O sofrimento animal segundo o espiritismo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
videomaker

Mensagem por videomaker »

Karsus escreveu:E quanto aos Vírus? Tecnicamente eles não são vivos, mas realizam alguns atos de seres vivos ( Reprodução, em essência ) ao parasitar uma célula. Teria ele um espírito? Ou ele seria capaz de "roubar" o espírito de uma célula?

Somente seres racionais tem espirito ! passe adiante .
:emoticon1:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

francioalmeida
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: O sofrimento animal segundo o espiritismo

Mensagem por francioalmeida »

videomaker escreveu:
francioalmeida escreveu:
videomaker escreveu:

REINO MINERAL
Allan Kardec escreve pouco sobre esse reino. Diz-nos que ele é constituído de matéria inerte, e não possui mais do que uma força mecânica. Os minerais não têm vitalidade e nem movimentos próprios, sendo formado apenas pela agregação da matéria. São os chamados seres inorgânicos da natureza. A pedra, por exemplo, não apresenta sinal de vida. Pode-se dizer que o característico básico dessa fase é a atração, presenciado claramente no fenômeno do magnetismo.

Na intermediação com o reino vegetal, que lhe vem a seguir, investigações científicas descobriram a geração espontânea dos vírus nas estruturas cristalinas. Os vírus se situam na encruzilhada dos reinos mineral, vegetal e animal, como uma espécie de ensaio para ordenações futuras.

Bem, que eles são inanimados não possuem vida, e que alguns possuem magnetísmo eu já sabia.

Mas então, possui ou não possui espírito os minerais?

Se possui me explica como essa joça funciona

Se não possuem vida ... o que que vc acha ? :emoticon5:

Ufa! por um instante cheguei a pensar que a DE dizia que minerais possuiam espírito.

Então pedra é pedra e ponto final. o resto é balela

Res Cogitans

Re.: O sofrimento animal segundo o espiritismo

Mensagem por Res Cogitans »

Gerson escreveu:DO PRINCÍPIO INTELIGENTE AO REINO ANIMAL
Em cada reino da natureza, o princípio inteligente foi adquirindo aprendizado longo e laborioso, mas constante e contínuo na esteira do tempo. No reino mineral, onde predomina a rígida lei dos princípios químicos e físicos, o ser divino só obedece, sem tentar impor a sua inteligência, pois é, nesta fase, um aluno ávido por conhecer os segredos da química e da física. Após longo tempo, o reino vegetal surge como um novo campo de trabalho, expressando, de um modo mais elaborado, os conhecimentos adquiridos pelo ser, num domínio dos princípios físico-químicos pela inteligência desenvolvida.
Há, portanto, a predominância da inteligência sobre os rígidos fenômenos da matéria, apresentando características supramateriais, tal como a capacidade de responder aos estímulos ambientais. No reino animal, há claramente o domínio da inteligência para dirigir os recursos do funcionamento orgânico, quer seja a nível celular ou sistêmico; o ser dirige a matéria, explorando suas potencialidades e conduzindo suas reações para fins específicos, com objetivos bem elaborados. Atingindo a condição de hominal, o fruto de seu longo e elaborado aprendizado é expresso de forma contínua e interligada, o que chamamos de raciocínio inteligente.
Em suma: podemos conciliar a idéia do Criacionismo, no sentido de que Deus é a causa primária de todas as coisas, com a do Evolucionismo, pelo fato de que há uma evolução universal, como pode ser resumido na expressão do renomado filósofo espírita Léon Denis: “o Espírito dorme no mineral, sonha no vegetal, agita-se no animal e desperta no homem”.
BIBLIOGRAFIA DENIS, Léon.
O Problema do Ser, do Destino e da Dor. 13.ed. Rio de Janeiro, FEB, 1985. 404 p. KARDEC, Allan.
A Gênese: os milagres e as predições segundo o Espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro. 37.ed. Rio de Janeiro: FEB, 1996. 423 p. KARDEC, Allan.
O Livro dos Espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 80.ed. Rio de Janeiro: FEB, 1998. 494 p. THOMAS, Henry.
A História da Raça Humana. 9.ed. São Paulo: Ed. Globo. XAVIER, Francisco Cândido.
A Caminho da Luz. Ditado pelo Espírito Emmanuel. 24.ed. Rio de Janeiro: FEB, 1999. 218 p. XAVIER, Francisco Cândido; e VIEIRA, Waldo.
Evolução em Dois Mundos. Ditado pelo Espírito André Luiz. 18.ed. Rio de Janeiro: FEB, 1999 219 p.
Gerson Simões Monteiro é Presidente da Fundação Cristã-Espírita Cultural Paulo de Tarso
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

francioalmeida
Contato:

Mas espere um pouco, o texto acima fala que os minerais evoluem.

Isso é verdade?

Se minerais evoluem, como isso acontece já que eles não possuem vida/espírito?

Anna
Gênero: Feminino

Mensagem por Anna »

Deise Garcia escreveu:
francioalmeida escreveu:
A alma animal, que já passou pelo reino mineral, onde a individualidade não existe, evoluiu através do reino vegetal e um dia iniciará a longa caminhada da espécie humana em direção à angelitude.

Na escala de hierarquia somos minerais, depois vegetais, depois animais irracionais e então humanos e a próxima escala é anjo? É isso que o texto diz? Não é?

Então eu devo evitar quebrar pedras, pois isso significa agredir espírito?

Devo respeitar os minerais como uma pessoa, ou seja, vê-lo como um espírito numa escala hirárquica inferior porém um espírito.

E o que uma pedra faz nessa vida pra evoluir?

Que quesito avalia ela como uma boa pedra em vida e apta a passar para um grau superior?

Bem ... você pode utilizar os mesmos critérios que avalia a evolução dos aracnídeos!

Que critério avalia a evolução dos aracnídeos?
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

videomaker escreveu:Na intermediação com o reino vegetal, que lhe vem a seguir, investigações científicas descobriram a geração espontânea dos vírus nas estruturas cristalinas.

Geração espontânea? Abiogênese? DNA surgindo pronto e acabado do nada?
Vírus nascem de cristais?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

videomaker escreveu:
Karsus escreveu:E quanto aos Vírus? Tecnicamente eles não são vivos, mas realizam alguns atos de seres vivos ( Reprodução, em essência ) ao parasitar uma célula. Teria ele um espírito? Ou ele seria capaz de "roubar" o espírito de uma célula?

Somente seres racionais tem espirito ! passe adiante .

Então que "espírito" é esse que dorme no mineral, sonha no vegetal ou coisa parecida?
Minerais têm espírito mas não é espírito?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

videomaker escreveu: REINO MINERAL
Allan Kardec escreve pouco sobre esse reino. Diz-nos que ele é constituído de matéria inerte, e não possui mais do que uma força mecânica. Os minerais não têm vitalidade e nem movimentos próprios, sendo formado apenas pela agregação da matéria. São os chamados seres inorgânicos da natureza. A pedra, por exemplo, não apresenta sinal de vida.

videomaker escreveu:A alma animal, que já passou pelo reino mineral, onde a individualidade não existe, evoluiu através do reino vegetal e um dia iniciará a longa caminhada da espécie humana em direção à angelitude.

Afinal, pedra tem alma (seja lá de que tipo for) ou não tem?
Decidam-se !
videomaker escreveu:Pode-se dizer que o característico básico dessa fase é a atração, presenciado claramente no fenômeno do magnetismo.

O magnetismo só ocorre em alguns materiais, por razões já bem conhecidas, portanto o parágrafo acima é um monte de besteiras escritas por quem não entende nada de física, e que são engolidas com casca e tudo por quem já está disposto a acreditar em qualquer coisa que venha dos "espíritos".
videomaker escreveu:Pronto seu Fernado ! O sr . num post só me deu uma coletania de baboseiras sobre o seu FARTO CONHECIMENTO sobre espiritismo !
Nem precisei procurar ...

E você, o auto-nomeado "expert" em espiritismo, preferiu ofender ao invés de esclarecer. Você não nos trouxe nada de novo e só mostrou que você não lê nem mesmo o que copia & cola.

As perguntas feitas anteriormente continuam sem resposta.

Botânico, cadê você ?!

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Esse vitalismo do Século XIX me dá asco.
Imagem

videomaker

E você, o auto-nomeado "expert" em espiritismo, preferiu ofender ao invés de esclarecer. Você não nos trouxe nada de novo e só mostrou que você não lê nem mesmo o que copia & cola.

As perguntas feitas anteriormente continuam sem resposta.

Botânico, cadê você ?![/quote]

Bigode , onde esta escrito que só evolui o quem tem espirito ? onde ? se um texto onde esclarece tudo , vc não entende NADA , quem sou eu para te explicar alguma coisa ?
Gritar pelo Botanico , tambem não vai adiantar , ele é mas um que fala , fala , e vc não consegue assimilar o dito !
Vou considerar má vontade da sua parte ...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Deise Garcia

Mensagem por Deise Garcia »

Anna escreveu:
Deise Garcia escreveu:
francioalmeida escreveu:
A alma animal, que já passou pelo reino mineral, onde a individualidade não existe, evoluiu através do reino vegetal e um dia iniciará a longa caminhada da espécie humana em direção à angelitude.

Na escala de hierarquia somos minerais, depois vegetais, depois animais irracionais e então humanos e a próxima escala é anjo? É isso que o texto diz? Não é?

Então eu devo evitar quebrar pedras, pois isso significa agredir espírito?

Devo respeitar os minerais como uma pessoa, ou seja, vê-lo como um espírito numa escala hirárquica inferior porém um espírito.

E o que uma pedra faz nessa vida pra evoluir?

Que quesito avalia ela como uma boa pedra em vida e apta a passar para um grau superior?

Bem ... você pode utilizar os mesmos critérios que avalia a evolução dos aracnídeos!

Que critério avalia a evolução dos aracnídeos?

Eu não sei! Estou tentando ser coerente com a linha de raciocínio daqueles que se dizem ex espíritas para que não fiquem em maus lençois. Se uma montanha tem alma, com muito mais razão terão os aracnídeos que já possuem vida. E se assim é, pode-se evocar seus espíritos e descobrir o que quiser. Teremos, no entanto, que ter cautela com montanhas e aracnídeos desonestos e brincalhões.

francioalmeida
Contato:

Não consigo entender mais nada, ora pedras têm espíritos, ora não têm.

Ora evoluem de mineral pra vegetal, ora não evoluem.

Pergunto se alguem pode explicar claramente o primeiro artigo do post e suas implicações decentemente, não quero copy/paste , quero somente sim, não e porque.

Minerais têm espíritos?

Os minerais evoluem?

Que tipo de evolução ocorre?

Se os minerais evoluem que critério/ fundamento é utilizado na sua evolução(Ex: o homem evolue ajudando o próximo e fazendo coisas boas, aprendendo etc tal)

Os vegetais possuem espíritos?

Os mediuns conseguem receber espírito de uma mangueira morta?

quando se dá a transição de mineral para vegetal?

No meu corpo possuo sais e outros minerais, eles evoluem também?

Eles possu em espírito?

É so isso, mas eu quero explicação e não pirraça :emoticon4:

Deise Garcia

francioalmeida escreveu:Não consigo entender mais nada, ora pedras têm espíritos, ora não têm.

Pergunto se alguem pode explicar claramente o primeiro artigo do post e suas implicações decentemente, não quero copy/paste , quero somente sim, não e porque.

Minerais têm espíritos?

Os minerais evoluem?

Se os minerais evoluem que critério/ fundamento é utilizado na sua evolução(Ex: o homem evolue ajudando o próximo e fazendo coisas boas, aprendendo etc tal)

Eles possu em espírito?

Essa coisa de querer saber apenas Sim ou Não, não funciona porque obviamente surgirão outras perguntas! Que tal ler os livros da codificação? Por isso que tem um monte de ex espíritas por aqui!

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Putz, nenhum espírita sabe responder?
Imagem

Deise Garcia

Azathoth escreveu:Putz, nenhum espírita sabe responder?

Responder o que?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Pelo visto, nenhum dos espíritas presentes sabe responder. Ficam apenas nos chamando de burros ou de preguiçosos que não querem estudar a tal da "doutrina espírita"; ou dizem, "brilhantemente", que não adianta responder porque viremos com mais perguntas.

Ou então eles estão de má vontade e não querem compartilhar seus conhecimentos conosco (mas acho esta segunda hipótese altamente improvável...)

Deise Garcia

Fernando Silva escreveu:Pelo visto, nenhum dos espíritas presentes sabe responder. Ficam apenas nos chamando de burros ou de preguiçosos que não querem estudar a tal da "doutrina espírita"; ou dizem, "brilhantemente", que não adianta responder porque viremos com mais perguntas.

Ah vai, Nandoooo! Você sabe que ninguem aprende nada em fórum, né? Aliás aqui é o maior meio de desaprendizagem.

Ou então eles estão de má vontade e não querem compartilhar seus conhecimentos conosco (mas acho esta segunda hipótese altamente improvável...)

Tenho certeza que nem você acredita nisso! Mas posso te dar uma dica. Por exemplo, o aracnídeo você não vai precisar evocar porque já tem um encarnado entre nós. Trabalho reduzido, agora só resta pesquisar as montanhas.

Deise Garcia

Cê viu que lindo que eu quotei? Aprendi com seu tio! :emoticon12: :emoticon12:

Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Deise Garcia escreveu:Cê viu que lindo que eu quotei? Aprendi com seu tio! :emoticon12: :emoticon12:

Se até você conseguiu aprender a quotar neste fórum, então como você diz que eu não vou conseguir aprender nada?

Claro que para isto é preciso que haja alguém que saiba as respostas :emoticon16:

Deise Garcia

Fernando Silva escreveu:
Deise Garcia escreveu:Cê viu que lindo que eu quotei? Aprendi com seu tio! :emoticon12: :emoticon12:

Se até você conseguiu aprender a quotar neste fórum, então como você diz que eu não vou conseguir aprender nada?

Até eu? Isso me parece uma atitude discriminatória.

Claro que para isto é preciso que haja alguém que saiba as respostas :emoticon16:

Responderei a todas, desde que sejam perguntas que até minha inteligência possa compreender.

Até!

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Deise Garcia escreveu:
Responderei a todas, desde que sejam perguntas que até minha inteligência possa compreender.

Até!

Qual é o antonimo de vivo?

Quanto é 1 + 1?

Depois continuamos.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Deise Garcia

O ENCOSTO escreveu:
Deise Garcia escreveu:

Até!

Qual é o antonimo de vivo?
Você?

Quanto é 1 + 1?
Você mais o zé pilintra!

Depois continuamos.

Tá legal!

videomaker

Fernando Silva escreveu:Pelo visto, nenhum dos espíritas presentes sabe responder. Ficam apenas nos chamando de burros ou de preguiçosos que não querem estudar a tal da "doutrina espírita"; ou dizem, "brilhantemente", que não adianta responder porque viremos com mais perguntas.

Vamos lá : Mineral e vegetal NÃO TEM ESPIRITO !

Precisa repetir ? sabido .

francioalmeida
Contato:

Deise Garcia escreveu:
francioalmeida escreveu:Não consigo entender mais nada, ora pedras têm espíritos, ora não têm.

Minerais têm espíritos?

Os minerais evoluem?

Eles possu em espírito?

Essa coisa de querer saber apenas Sim ou Não, não funciona porque obviamente surgirão outras perguntas! Que tal ler os livros da codificação? Por isso que tem um monte de ex espíritas por aqui!

Sim Deise, sei que responder apenas sim ou não, não é suficiente, porém nem isso estou conseguindo nesse tópico.

Não conheço esse tal livros da codificação, mas vou tentar encontra algo sobre.

Minha intenção e resolver questionamentos simples referente ao artigo do post, que se refere a minerais e vegetais numa visão um tanto diferente da qual eu conheço.

É tão complicado assim esse assunto? :emoticon20:

francioalmeida
Contato:

videomaker escreveu:Vamos lá : Mineral e vegetal NÃO TEM ESPIRITO !

Precisa repetir ? sabido .[/color]

Então o que esse parágrafo quer dizer quando fala que a "alma" animal já passou pelo reino mineral e pelo reino vegetal.

Alma não é igual espírito? Então o que é espírito? O que é alma?

Esse artigo é uma farsa?

Trancado