Enem "tõ aí"

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Apáte
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Enem "tõ aí"

Mensagem por Apáte »

Enem ‘tô aí! - Final
por Anselmo Heidrich em 19 de setembro de 2006

Resumo: Das duas uma: ou o marxismo é uma droga alucinógena ou nossos professores exageram na cachaça


© 2006 MidiaSemMascara.org


E, se em torno de assuntos ambientais e realidade física natural já é possível deturpar conteúdos que deveriam ser eticamente ministrados, quanto mais nas chamadas “ciências sociais”. Foi isto que se viu na questão sobre as transformações políticas da Europa Oriental:
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Pois bem, qualquer pessoa relativamente informada, assinalaria o item “C”. A única ressalva que se pode fazer é que o primeiro mapa não é pré-Segunda Guerra e, uma vez que a escolha depende deles, aí estaria uma condição para a resposta. No entanto, mesmo com tal “pegadinha”, a morte do general Tito e a mão de ferro com que dirigia o partido comunista, as antigas dissensões entre os diversos grupos étnicos e nacionalidades reprimidas durante as décadas de socialismo, puderam aflorar novamente resultando no mapa fragmentado que temos hoje. Seja de forma violenta como na antiga Iugoslávia, seja pacífica, como se viu na então Tchecoslováquia que resolveu suas diferenças através de um plebiscito nacional. Mas não, o gabarito oficial é “D”... Sim, invertendo totalmente causa e efeito, foi o capitalismo e seu espectro ideológico neoliberal que causaram a onda de secessão, embora tais inexistissem há décadas nos Bálcãs. Não importa que as populações locais nem soubessem do que se trata o capitalismo, quanto mais sua versão liberalizante, ele estava presente em espírito. Assim vaticinam nossos “criativos” professores universitários que, “cientificamente” conseguiram inverter a cronologia da História. Das duas uma: ou o marxismo é uma droga alucinógena ou nossos professores exageram na cachaça.

Note-se ainda a péssima cartografia apresentada, particularmente Hungria e Romênia. Mas, o que é uma linha de fronteira para quem deturpa toda a História?

Outra coisa que não entendo é a contraditoriedade dos que elaboram tais questões. Sempre dizem que natureza e sociedade não devem ser analisados separadamente, que há inter-relações constantes, que a humanidade afeta cada vez mais o meio ambiente gerando uma crise sem precedentes, que é necessário entendermos o mundo de forma holística e blá-blá-blá. Mas, quando não interessa, quando não é conveniente faz-se uma análise tópica e parcial dessa mesma realidade. Foi isto que se viu na questão sobre o cacau no sul da Bahia:

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Mesmo que o plantio pudesse, naturalmente, levar a disseminação da praga vassoura-de-bruxa entre o cacau, nada, nenhuma palavra sobre a ação criminosa, intencional feita por petistas, como é de conhecimento público. É como se fosse algo resultante da agricultura intensiva. Culpa, lógico, do capitalismo na agricultura. É esta, em suma, a tônica da resposta “B”. Ora, qualquer cultura convencional em que se procura maximizar a produtividade do plantio deveria, portanto, levar à disseminação de pragas, pois até onde sei, o cultivo em série é padrão. Imagine a seguinte alternativa para a questão acima:

"Que a única forma de tomar o poder na região cacaueira era enfraquecer economicamente os produtores de cacau".

Ou...

"Que a melhor forma de enfraquecer e quebrar o poder econômico dos produtores de cacau era a introdução e disseminação da vassoura-de-bruxa na região para o PT tomar conta". http://www2.uol.com.br/aregiao/serv/den ... moteo.html

Como tal resposta poderia não agradar ao professor militante, aceite a mistificação. Se quiser conquistar uma vaga na universidade pública e “gratuita”, acate a doutrinação ideológica de experts goebbelianos que já a exigem como pré-requisito há um bom tempo.

A satanização do capital é condição necessária para a ideologização marxista do ensino (não somente público, mas também privado). Em tudo deve haver “explorados” e “exploradores”, “oprimidos” e “opressores”. O que grassa no conteúdo é trazido para as relações entre professores e alunos, para a própria sala de aula. Trata-se de uma ética anti-Capital, anti-Civilização que já se tornou norma não apenas no conteúdo e programa curriculares, mas da própria interação entre profissionais de ensino com seu público. Perto disto tudo uma pedrada no rosto de uma professora é um sintoma de todo um sistema que já deixou não só o compromisso profissional, mas o próprio código de convivência civil na lata do lixo da História. Graças ao Estatuto da Criança e do Adolescente estamos formando marginais com o aval da mais moderna e comprometida pedagogia.

Aliás, a “pedagogia do oprimido” serve, explicitamente, para oprimir a moral, tida como opressora pelos revolucionários. Para imorais, que não estão nem aí, longa vida ao Enem!

Leia também Enem ‘tô aí! - 1a. Parte
__________________________
Sobre o autor:
Imagem O autor é professor de Geografia no Ensino Médio e Pré-Vestibular, formado pela UFRGS.aheidrich@uol.com.br

link: http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=5214


Penso em fazer o enem e ficaria grato se os foristas mais entendidos do assunto postassem links que comprovassem ou desmentisse a veracidade do texto do MSM (talvez já até haja uma resposta dos professores do ENEM ao Anselmo). Ou até mesmo criticassem por conta própria, onde o texto foi verdadeiro e onde distorceu os fatos.
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Poindexter
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Re.: Enem "tõ aí"

Mensagem por Poindexter »

Ao ler a primeira questão, ficou para mim clara qual era a melhor resposta (C, que eu marcaria) e a resposta do gabarito (D). É uma vergonha que se faça uma questão com este gabarito. Isso é gramscismo, sim.

Isso vêm ocorrendo há tempos nos vestibulares das Universidades Públicas.

Ao ler a primeira questão, ficou para mim clara qual era a melhor resposta (C, que eu marcaria) e a resposta do gabarito (D). É uma vergonha que se faça uma questão com este gabarito. Isso é gramscismo, sim.

Isso vêm ocorrendo há tempos nos vestibulares das Universidades Públicas.

Foi interessante também a observação do autor sobre a segunda questão... talvez, pelo aspecto mais, digamos assim, natural, a resposta do gabarito faça sentido devido à proximidade dos cacaueiros, só que o que o autor reclama é que a incidência da praga depende não apenas desses aspectos físico-químicos como também pela intervenção do homem! Podemos pensar que, estando os cacaueiros mais próximos, seja mais fácil defendê-los da praga, etc e tal. Fica, desta forma, um cheiro de "ataque à intensividade na agricultura" no ar, o que está ligado ao anti-Capitalismo.

Parabéns pelo artigo, Anselmo Heidrich!
Editado pela última vez por Poindexter em 02 Out 2006, 22:12, em um total de 2 vezes.
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Leo
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Re.: Enem "tõ aí"

Mensagem por Leo »

A luta das antigas comunidades tradicionais na Europa Oriental só tiveram impulso com o avanço da ideologia neoliberal.

E por deus, manda esse cara tomar no cu, agora o PT é responsável pela devastação das plantações de cacau na Bahia. Daqui a pouco a mulher dele aparece grávida e ele vai dizer que é tudo culpa do PT.

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King In Crimson
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Re.: Enem "tõ aí"

Mensagem por King In Crimson »

Isso acontece sempre em questões de vestibulares. Tentam passar uma mensagem ideológica subliminar no item e depois colocam um erro técnico bobo no final, para lavar as mãos.

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Poindexter
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Re: Re.: Enem "tõ aí"

Mensagem por Poindexter »

Elremosh Deff escreveu:A luta das antigas comunidades tradicionais na Europa Oriental só tiveram impulso com o avanço da ideologia neoliberal.


Para COMEÇO de conversa:

Não existe "neoliberalismo".
Não existe "neoliberalismo".
Não existe "neoliberalismo".
Não existe "neoliberalismo".
Não existe "neoliberalismo".
Não existe "neoliberalismo".
Não existe "neoliberalismo".
Não existe "neoliberalismo".
Não existe "neoliberalismo".
Não existe "neoliberalismo".

Só isso já faz a alternativa "D" totalmente sem sentido.



Elremosh Deff escreveu:E por deus, manda esse cara tomar no cu, agora o PT é responsável pela devastação das plantações de cacau na Bahia. Daqui a pouco a mulher dele aparece grávida e ele vai dizer que é tudo culpa do PT.


Espantalho. O que o autor questiona é o porque de dizer que o sistema intensivo seria mais suscetível à praga sem se considerar o elemento humano, enquanto que mais de 90% dos professores de Ciências Sociais dizem que tudo tem que ser visto de maneira "holística", etc.
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rapha...
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Re.: Enem "tõ aí"

Mensagem por rapha... »

O termo "neoliberal" é pejorativo.

Se a resposta de "d" realmente estiver sendo considerada como correta, temos um claro maniqueísmo ideológico por parte do Estado.

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Samael
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Re.: Enem "tõ aí"

Mensagem por Samael »

A questão 1 está imbecilóide. Distribuiram fatores relevantes entre as opções e, sob um arcabouço ideológico, decidem qual que o aluno deve escolher. É ridícula.

A questão 2 não é da minha conta.

É engraçado esse "cover de Emir Sader virado de ponta a cabeça" argumentando. Ele faz o novo estereótipo de direitista que surgiu nos últimos tempos por aqui no país: moralista, paranóico, teórico da conspiração, bitolado.

Quando, após a geração 80/90, o ensino se abre a novas perspectivas após a predominância marxista, surgem caras como esse. Na prática, é uma minoria irrelevante.

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Samael
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Re: Re.: Enem "tõ aí"

Mensagem por Samael »

rapha... escreveu:O termo "neoliberal" é pejorativo.

Se a resposta de "d" realmente estiver sendo considerada como correta, temos um claro maniqueísmo ideológico por parte do Estado.


Não, não é pejorativo. Se refere ao novo advento do liberalismo de Smith e Ricardo, renovado e reformado após a crise do New Deal. Qualquer acadêmico lida com esse termo com a maior facilidade. Idem ao neo-marxismo protagonizado pela turma inglesa e pela escola de Frankfurt.

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Hrrr
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Re.: Enem "tõ aí"

Mensagem por Hrrr »

a analise ideologica desse segundo quesito fedeu mais a procura de chifre em cabeça de cavalo
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL... :emoticon266:

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...

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DarkWings
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Re.: Enem "tõ aí"

Mensagem por DarkWings »

Eu marcaria D. Não há nada de errado com a resposta, afinal o neo-liberalismo realmente avançou no mundo a partir da queda do muro. Não se está fazendo nenhum juízo de valor aí. Simplesmente constata-se um fato.
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

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Deyb
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Re: Re.: Enem "tõ aí"

Mensagem por Deyb »

Samael escreveu:
rapha... escreveu:O termo "neoliberal" é pejorativo.

Se a resposta de "d" realmente estiver sendo considerada como correta, temos um claro maniqueísmo ideológico por parte do Estado.


Não, não é pejorativo. Se refere ao novo advento do liberalismo de Smith e Ricardo, renovado e reformado após a crise do New Deal. Qualquer acadêmico lida com esse termo com a maior facilidade. Idem ao neo-marxismo protagonizado pela turma inglesa e pela escola de Frankfurt.


Estou de pleno acordo...

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Deyb
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Re.: Enem "tõ aí"

Mensagem por Deyb »

Na minha opinião nenhum dos itens responde satisfatoriamente a questão, pois o problema da fragmentação de alguns países da Europa Oriental e o Fim da guerra fria não estão vinculados a nenhuma causa específica, foram vários fatores que envolveram a problemática. Se constatamos que o fim da guerra fria coincidiu com o avanço das "práticas econômicas e políticas do neoliberalismo", isso não significa que tal avanço fosse determinante para o fim do bloco socialista. É evidente que a "questão nacional e religiosa" influiu nesse processo e não podemos descartá-la, mas não há uma contradição entre as causas, todas convergem.Portanto, não há resposta correta na questáo 1. Aliás, o termo "neoliberalismo" não é muito usado na Europa, mas é uma febre entre os países de cá. :emoticon18:

Leo
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Re: Re.: Enem "tõ aí"

Mensagem por Leo »

Poindexter escreveu:Para COMEÇO de conversa:

Não existe "neoliberalismo".


Você tem razão, neoliberalismo não existe, assim como o liberalismo, mercantilismo, sociedade, mercado, etc...

Tudo não passa de uma abstração.

:emoticon1:

Poindexter escreveu:Espantalho. O que o autor questiona é o porque de dizer que o sistema intensivo seria mais suscetível à praga sem se considerar o elemento humano, enquanto que mais de 90% dos professores de Ciências Sociais dizem que tudo tem que ser visto de maneira "holística", etc.


Oh Deus! O sistema agrícola intensivo é cultivado por quem? Alienígenas? :emoticon16:

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Poindexter
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Re: Re.: Enem "tõ aí"

Mensagem por Poindexter »

Elremosh Deff escreveu:Oh Deus! O sistema agrícola intensivo é cultivado por quem? Alienígenas? :emoticon16:


A segunda questão e seu gabarito dão a entender que sim, e é justamente disso que o autor do MSM está reclamando.
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Ateu Tímido
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Re.: Enem "tõ aí"

Mensagem por Ateu Tímido »

Eu não sei o que é mais ridículo: a manipulação ideológica barata da primeira questão ou indigência paranóica da "análise" do M* Sem Mosca.

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o anátema
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Re: Enem "tõ aí"

Mensagem por o anátema »

Apáte escreveu: Mas não, o gabarito oficial é “D”... Sim, invertendo totalmente causa e efeito, foi o capitalismo e seu espectro ideológico neoliberal que causaram a onda de secessão, embora tais inexistissem há décadas nos Bálcãs. Não importa que as populações locais nem soubessem do que se trata o capitalismo, quanto mais sua versão liberalizante, ele estava presente em espírito. Assim vaticinam nossos “criativos” professores universitários que, “cientificamente” conseguiram inverter a cronologia da História. Das duas uma: ou o marxismo é uma droga alucinógena ou nossos professores exageram na cachaça.


O burguês Anselmo Heidrich é alienado pelo sistema e desconhece os avanços da física quântica. Hoje sabe-se que as conseqüências podem, em sob certas circunstâncias, preceder as causas.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

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betossantana
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Re.: Enem "tõ aí"

Mensagem por betossantana »

"Que a melhor forma de enfraquecer e quebrar o poder econômico dos produtores de cacau era a introdução e disseminação da vassoura-de-bruxa na região para o PT tomar conta". http://www2.uol.com.br/aregiao/serv/den ... moteo.html

Como ele pode dizer que essa denúncia é prova de algo "de conhecimento público"? Essa denúncia foi recebida por algum juiz? Foi processada? Foi julgada? Atestou-se a veracidade dos fatos?
É um problema espiritual, chupe pau!

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Apáte
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Re.: Enem "tõ aí"

Mensagem por Apáte »

Poindexter escreveu:Não existe "neoliberalismo".

Quem "inventou" esse termo?
Quando?
Onde?
Como?
Por quê?
No que ele seria diferente de liberalismo? (da última vez que fiz essa pergunta recebi como resposta que um era praticado no mercantilismo e esse é no capitalismo :emoticon19: )
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o anátema
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Re: Re.: Enem "tõ aí"

Mensagem por o anátema »

betossantana escreveu:"Que a melhor forma de enfraquecer e quebrar o poder econômico dos produtores de cacau era a introdução e disseminação da vassoura-de-bruxa na região para o PT tomar conta". http://www2.uol.com.br/aregiao/serv/den ... moteo.html

Como ele pode dizer que essa denúncia é prova de algo "de conhecimento público"? Essa denúncia foi recebida por algum juiz? Foi processada? Foi julgada? Atestou-se a veracidade dos fatos?


está sendo investigado ainda
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

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Poindexter
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Re: Re.: Enem "tõ aí"

Mensagem por Poindexter »

Apáte escreveu:
Poindexter escreveu:Não existe "neoliberalismo".

Quem "inventou" esse termo?
Quando?
Onde?
Como?
Por quê?
No que ele seria diferente de liberalismo? (da última vez que fiz essa pergunta recebi como resposta que um era praticado no mercantilismo e esse é no capitalismo :emoticon19: )


Quem inventou eu não sei, mas o que sei muito bem é que só vi ele começar a ser empregado no início da década de 90.

Ou seja... o Friedman é lá da década de 60, só vi usarem esse termo a partir da década de 90 e me dizem que este termo caracteriza o liberalismo pós-New Deal... :emoticon5:
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Snake
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Re: Re.: Enem "tõ aí"

Mensagem por Snake »

DarkWings escreveu:Eu marcaria D. Não há nada de errado com a resposta, afinal o neo-liberalismo realmente avançou no mundo a partir da queda do muro. Não se está fazendo nenhum juízo de valor aí. Simplesmente constata-se um fato.


O item não diz apenas que o neoliberalismo avançou na época, mas também que o acontecimento citado no comando da questão é resultado desse avanço.
Quidquid latine dictum sit, altum viditur.

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Re: Re.: Enem "tõ aí"

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Ateu Tímido escreveu:Eu não sei o que é mais ridículo: a manipulação ideológica barata da primeira questão ou indigência paranóica da "análise" do M* Sem Mosca.



Pera ae, que eu não entendi.

Você concorda com a manipulação sebenta e vulgar da primeira questão, desferida por ideólogos sem nenhum escrúpulo.

E depois você diz que a análise é paranóica?

"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

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betossantana
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Re: Re.: Enem "tõ aí"

Mensagem por betossantana »

ímpio escreveu:
betossantana escreveu:Como ele pode dizer que essa denúncia é prova de algo "de conhecimento público"? Essa denúncia foi recebida por algum juiz? Foi processada? Foi julgada? Atestou-se a veracidade dos fatos?

está sendo investigado ainda


E...?
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Apáte
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Mensagem por Apáte »

Retirado da minha apostila:
Apostila Pitágoras escreveu:Países emergentes: Os Tigres e os Tigrinhos asiático.
(...)
Por isso mesmo, o surgimento desse grupo no cenário internacional é emblemático da ascensão do neoliberalismo (que, por sua vez, prega a diminuição do papel do Estado).
Vejamos agora alguns pontos em comum entre os “Tigres asiáticos”:
•Mercado consumidor interno pequeno
•Estado pouco intervencionista (a exceção é a Coréia do Sul).
•Governo forte (caracterizado por não permitir ampla liberdade de oposição).
•Pesados investimentos em operações industriais voltadas para a exportação.
•Crescimento econômico acelerado.
•Mão-de-obra extremamente disciplinada (na década de 1970 as atividades sindicais eram duramente reprimidas).
•Mão-de-obra instruída, porém barata.
(...)



Depois eu posto mais...
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Samael
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Re.: Enem "tõ aí"

Mensagem por Samael »

Eu ainda estou procurando os erros na Apostila...

Trancado