de onde veio a recriminação à nudez das religiões?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
o anátema

de onde veio a recriminação à nudez das religiões?

Mensagem por o anátema »

Me refiro a uma explicação "laica", se houver, não algo como "e deus arrebentará a cabeça daqueles que a pele abaixo do pescoço expuserem" ou o que for. A menos que seja relevante as passagens de livros para parte da explicação. Só as passagens não acho que me diriam nada, não me dizem porque ser contra a nudez em vez de a favor ou contra usar a mão direita ou esquerda.

Essa recriminação surgiu independentemente em diversas religiões, ou tem origem comum?
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Ben Carson
Contato:

Mensagem por Ben Carson »

Ora, ímpio, a explicação é fácil. Não tem mistério nenhum.

Todos sabemos que a excitação sexual da parte masculina de nossa espécie é visual. Também é fato que muitas religiões valorizam a monogamia. Aí temos o caso de um respeitado e respeitador cidadão casado, que tenta ser fiel à sua esposa, e que, ao sair à rua, se depara com belas fêmeas praticamente nuas. A tarefa fica mais difícil, não? Se peca nem que seja em pensamento.

Mas, conforme o Evangelho, cobiçar a mulher do próximo em pensamento também é adultério. Ou seja, desejar cometer um pecado, mas não cometê-lo devido às inconveniências sociais que o mesmo acarretaria, não muda a situação, já que o ato só não foi praticado por falta de oportunidade. Acrescente a isso o conceito de que não devemos servir de pedra de tropeço ao nosso semelhante e a receita do bolo está pronta. A mulher ao se expor estaria provocando pensamentos e desejos pecaminosos em seus semelhantes. Seria assim cúmplice dos pecados cometidos por aqueles que ela tentou. Para evitar essa possibilidade, cabe a ela se resguardar. Esse é o raciocínio básico que recomenda o recato na idumentária feminina.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!

Diálogo Universitário, Jesus Voltará, Primeira Leitura, E Agora?

Ben Carson
Contato:

Ora, ímpio, a explicação é fácil. Não tem mistério nenhum.

Todos sabemos que a excitação sexual da parte masculina de nossa espécie é visual. Também é fato que muitas religiões valorizam a monogamia. Aí temos o caso de um respeitado e respeitador cidadão casado, que tenta ser fiel à sua esposa, e que, ao sair à rua, se depara com belas fêmeas praticamente nuas. A tarefa fica mais difícil, não? Se peca nem que seja em pensamento.

Mas, conforme o Evangelho, cobiçar a mulher do próximo em pensamento também é adultério. Ou seja, desejar cometer um pecado, mas não cometê-lo devido às inconveniências sociais que o mesmo acarretaria, não muda a situação, já que o ato só não foi praticado por falta de oportunidade. Acrescente a isso o conceito de que não devemos servir de pedra de tropeço ao nosso semelhante e a receita do bolo está pronta. A mulher ao se expor estaria provocando pensamentos e desejos pecaminosos em seus semelhantes. Seria assim cúmplice dos pecados cometidos por aqueles que ela tentou. Para evitar essa possibilidade, cabe a ela se resguardar. Esse é o raciocínio básico que recomenda o recato na idumentária feminina.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Eca !!!

Bjs

Sr. Incógnito

Re.: de onde veio a recriminação à nudez das religiões?

Mensagem por Sr. Incógnito »

Não sabia que algumas religiões e recriminam a nudez... Você pode me citar uma?
Obrigado

Ben Carson
Contato:

Ufa! O fórum hoje está uma lesma. Está um suplício postar qualquer coisa. Só vou tentar mais uma vez.

A não ser que você esteja perguntando qual é a origem da nudez em si (e não da repressão a ela), ou seja, do conceito de que certas partes do corpo devem ser escondidas.

Mas não creio que seja isso, pois alguém com os fartos conhecimentos biológicos que você tem já deve conhecer essas explicações. Do ponto de vista psicológico, um atrativo oculto ou apenas insinuado é mais eficiente do que totalmente exposto. E quanto a quais partes do corpo feminino são atraentes aos homens e por quê também não preciso explicar. Já se publicou muito a respeito disso.

Mas, do ponto de vista religioso cristão, a nudez existe porque o ser humano foi criado assim. Programado para não achar normal a exposição de todo o corpo diante de todo mundo.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!

Ben Carson
Contato:

Ufa! O fórum hoje está uma lesma. Está um suplício postar qualquer coisa. Só vou tentar mais uma vez.

A não ser que você esteja perguntando qual é a origem da nudez em si (e não da repressão a ela), ou seja, do conceito de que certas partes do corpo devem ser escondidas.

Mas não creio que seja isso, pois alguém com os fartos conhecimentos biológicos que você tem já deve conhecer essas explicações. Do ponto de vista psicológico, um atrativo oculto ou apenas insinuado é mais eficiente do que totalmente exposto. E quanto a quais partes do corpo feminino são atraentes aos homens e por quê também não preciso explicar. Já se publicou muito a respeito disso.

Mas, do ponto de vista religioso cristão, a nudez existe porque o ser humano foi criado assim. Programado para não achar normal a exposição de todo o corpo diante de todo mundo.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!

Flavio Costa
Contato:

Re: de onde veio a recriminação à nudez das religiões?

Mensagem por Flavio Costa »

ímpio escreveu:Essa recriminação surgiu independentemente em diversas religiões, ou tem origem comum?

Não acho que as religiões, de maneira geral, recriminem a nudez. Fora no Islã, onde existe uma indumentária feminina que é bem rígida em alguns países, de maneira geral as mulheres são bastante livres para se vestirem (ou não) como quiserem.

No mito do jardim do Éden temos que depois que o casal comeu o fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal tiveram vergonha e cobriram os órgãos genitais com folhas de parreira. Mas não foi Deus que proibiu a nudez, foram eles que assim quiseram.

Da mesma forma, me parece que a rejeição a nudez vem da moral das sociedades e não tem procedência religiosa, sendo que os religiosos, ferrenhos defensores dos "bons costumes", procuram impor este dentre vários outros códigos sociais de cunho moral.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

Bom... eu nunca vi padre abençoando praia de nudismo. :emoticon12:

Apáte
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Apáte »

Não duvido que em algumas regiões muito frias se dizia: "Quem andar nu, deus punirá com a morte por puro bom senso para as pessoas não fazerem." O sujeito que ousasse a fazer isso morreria mesmo, aí vinha a "prova" dos teístas: "Tá aí, ó, pra todo mundo vê!"
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

marta

Mensagem por marta »

Eu acho que é porque as freiras são umas mocréias e os padres têm o pinto pequeno. Deve ser isso.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Hrrr

Re: Re.: de onde veio a recriminação à nudez das religiões?

Mensagem por Hrrr »

marta escreveu:Eu acho que é porque as freiras são umas mocréias e os padres têm o pinto pequeno. Deve ser isso.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL... :emoticon266:

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...

plante uma arvore por dia com um clic

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

marta escreveu:Eu acho que é porque as freiras são umas mocréias e os padres têm o pinto pequeno. Deve ser isso.

:emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

o anátema

Mensagem por o anátema »

Ben Carson escreveu:Ora, ímpio, a explicação é fácil. Não tem mistério nenhum.

Todos sabemos que a excitação sexual da parte masculina de nossa espécie é visual.

É verdade, mas ao mesmo tempo, nem tanto, há possibilidade de controle, como um monte de índios, americanos e africanos, que vivem praticamente nus.

Acho que se tem algo a ver com excitação sexual deve ter sido para cima da linha do equador que começou, primeiramente com a criação do hábito de roupas, e a partir daí o desenvolvimento psicológico da associação de nudez com sexo. Parece plausível.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Anna
Gênero: Feminino

Mensagem por Anna »

quáquáquá!
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

Na minha opinião é que a nudez estimula ao sexo.
Oras, é sabido que sexo gera prazer e que pessoas sentindo prazer tendem a ficar mais alegres e libertas... por outro lado o sofrimento e a tristeza geram a obediência. Dai a necessidade dos religiosos 'travarem' a nudez... é mais fácil fazer um sofrente tristonho te obedecer do que um sujeito alegre.
É tudo questão do controle e poder sobre o rebanho de gado.

Pug

Mensagem por Pug »

Sr. Incógnito escreveu:Não sabia que algumas religiões e recriminam a nudez... Você pode me citar uma?
Obrigado

Judaismo, cristianismo, catolocismo, islão e outras

Não me digas que não conheces a tua religião :emoticon5:

Contudo nem todas recriminam a nudez na intimidade, seja o individuo consigo mesmo ou com o seu cônjuge. Temos como exemplo o islão...
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Muitos povos andam nus ou quase e não são mais libertinos que outros.
Acho que a roupa surgiu por necessidade de proteção contra o frio ou o sol. Com isto, criou-se a curiosidade, que não existe entre os povos que sempre andam nus.

Acho que a coisa é psicológica. Por exemplo: se você vê uma mulher de biquini longe da praia, fica excitado. Por outro lado, pouco depois de chegar à praia, são tantas as mulheres de biquini que você nem repara mais, a menos que surja algum monumento. Neste caso, você repara por que é um monumento, não porque esteja seminua.

Trancado