Curiosidade

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
spink
Gênero: Masculino
Contato:

Curiosidade

Mensagem por spink »

Olá

Caso a humanidade seja extinta, qual ser vivo atual teria a capacidade de desenvolver inteligência?
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Euzébio
Contato:

Re.: Curiosidade

Mensagem por Euzébio »

Muito boa pergunta! Também quero saber...

DEUS
Contato:

Re: Curiosidade

Mensagem por DEUS »

penna escreveu:Olá

Caso a humanidade seja extinta, qual ser vivo atual teria a capacidade de desenvolver inteligência?

Depende do que você considera inteligência...
http://www.ateus.net/artigos/historia/j ... xistiu.php

[ignore user]
Cabeção
DEUS(ha!)
[/ignore user]

Dante, the Wicked

Mensagem por Dante, the Wicked »

Com o tempo suficiente, qualquer um.
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

Tranca

Mensagem por Tranca »

Acho que os lemures. Ou a lagartixa de rabo pintado.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Alenônimo
Contato:

Mensagem por Alenônimo »

Sei lá... Os mórmons? Nah... Seria pedir demais...

spink
Contato:

Mensagem por spink »

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Tinha uma discussão no extinto fórum da STR sobre a hipótese de cetáceos retornarem ao ambiente terrestre.
Imagem

spink
Contato:

Re: Re.: Curiosidade

Mensagem por spink »

Azathoth escreveu:Tinha uma discussão no extinto fórum da STR sobre a hipótese de cetáceos retornarem ao ambiente terrestre.

Excetuando-se a de Brasília :emoticon16: , eu já ouvi falar que poderiam ser as lulas.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Essa é a típica especulação sensacionalista e pouco científica. No Discovery eles mostraram uma série feita por CG, onde as lulas se tornavam algo parecido com primatas.

Esse é o tipo de cenário onde é impossível fazer uma previsão de longo prazo, não sem conhecer as mudanças climáticas e geográficas e todos os outros milhões de fatores particulares que determinam o curso da evolução. No final, foi apenas exibicionismo e ficção mesmo. Até divertida, olhando por esse lado..
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

É divertido como exercício mental.
Imagem

Tranca

Mensagem por Tranca »

Pra falar a verdade, ante uma grande catástrofe, só os Testemunhas de Jeová e os Mórmons sobreviveriam, pois seria arrebatados.

Sombra XK e Abmael podem dormir tranqüilos.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

o anátema

Mensagem por o anátema »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Essa é a típica especulação sensacionalista e pouco científica. No Discovery eles mostraram uma série feita por CG, onde as lulas se tornavam algo parecido com primatas.

Esse é o tipo de cenário onde é impossível fazer uma previsão de longo prazo, não sem conhecer as mudanças climáticas e geográficas e todos os outros milhões de fatores particulares que determinam o curso da evolução. No final, foi apenas exibicionismo e ficção mesmo. Até divertida, olhando por esse lado..

Mas dá para além de ser um pouco divertido, ajudar a entender o que evolução é e o que não é. Por exemplo, é mais provável que qualquer animal ficasse inteligente do que surgir uma raça de "entes", árvores inteligentes...

E que poderia ser que cefalópodes desenvolvessem inteligência, e chimpanzés, se ainda existissem, ficassem mais ou menos como estão, porque os seres não vão "rumo à inteligência". E ficando inteligentes, não significa que seriam necessariamente humanóides, que também é uma idéia popular corrente.

Todos os ETs que as pessoas acreditam existir são geralmente retratados como humanóides, quando a inteligência humanóide é fruto de uma história que no começo não tinha nada a ver com ser humanóide, era só um peixe com nadadeiras lobadas.

Mas sei lá se acaba sendo tão útil nesses casos... se há quem acredite em hibridização de pessoas e ETs... e a série nem tentou ter esse enfoque, meio que já assumiu que as pessoas já soubessem disso tudo e só fez os efeitos especiais....
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Cristiano

Mensagem por Cristiano »

bom, para mim, o próximo estágio na evolução da Terra vai ser o sintético, o artificial. IA está a um passo de se tornar realidade, bastando poder computacional para surgir aplicações "iradas" para ela.
É meio Matrix, mas há muitas chances para um futuro assim.

Euzébio
Contato:

Mensagem por Euzébio »

Sendo ignorante no assunto, eu suponho que os animais que estão mais próximos do homem são os que têm maior chance de substitui-los.

Sendo assim, cães, gatos, cavalos, galinácios, bovinos e... porcos, isso mesmo, os porcos.

Daí eles diriam: todos os bichos são iguais, mas os porcos são mais iguais que os outros!

Já tem um no poder:

Imagem

Hehehehe...

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Aposto nos ratos. Eles já tem uma sociedade coletiva muito interessante.
Vide Brasília.
Ops, estou falando do Congresso, Ok.
Imagem

aknatom

Mensagem por aknatom »

Cristiano escreveu:bom, para mim, o próximo estágio na evolução da Terra vai ser o sintético, o artificial. IA está a um passo de se tornar realidade, bastando poder computacional para surgir aplicações "iradas" para ela.
É meio Matrix, mas há muitas chances para um futuro assim.

Esse mito da IA precisa ser superado rapidamente... o mais perto de IA que temos são redes neurais, que só fazem uma coisa: memorizam padrões através de fórmulas matemáticas com n variáveis.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Trancado