Apáte escreveu:marta escreveu:Mesmo que a veja estponha NOTÍCIAS sobre o governo Mula, os esquerdinhas lesados vão reclamar que ela está sendo parcial. Está sendo o caralho! As notícias que temos dessa merda de governo são péssimas, doa a quem doer. São só os fatos, se possível, encareo-os.
Hum... a coisa mais comum é manipular notícias apresentando fatos que são verdadeiros mas enfatizando apenas uma ou outra circunstância, de acordo com a interpretação do autor ou do veículo, quando existem outras circunstâncias tão determinantes quanto aquelas e contraditórias quanto a essa interpretação, omitidas na notícia.
Ou ainda anunciar determinados fatos que são verdadeiros e omitir outros fatos anteriores, concomitantes ou posteriores àquele fato que o contradizem, o tornam ambíguo ou revelam outras possíveis interpretações do mesmo.
Portanto, o fato apresentado pode ser verdadeiro, mas a conclusão da notícia pode ser falsa.
Eu não me lembro de já ter lido alguma notícia completa na Veja, mas também antipatizo com essa revista. Nas vezes que folheei sempre achei que ela fazia uma manipulação ideológica muito cretina. Me lembro de uma que rolou aqui em casa com "os santos do capitalismo" numa das chamadas de capa e que só olhar aquilo me irritou. Falava de Bill Gates e de outros milionários e de suas relações e apoio à filantropia, com auréolas nas fotos deles e tudo. Todo jornalista sabe que o que se escreve exerce impacto e influência no leitor, e que usar de tal ou tal associação de palavras ou imagens pode induzir o leitor a uma conclusão, ao invés de permití-lo concluir por si mesmo. Chamar Gates e os outros da matéria de "santos" e colocar auréolas neles é associar o capitalismo ao que as pessoas interpretam como bom, digno, valoroso e admirável. Eu posso perfeitamente compreender que a Veja apoie ideologicamente o capitalismo, mas acho esse tipo de associação imbecilóide uma escrotidão com os leitores.
O que eu entendo que as pessoas criticam na Veja é que ela não se chama de imprensa panfletária, partidária ou ideológica e aje como uma. Se a gente compra uma Caros Amigos, a gente sabe que está comprando um veículo de expressão esquerdista. Nós queremos ler textos, interpretações e conclusões esquerdistas, e entrevistas com esquerdistas. Não haveria problema se todos estivessem cientes de que a Veja é um contraponto ao esquerdismo, uma revista direitista, teísta, capitalista, etc, mas não é assim que ela vende seu peixe. Ela é considerada pelas massas um veículo de imprensa como a maioria, sem filiações ideológicas, quando não é. Pra se saber o que a Veja realmente defende com o coração, temos que ser mais cultos e mais perspicazes que a maioria, quando não deveria ser assim.