O Caso dos R$100,00
- Res Cogitans
Re: Re.: O Caso dos R$100,00
Deise Garcia escreveu:Isto está me parecendo aquele caso dos R$ 5,00 do super mercado do VM.![]()
Bem, eu estou levantando discussões sobre economia comportamental e psicologia econômica, simplesmente os assuntos que renderam o Nobel de Economia a Daniel Kahneman (Departmento de Psichologia,Universidade Princeton) e Vernon L. Smith (Centro Interdisciplinar de Ciências Econômicas; Universidade George Mason); em virtude de seus estudos oferecerem outro paradigma econômico.
Mas não esperava mesmo que vc soubesse a diferença.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
Res Cogitans escreveu:Fernando Silva escreveu:Res Cogitans escreveu:Ou seja, o valor da sacrifício de ir até o outro lado da cidade "valia a pena" em uma circunstância mas não em outra, embora o valor absoluto deste sacrifício seja o mesmo.
Mas as pessoas são diferentes.
A pessoa que compra um carro de 60 mil não iria até o outro lado da cidade para economizar 100 reais num MP3, mas essa economia pode ser importante para alguém que está contando moedinhas para comprar o MP3 (e nunca comprará o carro).
Não Fernando, as pessoas não são diferentes. A pergunta é focada somente em vc. Se não gosta do exemplo do carro, que seja uma casa...e que esse dinheiro seja a soma do dinheiro que vc economizou toda sua vida mais o dinheiro dos seus pais. Isso é supérfluo a questão.
Se eu tiver dinheiro de sobra, talvez circule pelas lojas de um shopping atrás de um preço menor, mas é provável que eu ache que o esforço de viajar por 2 horas é demais para se economizar apenas 100 reais.
Se eu estiver passando fome, a coisa toda muda.
O valor absoluto dos 100 reais não muda, o que muda é a importância que eu dou à quantia.
Talvez o que você queira dizer é que eu me recusaria a dar 100 reais por um cafezinho mas daria 60100 em vez de 60000 por um carro sem pechinchar.
Re.: O Caso dos R$100,00
Eu consigo mais de R$ 100,00 de desconto na compra de um carro 0 Km... 100 pilas é muito pouco desconto, negociando dá para arrumar um desconto maior mais emplacamento, licenciamento e seguro "de brinde". 

- Res Cogitans
Fernando Silva escreveu:Se eu tiver dinheiro de sobra, talvez circule pelas lojas de um shopping atrás de um preço menor, mas é provável que eu ache que o esforço de viajar por 2 horas é demais para se economizar apenas 100 reais.
Fernando,
O comprador do MP3 e do carro/casa de milhares de reais é o mesmo! Ele não ficou rico de uma hora pra outra nem tá cagando dinheiro. Ele pode inclusive comprar numa semana o MP3 e depois descobrir, na semana seguinte, que poderia comprar um carro R$100,00 mais barato na loja ao lado. Todo dinheiro da sua conta corrente naquele mês poder o preço do carro/casa + preço do MP3.
Se eu estiver passando fome, a coisa toda muda.
O valor absoluto dos 100 reais não muda, o que muda é a importância que eu dou à quantia.
A pessoa é a mesma e tem as mesmas condições financeiras nas duas situações. Ela não pode achar que o esforço vale e não vale R$100,00. O ESFORÇO é o MESMO e a quantia é a MESMA. E a pessoa É a mesma. É tão difícil isso? Foi justamente estudando e desenvolvendo modelos para prever estes tipos de comportamento considerados 'irracionais' pela economia, que Daniel Kahneman ganhou o prêmio Nobel de Economia.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.
Res Cogitans escreveu:Não Fernando, as pessoas não são diferentes. A pergunta é focada somente em vc. Se não gosta do exemplo do carro, que seja uma casa...e que esse dinheiro seja a soma do dinheiro que vc economizou toda sua vida mais o dinheiro dos seus pais. Isso é supérfluo a questão.
Na prática, creio que muita gente faria a viagem de duas horas para obter R$ 100,00 de desconto na compra de um MP3, mas ignoraria os mesmos R$ 100,00 na compra de um carro. Em números absolutos, o esforço e a economia são os mesmos. Creio que no exercício proposto, somos conduzidos, quase inconscientemente, pelo fator psicológico. Se você pretende comprar algo por 300 reais e descobre que pode comprar por 200, a sensação de economia é muito grande, visto que em termos percentuais obteve-se, de fato, um grande desconto. Em relação ao 60.000 reais do carro, 100 não significam praticamente nada e ninguém se daria ao trabalho de empreender uma viagem demorada por uma diferença tão irrisória.
Mas a questão não deixa de ser interessante. Ela expõe a relatividade de nossa escala de valores.
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Res Cogitans escreveu:A pessoa é a mesma e tem as mesmas condições financeiras nas duas situações. Ela não pode achar que o esforço vale e não vale R$100,00. O ESFORÇO é o MESMO e a quantia é a MESMA. E a pessoa É a mesma. É tão difícil isso?
Entendi aonde você quer chegar, mas o fato é que uma mesma pessoa pode reagir de forma diferente conforme o caso.
Res Cogitans escreveu:Foi justamente estudando e desenvolvendo modelos para prever estes tipos de comportamento considerados 'irracionais' pela economia, que Daniel Kahneman ganhou o prêmio Nobel de Economia.
Exatamente. Ela deveria dar a mesma importância aos 100 reais nos dois casos, mas não é que acontece. Por isso é que é irracional.
Por isso é que eu disse que recusaria um cafezinho por 100 reais mas aceitaria pagar mais 100 reais por um carro de 60 mil.
Não é racional, mas talvez eu o fizesse.
- Res Cogitans
Ufa...entenderam. Assim que der eu mostro exemplos mais curiosos de economia comportamental.
- Apáte
- Contato:
Só pra encher o saco: Na minha cidade, em duas horas você conhece todas as casas 

"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi
- Apáte
- Contato:
A resposta é:
Talvez.
Não.
Talvez.
Não.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi