Vc tem a pretensão de escrever algum livro?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
against

Re: Re.: Vc tem a pretensão de escrever algum livro?

Mensagem por against »

Apáte escreveu:E o livro do pensador?

Deve demorar um pouco mais pra sair, já que o ghost writer dele vai ter que escrever livro pro Lula também. :emoticon12:
What are you looking for?

Leonardo

Re: Vc tem a pretensão de escrever algum livro?

Mensagem por Leonardo »

Dante, the Wicked escreveu:
Leonardo escreveu:Sim, tenho. O que escrevo no momento é sobre metafísica: comparo a cabala com mecânica quântica, relatividade e teoria das supercordas.

:emoticon5:
Devolve a conta do Leo, pensador! :emoticon2:

:emoticon12: :emoticon12:
A conta está comigo (Leo) mesmo. Mas ficou engraçado o comentário...
Abç
Leo

Fayman

Mensagem por Fayman »

Senhores, então... escrevam! Não percam tempo. É impossível imaginar se será fácil ou não. Normalmente, a idéia que se tem é que será muito difícil, mas assim que se começa, acaba-se notando que não é tão dificultoso, não. Trabalhoso, sim, sem dúvida, ainda mais porque, creio, que a maioria não disponha de tempo sobrando, ou seja, o livro será escrito em horas vagas, etc. Mas nem por isso é impossível.

Obviamente, deve-se levar em conta algumas questões:

Primeiro, se for um livro técnico, o autor deve dominar o assunto e, dependendo do que se propõe o trabalho, conhecer muito bem, no mínimo, opiniões divergentes e/ou que corroborem com seu ponto de vista, se não ambas.

Em segundo, caso seja um livro de ficção, o primeiro passo é registrar idéias, pouco importa se serão desenvolvidas ou não. Eu já rabisquei idéias que a princípio nada tinham em comum, e acabei por aproveitá-las em uma mesma história. O segundo passo é a criatividade. Há pessoas que conseguem ser extremamente criativas na elaboração de uma idéia e, principalmente, no desenvolvimento dessa idéia. Contudo, isso não é uma regra, e para piorar, criatividade não se compra. Para os que sentem dificuldade nesse quesito, o melhor é pegar uma idéia e ir analisando com calma e desenvolvendo, criando conexões paulatinamente e procurando ver a melhor maneira de seguir com a história. Obviamente, para os que lêem bastante há uma certa facilidade, tipo lembrar como um determinado autor desenvolve seus textos paralelos, ou detalhes da personalidade de um personagem, etc. Não pensem que isso tornará seu texto igual ou mesmo semelhante a outro autor. A maneira de cada um escrever e construir seu universo imaginário é única. Eu uso, e creio que isso às vezes ocorre mesmo de uma maneira inconsciente, elementos cinematográficos e de HQ’s na maneira como descrevo ou elaboro uma seqüência. Posso dizer que vou “assistindo ao filme” enquanto escrevo. Mas isso também não é regra. Há autores que são bem mais “etéreos” em sua maneira de criar.

E por fim vem a escrita em si. Vale para ambos, mas vejo uma maior dificuldade em livros de ficção. Também não há uma regra definida, mas deve haver um compromisso entre ser detalhista o suficiente para fazer o leitor viver a cena, o ambiente e os sentimentos dos personagens, mas não ser em demasia que chegue a cansar o leitor, perdendo-se em milhares de detalhes desnecessários.

O que é um “detalhe desnecessário” é extremamente controverso e subjetivo, em muitos casos. Você pode estar escrevendo uma história policial e, em uma determinada passagem, o herói do livro (ou o vilão, vítima, pouco importa) vai-se trocar a ao pegar uma camisa limpa, nota que está faltando um botão. Ele joga a camisa de lado e pega outra, que pode ser da mesma cor ou não.

Uma passagem desse tipo pode ter uma grande conexão com a história (sei lá, essa camisa pode ser encontrada em uma outra passagem, quando ele está desaparecido ou ferido ou sei lá o quê!) ou não. Caso não tenha, seria essa passagem um detalhe desnecessário ou não?

Difícil de dizer. Muitas vezes, simples detalhes desse tipo trazem uma certa “realidade” ao cenário, afinal, não é porque um personagem tem capacidade de, por exemplo, matar umas cem pessoas, segurando uma ponto cinqüenta com as mãos que ele não posso tomar uma aspirina, certo?

Isso vai da percepção e imaginação de cada um.

E voltamos ao início da postagem: pois então, escrevam. Quem pode dizer o que estará sendo publicado nos próximos anos?

E embora o tópico não tenha nada a ver com isto, eu não poderia deixar de perguntar:

Ninguém ainda leu Relâmpagos de Sangue????

Podem ter certeza de que, uma vez autor, você irão compartilhar de uma coisa com qualquer autor, veterano ou não: curiosidade em saber o que os leitores acharam de suas obras!

Abraços e boa escrita!
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Lúcifer
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Vc tem a pretensão de escrever algum livro?

Mensagem por Lúcifer »

Eu já escrevi quatro e estou tentando escrever o quinto.
O primeiro chamado "Lendas da Vingança" é no estilo espada e magia e passasse na Grecia Antiga de um universo paralelo (para que nenhum hitoriador me encha o saco). Um imperador demoníaco quer dominar todos os reinos. Contra ele, tem um príncipe, único sobrevivente do massacre em seu reino, uma princesa em igual situação, ambos portadores de armas místicas, dois irmãos um argueiro e um espadachim, um lobisomem e uma guardiã do Olimpo que pode se transformar em uma pantera. Nesse livro vocês poderão ver até uma pequena mas colossal briga entre Thor e Heracles.

Os outros são divididos em quatro partes e é chamado de Armagedom. Nesses livros vocês testemunharão a destruição do mundo pelas mãos de um terrível demônio (não é Lúcifer. Aliás, ele é um dos mocinhos). Neste épico, vocês encontrarão vampiros, lobisomens, gárgulas, anjos, demônios e farão uma visita inusitada no inferno. Eu já estou escrevendo a quarta e última parte.

Um projeto meu é escrever uma estória em quadrinhos no estilo Bolleniano. Quem não conhece, são os personagens Zagor, Tex, Martim Mysteri (não aquela babaquice do desenho) e Nick Nolte. Quero fazer uma estória envolvendo todos eles.

E estou fazendo também, quando tenho inspiração, um livro de pensamentos poéticos. O chato é procurar uma editora que aceite e, como estou meio sem tempo no momento.... vou ter que esperar um pouco mais.

Aliás, se alguém conhecer o endereço de uma editora, por favor, mande para mim, ou via MP ou em meu e-mail. Desde já agradeço muito.
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Só pra me divertir um pouco, escrevi uma estória intitulada Star Wars versus Star Treck
Essa estória se passa depois do episódio VI e no período da Nova Geração e Deep Space Nine.
Vou ter que reescrevê-la pois ficou ficção demais mas o conteúdo ficou interessante.

Também estava escrevendo Arquivos 007, uma junção de James Bond com Arquivos-X e escrevi mas precisara de uma revisão uma homenagem que eu fiz à todas as séries conhecidas de séries de ficção científica.

Também preciso dar continuidade de uma estória policial com ares de espionagem habientada aqui no Brasil onde qualquer um pode ser um agente secreto disfarçado.

Por enquanto é só isso.
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Só pra me divertir um pouco, escrevi uma estória intitulada Star Wars versus Star Treck
Essa estória se passa depois do episódio VI e no período da Nova Geração e Deep Space Nine.
Vou ter que reescrevê-la pois ficou ficção demais mas o conteúdo ficou interessante.

Também estava escrevendo Arquivos 007, uma junção de James Bond com Arquivos-X e escrevi mas precisara de uma revisão uma homenagem que eu fiz à todas as séries conhecidas de séries de ficção científica.

Também preciso dar continuidade de uma estória policial com ares de espionagem habientada aqui no Brasil onde qualquer um pode ser um agente secreto disfarçado.

Por enquanto é só isso.
Imagem

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

Fayman escreveu:Senhores, então... escrevam!
... curiosidade em saber o que os leitores acharam de suas obras!

Abraços e boa escrita!

Bom, quanto a iniciar, posso dizer que em relação ao de aventura eu já comecei o treinamento. Como alguns já sabem, sou o roteirista e argumentista do Batman no Fanfic http://www.hyperfan.com.br. Por isso, reforço as palavras do Fayman quanto à curiosidade dos autores sobre o que os leitores acham de seus textos.
Quanto ao outro, estou escrevendo, porém com cautela para evitar erros, ao menos os mais grosseiros.
Fayman, prepare-se, pois lendo “O grande, o pequeno e a mente humana”, gostei da idéia de Penrose de permitir uma parte (seção) para que discordantes exponham seus pontos de vista, embora ele, o autor, faça a réplica. Pensei em você para o texto e estou em busca de mais um, talvez o Apodman ou o Cabeção.
Em relação ao seu livro, não se preocupe, quando eu for ler, vc receberá o exemplar em sua casa para autografar (um dia isso poderá me render milhões, hehehe).
Abç
Leo

videomaker

Re: Vc tem a pretensão de escrever algum livro?

Mensagem por videomaker »

Res Cogitans escreveu:...Se tem sobre o que?

Vou falar não , que a moderação não deixa ! :emoticon8:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Adônis

Mensagem por Adônis »

Tenho mania de escrever. Quase não passo um dia sem escrever. Mas não creio que algum dia queira publicar algum livro. Apenas se conseguir adquirir um bom pensamento, algo que eu considere uma evolução, ou que eu me irrite muito com algum autor a ponto de querer refutá-lo.

Romances? Às vezes penso que é a única forma de dizer o que penso e de exemplificar o que são as emoções humanas. Mas eu não tenho saco para escrever 'bonito'.

Poesias? Não gosto delas. Deixam demais a cargo da interpretaçao. Não gosto de escrever: mas até gosto de ler. Emociona, é isso. Não que eu goste de muitos poetas - até hoje, só encontrei Fernando Pessoa, Maiakovski e T.S. Eliot que me interesassem.
Um amigo humano! Acredita que me tornaria orgulhoso e feliz de possuir um amigo entre os homens? Mas até então só tive amigos entre demônios, espíritos baixos e espectros mudos na sua ignorância, isto quer dizer: entre literatos.

Encontro pessoas para as quais a poesia é uma suave vingança contra a vida - sempre só sofredores e ansiosos, e pobres; nunca alguém dos outros, dos de olhos azuis, que não necessitam de espírito!

(Tônio Kroeger)

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Fayman escreveu:E embora o tópico não tenha nada a ver com isto, eu não poderia deixar de perguntar:

Já comprei. É o próximo da fila.

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Gosto de escrever, embora tenha atualmente pouco tempo sobrando, pequenos contos e poesia, grandes estórias eu começo e jamais termino. Minha maior deficiência é a impaciência desmedida que me persegue, consigo ter boas idéias mas não as desenvolvo por conta disso.

Outro dia pensei se não seria possível criarmos um tópico em que o pessoal pudesse ir construindo uma estória passo a passo, cada qual contribuindo com algumas linhas, claro que dentro de certos limites para que haja uma certa coerência.
Seria uma obra coletiva muito interessante.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Fayman escreveu:Senhores, então... escrevam! Não percam tempo. É impossível imaginar se será fácil ou não. (...)

E embora o tópico não tenha nada a ver com isto, eu não poderia deixar de perguntar:

Ninguém ainda leu Relâmpagos de Sangue???? (...)

Abraços e boa escrita!

Grandes dicas Nelson.
Quanto ao ''Relâmpagos'', estou juntando a verba para comprá-lo.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Anna
Gênero: Feminino

Mensagem por Anna »

Eu estou escrevendo um e tb sou a editora. O assunto não deve interessar a ninguém aqui: Amazonian Opiliones. Vai demorar alguns anos por que tem seis autores.

Pretendo escrever um de divulgação de conceitos biológicos para leigos, numa linguagem mmmmmmuuuuuitttttoooo simples. Mas esse projeto vai esperar mais um pouquinho.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Deyb

Mensagem por Deyb »

Era necessário que escrevessem profundamente sobre o capitalismo atual, assim com Marx fez no séc.19, seria uma espécuie de O Novo Capital.. :emoticon16:

o anátema

Mensagem por o anátema »

Anna escreveu:Eu estou escrevendo um e tb sou a editora. O assunto não deve interessar a ninguém aqui: Amazonian Opiliones. Vai demorar alguns anos por que tem seis autores.

Pretendo escrever um de divulgação de conceitos biológicos para leigos, numa linguagem mmmmmmuuuuuitttttoooo simples. Mas esse projeto vai esperar mais um pouquinho.

tsc, tsc, tsc, um livro sobre opiliáceos amazonenses, só espero que não seja em tom de apologia ao uso.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Anna
Gênero: Feminino

Re: Re.: Vc tem a pretensão de escrever algum livro?

Mensagem por Anna »

ímpio escreveu:
Anna escreveu:Eu estou escrevendo um e tb sou a editora. O assunto não deve interessar a ninguém aqui: Amazonian Opiliones. Vai demorar alguns anos por que tem seis autores.

tsc, tsc, tsc, um livro sobre opiliáceos amazonenses, só espero que não seja em tom de apologia ao uso.

É totalmente em tom de apologia ao uso. :emoticon16:

Na verdade é um guia ilustrado de identificação das spp, mas trará toda uma introdução, histórico, sobre os opiliáceos amazonenses, hehehe!
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Fayman

Mensagem por Fayman »

Leonardo escreveu:
Fayman escreveu:Senhores, então... escrevam!
... curiosidade em saber o que os leitores acharam de suas obras!

Abraços e boa escrita!

Bom, quanto a iniciar, posso dizer que em relação ao de aventura eu já comecei o treinamento. Como alguns já sabem, sou o roteirista e argumentista do Batman no Fanfic http://www.hyperfan.com.br. Por isso, reforço as palavras do Fayman quanto à curiosidade dos autores sobre o que os leitores acham de seus textos.
Quanto ao outro, estou escrevendo, porém com cautela para evitar erros, ao menos os mais grosseiros.
Fayman, prepare-se, pois lendo “O grande, o pequeno e a mente humana”, gostei da idéia de Penrose de permitir uma parte (seção) para que discordantes exponham seus pontos de vista, embora ele, o autor, faça a réplica. Pensei em você para o texto e estou em busca de mais um, talvez o Apodman ou o Cabeção.
Em relação ao seu livro, não se preocupe, quando eu for ler, vc receberá o exemplar em sua casa para autografar (um dia isso poderá me render milhões, hehehe).
Abç
Leo

Olá, Leonardo!

Por mim, tudo bem. Só espero NÃO ter de aprender Cabala para poder discordar. Iria ser, no mínimo, irônico!

Abraços!

PS: embora eu já saiba desse seu projeto há algum tempo, da maneira que você escreveu, bem que parecia que vc havia incorporado o Pensador!!

PS2: não me xingue!! :emoticon16:
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Fayman

Mensagem por Fayman »

Fernando Silva escreveu:
Fayman escreveu:E embora o tópico não tenha nada a ver com isto, eu não poderia deixar de perguntar:

Já comprei. É o próximo da fila.

Ôpa, vamos ver o que você irá achar.

Fernando, você chegou a ler ANJO A Face do Mal?

Abç!
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Fayman

Mensagem por Fayman »

Márcio escreveu:
Fayman escreveu:Senhores, então... escrevam! Não percam tempo. É impossível imaginar se será fácil ou não. (...)

Ninguém ainda leu Relâmpagos de Sangue???? (...)

Abraços e boa escrita!

Grandes dicas Nelson.
Quanto ao ''Relâmpagos'', estou juntando a verba para comprá-lo.

:emoticon45: :emoticon45: :emoticon45: :emoticon45:
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Fayman escreveu:Fernando, você chegou a ler ANJO A Face do Mal?

Abç!
[/b]

Sim. Já tinha lido antes do nosso encontro nacional em SP.
Custei a achar o livro na época. Agora eu encomendei pela Internet e chegou rápido.

E aquela comunidade no Orkut sobre o primeiro livro? Ainda existe?

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

Fayman escreveu:
Olá, Leonardo!

Por mim, tudo bem. Só espero NÃO ter de aprender Cabala para poder discordar. Iria ser, no mínimo, irônico!

Abraços!

PS: embora eu já saiba desse seu projeto há algum tempo, da maneira que você escreveu, bem que parecia que vc havia incorporado o Pensador!!

PS2: não me xingue!! :emoticon16:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Não se preocupe que não terás de aprender cabala. Minha preocupação é não distorcer ou escrever algo que eu acha que saiba de física e, com isso, atropelar a ciência.
Suas observações podem ficar restritas a física.

[o pensador] Em relação ao “o pensador”, apesar de intrínseco nos meus dizeres, não obstante a uma conjuntura espectral de pensamentos virtuais, é descabida a proposição que apela ao senso comum a morfologia confrontada a antítese de linhas paralelas que se cruzam num atrator universal de derivada infinita. Permanece incólume minha teoria. :emoticon16: [/o pensador]
Abç
Leo

Fayman

Mensagem por Fayman »

Fernando Silva escreveu:
Fayman escreveu:Fernando, você chegou a ler ANJO A Face do Mal?

Abç!
[/b]

Sim. Já tinha lido antes do nosso encontro nacional em SP.
Custei a achar o livro na época. Agora eu encomendei pela Internet e chegou rápido.

E aquela comunidade no Orkut sobre o primeiro livro? Ainda existe?

Então, depois deixe seus comentários sobre ANJO. Pode ser por e-mail, se for o caso.

Quanto à comunidade, não só existe, como cresceu e ainda tem todas estas:

ANJO A face do Mal

Relâmpagos de Sangue

Nelson Magrini

Nelson Magrini

Nelson Magrini e André Vianco

Todas criadas pelos leitores. E ainda há esta novidade:

www.nelsonmagrini.com

Abraços!
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Fayman

Mensagem por Fayman »

[o pensador] Em relação ao “o pensador”, apesar de intrínseco nos meus dizeres, não obstante a uma conjuntura espectral de pensamentos virtuais, é descabida a proposição que apela ao senso comum a morfologia confrontada a antítese de linhas paralelas que se cruzam num atrator universal de derivada infinita. Permanece incólume minha teoria. [/o pensador]

Neste sentido, pode-se dizer que o Pensador JAMAIS será esquecido!! :emoticon16:
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

Tenho vontade de um dia poder escrever um livro, mas sou péssimo na escrita.
:emoticon8:

Trancado