Eleições...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
marta

Re: Eleições...

Mensagem por marta »

Márcio escreveu:

Desanimado estou, ...
Eu me pergunto se o fundo disso tudo não seria a falta de uma educação, eles não investem massivamente na cultura, na boa formação das pessoas, e acho que fazem assim por justamente terem medo de uma massa culta e esclarecida, mesmo porque seria lógico que um meio cultural sólido gerasse políticos mais conscientes, afinal eles não caem do céu, são frutos da nossa sociedade.

É aí que está o X do problema, Márcio.
De fato, tenho de reconhecer que a melhor proposta de governo era a do Buarque. Uma revolução pela educação.

O povo brasileiro é levado a se desencantar com política. São raras as pessoas que gostam do assunto e se interessam por ele. No entanto, a política está agindo, diretamente, sobre nossas vidas, 24 horas por dia.

Já fiz reportagens em algumas escolas do ensino fundamental aqui da cidade e, para minha surpresa, as crianças veêm a política como algo sujo, de gente que não presta.

Elas não estão erradas, mas esse conceito, as afasta do assunto e elas passam a não se interessar mais.

Acontece, que a cada dois anos, somos chamados a votar. Hoje, não sei se vc viu os noticiários, havia eleitores que chegaram as 4h59 e foram escolher seus candidatos ao Legislativo, através da listagem afixada na parede. Assim não adianta e a esperança de melhorar é cada vez mais remota.

Política é um assunto que você precisa estar, diariamente, se atualizando. Lendo, entendendo e acompanhando. As pessoas pegam o bonde andando, nas vésperas das eleições e já ouvi perguntas do tipo: A CPI não prende ninguém? O que é lavagem de dinheiro? Por que caixa 2 é crime? Pode ter certeza que a grande maioria dos brasileiros não tem a menor noção dos crimes elencados pelo corruPTê. Eles acham que o Lulinha arrumou um sócio rico e tem todo o direito de trabalhar, pode?

Tenho levado a proposta a diversos políticos com os quais tenho contato, para que se coloque Política no currículo das escolas e que as crianças aprendam como ela funciona, desde pequenos. Aqui, em Arujá, várias ações foram criadas nesse sentido. Quem não acompanha não tem nem condições de avaliar um bom político ou um bom administrador.

Quando convidados as crianças a pensarem no assunto elas se interessam. Crianças de 5 a 8 anos fizeram uma eleição simulada na escola, com uma urna original concedida com a autorização da Juíza Eleitoral. Os funcionários do Cartório levaram a urna até a escola e organização a eleição. As próprias crianças foram os mesários. Foi uma graça. Eles amaram a experiência.

Márcio, infelizmente, a culpa é nossa.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Leo
Contato:

Re: Re.: Eleições...

Mensagem por Leo »

betossantana escreveu:
heilel ben-shachar escreveu:Essa tentativa de convencer o eleitor de que o seu voto é o responsável pela realidade do país é uma atitude grotesca. Como se o voto fosse a expressão máxima da cidadania, como se a farsa da democracia representativa funcionasse...

Oxente, mas é claro que o voto não é a expressão máxima de cidadania nem de democracia, é um de seus elementos fulcrais, mas a política se desenvolve no diálogo do espaço privado com o espaço público, dos indivíduos com os grupos de objetivo comum, com as coletividades, com a sociedade civil como um todo. O fato é exatamente que a sociedade brasileira é árida em política individual e política social não-partidária. Mas que merda, tudo que é movimento social nesse país tem que se ligar a uma merda de partido, as pessoas não entendem que partidos políticos são só uma parte da esfera pública.

Falou tudo.

Leo
Contato:

Re: Re.: Eleições...

Mensagem por Leo »

betossantana escreveu:
heilel ben-shachar escreveu:Não percebe a contradição contida no seu argumento? A falta de educação e cultura é justamente um controle para não permitir que o povo tenha consciência da sua força. Por isso, ele não pode ser culpado pela ruína da política brasileira, pois a causa disso é exterior e anterior a ela.

Bom, eu não acredito em coitadinhos. Acredito em opressão, mas não em coitadinhos.

Isso que o heilel não-sei-o-que-lá escreveu faz sentido, e me parece que ele não quis dizer que os oprimidos são coitados, eu também não concordo com essa visão. Não somos apenas produto do meio, pois também inteferimos na realidade em que vivemos, mas não na mesma medida, e é por isso que a nossa capacidade de interferir é limitada, porque não há equivalencia na correlação de forças. Entretanto, isso não está dado.

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

marta escreveu:O povo brasileiro é levado a se desencantar com política. São raras as pessoas que gostam do assunto e se interessam por ele. No entanto, a política está agindo, diretamente, sobre nossas vidas, 24 horas por dia.

Não é? Isso que eu quis dizer. As pessoas na sociedade brasileira são desinteressadas pela esfera pública, são acostumadas a pensar que a vida deles é somente a esfera privada. Eles só ASSISTEM a esfera pública e acham que aquilo tudo é independente deles, que eles não tem nenhuma ingerência sobre a vida política de suas cidades, estados e países, que a política é uma coisa que só existe na esfera pública, alienígena à esfera privada.

Quantas pessoas observam as contas das gestões dos lugares onde vivem? Quantas pessoas conhecem instrumentos jurídicos tais como a ação popular, que pode ser impetrada (por meio de advogado) por qualquer cidadão contra ato lesivo ao patrimônio público, dentre outras hipóteses?

E o que é pior, talvez MUITO pior: quantas pessoas não repetem na esfera privada tudo que criticam na esfera pública? O brasileiro tem MORAL pra reclamar? Ou é um povo SAFADO?
É um problema espiritual, chupe pau!

Márcio
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Márcio »

marta escreveu:
Márcio escreveu:

Desanimado estou, ...
Eu me pergunto se o fundo disso tudo não seria a falta de uma educação, eles não investem massivamente na cultura, na boa formação das pessoas, e acho que fazem assim por justamente terem medo de uma massa culta e esclarecida, mesmo porque seria lógico que um meio cultural sólido gerasse políticos mais conscientes, afinal eles não caem do céu, são frutos da nossa sociedade.

É aí que está o X do problema, Márcio.
De fato, tenho de reconhecer que a melhor proposta de governo era a do Buarque. Uma revolução pela educação.

O povo brasileiro é levado a se desencantar com política. São raras as pessoas que gostam do assunto e se interessam por ele. No entanto, a política está agindo, diretamente, sobre nossas vidas, 24 horas por dia.

Já fiz reportagens em algumas escolas do ensino fundamental aqui da cidade e, para minha surpresa, as crianças veêm a política como algo sujo, de gente que não presta.

Elas não estão erradas, mas esse conceito, as afasta do assunto e elas passam a não se interessar mais.

Acontece, que a cada dois anos, somos chamados a votar. Hoje, não sei se vc viu os noticiários, havia eleitores que chegaram as 4h59 e foram escolher seus candidatos ao Legislativo, através da listagem afixada na parede. Assim não adianta e a esperança de melhorar é cada vez mais remota.

Política é um assunto que você precisa estar, diariamente, se atualizando. Lendo, entendendo e acompanhando. As pessoas pegam o bonde andando, nas vésperas das eleições e já ouvi perguntas do tipo: A CPI não prende ninguém? O que é lavagem de dinheiro? Por que caixa 2 é crime? Pode ter certeza que a grande maioria dos brasileiros não tem a menor noção dos crimes elencados pelo corruPTê. Eles acham que o Lulinha arrumou um sócio rico e tem todo o direito de trabalhar, pode?

Tenho levado a proposta a diversos políticos com os quais tenho contato, para que se coloque Política no currículo das escolas e que as crianças aprendam como ela funciona, desde pequenos. Aqui, em Arujá, várias ações foram criadas nesse sentido. Quem não acompanha não tem nem condições de avaliar um bom político ou um bom administrador.

Quando convidados as crianças a pensarem no assunto elas se interessam. Crianças de 5 a 8 anos fizeram uma eleição simulada na escola, com uma urna original concedida com a autorização da Juíza Eleitoral. Os funcionários do Cartório levaram a urna até a escola e organização a eleição. As próprias crianças foram os mesários. Foi uma graça. Eles amaram a experiência.

Eu sei Marta, a culpa é nossa, afinal esses políticos são oriundos do nosso meio.
Para se resolver isso só com educação, mas eles não investem nisso da forma que deveria ser, justamente porque eles não teriam vez num país de pessoas EDUCADAS. É um círculo vicioso cruel.

Não sabia que você mora em Arujá, conhece o jornal ''O impakto''?

Abraços ...
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Trancado