam 3000^10 habitantes na Terra, logo a Terra tem 6 mil anos conforme a bíblia
4 - Gênesis

Se for feito direito, quem sabe ensina-se o que é ciência nas aulas de ciência, para que deixe de se ter a impressão de que "ciência é o que os cientistas fazem".

Aí o criacionismo fica sendo um óbvio exemplo de anti-ciência, que provavelmente servirá para reconhecer outros tipos de charlatanismo e desonestidade intelectual
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Perseus

Mensagem por Perseus »

Você acha mesmo que esses debilóides desses criacionistas seriam honestos?

Só de serem criacionistas ja mostra que são desonestos intelectualmente (ou burros demais)

Acrescente um quinto item ali em cima: "Jesus é bom" e pronto, você vai ter tudo o que o criacionismo tem a oferecer aos estudantes.
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

Gilghamesh
Contato:

Abram suas mentes, o lance é que não só os criacionistas terão direito de defender suas teses, outros defenderão outras teses, aí é que rola o barato! :emoticon13:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Trancado