Criacionismo nas escolas. Um tiro pela culatra?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
emmmcri
Gênero: Masculino

Re: Re.: Criacionismo nas escolas. Um tiro pela culatra?

Mensagem por emmmcri »

o anátema escreveu:
emmmcri escreveu:
O Bendito...
Em relação a isso aqui:
"TEM TODA RAZÃO EMMCRI, E COLOCOU UMA ÓTIMA REFUTAÇÃO DA "TEORIA" - SÓ UMA TEORIA, NÃO FATO, O NOME JÁ DIZ - DA EVOLUÇÃO: ESSAS DISCORDÂNCIAS DAS EXTRAPOLAÇÕES. COMO É QUE PODE SER VERDADE QUE TODOS OS SERES DESCENDEM DE UM ANCESTRAL COMUM SE NÃO SE SABE EXATAMENTE QUAL A ÁRVORE GENEALÓGICA DE TODOS OS SERES, NOS MÍNIMOS DETALHES?"

Pera lá... existe algum cálculo de probabilidades feito avaliando-se a possibilidade de que toda a biodiversidade tenha sido gerada a partir de um único organismo primitivo???Se conhece post aqui. :emoticon12: :emoticon12:
Mas... eu já antecipo a resposta Não! :emoticon12:
Icsto non ecxiste!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

eu não sei como os criacionistas ainda me levam a sério!!!!!

essas coisas que eu falo fingindo passar por evolucionista são só brincadeira mesmo!!!

é claro que a origem da vida tem que ser conhecida exatamente para se saber como ela evoluiu!!!!!!

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Tal como só podemos saber os movimentos físicos de uma maçã se antes soubermos de que macieira ela veio!!!!

Como só podemos saber se alguém foi ou não à faculdade se soubermos quem são seus pais e avós!!!!!!!!

Até que não se saiba exatamente de que macieira a maçã veio, tudo que podemos dizer é que ela está lá!!! Nõa que veio de uma macieira qualquer, só porque todas as maçãs que conhecemos vêm de macieiras!!!!!!! Isso seria extrapolação, e isso não é científico, tem outro nome: dogma. Dogma darwinista ortodoxo.

Se não se sabe exatamente de que macieira supostamente veio a maçã, é no mínimo tão válido propor que ela foi criada ex-nihilo, do nada, por meios que ainda desconhecemos.

Da mesma forma, os seres talvez não tenham sido todos descendentes uns dos outros como parecem ser pelas nossas observações limitadas (eu por exemplo, nunca assisti o parto de um ornitorrinco para confirmar se eles nascem/eclodem dos ovos mesmo....)

Talvez a descendência seja um fenômeno recente, não podemos extrapolar para o passado, só porque hoje costuma ser assim - pelo pouco que podemos ver, não vemos todos os supostos "nascimentos" darwinistas.

Assim, se a descendência como fator de originação dos seres é mera extrapolação e especulação, é mesmo que aceitamos que isso seja possível sem ter observado todos os nascimentos, é igualmente provável que os seres não tenham qualquer parentesco.

Mesmo que todos os seres tenham o mesmo código genético. Isso não implica em descendência.

Ora, as pedras por exemplo, talvez também tenham o mesmo "código pétrio", são quimicamente muito similares, mas ninguém propõe que elas sejam aparentadas!!!!!!!!! Uma pedra dando luz à outra!!!!

:emoticon 12: :emoticon 12: :emoticon 12: :emoticon 12: :emoticon 12:

E a possibilidade de organização em uma única arvore genealógica dos seres, como disse antes, pode ser só coincidência mesmo - mais ou menso como você pode encontrar um sósia seu na rua, que não é seu irmão.

Ou pode ser parte da armação evolucionista que exterminou impiedosamente todos os milhões de seres com códigos genéticos diferentes, ou outras formas de bioquímica totalmente diferentes, ou que tinham características quiméricas, intermediárias entre os grupos que não deveriam ter intermediários, segundo a árvore genealógica que eles desenharam arbitrariamente!!!

Deixando viver por apenas os seres com os quais é possível sustentar essa farsa.

Senão como explicar que não há raças de cães com asas hein? Como???? Só se os evolucionistas mataram todos os cães com asas, para que parecessem que são todos aparentados!!!!!!

emmcri escreveu: Conheces modelos que descrevam a origem da vida sem recorrerem a um catatau especulativo??
Post aqui também, sem catatau especulativo e extrapolativo. :emoticon12:
E nào venha ad nauseaum dizer que este não é um problema da evolução. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Claro que não conheço!!!!

É tudo absurdo que eles quere inventar apenas para tentarem provar que os seres não vieram do barro!!!!

Me diz uma coisa, você já conheceu algum escultor ou artista que tivesse feito suas esculturas com aminoácidos e bioquímica formada abióticamente? Eu não.

As esculturas - que são muito mais parecidas com os seres vivios do que essa "sopa knorr química" evolucionista - são feitas de barro, em muitos casos.

Principalmente na ocasião da origem da vida, onde provavelmente não haveria outros mateiriais à disposição, à venda nas lojas.

O que importa então que nós somos compostos dessa mesma química que pode ter origem em grande parte abiótica, e que tem as mesmas propriedades fora dos seres vivos do que dentro deles?

Se não se sabe exatamente como essa química veio a se organizar para se formar de repente por puro acaso a primeira ameba, tataravó de todos nós (não minha!!!!), e mesmo assim quer se sustentar isso como fato, também devemos por lógica poder afirmar como fato a hipótese de estátuas de barro virarem seres vivos.

Não se sabe como qualquer um dos dois pode gerar os seres vivos, então são duas hipóteses de abiogênese de igual valor científico.

Eu estou pedindo algo simples,a te tem que passar pelo crivo matemático/estatístico,vamos... Se esforce...

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

o anátema

Mensagem por o anátema »

delete
Editado pela última vez por o anátema em 30 Nov 2005, 10:47, em um total de 1 vez.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

o anátema escreveu:
emmmcri escreveu:
O Bendito...
Em relação a isso aqui:
"TEM TODA RAZÃO EMMCRI, E COLOCOU UMA ÓTIMA REFUTAÇÃO DA "TEORIA" - SÓ UMA TEORIA, NÃO FATO, O NOME JÁ DIZ - DA EVOLUÇÃO: ESSAS DISCORDÂNCIAS DAS EXTRAPOLAÇÕES. COMO É QUE PODE SER VERDADE QUE TODOS OS SERES DESCENDEM DE UM ANCESTRAL COMUM SE NÃO SE SABE EXATAMENTE QUAL A ÁRVORE GENEALÓGICA DE TODOS OS SERES, NOS MÍNIMOS DETALHES?"

Pera lá... existe algum cálculo de probabilidades feito avaliando-se a possibilidade de que toda a biodiversidade tenha sido gerada a partir de um único organismo primitivo???Se conhece post aqui. :emoticon12: :emoticon12:
Mas... eu já antecipo a resposta Não! :emoticon12:
Icsto non ecxiste!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

eu não sei como os criacionistas ainda me levam a sério!!!!!

essas coisas que eu falo fingindo passar por evolucionista são só brincadeira mesmo!!!

é claro que a origem da vida tem que ser conhecida exatamente para se saber como ela evoluiu!!!!!!

Tal como só podemos saber os movimentos físicos de uma maçã se antes soubermos de que macieira ela veio!!!!

Como só podemos saber se alguém foi ou não à faculdade se soubermos quem são seus pais e avós!!!!!!!!

Até que não se saiba exatamente de que macieira a maçã veio, tudo que podemos dizer é que ela está lá!!! Não que veio de uma macieira qualquer, só porque todas as maçãs que conhecemos vêm de macieiras!!!!!!! Isso seria extrapolação, e isso não é científico, tem outro nome: dogma. Dogma darwinista ortodoxo.

Se não se sabe exatamente de que macieira supostamente veio a maçã, é no mínimo tão válido propor que ela foi criada ex-nihilo, do nada, por meios que ainda desconhecemos.

No fundo, as duas hipóteses não sabem de onde a maçã veio, mas a hipótese da descendência vêm do dogma extrapolativo, enquanto a criação ex-nihilo traz liberdade e renovação tão benéfica à ciência.

Da mesma forma, os seres talvez não tenham sido todos descendentes uns dos outros como parecem ser pelas nossas observações limitadas (eu por exemplo, nunca assisti o parto de um ornitorrinco para confirmar se eles nascem/eclodem dos ovos mesmo....)

Talvez a descendência seja um fenômeno recente, não podemos extrapolar para o passado, só porque hoje costuma ser assim - pelo pouco que podemos ver, não vemos todos os supostos "nascimentos" darwinistas.

Assim, se a descendência como fator de origem dos seres é mera extrapolação e especulação, é mesmo que aceitamos que isso seja possível sem ter observado todos os nascimentos, é igualmente provável que os seres não tenham qualquer parentesco.

Mesmo que todos os seres tenham o mesmo código genético. Isso não implica em descendência.

Ora, as pedras por exemplo, talvez também tenham o mesmo "código pétrio", são quimicamente muito similares, mas ninguém propõe que elas sejam aparentadas!!!!!!!!! Uma pedra dando luz à outra!!!!

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

E a possibilidade de organização em uma única arvore genealógica dos seres, como disse antes, pode ser só coincidência mesmo - mais ou menso como você pode encontrar um sósia seu na rua, que não é seu irmão.

Ou pode ser parte da armação evolucionista que exterminou impiedosamente todos os milhões de seres com códigos genéticos diferentes, ou outras formas de bioquímica totalmente diferentes, ou que tinham características quiméricas, intermediárias entre os grupos que não deveriam ter intermediários, segundo a árvore genealógica que eles desenharam arbitrariamente!!!

Deixando viver por apenas os seres com os quais é possível sustentar essa farsa.

Senão como explicar que não há raças de cães com asas hein? Como???? Só se os evolucionistas mataram todos os cães com asas, para que parecessem que são todos aparentados!!!!!!

emmcri escreveu: Conheces modelos que descrevam a origem da vida sem recorrerem a um catatau especulativo??
Post aqui também, sem catatau especulativo e extrapolativo. :emoticon12:
E nào venha ad nauseaum dizer que este não é um problema da evolução. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Claro que não conheço!!!!

É tudo absurdo que eles quere inventar apenas para tentarem provar que os seres não vieram do barro!!!!

Me diz uma coisa, você já conheceu algum escultor ou artista que tivesse feito suas esculturas com aminoácidos e bioquímica formada abióticamente? Eu não.

As esculturas - que são muito mais parecidas com os seres vivios do que essa "sopa knorr química" evolucionista - são feitas de barro, em muitos casos.

Principalmente na ocasião da origem da vida, onde provavelmente não haveria outros mateiriais à disposição, à venda nas lojas.

O que importa então que nós somos compostos dessa mesma química que pode ter origem em grande parte abiótica, e que tem as mesmas propriedades fora dos seres vivos do que dentro deles?

Se não se sabe exatamente como essa química veio a se organizar para se formar de repente por puro acaso a primeira ameba, tataravó de todos nós (não minha!!!!), e mesmo assim quer se sustentar isso como fato, também devemos por lógica poder afirmar como fato a hipótese de estátuas de barro virarem seres vivos.

Não se sabe como qualquer um dos dois pode gerar os seres vivos, então são duas hipóteses de abiogênese de igual valor científico.

BENDITO:
Eu estou pedindo algo simples,a te tem que passar pelo crivo matemático/estatístico,vamos... Se esforce...

ESTOU ESPERANDO O CÁLCULO:
Sem falar na Sopinha primordial Knnor. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Editado pela última vez por emmmcri em 30 Nov 2005, 10:17, em um total de 1 vez.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .

Imagem

o anátema

Mensagem por o anátema »

delete
Editado pela última vez por o anátema em 30 Nov 2005, 10:46, em um total de 1 vez.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

emmmcri

Re.: Criacionismo nas escolas. Um tiro pela culatra?

Mensagem por emmmcri »

Estou esperando o cálculo bendito
:emoticon13: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
:emoticon13:
Editado pela última vez por emmmcri em 30 Nov 2005, 10:25, em um total de 1 vez.
VOLTAIRE

Imagem

Gilghamesh
Contato:

Mensagem por Gilghamesh »

emmmcri escreveu:O Imesh a fita se encontra a venda em http://www.criacionismo.com
E ele ensina criacionismo de graça. No site tem um e-mail onde ele responde perguntas.
Prepare-se para se tornar um criacionista...

Pouuuurrrraaaaaa, continuas apresentando provas de ser um completo retardado, cérebro de ostra e nariz de batata! :emoticon12:

Então ele "ensina", usa mímica para isso! :emoticon12:
Só assim prá tentar explicar o improvável! :emoticon12:

Se a fita se encontra "a venda", como pode ser "de graça"? :emoticon12:

Prefiro gastar meu dinheiro em coisas mais úteis, como por exemplo, o útimo CD do BAD RELIGION! :emoticon12:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Gilghamesh escreveu:
emmmcri escreveu:O Imesh a fita se encontra a venda em http://www.criacionismo.com
E ele ensina criacionismo de graça. No site tem um e-mail onde ele responde perguntas.
Prepare-se para se tornar um criacionista...

Pouuuurrrraaaaaa, continuas apresentando provas de ser um completo retardado, cérebro de ostra e nariz de batata! :emoticon12:

Então ele "ensina", usa mímica para isso! :emoticon12:
Só assim prá tentar explicar o improvável! :emoticon12:

Se a fita se encontra "a venda", como pode ser "de graça"? :emoticon12:

Prefiro gastar meu dinheiro em coisas mais úteis, como por exemplo, o útimo CD do BAD RELIGION! :emoticon12:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6

"Se a fita se encontra "a venda", como pode ser "de graça"? :emoticon12: "

Leia de novo talvez você entenda. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
VOLTAIRE

Imagem

Gilghamesh
Contato:

emmmcri escreveu:

Não é preciso! :emoticon12:
Vc é que não entendeu o "espírito" da coisa! :emoticon12:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Gilghamesh escreveu:
emmmcri escreveu:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6

:emoticon5: :emoticon5: :emoticon5:
VOLTAIRE

Imagem

Gilghamesh
Contato:

emmmcri escreveu:
Gilghamesh escreveu:
emmmcri escreveu:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6

:emoticon5: :emoticon5: :emoticon5:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Sois Groo? :emoticon12:

Tú é meio devagar...

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

o anátema

Mensagem por o anátema »

emmmcri escreveu:Estou esperando o cálculo bendito

eles nunca vão dar....

como eu disse, a ancestralidade comum universal é assumida dogmaticamente por que o único modo que se observou os seres vivos surgirem é a biogênese, nascerem uns dos outros, serem descendentes!!!!

Logo, sem considerar a possibilidade de origem de individuos ex-nihilo, a probabilidade de existência de qualquer ser é assumida como sendo de 100% para a descendência!!!

Mesmo sem nunca provar que quando não estamos vendo surjam de vez em quando seres do nada ou do barro - sem parentesco - sem que saibamos explicar como ou por que!!!!

O evolucionismo no fundo é o medo do desconhecido. Assim a ciência não avança.

Juntam com isso o fato que os seres terem todas as características esperadas pela ancestralidade comum universal, e não as incompatíveis, que seriam muitas e muitas mais, e teoricamente muito mais prováveis.

Mas NÃO PROVAM que isso NÃO PODERIA ser só coincidência!!!!!!

Além disso, pode não ser, como eu disse, talvez os evolucionistas tenham escolhido arbitrariamente uma única arvore genealógica evolutiva dentre todas as outras infinitas igualmente possíveis, e exterminado, extinguido e apadago qualquer traço na face da Terra dos seres que não se encaixam nessa árvore.

Ao mesmo tempo, eles caem em contradição, porque se todos os seres descendem de seres vivos anteriores (só porque nunca vimos outra coisa diferente), de onde veio o primeiro ser vivo? Ah, esse sim, pode ter surgido do barro!!!!

Muita contradição, tudo para negar a bíblia ou outros livros religio-científicos.

www.talkorigins.org

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Cálculo probabilísitisco para quê se as condições são desconhecidas?
Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

o anátema escreveu:
emmmcri escreveu:Estou esperando o cálculo bendito

eles nunca vão dar....

como eu disse, a ancestralidade comum universal é assumida dogmaticamente por que o único modo que se observou os seres vivos surgirem é a biogênese, nascerem uns dos outros, serem descendentes!!!!

Logo, sem considerar a possibilidade de origem de individuos ex-nihilo, a probabilidade de existência de qualquer ser é assumida como sendo de 100% para a descendência!!!

Mesmo sem nunca provar que quando não estamos vendo surjam de vez em quando seres do nada ou do barro - sem parentesco - sem que saibamos explicar como ou por que!!!!

O evolucionismo no fundo é o medo do desconhecido. Assim a ciência não avança.

Juntam com isso o fato que os seres terem todas as características esperadas pela ancestralidade comum universal, e não as incompatíveis, que seriam muitas e muitas mais, e teoricamente muito mais prováveis.

Mas NÃO PROVAM que isso NÃO PODERIA ser só coincidência!!!!!!

Além disso, pode não ser, como eu disse, talvez os evolucionistas tenham escolhido arbitrariamente uma única arvore genealógica evolutiva dentre todas as outras infinitas igualmente possíveis, e exterminado, extinguido e apadago qualquer traço na face da Terra dos seres que não se encaixam nessa árvore.

Ao mesmo tempo, eles caem em contradição, porque se todos os seres descendem de seres vivos anteriores (só porque nunca vimos outra coisa diferente), de onde veio o primeiro ser vivo? Ah, esse sim, pode ter surgido do barro!!!!

Muita contradição, tudo para negar a bíblia ou outros livros religio-científicos.

O Bendito me explique a disposição plano-paralela de camadas que supostamente estiveram expostas às intempéries por zilhões de anos???Ja que o cálculo NADA!! :emoticon12:
Não é estranho isso? :emoticon12:
VOLTAIRE

Imagem

o anátema

Mensagem por o anátema »

Exato!!

E isso claro que refuta as evidências biológicas da acestralidade comum universal!!!!

E até as geológicas, a impressão de eras com respectivas faunas é pura coincidência!!! Tudo porque uns seres flutuam ou afundam diferentemetne de outros no dilúvio!!! Os enormes saurópodos, e seus filhos do tamanho de gatos dométicos, por exemplo, estõa nos mesmos estratos porque tem o mesmo peso, massa e flutuabilidade!!!!

Tem que ter muita fé no ateísmo mesmo para não ver isso, porque a evolução é isso, parte da premissa de que deus não existe!!!!!!

www.talkorigins.org

Gilghamesh
Contato:

é hilário ver o emocricri ou emocore conversando com sua segunda personalidade chamada anátema!! :emoticon12:

Precisa fazer isso, já que ninguém dá atenção pro dupla persona! :emoticon12:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Cristiano

Mensagem por Cristiano »

Ei, alguém pode calcular as chances de cada grão-de-areia estar onde está na praia para mim? É que eu quero refutar a teoria de que as praias surgem naturalmente ao invés de criadas sobrenaturalmente do nada.

Huxley

Mensagem por Huxley »

Quanta desinformação nesse tópico.Não existe "probabilidade de eventos" para teorias científicas,muito menos para se calcular eventos singulares e muito menos ainda vários eventos singulares como essa do emmcri sugeriu.Parece complicado esses termos, mas vou por aqui um trecho dum livro que esclarecerá as coisas.A utilização de probabilidades e estatísticas em hipóteses científicas é muito diferente do que as pessoas pensam.

Vou por aqui um trecho do livro A Lógica da Pesquisa Científica de Karl Popper(p.281 a 286)

"Realmente, se tentarmos deduzir a idéia de uma probabilidade de hipóteses a uma frequência-verdade, que usa o conceito de uma sequência de enunciados, ver-nos-emos confrontados, de imediato,com a indagação: com a referência a que sequência de enunciados pode o valor de uma probabilidade a uma hípótese?[...]Um deles seria o de atribuir a hipótese determinada probabilidade-talvez não muito precisa-com base numa estimativa assentada na divisão do número de testes a que a hípótese já foi submetida pelo número de testes não-realizado.Esse caminho, contudo, também leva a nadaA estimativa a que se faz alusão pode ser calculada de modo preciso e traz como resultado igualar a probabilidade a zero.Caberia, por fim, tentar fundamentar nossa estimativa no quociente do número da divisão do número de testes que levaram a um resultado favorável pelo número de testes que levaram a um número indiferente,isto é a um resultado que não permitiu uma decisão clara[...]Esse último expediente também não leva a nada,ainda que não consideremos o fato de que,recorrendo a essa espécie de estimativa,nos afastamos muito de uma frequência-verdade e de uma probabilidade de eventos.A razão da falha dessa última tentativa está em que a definição sugerida tornaria a probabilidade de uma hipótese irremissivelmente subjetiva:a probabilidade de uma hipótese dependeria da experiência e da habilidade do experimentador e não de resultados objetivamente reproduzíveis [... ]Os enunciados básicos nunca são deduzíveis de enunciados universais apenas.Não podem estes, portanto, ser vistos como como sequências de enunciados básicos.[...]Julgo que devemos considerar totalmente fracassada a tentativa de identificar a probabilidade de hipóteses a uma probabilidade de eventos.Com efeito ambos esses tipos correspondem as pressuposições hipotéticas que por sua vez, nuca se tornam "prováveis": só podem ser corroboradas,no sentido que podem "provar sua qualidadade" sob o fogo-sob o figo de novos testes. [...]Além disso, também não sustento que as hipóteses sejam enunciados verdadeiros, mas que são apenas "conjecturas provisórias"(ou algo semelhante) e essa concepção só pode ser expressa por meio de apreciação dessas hipóteses."

Então, se pergunta, onde fica o papel para as probabilidade estatísticas na ciência?

Obviamente se utiliza mensurações de valores na ciência e elas nunca são exatas(como a constante física da carga do elétron ou a massa do próton).Quando mensurações independentes do mesmo valor entram em conflito, mas isso mão é o fim de tudo.Cientificamente a questão relevante é perguntarmos :"Comparando-se duas mensurações, quanto de discrepância seria um problema para uma teoria?" "Quanto de exatidão deve existir para ser uma confirmação forte?".Cientistas respondem estas questões utilizando probabilidades e estatísticas.É para isso que elas servem.

Quer um exemplo de utilização de estatística na evolução?

Está aqui um gráfico com a distribuição de distâncias genéticas entre o ser humano e os genes do rato. O histograma são baseado em dados reais de 2.019 genes humanos e do rato. A curva contínua mostra a distribuição prevista das distâncias genéticas que supõem uma taxa constante de mutações conhecidas(substituições ~10-9 por sítio por ano)

Imagem
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

o anátema escreveu:Ao mesmo tempo, eles caem em contradição, porque se todos os seres descendem de seres vivos anteriores (só porque nunca vimos outra coisa diferente), de onde veio o primeiro ser vivo? Ah, esse sim, pode ter surgido do barro!!!!

Onde está a contradição?

O surgimento do primeiro ser vivo já está bem explicado. Em breve será reproduzido em laboratório o processo completo (já foi em parte). E aí? O que dirão os criacionistas?

Onde estão as provas a favor dos mitos da criação?

Cristiano

Mensagem por Cristiano »

Se os criacionistas rejeitam a especiação mesmo com uma vasta literatura científica, o que dizer então da Abiogênese... eles vão continuar na mesma, criacionistas são o que são por medo de estarem sós no universo, e medo é tudo menos racional.

DEUS
Contato:

Mensagem por DEUS »

Gilghamesh escreveu:Estamos assistindo tanto nos EUA, quanto no Brasil, uma série de ataques e tentativas de imposição dos criacionistas, pertencentes a uma pequena fatia da religião cristã, para que seja colocada na grade curricular, a teoria sobre a “criação” do mundo, baseada na bíblia.

Me informem. Donde ele consegui esses dados?
http://www.ateus.net/artigos/historia/j ... xistiu.php

[ignore user]
Cabeção
DEUS(ha!)
[/ignore user]

o anátema

Mensagem por o anátema »

Fernando Silva escreveu:
o anátema escreveu:Ao mesmo tempo, eles caem em contradição, porque se todos os seres descendem de seres vivos anteriores (só porque nunca vimos outra coisa diferente), de onde veio o primeiro ser vivo? Ah, esse sim, pode ter surgido do barro!!!!

Onde está a contradição?

O surgimento do primeiro ser vivo já está bem explicado. Em breve será reproduzido em laboratório o processo completo (já foi em parte). E aí? O que dirão os criacionistas?

Onde estão as provas a favor dos mitos da criação?

(eu estava parodiando criacionistas)

Mas ainda assim, não acho que o surgimento da vida esteja "bem explicado", nem mesmo cientificamente. Mas religiosamente, não há "explicação" alguma, diga-se de passagem.

Por não estar "bem explicado", quero dizer que há diversas possibilidades um tanto distintas, mecanismos um pouco diferentes, cenários diferentes, e coisas do tipo. Ou seja, nào se sabe como foi de fato, exceto que a vida incial tem que ter sido simples, tanto pelo retrocesso da complexidade geral na medida que se retrocede no registro fóssil, quanto pela lógica da evolução, quanto pela lógica da física naturalista não-milagrosa.

Simplesmente não poderiam ter brotado os seres direto do barro. Em vez disso, química mais simples - mas que ainda é praticamente a mesma química que nos compõe - teria que ter reagido de alguma forma até eventualmente originar a vida.

Provavelmente, antes disso ocorrer, seria uma espécie de seleção natural não para maior aptidão, mas em direção à algo que poderia se chamar de aptidão. Ou seja, não seriam os conjuntos de elementos químicos que se reproduziriam mais que teriam deixados mais descendentes, mas as reações químicas que resultassem em algo suficientemente parecido com uma reprodução dela própria, que existiriam mais. Eventualmente chegando em algo que consideravelmente se reproduz.

Esse é um dos esquemas lógicos, há outros, que tenham algo em comum. Mas não se sabe qual foi essa química exata, como ocorreu isso. Embora em laboratório já se tenha feito coisas bem interessantes, como ADN que se reproduz sozinho - sem ARN (ou outras enzimas, acho, mas talvez sim com outras enzimas, só sem ARN). E isso não foi "inventado", projetado no laboratório. Foi feita seleção de variações aleatórias.

www.talkorigins.org

Gilghamesh
Contato:

DEUS escreveu:
Gilghamesh escreveu:Estamos assistindo tanto nos EUA, quanto no Brasil, uma série de ataques e tentativas de imposição dos criacionistas, pertencentes a uma pequena fatia da religião cristã, para que seja colocada na grade curricular, a teoria sobre a “criação” do mundo, baseada na bíblia.

Me informem. Donde ele consegui esses dados?

deus, deus, vossa sacra antena paranóica (não parabólica), está por demais defeituosa, manda fazer uma manutençao. :emoticon12:

Não fica bem, deus não ser onipotente e onisciênte, deus, tudo sabe (teoricamente) :emoticon12:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

o anátema escreveu:Exato!!

E isso claro que refuta as evidências biológicas da acestralidade comum universal!!!!

E até as geológicas, a impressão de eras com respectivas faunas é pura coincidência!!! Tudo porque uns seres flutuam ou afundam diferentemetne de outros no dilúvio!!! Os enormes saurópodos, e seus filhos do tamanho de gatos dométicos, por exemplo, estõa nos mesmos estratos porque tem o mesmo peso, massa e flutuabilidade!!!!

Tem que ter muita fé no ateísmo mesmo para não ver isso, porque a evolução é isso, parte da premissa de que deus não existe!!!!!!

REPETINDO : Desistiu de novo...
VOLTAIRE

Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Huxley escreveu:Quanta desinformação nesse tópico.Não existe "probabilidade de eventos" para teorias científicas,muito menos para se calcular eventos singulares e muito menos ainda vários eventos singulares como essa do emmcri sugeriu.Parece complicado esses termos, mas vou por aqui um trecho dum livro que esclarecerá as coisas.A utilização de probabilidades e estatísticas em hipóteses científicas é muito diferente do que as pessoas pensam.

Vou por aqui um trecho do livro A Lógica da Pesquisa Científica de Karl Popper(p.281 a 286)

"Realmente, se tentarmos deduzir a idéia de uma probabilidade de hipóteses a uma frequência-verdade, que usa o conceito de uma sequência de enunciados, ver-nos-emos confrontados, de imediato,com a indagação: com a referência a que sequência de enunciados pode o valor de uma probabilidade a uma hípótese?[...]Um deles seria o de atribuir a hipótese determinada probabilidade-talvez não muito precisa-com base numa estimativa assentada na divisão do número de testes a que a hípótese já foi submetida pelo número de testes não-realizado.Esse caminho, contudo, também leva a nadaA estimativa a que se faz alusão pode ser calculada de modo preciso e traz como resultado igualar a probabilidade a zero.Caberia, por fim, tentar fundamentar nossa estimativa no quociente do número da divisão do número de testes que levaram a um resultado favorável pelo número de testes que levaram a um número indiferente,isto é a um resultado que não permitiu uma decisão clara[...]Esse último expediente também não leva a nada,ainda que não consideremos o fato de que,recorrendo a essa espécie de estimativa,nos afastamos muito de uma frequência-verdade e de uma probabilidade de eventos.A razão da falha dessa última tentativa está em que a definição sugerida tornaria a probabilidade de uma hipótese irremissivelmente subjetiva:a probabilidade de uma hipótese dependeria da experiência e da habilidade do experimentador e não de resultados objetivamente reproduzíveis [... ]Os enunciados básicos nunca são deduzíveis de enunciados universais apenas.Não podem estes, portanto, ser vistos como como sequências de enunciados básicos.[...]Julgo que devemos considerar totalmente fracassada a tentativa de identificar a probabilidade de hipóteses a uma probabilidade de eventos.Com efeito ambos esses tipos correspondem as pressuposições hipotéticas que por sua vez, nuca se tornam "prováveis": só podem ser corroboradas,no sentido que podem "provar sua qualidadade" sob o fogo-sob o figo de novos testes. [...]Além disso, também não sustento que as hipóteses sejam enunciados verdadeiros, mas que são apenas "conjecturas provisórias"(ou algo semelhante) e essa concepção só pode ser expressa por meio de apreciação dessas hipóteses."

Então, se pergunta, onde fica o papel para as probabilidade estatísticas na ciência?

Obviamente se utiliza mensurações de valores na ciência e elas nunca são exatas(como a constante física da carga do elétron ou a massa do próton).Quando mensurações independentes do mesmo valor entram em conflito, mas isso mão é o fim de tudo.Cientificamente a questão relevante é perguntarmos :"Comparando-se duas mensurações, quanto de discrepância seria um problema para uma teoria?" "Quanto de exatidão deve existir para ser uma confirmação forte?".Cientistas respondem estas questões utilizando probabilidades e estatísticas.É para isso que elas servem.

Quer um exemplo de utilização de estatística na evolução?

Está aqui um gráfico com a distribuição de distâncias genéticas entre o ser humano e os genes do rato. O histograma são baseado em dados reais de 2.019 genes humanos e do rato. A curva contínua mostra a distribuição prevista das distâncias genéticas que supõem uma taxa constante de mutações conhecidas(substituições ~10-9 por sítio por ano)

Imagem

Huxley eu não pedo desculpas para não ter um cálculo, eu pedi um cálculo,um simples cálculo...
Isso á cima é uma desculpa esfarrapada e só...
VOLTAIRE

Imagem

o anátema

Mensagem por o anátema »

ô emmcri, vou entender se você desistir de apresentar algum cálculo que comprove que a sua configuração genética é exatamente a que deveria ocorrer como resultado da recombinação dos gametas dos seus pais.

Você vai provavelmente vir com uma desculpa esfarrapada, como que você existe, porque está aí, eu entendo....

www.talkorigins.org

Trancado